12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
A porta USB do seu MacBook Pro não está funcionando? Você não está sozinho nessa, meu caro. É perfeitamente compreensível que você entre em pânico se isso acontecer. Qual o sentido de ter um computador se você não consegue transferir coisas para dentro ou para fora dele?
E os periféricos que precisam da conexão USB para funcionar? Se as portas USB do seu Mac não estão funcionando, isso simplesmente quer dizer que você vai poder utilizar só metade do potencial do seu sistema.
Se você cair nessa cilada, não se preocupe. Este artigo vai te dar as diretrizes para consertar as portas USB do seu Mac em detalhes.
Esses problemas acontecem sempre de repente e são inesperados. Num minuto sua porta USB está bem e logo em seguida você põe e tira uns oito drives externos diferentes, se perguntando porque raios nenhum deles funciona. Na maior parte dos casos, os problemas são relacionados ao software ou ao hardware, mas pode haver também outras causas, estas mais obscuras.
Já considerou todas as causas possíveis do mau funcionamento das portas USB do seu Mac? Bom, agora vamos para as soluções, apesar de que você pode ficar ligeiramente surpreso com a simplicidade delas.
Você já sabe, esse é um Mac; simplicidade faz parte do design da Apple, então supõe-se que os problemas também sejam simples de resolver, você não acha?
Poupe-se do trabalho de ler uma longa lista de possíveis soluções tentando primeiro essa opção. Isso evita a necessidade de ir adiante porque simplesmente reiniciar seu Mac pode resolver o problema.
Aqui vai mais uma solução simples para você. E se as portas USB estiverem bem, mas os dispositivos USB não? Por exemplo, existem pen-drives baratinhos por aí que funcionam bem, mas eles são "baratos"!
Esses pen-drives não são feitos para durar muito, então depois de um tempo eles podem parar de funcionar.
Você consegue saber se o problema está na porta ou no dispositivo de um jeito bem simples:
Essa pode parecer tão óbvia quanto uma piada mas, como a solução anterior, seu problema pode ser tão simples quanto um cabo USB ruim. No mercado há mais cabos USB ruins do que pen-drives, então preste atenção no que você compra. O jeito de verificar se a culpa é dos cabos é o mesmo:
Faz sentido restaurar a NVRAM/PRAM porque elas guardam informações sobre o mouse, teclado e, claro, outros dispositivos USB importantes. Restaurar elas pode resolver os problemas de USB do seu Mac:
Se houver qualquer erro na NVRAM/PRAM eles serão corrigidos, consequentemente corrigindo os problemas nas portas USB do seu Mac. Se isso não funcionar ainda há mais duas soluções para tentar.
Mesmo que a SMC tome conta de funções de nível menor no seu Mac, como luz de fundo da bateria e do teclado, ainda assim pode estar sob suspeita de estar causando os problemas nas portas USB. Restaurar ela geralmente corrige uma ampla gama de questões relacionadas a hardware:
O problema deve se resolver se for algo relacionado à restauração da SMC. Se não, só há mais uma coisa a tentar.
Pode parecer irônico, mas um software desatualizado pode causar alguns problemas de hardware, nesse caso, nas portas USB. Essa é a última tentativa de consertar isso. Alguma das etapas anteriores pode ter funcionado, mas se nenhuma deu conta, aqui vai a última:
Uma coisa é ter problemas nas portas USB, mas uma coisa pior é perder dados no seu pen-drive. Isso tem solução? Se não houvesse, você não estaria aqui lendo isso.
O Recoverit Mac Data Recovery é a solução completa para qualquer tipo de perda de dados. Se você perdeu dados em um pen-drive USB devido a ataque de vírus, formatação acidental ou porque apagou sem querer, o Recoverit é a cura para essa perda. Seus dados estão esperando para serem recuperados e aqui vai o que você tem que fazer:
Conecte o drive USB onde os dados estavam. Abra o Recoverit e selecione o local do dispositivo USB (C, D, E, F ou G). Clique no botão Iniciar. O programa vai imediatamente começar a fazer uma varredura do drive USB.
Quando a varredura terminar você verá uma janela com uma pré-visualização dos arquivos. Você pode até escolher ou omitir filtros para acelerar o processo de varredura ou refinar a busca. Então usar os filtros "Tipo de arquivo" ou "Caminho do Arquivo" é um meio de otimizar a busca, assim como o recurso de parar e pausar a varredura.
Será apresentada uma lista com os arquivos recuperáveis. Selecione os que você deseja recuperar. Clique em Recuperar. Os arquivos serão recuperados, porém não salve-os no mesmo drive onde eles foram perdidos. Você pode salvá-los em qualquer outro drive que desejar, mesmo um drive externo. Como você viu, não é preciso passar por nenhum aborrecimento para recuperar arquivos perdidos usando o Recoverit. Só três passos e pronto. O programa foi feito para ser prático e eficaz.
É possível que as portas USB do seu Mac estejam fisicamente danificadas, mas isso é improvável. As portas USB são sempre uma das partes mais duráveis de um Mac porque são usadas constantemente; então é mais provável que sofram de algum problema relacionado a software.
De todo modo, você recebeu algumas soluções testadas e aprovadas, uma delas deve funcionar, se não todas. E se de alguma forma você chegar a perder arquivos em seu drive USB, demos uma solução para isso também. Você pode sempre contar com o Recoverit para recuperar dados de um dispositivo USB. Sempre!
Luís Santos
chief Editor