14/01/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Você já formatou o seu HD, mas mesmo assim não conseguiu solucionar um problema? Bem, recomendamos que você realize uma formatação de baixo nível.. Ao contrário da formatação de alto nível, a formatação de baixo nível divide o disco em setores e apaga todos os dados salvos. Neste post, vamos te ensinar a diferença entre formatação de alto nível e formatação de baixo nível e também vamos te ajudar a usar a melhor ferramenta para efetuar a formatação de baixo nível.
A LLF (Formatação de Baixo Nível, na sigla em inglês) do HD também é conhecida como “preenchimento de zeros”, pois apaga todos os dados do armazenamento e os substitui por bits de estado zero.
Você já deve saber que a formatação do disco pode ser de dois tipos – baixo e alto nível. Para entender melhor esse conceito, vamos aprender a diferença entre a formatação de alto nível e a formatação de baixo nível.
A formatação de alto nível apenas limpa os nossos dados, inicializa as tabelas de particionamento e, se necessário, cria novos detalhes de inicialização. Ela se livra automaticamente de erros lógicos e setores defeituosos. Conforme descrevemos acima, a formatação de baixo nível do HD realoca a área de particionamento e atribui bits zero em cada nível para restaurar seu estado de fábrica.
Pode-se executar uma formatação de alto nível em partições específicas do HD, enquanto a formatação de baixo nível é feita em todo o HD de uma vez.
A formatação de baixo nível exclui do HD todos os dados, tabela de particionamento, setores de inicialização, formatos de arquivo, DADOS de distrito, ID de identificação e tudo relacionado ao disco. Por outro lado, a formatação de alto nível remove apenas os dados e permite que você altere o formato dos arquivos.
Pela lógica, sabemos que, se por um lado a formatação de alto nível pode não levar muito tempo, a formatação de baixo nível é um processo mais demorado.
A formatação de baixo nível é feita principalmente pelo fabricante quando o produto sai da fábrica, enquanto a formatação de alto nível geralmente é feita pelos usuários. Pode-se fazer a formatação de alto nível no HD simplesmente selecionando uma partição e escolhendo a opção de formatação no menu de contexto.
Embora a formatação de alto nível possa ser executada rapidamente e sem precisar de nenhuma ferramenta, a formatação de baixo nível não funciona dessa maneira. Embora existam várias ferramentas de formatação de baixo nível para Windows, Linux e macOS, estas são algumas das ferramentas mais populares para executar a formatação de baixo nível na unidade.
Por exemplo, vejamos o exemplo da Ferramenta de Formatação de Baixo Nível de HDD do HDDGuru. Um dos principais motivos pelos quais escolhemos esta ferramenta é porque ela é fácil de usar e está disponível gratuitamente. Além disso, ela consegue executar uma formatação de baixo nível em todos os tipos de HDs, como SATA, MMC, IDE, SCSI e muito mais.
Para aprender a usar a Ferramenta de Formatação de Baixo Nível para HDD, do HDDGuru, siga este passo a passo:
1º Passo Instale a Ferramenta de Formatação de Baixo Nível do HDD
Para começar, baixe-a através do site oficial do HDDGuru ou em fontes de terceiros, como o CNET. Depois inicie o instalador e siga o assistente para concluir a instalação.
2º Passo Selecione o HD Que Será Formatado
Agora, basta iniciar a Ferramenta de Formatação de Baixo Nível para HDD no seu computador e deixá-la detectar o disco primário/secundário do seu sistema. No assistente, elecione o disco que deseja formatar e clique no botão “Continuar”.
3º Passo Conclua a formatação de baixo nível
É Isso! Agora espere um pouco e deixe o aplicativo executar a formatação de baixo nível no disco. Quando ele terminar de excluir os dados do disco e concluir o reparticionamento, o computador será reiniciado com as configurações de fábrica. Tente não interromper o processo de formatação de baixo nível, visto que ele pode demorar um pouco.
O vídeo a seguir fala sobre como formatar o HD nos sistemas operacionais Windows e Mac. Reproduza o vídeo para ver as instruções de modo mais claro.
Vídeos Recentes do Recoverit
Ver Mais >Embora a formatação de baixo nível apague os dados do seu HD, ainda é possível recuperar seus arquivos. Para atender a esses requisitos de recuperação, conte com a ajuda do software de recuperação de dados Wondershare Recoverit, uma ferramenta fácil de usar e que consegue recuperar seus arquivos de todos os tipos de fontes com uma das taxas de recuperação mais altas do mercado.
Veja como recuperar seus dados formatados com a ajuda de uma ferramenta confiável como o Recoverit Data Recovery.
1º Passo Selecione uma pasta para fazer varredura
Para começar, inicie o Recoverit Data Recovery no seu sistema e selecione um local para fazer uma varredura. É possível escolher a unidade inteira, uma partição, uma pasta ou até mesmo uma mídia de armazenamento externa.
2º Passo Deixe o aplicativo recuperar os seus dados
Depois de clicar no botão “Iniciar”, espere um pouco enquanto o Recoverit faz uma varredura do local selecionado. Veja o progresso no indicador na tela e, se quiser, pause ou pare o processo.
3º Passo Restaure seus arquivos em qualquer local
Depois disso, use os filtros embutidos na lateral para escolher os dados que desejar. Na interface nativa do Recoverit, é possível pré-visualizar suas fotos, vídeos ou documentos e selecionar o que deseja recuperar.
Por fim, selecione o que deseja recuperar e escolha um local de destino para salvar seus arquivos.
Pronto! Depois de ler este post, você já aprendeu a realizar uma formatação de baixo nível no HD do Windows ou do Linux. Como você viu, com uma ferramenta específica para formatação de baixo nível, todo o processo pode ser muito fácil. Existem milhares de aplicativos que executam formatação de baixo nível nos HDs do Mac/Windows. E se você tiver perdido os dados do HD por acidente, basta usar uma ferramenta habilidosa como o Recoverit Data Recovery para restaurar os seus arquivos.
Luís Santos
chief Editor