Quando falamos de formatos de imagem, existem inúmeras opções como RAW, PNG, DNG, JPEG, TIFF e assim por diante. Dentre eles, alguns formatos de imagem como JPEG e RAW são mais populares, devido ao seu amplo uso. Embora, em alguns casos, usar formatos específicos como DNG ou JPEG seja mais prático. Portanto, neste post, forneceremos uma comparação detalhada entre RAW x JPEG x DNG e você saberá algumas das melhores circunstâncias para usar cada formato.
Parte 1: RAW x JPEG x DNG: Conheça os Básicos
Para iniciar nossa comparação RAW x JPEG x DNG, vamos resumir rapidamente o básico de cada formato de imagem.
RAW
Como o nome sugere, os formatos RAW são usados para representar arquivos de imagem não processados (que são filmados em câmeras). Como esses arquivos ainda não foram processados, eles não estão prontos para serem revelados ou baixados. No entanto, você ainda pode visualizá-los em seu sistema e fazer as edições necessárias.
As imagens RAW geralmente são consideradas mais dinâmicas e possuem uma gama de cores mais ampla, em comparação com os arquivos já processados.
Existem toneladas de extensões de arquivo RAW, pois a extensão exata é mapeada pelo fabricante da câmera. Algumas das extensões de imagem RAW mais comuns são RWZ, RW2, CRW, NEF, ARI, CAP, DRF, ERF, OBM, SR2 e X3F.
Pros
Os arquivos RAW podem armazenar detalhes sobre a câmera e suas configurações.
Como são arquivos não processados, eles contêm os verdadeiros parâmetros da imagem.
É muito fácil visualizar e editar arquivos RAW em comparação com imagens processadas.
Contras
O formato RAW exato para suas imagens varia de um fabricante para outro.
Parâmetros em arquivos RAW não podem ser modificados facilmente por outras ferramentas.
Eles precisam de software específico (normalmente do fabricante específico da câmera) para serem modificados.
Nota: O arquivo RAW também pode apresentar vários problemas. Se você quiser saber os motivos para filmar em RAW e motivos para não filmar em RAW, o artigo - O que é uma foto RAW? Como Recuperar fotos RAW da Câmera pode te ajudar.
JPEG
JPEG é o formato de imagem mais popular da atualidade, que significa Joint Photographic Experts Group. O formato foi introduzido em 1992 e consiste em várias extensões de arquivo, como JPEG, JPG, JPE, JIF, JFI e JFIF.
No entanto, ao contrário do RAW, os formatos JPEG seguem uma técnica de compactação com perdas, o que significa que a qualidade original da sua imagem é perdida. Embora a taxa de compactação possa chegar a 10:1, também reduziria drasticamente o tamanho da imagem.
Pros
É um formato universal para armazenar e transferir imagens.
A maioria dos visualizadores de imagens, editores e ferramentas suportam formatos JPEG.
O formato JPEG pode reduzir substancialmente o tamanho da sua imagem.
Contras
A partir de agora, o JPEG não suporta imagens em camadas.
A qualidade original de suas fotos é afetada drasticamente.
Nota: Quando você altera o formato de uma imagem para JPEG e abre em um visualizador padrão do sistema operacional, as cores podem parecer muito fracas, o artigo - Corrigindo a alteração de cor do JPEG por Exportação no Photoshop CC é recomendado.
DNG
DNG, que significa Digital Negative, é um formato de imagem desenvolvido pela Adobe. Embora tenha a compactação sem perdas, há uma variante com perdas de DNG que também pode ser implementada.
O formato foi lançado em 2004 e é suportado por quase todas as ferramentas de edição de imagens da Adobe (como Photoshop ou Lightroom). Alguns fabricantes de câmeras (como Leica, Hasselblad e Pentax) também suportam o formato DNG para manter a qualidade original de suas imagens.
Pros
Arquivos RAW podem ser facilmente convertidos em DNG e podem ser processados em várias outras ferramentas.
Podemos fazer alterações em qualquer imagem DNG sem modificar seu arquivo XMP.
O DNG inclui um mecanismo de verificação exclusivo para detectar facilmente se o arquivo está corrompido.
Contras
Embora o DNG seja usado nos aplicativos da Adobe, existem menos aplicativos que suportam esse formato de imagem.
Primeiro é necessário converter arquivos RAW em DNG para processá-los (e isso pode levar muito tempo).
Ao converter arquivos RAW para DNG, alguns de seus meta componentes vitais podem ser perdidos.
Nota: Conserte imagens DNG corrompidas de maneira eficaz é um blog popular sobre arquivos DNG corrompidos, que também relaciona os motivos por trás do problema e técnicas úteis para corrigi-lo.
Bônus: Você está pronto para tirar fotos, editar, gerenciar ou compartilhar? Você tem dúvidas sobre o que faz sua foto ser corrompida? Se a resposta for sim, vamos verificar sua proteção para fotos com quaisquer cenários de corrupção - Foto Corrompida? Vamos Resgatá-la Agora!
Parte 2: Como Escolher o Melhor Formato entre RAW, JPEG e DNG?
Como você pode perceber, todos os três formatos de imagem são únicos e têm aplicações diferentes. Portanto, para traçar uma comparação entre RAW x JPEG x DNG, é importante observar o uso geral.
1. Para Experts em Fotografia
Embora algumas câmeras tenham um recurso para capturar as fotos no formato JPEG, isso não é recomendado. Se você é um especialista, considere tirar suas fotos no formato RAW. Isso ajudará você a manter a qualidade original da imagem e é possível editar e converter facilmente o registro para diferentes formatos, posteriormente.
2. Para Processamento e Edição de Imagens
Existe muita confusão entre os diferentes formatos de imagem (RAW x JPEG x DNG) para processamento de imagem. O ideal é bastante subjetivo, por isso você pode escolher o melhor formato que atenda às suas necessidades. Embora na maioria dos casos DNG seja o formato preferido, devido ao seu suporte com o Adobe Photoshop e Lightroom. Mas, se preferir, pode converter uma imagem RAW para qualquer outro formato para edição.
3. Para Exibição
Se você deseja exibir suas fotos, o formato DNG seria uma opção melhor. Isso ocorre porque os arquivos RAW não são totalmente suportados pelos aplicativos de exibição, enquanto que o JPEG pode acabar comprometendo a qualidade e a formatação da imagem.
4. Para Armazenamento e Transferência
Na maioria dos casos, o JPEG é considerado o formato ideal para armazenar ou transferir várias fotos. Como já foi citado, o JPEG tem uma excelente taxa de compressão de 10:1. Isso significa que você pode armazenar muitas imagens volumosas em formatos JPEG, sem ocupar muito espaço.
5. Para Sites/Aplicativos
Por fim, se você quiser compartilhar suas imagens online, novamente o JPEG seria a escolha ideal. Como as imagens JPEG são bastante leves e têm suporte universal, você pode acessá-las facilmente em qualquer plataforma.
Dica: O que Fazer se suas Imagens RAW, JPEG ou DNG Estiverem Corrompidas?
Agora que você sabe a diferença entre RAW x JPEG x DNG, você consegue decidir o melhor formato de imagem para atender às suas necessidades. No entanto, ao trabalhar com imagens, é possível que algumas delas sejam corrompidas. Nesse caso, você pode usar Wondershare Repairit para corrigir facilmente todos os tipos de problemas com seus arquivos RAW, JPEG ou DNG.
-
Dois Modos de Reparo: O Repairit possui dois modos diferentes (Rápido e Avançado), que podem corrigir todos os tipos de problemas com suas fotos.
-
Visualizar fotos: Você pode usar o aplicativo para reparar várias fotos ao mesmo tempo e visualizar antes de salvar.
-
Ampla Compatibilidade: Ele realiza a recuperação de todos os principais formatos de imagem, como JPEG, PNG, DNG, TIFF, RAW e muito mais.
-
Alta taxa de sucesso: O aplicativo é conhecido por obter resultados excepcionais em vários quesitos, como imagens pixeladas, cabeçalho ausente, arquivos corrompidos, imagem não carregando e assim por diante.
Veja como você pode corrigir seus arquivos RAW, JPEG ou DNG corrompidos com a ajuda do Wondershare Repairit:
Primeiro Passo: Carregue as imagens para corrigir no Repairit
Comece iniciando o Wondershare Repairit no seu computador e vá para o recurso Reparação de Foto na barra lateral. Agora, clique no botão “Adicionar” para buscar e carregar suas imagens corrompidas.
Segundo Passo: Repare e Visualize Suas Imagens no Repairit
Depois de carregar suas imagens, você pode visualizar os detalhes e clicar no botão “Reparar” para iniciar o processo. A princípio, o Repairit realizará um reparo rápido e informará quando estiver concluído. Na maioria dos casos, todos os pequenos problemas de suas imagens serão resolvidos com uma verificação de reparo rápido.
Se desejar, basta clicar no ícone do olho ou no botão Visualizar para verificar o resultado do processo de reparo.
Caso haja um problema mais grave com sua imagem, o aplicativo informará. Você pode selecionar o botão de “Reparo Avançado” para obter melhores resultados.
Você vai encontrar o recurso Reparo Avançado no painel inferior. Para executar um Reparo Avançado, é necessário carregar uma imagem de amostra (deve ter sido feita no mesmo dispositivo que a imagem corrompida e deve ser do mesmo formato).
Embora a verificação do Reparo Avançado leve mais tempo do que o normal, seus resultados serão melhores. Depois de esperar um pouco, você será informado pelo aplicativo de que o Reparo Avançado foi concluído.
Terceiro Passo: Restaure as Imagens Reparadas no seu Sistema
Isso é tudo! Depois de visualizar as fotos reparadas, você pode escolher as imagens que deseja recuperar. Clique no botão "Salvar" para navegar até a pasta de destino onde deseja salvar suas fotos reparadas.
Você pode manter uma ferramenta como Wondershare Repairit instalada no seu computador para corrigir qualquer problema com seus vídeos ou imagens com mais facilidade.
Além de tudo isso, aqui está um tutorial em vídeo para você:
Resumindo
Prontinho! Temos certeza de que, depois de passar por essa comparação RAW x JPEG x DNG, você sabe muito mais sobre esses formatos de imagem. Idealmente, enquanto DNG e RAW são melhores para tirar e editar fotos, o JPEG ainda é o formato universal para armazená-las. Se suas fotos ficarem corrompidas durante o processamento ou edição, considere usar uma ferramenta de reparo, como o Wondershare Repairit. Dessa forma, você pode corrigir facilmente qualquer problema com suas imagens, de quase todos os formatos.
Perguntas Frequentes
-
Qual é o formato de imagem de melhor qualidade?
Na maioria dos casos, os formatos RAW (como TIFF, CRW e NEF) são considerados de melhor qualidade, por manter os parâmetros originais da imagem. -
Qual é o melhor formato de arquivo de imagem?
O melhor formato depende da sua necessidade. O RAW é o preferido para fotografar, o DNG é a melhor opção para edição e o JPEG pode ajudá-lo a armazenar toneladas de fotos ocupando menos espaço. -
O formato PNG é melhor que o JPG?
Isso depende da forma que você vai usar a imagem. Embora a técnica de compactação do PNG seja muito melhor do que o JPG. PNG pode manter a qualidade original da imagem e é mais fácil de editar, mas JPG é um formato mais aceitável universalmente. -
Qual é melhor, JPEG ou BMP?
JPEG é uma escolha melhor para armazenar suas imagens e comprimi-las. Mas, se você quiser trabalhar com imagens bitmap não compactadas, o BMP é uma opção melhor.