Neste artigo, você vai aprender:
Parte 1. Posso usar o DDRescue no Windows ou Mac?
Sim, é possível usar o GNU DDRescue nos sistemas operacionais Windows e Mac. No entanto, não é uma ferramenta de recuperação de dados nativa para esses sistemas, portanto, é necessária uma configuração adicional. No Windows, você pode usar um programa para instalar o ddrescue e executá-lo como faria em um sistema Linux. Você pode usar um gerenciador de pacotes no Mac para instalar e gerenciar facilmente ferramentas de linha de comando, incluindo o DDRescue.
Como o DDRescue é uma ferramenta de linha de comando, pode ser necessário algum conhecimento técnico para usá-la e interpretar sua saída, mesmo que você possa executá-lo no Windows ou Mac.
Parte 2. Visão geral do DDRescue-GUI
O DDRescue-GUI é um front-end de interface gráfica de usuário de código aberto para GNU DDRescue. É uma interface gráfica do usuário (GUI) para a ferramenta de linha de comando GNU ddrescue. O DDRescue-GUI foi projetado para facilitar o uso do ddrescue e fornecer uma interface mais amigável para a recuperação de dados. É multiplataforma, com suporte para Linux, macOS e Windows.
Desenvolvedor
O desenvolvedor do GNU DDRescue é Antonio Diaz. Ele é desenvolvedor de software e membro da Free Software Foundation (FSF).
Características
Alguns dos recursos do GNU DDRescue incluem:
- O DDRescue-GUI pode usar um arquivo de mapa de recuperação (anteriormente conhecido como arquivo de log), o que significa que, se o seu sistema travar durante a recuperação, você poderá continuar de onde parou.
- O ddrescue realiza múltiplas passagens nas unidades para obter os dados mais fáceis de serem lidos primeiro, oferece acesso direto ao disco e suporta a recuperação de dados diretamente de um disco para outro.
- Embora tenha sido projetado para Linux, o DDRescue também pode rodar em macOS e Windows, o que o torna ainda mais impressionante.
- Recupere dados de dispositivos de armazenamento com falha ou danificados.
- Funciona em vários sistemas de arquivos, incluindo NTFS, FAT, ext2, ext3 e ext4.
- Capacidade de copiar os dados como estão sem alterá-los.
- Lendo setores defeituosos várias vezes.
- Truncar arquivos para o tamanho mínimo necessário para os dados recuperados.
- Crie um arquivo de mapa dos dados no arquivo de entrada.
Requisitos de sistema
O DDRescue-GUI foi projetado para ser leve e rodar em uma ampla variedade de sistemas.
Usuários do Linux: Você deve estar usando uma distribuição atual do Linux. Mais especificamente:
- É suportado em qualquer versão do Fedora, bem como em todas as suas derivações e spinoffs.
- Qualquer versão do Ubuntu suportada e todos os derivados/spinoffs.
- Qualquer versão recente do Parted Magic.
- Em teoria, quaisquer outras distribuições semelhantes ao Linux, como Slackware, Debian e outras.
Lembre-se de que você precisará de uma versão totalmente atualizada e compatível do Linux para executar a versão mais recente do DDRescue-GUI.
Usuários de Mac: Isso não deve ser problema para qualquer Mac que seja um pouco moderno, especificamente:
- macOS 10.9 (Mavericks) ou posterior.
- Uma CPU Intel de 64 bits ou uma CPU Apple Silicon.
- 200 MB de espaço livre em disco.
Use o intel legacy se precisar executar o DDRescue-GUI em um Mac com Intel mais antigo.
Versão para Mac:
- Snow Leopard (macOS 10.6) - 10.14 (Mojave).
- Macs da Intel (32 bits e 64 bits).
Por fim, use a versão herdada se precisar usar o DDRescue-GUI em um PowerPC Mac.
Versão PowerPC para Mac:
- macOS 10.5 (Leopardo).
- Processador PowerPC G4 ou G5.
Usuários do Windows: Os requisitos são mínimos, mas é necessária uma versão recente do Windows.
- Windows 7 e superior (64 bits).
- Um processador x86 de 64 bits.
- 500 MB de espaço em disco rígido.
Como baixar o DDRescue
O GNU ddrescue está disponível para download gratuito no site da FSF. Ele é um software de código aberto distribuído sob os termos da Licença Pública Geral GNU v3.0. Todos podem baixá-lo em https://www.hamishmb.com/html/downloads.php?program_name=ddrescue-gui. Ele também está disponível no site de download principal, mas os usuários também podem obter a GUI do launchpad.net, em www.launchpad.net/ddrescue-gui.
Parte 3. Como usar o DDRescue-GUI no Windows para recuperar dados?
Passo 1. Baixe e instale o DDRescue-GUI. Depois que o DDRescue-GUI terminar de inicializar, a janela principal será exibida.
Observação: Você receberá um aviso se estiver usando uma versão do ddrescue que não é suportada. Se você vir o aviso, verifique se está usando a versão mais recente do DDRescue-GUI. A GUI pode continuar funcionando, mas você pode encontrar erros ou problemas de formatação.
Existem três coisas principais que devemos configurar neste exemplo.
- A Fonte da Imagem é o disco rígido corrompido.
- Você deve ter notado o menu suspenso de Informações detalhadas. Ele é usado para fornecer mais informações sobre o que está acontecendo durante a sua recuperação. Se você optar por não recuperar todos os dados de uma vez, poderá utilizar o arquivo de mapa para continuar de onde parou. Se você salvar o arquivo de mapa, verifique se ele está em uma unidade separada para proteção.
Observação: É altamente recomendável que você use um arquivo de mapa. A configuração leva alguns segundos, permitindo pausar e retomar o processo de recuperação sempre que possível. Ele também permite retomar a recuperação se, por exemplo, faltar energia ou o computador travar. Se isso acontecer e você não estiver usando um arquivo de mapa, terá que começar do zero!
- Por último, você tem o Destino da Imagem, onde deseja recuperar seus dados. Pode ser um dispositivo diferente ou um arquivo de imagem. É uma boa ideia usar um arquivo de imagem como "recovery.img" para isso. Coloque-o em algum lugar fácil de encontrar, para não perdê-lo e certifique-se de ter espaço em disco suficiente primeiro.
Passo 2. Verifique novamente as configurações.
Passo 3. Três predefinições estão na parte inferior da janela para ajudá-lo a começar rapidamente. Se você está com pressa, clique em uma dessas opções e salve as configurações; tudo deve ficar bem. Escolha Mais Rápido se acredita que seu disco é principalmente legível. Se precisar de esclarecimento, clique em Balanceado. Escolha Melhor se souber que seu disco está seriamente danificado. Salve as configurações predefinidas e saia.
Observação: Essas predefinições instalam rapidamente o DDRescue-GUI para que você possa começar. Se a recuperação demorar muito e você usar um arquivo de mapa, poderá interrompê-la e reiniciar com uma predefinição diferente. No entanto, certifique-se de selecionar as mesmas opções na janela principal!
Passo 4. Agora você deve ser capaz de iniciar a recuperação de dados. Pressione Iniciar.
Observação: Neste ponto, você será notificado se algo estiver faltando ou configurado incorretamente. Verifique se tudo está configurado corretamente se você vir algum aviso ou erro.
Clique no menu suspenso de Informações detalhadas para ver mais informações sobre o que está acontecendo. Deixe o sistema trabalhar neste ponto. Você pode recuperar dados rapidamente, mas tudo depende de quão danificado está o seu disco, de quão grande ele é e que tipo de danos ele sofreu.
Passo 5. Quando a recuperação estiver concluída, você deverá ver algo semelhante a isto:
Passo 6. Se você não tiver sorte ou se sua recuperação for interrompida, poderá ver algo como isto:
Passo 7. Portanto, se você especificou um arquivo de mapa, ainda poderá recuperar mais dados. Reinicie a recuperação com as mesmas configurações na janela principal, mas leia o arquivo de entrada para trás e selecione a predefinição de Melhor recuperação.
Observação: Certifique-se de usar as mesmas configurações na janela principal, incluindo o arquivo de mapa. Caso contrário, você corre o risco de perder dados ou reiniciar do zero!
Parte 4. Como usar o DDRescue-GUI no Mac para recuperar dados?
Passo 1. A janela principal será exibida assim que o DDRescue-GUI concluir a inicialização.
Observação: Você receberá um aviso se usar uma versão não suportada do ddrescue. Se o aviso aparecer, verifique se você está executando a versão mais recente do DDRescue-GUI. A GUI pode continuar a funcionar, mas podem ocorrer erros ou problemas de formatação.
Assim como no uso do ddrescue no Windows, devemos configurar três coisas principais:
- A fonte da imagem ou o disco rígido corrompido.
- As informações detalhadas fornecem informações adicionais sobre a recuperação de dados.
- O destino da imagem é onde você deseja que seus dados sejam recuperados.
Observação: Use um arquivo de mapa para pausar e retomar o processo de recuperação sempre que possível. Ele também permite retomar a recuperação se faltar energia ou o computador travar. Se isso acontecer e você não usar um arquivo de mapa, terá que começar de novo!
Passo 2. Verifique as configurações.
Passo 3. Observe as três predefinições na parte inferior da janela. Clique em uma delas e salve as configurações. Se o seu disco for quase legível, selecione Mais rápido. Se precisar de mais esclarecimentos, selecione Balanceado. Se você sabe que seu disco está gravemente danificado, selecione Melhor. Feche a janela depois de salvar as configurações.
Passo 4. Aperte o botão Iniciar para começar a recuperar os dados. Use o menu suspenso de Informações detalhadas para saber mais sobre o que está acontecendo.
Deixe o seu sistema fazer o trabalho neste momento. Você recuperará arquivos rapidamente, mas dependendo de quanto seu disco foi danificado, tamanho e danos sofridos.
Passo 5. A recuperação agora está concluída. Se você recuperou todos os seus dados, deve ser capaz de montar o arquivo/dispositivo de saída e lê-lo se estiver usando Linux ou macOS. Vá para a seção Montando arquivos de saída para aprender como fazer isso.
Passo 6. Se você não teve sorte ou se sua recuperação foi interrompida, você pode ver algo como isto:
Passo 7. Portanto, especifique um arquivo de mapa para recuperar mais dados. Reinicie a recuperação com as mesmas configurações na janela principal, mas leia o arquivo de entrada para trás e escolha a predefinição de Melhor recuperação.
Observação: Certifique-se de que as configurações da janela principal, incluindo o arquivo de mapa, sejam as mesmas. Se o fizer, corre o risco de perder dados ou de ter de recomeçar.
Parte 5. Existe uma alternativa mais simples ao DDRescue-GUI para Windows e Mac?
Embora agora você possa usar o GNU DDrescue no Windows ou Mac, muitas alternativas mais simples com recursos comparáveis estão disponíveis. O Wondershare Recoverit, uma ferramenta de recuperação de dados segura e eficaz, é a melhor alternativa. O Recoverit foi selecionado como líder em recuperação de dados pelos usuários do G2. Você pode usá-lo para recuperar seus arquivos, filmes, fotografias, áudio, e-mails e muito mais excluídos e perdidos de qualquer catástrofe.
Wondershare Recoverit – seu software de recuperação de dados seguro e confiável
Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.
Capacidade de recuperar mais de 1.000 tipos de arquivos de praticamente qualquer mídia de armazenamento, como SSDs, HDDs, NAS, unidades flash USB, cartões SD, discos rígidos externos, câmeras digitais, etc.
Lide com eficiência com vários cenários de perda de dados, incluindo exclusão acidental, lixeiras vazias, formatação, partição perdida, ataque de vírus, RAW e RAID.
Uma interface intuitiva que permite pré-visualizar os arquivos antes da recuperação. Nenhum pagamento é necessário se os arquivos forem irrecuperáveis.
Siga estes três passos para recuperar dados de um computador Windows ou Mac com o Wondershare Recoverit:
Passo 1. Escolha um local
Para recuperar dados de um computador Windows ou Mac, você deve primeiro selecionar onde os dados foram perdidos. A interface padrão mostrará Discos Rígidos e Locais. Escolha uma unidade de disco rígido na guia Unidades de Disco Rígido ou uma pasta específica na guia de Acesso rápido.
Passo 2. Processo de digitalização
Clique em Iniciar para iniciar a digitalização no local escolhido. Se houver muitos arquivos grandes, a verificação pode levar vários minutos. No entanto, você pode acelerar o processo de verificação filtrando o tipo ou tamanho do arquivo.
Enquanto isso, você pode ver os resultados da verificação e pode verificar os resultados a qualquer momento. Você também pode pausar ou interromper a verificação a qualquer momento.
Passo 3. Pré-visualize e recupere arquivos
Os usuários podem pré-visualizar os arquivos recuperáveis antes de prosseguir para o passo de recuperação com o Recoverit. Esta alternativa ao DDRescue permite que você pré-visualize quase qualquer arquivo, incluindo imagens, vídeos, áudio, e-mails do Outlook, documentos, etc.
Depois de revisar os arquivos e confirmar que são os que você deseja, agora você pode clicar em Recuperar e selecionar um novo local para salvar os arquivos recuperados.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Conclusão:
Essa é a conclusão! Este guia apresentou o DDRescue-GUI e discutiu os passos sobre como baixar e usar o DDRescue-GUI no Windows e Mac. Embora tenha lidado com algumas complexidades ao usar esta ferramenta, recomendamos altamente o uso do melhor software de recuperação online, Wondershare Recoverit. Baixe agora mesmo!