16/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
Assim como qualquer outro sistema, o Mac também depende de componentes vitais como SMC, PRAM e NVRAM. Porém, há momentos em que os usuários querem redefinir o SMC ou limpar a NVRAM para solucionar um problema principal. Como muitas pessoas ainda não estão cientes desses princípios, elas acham difícil consertar um grande problema em seus Macs. Não se preocupe - estamos aqui para ajudá-lo a entender o que são PRAM, NVRAM e SMC. Além disso, o guia também fornecerá detalhes essenciais sobre como redefinir o SMC e limpar a PRAM/NVRAM também.
Antes de fornecermos soluções graduais para limpar a PRAM, NVRAM e SMC, é importante cobrir o básico. Vamos aprender rapidamente o que é PRAM, NVRAM e SMC no Mac, para começar.
PRAM significa Parameter Random Access Memory que faz parte da memória primária do Mac. Ela armazena configurações vitais do sistema e detalhes como configurações de cores, configurações de tela, data e hora, configuração de volume e assim por diante. Idealmente, os detalhes exatos armazenados na PRAM seriam diferentes de um modelo de Mac para outro.
É recomendável limpar a PRAM sempre que houver um problema com o teclado, volume, resolução da tela, bateria e outros detalhes do sistema. Além disso, se o seu Mac estiver travado em um loop de inicialização, você também deve considerar a redefinição da PRAM.
O SMC (System Management Controller) é um chip dedicado usado em sistemas baseados em Intel. Idealmente, o chip é responsável por executar vários componentes físicos do computador. Isso inclui os principais dispositivos periféricos, teclado, mouse, ventoinha de refrigeração e até luzes LED. Ele também está vinculado ao botão Liga/Desliga e coloca o Mac no modo de hibernação ou o reinicia conectando ao componente do carregador de boot.
Se houver um problema com o componente físico do sistema ou com a comunicação interna, reinicie o SMC no MacBook Pro (ou em qualquer outro modelo). Isso inclui qualquer tipo de problema com o trackpad, ventilador, botão liga/desliga, teclado e dispositivos periféricos do Mac.
A NVRAM significa Non Volatile Random Access Memory e é um dos componentes mais importantes em um sistema. Como o nome sugere, os dados armazenados na NVRAM são de natureza não volátil. Ou seja, é retido mesmo quando o sistema é desligado. É por isso que a NVRAM consiste em informações cruciais sobre inicialização, configuração de dispositivo e outros componentes permanentes.
A RAM não volátil armazena detalhes cruciais que afetam o funcionamento geral do sistema. Se um aplicativo não estiver carregando, há um problema com a inicialização do Mac ou um conflito nas configurações do sistema, então você deve limpar a NVRAM dele.
A PRAM e NVRAM no Mac funcionam de forma semelhante com diferenças superficiais. Embora a PRAM tenha sido usada principalmente em modelos da geração anterior, a NVRAM é um conceito mais recente. A PRAM usa uma bateria embutida para mantê-la funcionando e armazenar componentes da RAM. Por outro lado, a NVRAM é um sistema de armazenamento SSD baseado em flash que sempre retém as informações cruciais do Mac.
O SMC é muito diferente de PRAM e NVRAM. Não faz parte da RAM e é um chip dedicado no Mac baseado na Intel. Ele está relacionado a mais funções de hardware, enquanto PRAM/NVRAM está associado à inicialização e outros componentes relacionados ao software.
De botões liga/desliga a gerenciamento de bateria e teclado a sensores de movimento, o SMC é responsável por todos os tipos de coisas no Mac. Porém, é provável que haja um problema com o SMC do seu Mac e ele precise ser reiniciado. Antes de redefinir o SMC, tente reiniciar o Mac e certifique-se de que todas as outras medidas de precaução foram tomadas. Os passos para redefinir o SMC podem ser diferentes entre os vários modelos e versões de Mac.
Se você possui um Xserve, iMac, Mac Mini, Mac Pro ou qualquer versão de desktop normal, siga estes passos:
Se você possui um MacBook Pro, Air ou Retina e a bateria não pode ser removida, você precisa seguir estes passos para fazer a reinicialização do SMC.
Se você possui uma versão mais antiga do MacBook, ele pode ter uma bateria removível. Nesse caso, você pode seguir estes passos para aprender como redefinir o SMC no Mac.
Muitos dos sistemas Mac possuem um chip T2 avançado. Neste caso, você precisa seguir estes passos para fazer a reinicialização do Mac do SMC.
Se você possui um notebook Mac com o chip T2, siga a técnica listada acima para redefinir o Mac. Geralmente, o processo é o mesmo para desktops e notebooks. Porém, se não funcionar, você pode tentar este método alternativo para redefinir o SMC no MacBook Pro e em outros notebooks.
Como você pode ver, existem diferentes técnicas para fazer o reset do SMC no Mac, dependendo do modelo e do chipset. Por outro lado, PRAM e NVRAM seguem os mesmos comandos em todos os modelos de Mac, independentemente de seu firmware. Idealmente, o procedimento para limpar a PRAM e a NVRAM é o mesmo. Isso ocorre porque o funcionamento geral da PRAM e NVRAM é semelhante e seu sistema seria baseado em qualquer um deles. Tudo o que você precisa fazer é inserir as combinações de teclas corretas ao reiniciar o Mac. Para saber como redefinir a PRAM e NVRAM no Mac, siga estes passos:
Agora, você pode limpar a PRAM, NVRAM ou SMC em seu Mac. Porém, há momentos em que os usuários do Mac não conseguem obter resultados positivos ao seguir as soluções listadas acima. Se você também estiver enfrentando alguns contratempos ao redefinir SMC, PRAM ou NVRAM, considere seguir estas dicas:
Esta é a primeira coisa que você deve verificar se não for capaz de redefinir o SMC, PRAM ou NVRAM no Mac. Como você sabe, para fazer isso, você precisa aplicar as combinações de teclas corretas ao reiniciar o Mac. Se houver um problema com o teclado, você não conseguirá limpar a NVRAM, PRAM ou SMC. Verifique as conexões e as chaves vitais como Power, Command, Option, etc. com antecedência para evitar qualquer erro indesejado.
Às vezes, basta reiniciar o computador para corrigir qualquer problema grave do Mac. Você precisa saber que reiniciar e desligar são duas coisas diferentes em um sistema. Quando reiniciamos um Mac, ele também redefine o cache do sistema e outros arquivos temporários. Portanto, você pode ser capaz de solucionar esse problema simplesmente reiniciando o seu Mac.
Se o seu Mac estiver superaquecido, evite realizar uma reinicialização da PRAM, NVRAM ou SMC nele. Interferir no ciclo de inicialização atual e desligar o sistema à força pode sair pela culatra a longo prazo e causar problemas indesejados com o seu Mac. Certifique-se de redefinir a NVRAM, PRAM ou SMC no Mac quando o sistema estiver funcionando em uma condição ideal.
Além de superaquecido, é provável que o Mac seja desligado devido a bateria fraca ou fonte de alimentação ruim. Portanto, é recomendável seguir as técnicas listadas acima apenas quando houver carga suficiente na bateria do notebook ou quando o sistema estiver conectado a uma fonte de alimentação estável.
Como você pode ver, o procedimento geral para redefinir a PRAM, NVRAM ou SMC no Mac é sensível ao tempo. Por exemplo, precisamos pressionar certas teclas por um determinado tempo (como 7, 10 ou 20 segundos) ao reiniciar o Mac. Muitos usuários cometem o erro de novato de segurar as teclas por muito tempo ou muito curto. Se você não quiser cometer o mesmo erro, considere usar um cronômetro para obter resultados melhores e precisos.
Muitas vezes, ao redefinir a PRAM, NVRAM ou SMC no Mac, acabamos perdendo nossos arquivos importantes no processo. Se você também sofreu uma perda inesperada de dados, experimente o Recoverit Data Recovery. É uma das ferramentas de recuperação de dados mais avançadas que pode recuperar todos os tipos de conteúdo perdido, excluído e inacessível. Isso inclui mais de 1000 tipos diferentes de formatos para fotos, vídeos, documentos e todos os outros tipos de conteúdo.
Independentemente de qual navegador é o seu favorito, lembre-se sempre de que todos eles têm praticamente a mesma função e armazenam o histórico do seu navegador.
A melhor maneira de garantir a privacidade do navegador é estar atento ao ambiente ao navegar na rede e limpar o histórico do Mac sempre que encerrar uma sessão online.
Se, por outro lado, o histórico que você apagou contém dados importantes, ainda não há necessidade de se preocupar porque você já tem a ferramenta para recuperá-los. Apenas certifique-se de que o Recoverit permaneça instalado em seu sistema. Você nunca sabe quando pode ser útil.
Luís Santos
chief Editor