Um guia detalhado sobre o sistema de arquivos FAT16 - Tabela de alocaç

Sistema de arquivos FAT16: Definição, prós e contras e aplicativos

O sistema de arquivos FAT16 é a base dos computadores modernos que conhecemos hoje. Confira este guia completo sobre a File Allocation Table16 (Tabela de Alocação de Arquivos16) e como ela difere de suas sucessoras.

Teste Grátis Teste Grátis
sistema de arquivos fat16

Hoje, executamos SSDs com NTFS que suportam transferências de dados em alta velocidade e protocolos de recuperação aprimorados. No entanto, foi o sistema de arquivos FAT16 que estabeleceu as bases décadas atrás. Ao longo deste artigo, você aprenderá sobre o formato FAT16, o que ele representa e como ele se compara a seus sucessores.

Neste artigo, você vai aprender:

Parte 1. O que é FAT16

O termo 'FAT' significa 'File Allocation Table'. É um sistema de alocação estático, o que significa que armazena arquivos em um local fixo na forma de clusters. Cada cluster tem um tamanho definido e informações definidas na tabela, que inclui o endereço e um marcador que indica o final do arquivo. A tabela também contém informações sobre espaço em disco não utilizado ou áreas especialmente reservadas no disco para que mais dados sejam armazenados de forma eficiente. O primeiro sistema de arquivos FAT foi FAT8, que foi sucedido por FAT12, FAT16 e, eventualmente, FAT32.

como funciona o sistema de arquivos fat

O FAT16 é um sistema semelhante introduzido em 1984 como uma atualização de seu antecessor - FAT12. O '16' em seu nome indica que cada entrada de cluster é de 16 bits, o que se traduz em armazenamento mais eficiente para centenas de arquivos com tamanhos de arquivo pequenos. Ele foi inicialmente projetado para MS-DOS, embora variações do FAT16 tenham sido amplamente utilizadas até o lançamento do Windows Vista, sendo o sistema de arquivos mais antigo da história.

Versões do FAT16

Desde 1984, o FAT16 teve diversas variações, cada uma atendendo a requisitos específicos de hardware e software. Embora existam versões personalizadas desenvolvidas para aplicativos de pequena escala, quatro formatos principais foram projetados para uso em massa.

    • FAT16 inicial: A primeira iteração do FAT16 foi uma atualização direta para o FAT12. Ele tinha um tamanho máximo de partição de 32 MB, que era mais que o dobro do que você recebia com FAT12 (15 MB). Ele foi configurado de acordo com o MS-DOS 3.0 da Microsoft, que foi introduzido junto com ele em 1984. Ele suporta um máximo de 65.536 arquivos, cada um com um tamanho máximo de arquivo de 32 KB. IBM, Novell e Digital Research se uniram para desenvolver o sistema de arquivos FAT16, e cada empresa o utiliza em seus produtos.

    • FAT16B: FAT16B foi uma atualização da qual a Compaq participou. Tornou-se a versão de sistema de arquivos mais proeminente, pois podia suportar um tamanho de unidade de até 8 GB com o ER-DOS, algo inédito durante a década de 1990. A alocação de disco e o armazenamento também ficaram mais eficientes, com um tamanho máximo de cluster de 64 KB. Também permitiu um acesso mais rápido ao arquivo, pois o sistema poderia ajudar o sistema a localizar o arquivo mais rapidamente devido à extensa informação disponível no diretório.

    • FAT16+: FAT16+ pode atingir o tamanho máximo de arquivo FAT16. Ele poderia suportar discos rígidos de 16 GB com um tamanho máximo de cluster de 256 KB. Foi eficiente o suficiente para permanecer compatível com sistemas operacionais baseados em GUI, como Windows 95 e XP. Embora a estrutura seja semelhante ao FAT16B, os desenvolvedores reformularam o código para incluir informações extras com a entrada de diretório de 16 bits.

    • FATX16: Poucas pessoas sabem que o console de jogos Xbox original revelado por Bill Gates usava uma variação do sistema de arquivos FAT16. Não era compatível com os formatos FAT16 padrão e foi otimizado para armazenar e carregar arquivos de jogos o mais rápido possível. Além disso, as entradas do diretório tinham 32 bytes de tamanho, em vez dos habituais 16 bytes, permitindo uma experiência de jogo suave, mesmo jogando online.
o console de jogos xbox original usava uma variante do sistema de arquivos fat16

Usos do sistema de arquivos FAT16

O formato FAT16 existe há décadas e alguns dos usos mais proeminentes incluem:

    • FAT16 era o sistema padrão para sistemas DOS e Linux que usavam discos rígidos com capacidade de até 4 GB. No entanto, você pode estendê-lo até 16 GB com a configuração adequada.

    • Foi usado na primeira geração de dispositivos portáteis de memória flash, incluindo cartões MMC, cartões SD e unidades flash.

Parte 2. Recursos do sistema de arquivos FAT16

O FAT16 foi uma iteração inicial de sistemas de arquivos baseados em objetos. Ele tinha vários recursos que você pode encontrar refletidos ou refinados nos sistemas de arquivos modernos que usamos hoje. Você pode observá-los em detalhes abaixo.

    • Compatibilidade do FAT16: O FAT16 é compatível com vários sistemas operacionais. Lançado inicialmente com o MS-DOS 3.0, ele também pode funcionar com o MS-DOS 2.0. Além disso, suas variantes eram compatíveis com Compaq DOS 3.31, IBM DOS, OS/2, Linux, Windows NT, Windows 95 e Windows XP.

    • A capacidade do FAT16: O formato FAT16 original suportava um tamanho máximo de disco de 2 GB. Versões posteriores aumentaram para 16 GB. Uma entrada de diretório tem 16 bits por padrão e você pode ter tamanhos de cluster de arquivo de até 256 KB, dependendo do tamanho de cada arquivo que deseja armazenar.

    • Velocidade de transferência de arquivos: Embora a velocidade de transferência de arquivos dependa de vários fatores, o FAT16 pode suportar uma velocidade de leitura/gravação de até 10 MB/s em cartões SD. Embora, para a maioria dos discos rígidos, geralmente seja limitado a cerca de 1 MB/s.

os sistemas de arquivos fat16 eram compatíveis com todas as gerações de discos rígidos
    • Estrutura de dados: O tamanho máximo do arquivo FAT16 não seria possível sem uma estrutura de dados inovadora. Cada unidade possui pequenos slots de dados chamados clusters que armazenam os dados reais. Cada cluster tem uma entrada de diretório contendo seu endereço, ponteiro de fim de arquivo e identificador de dados. Todas as entradas de diretório são armazenadas em uma tabela de alocação de arquivos para que o sistema operacional possa ter acesso a qualquer arquivo.

    • Hardware suportado: FAT16 suporta uma ampla gama de dispositivos de armazenamento. Você pode usá-lo para discos rígidos, pen drives, cartões SD, cartões MMC, cartões SDXC, armazenamento interno para celulares antigos e câmera.

Parte 3. FAT16 vs FAT32

Muitas pessoas costumam ficar confusas entre os sistemas de arquivos FAT32 e FAT16. É principalmente porque ambos usam basicamente a mesma estrutura de dados e código-fonte para gerenciar arquivos. No contexto maior, a única diferença está no tamanho do arquivo e na alocação máxima de clusters. Você pode examinar os detalhes mais sutis na tabela abaixo.

Critério
Sistema de arquivos FAT16
Sistema de arquivos FAT32
Desenvolvedores Microsoft, IBM, Digital Research, Novell Microsoft, Caldera
Introduzido pela primeira vez 1984 1996
Tamanho mínimo da partição 8 MB (com setores de 128 bytes)
32 MB (com setores de 512 bytes)
256 MB (com setores de 4 KB)
32 MB (com setores de 512 bytes)
256 MB (com setores de 4 KB)
Tamanho máximo da partição 2 GB (FAT16 inicial)
8GB (FAT16B)
16GB (FAT16+)
2 TB (com setores de 512 bytes)
8 TB (com setores de 2 KB)
16 TB (com setores de 16 KB)
Tamanho mínimo do arquivo 1 byte 16 bytes
Tamanho máximo do arquivo 2 GB (sem LFS)
4 GB (com LFS)
2 GB (sem LFS)
4 GB (com LFS)
256 GB (com FAT32+)
Sistemas suportados MS-DOS 2.0/3.0/3.31 e posteriores, ER-DOS, OS/2, Linux, Windows NT, Windows 95/Me/XP MS-DOS 7.1 e versões posteriores, Windows 95/NT/2000/XP/Vista/7/8/10. macOS (todas as variantes)
Alocação Máximo de 65.536 arquivos em clusters de 32 KB 268.173.300 arquivos em clusters de 32 KB
Usos Discos rígidos, pen drives, cartões de memória, memória do celular, câmeras digitais Discos rígidos, pen drives, cartões de memória, memória de celular, câmeras digitais, SSDs, memória de smartphone
Recuperação de dados Nenhum protocolo nativo de recuperação de dados. Só é possível com software de terceiros como o Wondershare Recoverit Ainda requer ferramentas de recuperação de dados, mas o processo é mais rápido devido ao armazenamento de dados mais detalhado

Quando se trata da diferença entre FAT16 e FAT32, este último é claramente o vencedor. Ele pode suportar muitos sistemas operacionais e dispositivos sem problemas e ainda é viável hoje. Ele suporta quase todos os dispositivos de armazenamento à venda atualmente. Se você precisa de uma unidade compatível com Windows e macOS, os especialistas aconselham a formatá-la em FAT32.

Se você quiser saber mais sobre o FAT16, assista o vídeo a seguir.

Conclusão:

E isso é tudo o que há para aprender sobre o sistema de arquivos FAT16. Foi um formato revolucionário que você ainda pode usar hoje, embora possa ser necessário ter um sistema operacional mais antigo para obter os melhores resultados. Ainda tem alguma dúvida? Ficaremos felizes em esclarecer nos comentários abaixo.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13