Se você já encontrou a mensagem de erro 50 no Windows ao tentar executar o comando em um ambiente de recuperação: dism.exe /image:C: /cleanup-image /revertpendingactions. Esse erro pode ser frustrante, mas existem algumas coisas que você pode fazer para corrigir.
A ferramenta (Deployment Image Servicing and Management) ou DISM permite que você gerencie imagens do Windows, incluindo limpeza e reversão de ações pendentes. A mensagem de erro 50 ocorre quando a ferramenta DISM considera que você a está executando no Windows PE em vez do sistema operacional.
Neste artigo, discutiremos por que está aparecendo o erro DISM não oferece suporte a manutenção do Windows PE com a opção/online e como corrigi-lo.
Neste artigo, você vai aprender:
Parte 1. Como corrigir o erro 50 – confira 5 soluções
Abaixo estão cinco soluções passo a passo diferentes para ajudá-lo a resolver o erro50 ou o DISM não oferece suporte à manutenção do Windows PE com a opção/online.
Método 1. Use o prompt de comando
Para resolver o Erro 50 do Windows, você pode executar alguns comandos no Prompt de Comando da seguinte forma:
Passo 1: Inicialize seu PC a partir da mídia de instalação do Win 10 e pressione as teclas Shift + F10 quando a primeira tela de instalação aparecer. Isso abrirá o prompt de comando.
Passo 2: Agora, você precisa obter a lista de partições de sistema disponíveis. Para isso, digite o seguinte comando no prompt de comando do Windows RE.
wmic logicaldisk
Passo 3: Para encontrar a Partição do sistema com a pasta Windows, digite o seguinte comando:
dir letra_unidade
Certifique-se de substituir letra_unidade pela letra da unidade do sistema, ou seja, C: D: ou E:.
Passo 4: Depois, copie e cole o seguinte comando para reparar a imagem do Windows:
dism.exe /Image: D:\ /Cleanup-Image /Restorehealth
Passo 5: Se você encontrar a mensagem "Erro 0x800f081f" durante o passo acima, será necessário fazer uma atualização de reparo. Se você não receber a mensagem de erro, pule para o passo 7.
Passo 6: Inicialize seu PC a partir do disco de instalação do Windows e, no assistente de instalação do Windows, clique em Avançar. Depois, siga as instruções na tela para executar a atualização de reparo. Depois que o processo de reparo e atualização estiver concluído, reinicie o PC no Modo de segurança.
Abra o prompt de comando e copie e cole o seguinte comando:
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Passo 7: Use o seguinte comando para concluir o processo de reparo do Erro 50.
SFC /SCANNOW /OFFBOOTDIR=D:\ /OFFWINDIR=D:\Windows
Substitua D pelo nome da partição do sistema na qual a pasta do Windows está presente.
Método 2. Atualize o software DISM
Às vezes, uma simples atualização de software pode resolver qualquer falha que esteja enfrentando. Portanto, tente atualizar a ferramenta DISM seguindo as instruções abaixo:
Passo 1: Primeiro, abra a caixa de diálogo Executar pressionando as teclas Win e R. Digite cmd na barra ao lado de Abrir e pressione as teclas Ctrl+Shift+Enter. Isso executará o prompt de comando como administrador.
Passo 2: Cole o seguinte comando no prompt de comando e pressione "Enter".
dism.exe /image:C: /cleanup-image /revertpendingactions
Passo 3: Abra a caixa de diálogo Executar novamente, digite MSConfig e pressione a tecla Enter para iniciar a configuração do sistema. Em seguida, vá para a guia Inicialização e marque a opção "Inicialização segura". Escolha "Mínimo" e clique em "OK" para salvar suas configurações. Depois, reinicie o seu PC e ele inicializará no modo de segurança.
Passo 4: Em seguida, execute o prompt de comando como administrador e digite o seguinte comando:
sfc /scannow
Pressione "Enter" e a ferramenta DISM será atualizada.
Método 3. Exclua a chave de registro associada
O erro DISM não suporta a manutenção do Windows PE com a opção /online também pode ocorrer devido ao extravio da Chave do Registro. Para resolver o problema, basta excluir a chave associada seguindo as instruções abaixo passo a passo:
Passo 1: Abra a caixa de diálogo Executar, digite regedit e pressione a tecla Enter para abrir o Editor do Registro. Agora, vá para o seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control
Encontre a pasta MiniNT e clique com o botão direito nela. No menu suspenso, clique em "Permissão".
Passo 2: Na lista de nomes de Grupo/Usuário, clique em seu Nome de usuário e, ao lado da opção de Controle total, marque a caixa Permitir. Clique em OK, exclua a pasta MiniNT e reinicie o seu PC. Por fim, execute novamente o comando DISM e seu problema deve ser resolvido.
Método 4. Redefina o BIOS
Para corrigir o Erro 50 do Windows, você também pode redefinir o BIOS para reiniciar o sistema de saída/entrada para a última configuração salva da seguinte maneira.
Passo 1: Dependendo do fabricante da placa-mãe do seu PC, use a tecla para inicializar o BIOS do seu computador/notebook. A tecla pode ser F1, F2, F10, F12 ou DEL.
Passo 2: Vá para a guia Sair, clique em Carregar padrões otimizados e salve suas configurações para iniciar o processo de redefinição. Depois que o processo de redefinição for concluído, reinicie o PC e verifique se o erro ainda está ocorrendo.
Método 5. Crie outra conta de usuário
Frequentemente, o Erro 50 do Windows também pode ocorrer devido a um problema com uma determinada conta de usuário. No entanto, você pode evitar o problema criando uma nova conta de usuário em seu PC. Para isso, siga as instruções abaixo em sequência.
Passo 1: Clique na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Conta de usuário e clique em "Abrir" para iniciar as configurações necessárias no Painel de controle.
Passo 2: Agora, clique em "Gerenciar outra conta" e selecione "Adicionar um novo usuário nas configurações do PC".
Passo 3: No cabeçalho do Outro usuário, clique em "Adicionar outra pessoa a este PC". Em seguida, clique em " Usuários" e escolha a conta categorizada como uma conta de usuário gerenciada pelo sistema. Clique em “Mais ações” > “Novo usuário”.
Passo 4: Agora, na janela exibida, digite o nome de usuário e a senha. Confirme a senha e clique em Criar para finalizar o processo de criação da conta. Por fim, faça login em seu sistema usando a nova conta e verifique se o erro persiste.
Parte 2. Como reparar o sistema travado - AOMEI Backupper Standard
E se as soluções acima falharem? Não se preocupe; você pode usar o software AOMEI Backupper Standard para fazer backup do sistema e reparar seu PC travado.
O AOMEI Backupper Standard é um software gratuito de backup, restauração e reparo para Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP. Este software pode ajudá-lo a criar um disco inicializável do Win PE para diagnosticar seu PC travado.
Passo 1: Para restaurar o sistema no Win PE, certifique-se de ter um disco inicializável do Win PE, backup do sistema, pen drive de 16-32 GB e software AOMEI Backupper Standard instalado em um PC funcional.
Passo 2: Conecte o pen drive ao seu PC Windows em funcionamento e abra o software. Vá para a guia Ferramentas e clique em "Criar mídia inicializável". Em seguida, selecione o tipo de unidade inicializável, escolha Windows PE e clique em "Avançar".
Passo 3: Especifique o tipo de mídia de armazenamento, ou seja, CD, DVD, USB ou imagem ISO e clique em Avançar para criar uma mídia inicializável do Win PE.
Passo 4: Conecte o pen drive inicializável na porta USB do seu PC danificado e inicialize a partir dele. Assim que o sistema inicializar com sucesso, o AOMEI Backupper será executado automaticamente.
Passo 5: Agora, vá para a guia "Restaurar" e clique em "Selecionar tarefa". Encontre o backup do sistema que você criou. Escolha "Restaurar este backup do sistema" e clique na opção"Avançar".
Passo 6: Confirme sua ação e clique em "Iniciar restauração". O processo de restauração levará algum tempo. Uma vez feito isso, ejete o pen drive inicializável e reinicie o seu PC.
Parte 3. Outra opção para recuperar seus dados de forma rápida: Recoverit
Se as soluções acima não funcionarem para você, você pode usar o software Recoverit para recuperar os dados em seu PC com Windows travado.
Antes de recuperar seus dados usando o software, você precisará de um pen drive vazio de 16 a 32 GB, outro PC em funcionamento e o Recoverit instalado em seu computador/notebook em funcionamento.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Passo 1: Conecte o pen drive vazio de 16 a 32 GB à porta USB do seu PC em funcionamento e abra o software Recoverit. No menu do lado esquerdo, vá para Computador com Sistema Travado e clique em “Iniciar”.
Passo 2: No menu suspenso, escolha seu pen drive e clique em "Criar/Iniciar". Agora, você será solicitado a formatar o pen drive. Clique em "Formatar" e o Recoverit criará seu pen drive inicializável.
Passo 3: Remova o pen drive inicializável do seu computador e conecte ele ao Windows 10 que está danificado. Em seguida, reinicie o computador/notebook e, quando a primeira tela aparecer, pressione a tecla de entrada do BIOS.
Passo 4: Em seguida, defina o pen drive inicializável como sua fonte principal para inicializar o computador travado.
Passo 5: Você verá duas opções na tela: Cópia do disco rígido ou Recuperação de dados.
Se você escolher Cópia do Disco Rígido, selecione Copiar Diretório. Em seguida, conecte um disco rígido externo ao seu PC travado e clique em "Copiar" para começar a copiar seus dados para o disco rígido externo.
Se você escolher Recuperação de dados, conecte um disco rígido externo em seu PC travado e escolha um disco para iniciar a digitalização. Quando o processo estiver concluído, escolha o disco externo como local para salvar seus dados e clique em "Recuperar" para começar a recuperar seus dados.
Tutorial em vídeo - corrigir o erro 50
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Conclusão:
Neste guia detalhado, discutimos cinco soluções passo a passo para ajudá-lo a corrigir o DISM não oferece suporte à manutenção do Windows PE com a opção/online. Também exploramos como reparar seu sistema travado usando o software AOMEI Backupper Standard. Além disso, fornecemos instruções para ajudá-lo a recuperar seus dados usando o software Recoverit.
Esperamos que você tenha achado este artigo útil e agora você pode corrigir facilmente o Erro 50 do Windows.