PNG, JPG, ou JPEG: Qual é a diferença e como escolhê-los?

PNG, JPG, ou JPEG: Qual é a diferença entre estes formatos de imagem e como escolhê-los?

Não consegue escolher o formato de imagem certo entre PNG, JPG, ou JPEG? Leia e conheça o melhor formato de imagem para diferentes aplicações.

Teste Grátis Teste Grátis

Qual é a diferença entre PNG, JPG, ou JPEG e como escolher o formato certo para a edição ou transferência de imagens?

Como um leitor me fez esta pergunta recentemente, percebi que muitas pessoas acham difícil distinguir entre estes formatos populares de imagem. Por exemplo, você sabe que PNG é o formato preferido para edição enquanto o JPEG é o formato de imagem mais comum para armazenar imagens? Aqui, eu fornecerei uma diferença detalhada entre PNG, JPG ou JPEG, permitindo que você escolha o melhor formato de imagem para todos os tipos de aplicações.

PNG JPG JPEG Comparison

Parte 1: PNG, JPG, ou JPEG: O que é a diferença chave

Para começar com nossa comparação destes formatos populares de imagem, vamos primeiro conhecer suas principais características e limitações.

PNG

PNG, que significa Portable Networks Graphics, é um formato gráfico popular baseado em raster que é usado principalmente na edição de imagens. PNG é um formato não patenteado que segue uma técnica de compressão sem perdas para manter a qualidade geral das imagens.

PNG Image Format

Em vez de comprimir a imagem inteira de uma só vez, PNG suporta uma compressão, píxel a píxel que mantém a qualidade da imagem original. No entanto, a maior vantagem de PNG é que ela suporta a transparência. Isto significa que o fundo das imagens de PNG pode ser transparente para podermos facilmente sobrepô-las em qualquer outra imagem. Se seu arquivo png for corrompido, nossos artigos o ajudarão a lidar com isso.

O formato PNG também tem algumas variantes principais, como APNG, PNG-8 (com transparência de 1 bit e 256 cores) e PNG-24 (que suporta 16 milhões de cores).

Prós

Suporta transparência em fundos de imagem, tornando-a ideal para edição e exibição.

PNG segue uma compressão sem perdas, mantendo a qualidade original da imagem.

Com PNG, você pode facilmente adicionar detalhes sobre os metadados das imagens ou trabalhar em diferentes camadas.

Contras

PNG não suporta detalhes EXIF nativos.

A técnica geral de compressão em PNG não é tão grande assim, pois o tamanho dos arquivos seria bastante grande.

Não há suporte para animação.

JPG ou JPEG

Para continuar com nossa comparação PNG, JPG, ou JPEG, é importante discutir a diferença entre JPG e JPEG.

Diferença entre JPG e JPEG

Idealmente, tanto JPG quanto JPEG são os mesmos formatos e não há diferença entre estas extensões de imagem. O formato representa o Joint Photographic Experts Group foi lançado inicialmente em 1992. Naquela época, o Windows PC suportaria apenas formatos de arquivo em três caracteres, e assim, o JPEG foi abreviado para JPG para torná-lo compatível com o Windows. Por outro lado, os sistemas Mac e Linux continuavam usando JPEG.

A partir de agora, Windows, Mac, e vários outros sistemas usam ambos JPEG e JPG de forma intercambiável. Você pode até mesmo usar JPE, JIF, JFI e JFIF para formatar suas imagens no mesmo formato de arquivo.

Sobre o JPEG

JPEG, que significa Joint Photographic Experts Group, é o formato de imagem mais popular no mundo. Ele segue uma técnica de compressão com perdas que pode comprimir seus arquivos a uma proporção de 10:1. O formato segue a discreta técnica de transformação cosseno e é amplamente utilizado para transferir, armazenar e postar imagens em diferentes plataformas.

Como o JPEG pode armazenar detalhes EXIF, ele é amplamente utilizado para captar imagens em telefones e câmeras digitais. Além disso, devido a seus excelentes resultados de compressão, tornou-se um formato dominante para mídias sociais, websites e portais online.

Prós

JPEG é o formato de arquivo mais amplamente suportado para todos os principais dispositivos e plataformas.

Ele fornece excelentes resultados de compressão (até 10:1 de taxa de compressão).

O JPEG tem suporte integrado a informações EXIF.

Contras

A qualidade da imagem ficaria comprometida (já que suporta compressão com perdas).

Ela não suporta a transparência (como PNG).

PNG
JPEG/JPG
O que é isso? É a sigla para Portable Network Graphics e é um formato gráfico baseado em raster. Ele representa o Joint Photographic Experts Group e é um formato popular para imagens.
Algoritmo de Compressão Compressão sem perda Compressão com perda
Transparência A transparência da imagem é mantida A transparência da imagem não é mantida
Tamanho da imagem Maior Menor
Qualidade de imagem Melhor Inferior
Cores disponíveis 16 milhões 16 milhões
Extensões comuns PNG JPEG ou JPG
Melhor para Edição, redimensionamento e conteúdo da web Armazenamento, edição, processamento de imagem e postagem

Parte 2: PNG, JPG, ou JPEG: Que formato devo usar?

A Como você pode ver em nossa comparação PNG, JPG ou JPEG, estes formatos de imagem podem ser usados de diferentes maneiras. Portanto, eu sugeriria que em inúmeros casos, você pode considerar tanto PNG quanto JPEG, de acordo com suas necessidades.

  • Para edição de imagens

Idealmente, ambos os formatos PNG e JPEG são amplamente utilizados na edição de imagens e são suportados por diversas aplicações. Embora, se você quiser manter a qualidade original da imagem, então considere a possibilidade de usar os formatos PNG para edição. Se quiser, você pode sempre exportar a imagem PNG para um formato JPEG compatível mais tarde.

  • Para armazenar suas fotos

Se você simplesmente deseja armazenar muitas fotos em espaço limitado, então o JPEG seria uma opção preferida. Isto porque o PNG segue uma técnica de compressão sem perdas, e suas imagens podem consumir muito espaço. Por outro lado, o JPEG pode comprimir drasticamente as imagens, tornando-as menores e economizando seu espaço de armazenamento.

PNG and JPEG Format Usage
  • Para impressão de imagens

Na impressão de imagens, preferimos imagens de maior qualidade para que seus pixels não sejam esticados ou distorcidos. É por isso que um formato como o PNG seria ideal para a impressão de imagens. Embora, se você tiver uma imagem JPEG de alta qualidade, então você pode considerá-la também para a impressão de imagens.

  • Para Websites

Em websites e plataformas de mídia social, tanto os formatos PNG como JPEG são amplamente utilizados. PNG é usado principalmente para exibir logotipos, banners e ilustrações que precisam de um fundo transparente. Além disso, o JPEG é um formato mais aceitável para exibir imagens em todos os tipos de websites e plataformas de mídia social.

  • Para transferência de imagens

Como as imagens JPEG consumiriam muito menos espaço do que as imagens PNG e são de tamanhos menores, elas são recomendadas para a transferência de imagens. Por exemplo, você pode transferir mais JPEG em menos tempo em comparação com PNG. No entanto, se você quiser manter a qualidade das imagens no processo de transferência, então você pode ir com o formato PNG também.

Parte 3: Dicas de solução de problemas para usar imagens PNG, JPG, ou JPEG

Além disso, para aproveitar ao máximo suas fotos PNG, JPG, ou JPEG, você pode considerar seguir estas sugestões:

Dica 1: Evite a conversão forçada

Primeiramente, tente não converter suas fotos de um formato para outro com força. Se você estiver fazendo isso, então certifique-se de usar qualquer ferramenta de conversão confiável que não corrompa suas imagens no processo.

Dica 2: Use Editores Compatíveis

Tem sido observado que editores e outras ferramentas de terceiros muitas vezes acabam corrompendo imagens se o formato não for suportado por eles. Portanto, antes de editar suas fotos, certifique-se de que o editor suporte o formato designado.

Dica 3: O que fazer se meus arquivos PNG/JPEG estiverem corrompidos?

Às vezes, ao transferir, armazenar ou editar nossas imagens, elas podem ser corrompidas devido a inúmeras razões. Neste caso, você pode considerar o uso de qualquer ferramenta confiável de reparo de fotos, como o Wondershare Repairit.

A aplicação desktop pode ajudá-lo a reparar PNG, JPG, JPEG, TIFF, GIF, e todos os outros tipos de imagens. Para usá-lo, basta carregar suas imagens corrompidas no Repairit e passar por um processo de click-through. O aplicativo suporta dois modos diferentes de reparo de imagem (rápido e avançado) que podem corrigir todos os tipos de problemas com suas imagens.

Além disso, você também pode obter uma prévia das imagens reparadas na interface nativa do Repairit e salvá-las onde você quiser. Você pode considerar manter uma ferramenta como o Repairit à mão para você poder reparar suas imagens corruptas em um instante.

Hora de Concluir

T Aí está! Tenho certeza de que depois de ler nossa comparação em PNG, JPG, ou JPEG, você seria capaz de diferenciar estes formatos de imagem também. Além de comparar suas técnicas de compressão, formatos e outros parâmetros, eu também expliquei seu uso chave. Como tanto o JPEG quanto o PNG são formatos de imagem populares, você pode considerar usá-los de maneiras diferentes, de acordo com suas necessidades. Embora, se suas imagens foram corrompidas por qualquer motivo, então você pode usar uma ferramenta como o Wondershare Repairit para consertá-las instantaneamente.