Um guia para entender o Synology Hybrid RAID (SHR)

O que é Synology Hybrid RAID (SHR) e a diferença entre SHR e RAID clássico

Ainda não decidiu sobre qual sistema de armazenamento você vai utilizar? Não se preocupe! Este guia explica o Synology Hybrid RAID (SHR) e como ele difere de um Classic RAID.

Teste Grátis Teste Grátis

O Synology Hybrid RAID (SHR) é um sistema de gerenciamento RAID automatizado da Synology destinado a tornar a implantação do volume de armazenamento rápida e simples. Se você não estiver familiarizado com RAID, SHR é recomendado para configurar o volume de armazenamento em seu NAS da Synology.

Como expandir e maximizar a capacidade de armazenamento do SHR? O SHR oferece tolerância a falhas? Continue lendo, pois responderemos a todas essas perguntas neste guia. No final deste artigo, você aprenderá sobre o Synology Hybrid RAID (SHR) e suas diferenças em relação ao RAID clássico.

Parte 1. O que é Synology Hybrid RAID (SHR)

O Synology Hybrid RAID (SHR) é um sistema de gerenciamento RAID automatizado baseado em Linux projetado para fornecer soluções na implantação de gerenciamento de armazenamento, fornecendo gerenciamento de sistema rápido e fácil. O SHR é perfeito para iniciantes na tecnologia RAID, pois permite que os usuários criem armazenamento flexível com capacidade e desempenho aprimorados.

synology hybrid raid com redundância de 1 disco

O principal objetivo de usar um SHR é combinar as unidades NAS da Synology em uma unidade lógica para proteger um dispositivo contra perda de dados, resultando em possíveis falhas de disco que não podem ser evitadas usando um RAID clássico. Além disso, esse esquema de alocação de dados oferece capacidade aprimorada, combinando unidades de várias capacidades em um gabinete NAS e economizando espaço para manter os dados.

Como o Synology Hybrid RAID (SHR) funciona?

O Synology Hybrid RAID divide os discos em seções. Por exemplo, se eu tiver 1 terabyte, o SHR dividirá o disco em três. O Synology Hybrid RAID não invade os discos individuais. Ao invés disso, ele invade cada partição de disco para garantir que cada partição seja colocada em unidades diferentes.

como funciona o synology hybrid raid funciona

Apresentamos aqui uma explicação para uma maior compreensão. Por exemplo, se eu tiver 4 discos de 1 TB nesta matriz, tanto O SHR como o RAID 5 funcionarão da mesma forma, onde 1 disco será salvo para armazenamento e obterei 1 TB de dados. Mas, se eu alterasse minha matriz e substituísse o primeiro disco por 3 TB, o Raid 5 só o usaria como disco de 1 TB. Entretanto, o SHR poderá usá-lo como ele é. Mas note que o SHR utiliza o maior disco para segurança.

Para entender como funciona o SHR, tente substituir o segundo disco por outro de 3 TB; você obterá um total de 5 TB. Comparado ao RAID 5, onde o menor disco decide o tamanho, você obterá apenas 3 TB com o RAID 5.

Recursos do Synology Hybrid RAID (SHR)

Aproveitar todo o potencial do Synology Hybrid RAID é importante para ajudá-lo a decidir qual esquema de alocação de dados funciona melhor para suas necessidades. Aqui estão os recursos do SHR que você deve considerar:

  • Permite aos usuários misturar e combinar unidades com diferentes capacidades e adicioná-las em uma matriz de unidade de disco rígido.
  • Sempre vê sua unidade como ela é e garante que vale a maior capacidade disponível para redundância.
  • Oferece enorme fluidez aos usuários que desejam maximizar a capacidade de armazenamento.
  • Aproveita as vantagens das unidades maiores sendo adicionadas à sua matriz.
  • Garante proteção contra uma unidade com falha e a subsequente perda de dados.

Parte 2. Como o Synology Hybrid RAID (SHR) maximiza a capacidade de armazenamento?

Um RAID clássico cria armazenamento com base na menor unidade em uma matriz. Em uma configuração RAID normal, o sistema verifica automaticamente a menor capacidade disponível e vê todas as outras unidades como iguais, independentemente de quantas unidades você adicionar à sua matriz.

Comparativamente, o sistema vê cada unidade como sua capacidade em um ambiente Synology Hybrid RAID e sempre define uma unidade para redundância. Portanto, se você adicionar gradualmente uma unidade maior em um ambiente SHR, o SHR iniciará a redundância com a unidade de maior capacidade e aproveitará as unidades subsequentes que você adicionará à sua matriz. Dessa forma, o armazenamento é maximizado em sua capacidade total.

Parte 3. Como expandir a capacidade de armazenamento do SHR?

Existem duas maneiras recomendadas de expandir a capacidade de armazenamento do Synology Hybrid RAID. Por um lado, você pode substituir o SHR por unidades maiores ou adicionar unidades.

Substitua por unidades maiores

Ao usar determinados tipos de RAID, você pode expandir a capacidade de armazenamento de um pool de armazenamento substituindo as unidades antigas por unidades maiores. Certifique-se de fazer um de cada vez e de que sua nova unidade atenda aos requisitos da unidade.

Adicione mais unidades

Insira as unidades nos slots vazios e adicione elas ao pool de armazenamento. Certifique-se de que as unidades adicionais atendam aos requisitos da unidade. Para SHR, a unidade que você deseja adicionar deve ser igual ou maior que a maior unidade do pool de armazenamento ou igual a qualquer uma das unidades do pool de armazenamento.

Parte 4. O Synology Hybrid RAID (SHR) oferece tolerância a falhas?

Tolerância sem falhas

Um pool de armazenamento SHR de unidade única não tem tolerância a falhas.

Tolerância a falhas em uma unidade

Um mínimo de duas unidades são necessárias para estabelecer um pool de armazenamento SHR que pode suportar uma única falha de unidade. Suponha que você já tenha um pool de armazenamento SHR de unidade única. Nesse caso, você pode adicionar outra unidade para minimizar o número tolerável de falhas de unidade para uma (equivalente à redundância de dados RAID 1).

Tolerância a falhas em duas unidades

Um mínimo de quatro unidades são necessárias para criar um pool de armazenamento SHR-2 que pode suportar duas falhas de unidade. Se você já possui um pool de armazenamento SHR-1 (tolerância a falhas de uma unidade), pode usar o recurso “Alterar tipo de RAID” para converter em SHR-2.

Parte 5. SHR vs RAID clássico - qual é o melhor?

Antes de identificarmos as diferenças entre SHR e RAID clássico, vamos primeiro saber o que é RAID clássico, pois primeiro definimos o Synology Hybrid RAID (SHR).

O que é RAID?

Um RAID, também conhecido como Redundant Array of Independent Disks (Matriz Redundante de Discos Independentes), é um bom sistema de nível de servidor para armazenamento de dados de alto volume. Os sistemas RAID usam muitas unidades de disco de pequena capacidade para armazenar grandes quantidades de dados enquanto aumentam a confiabilidade e a redundância. O computador vê uma matriz como uma única unidade lógica de várias unidades de disco.

o que é raid

O armazenamento RAID pode ser realizado de várias maneiras. Alguns tipos de RAID priorizam o desempenho, enquanto outros priorizam a confiabilidade, tolerância a falhas ou correção de erros. O tipo que você seleciona é determinado por seus objetivos.

A capacidade de remover uma unidade defeituosa e colocar uma nova em seu lugar prevalece em todos os sistemas RAID e é sua vantagem real. Os dados em um disco com falha podem ser reconstruídos automaticamente com a maioria dos tipos de RAID.

Então, vamos ao que interessa. Agora que você conhece SHR e RAID clássico, a questão é qual escolher. Ambos são excelentes métodos de redundância com vantagens distintas. Mas primeiro, vamos ver suas vantagens e desvantagens:

Prós e contras do SHR

Prós:

Configuração mais rápida.

Escalável.

Pode misturar as unidades.

Aumenta a quantidade de espaço utilizável ao misturar unidades enquanto preserva a redundância de 1 disco.

Pode-se transferir unidades para um novo Synology com suporte SHR; o novo NAS detectará volumes e dados.

A Synology ainda pode acessar todo o volume de dados em caso de falha da unidade, embora muito mais lentamente, até que uma unidade substituta seja instalada.

Contras:

Tem a mesma velocidade do RAID 5 e 6, mas é um pouco mais lento que o RAID tradicional.

Deve-se formatar as unidades antes de serem removidas do RAID SHR e instaladas em um novo NAS não SHR.

Prós e contras do RAID clássico

Prós:

Tem opções mais amplas para implantação. Conjuntos de RAID mais específicos de tarefas, como RAID 10 ou RAID 50, estão disponíveis.

Se você instalar discos rígidos em novos equipamentos, é mais provável que novos gabinetes NAS/DAS os reconheçam.

Fornece velocidades de leitura e gravação mais rápidas em geral.

Contras:

É impossível misturar unidades de forma eficaz, e a única maneira de aumentar a capacidade total é trocando todas as unidades da matriz.

Depois que uma unidade falha, os dados ficam inacessíveis até que uma nova unidade seja instalada (exceto RAID 1).

A criação de uma matriz de RAID leva muito mais tempo do que o mesmo em SHR.

Não é surpresa que eu recomende o uso do Synology Hybrid RAID (SHR) quando se trabalha com um NAS da Synology moderno. Os benefícios nas opções de escalonamento por si só fazem dele uma escolha verdadeiramente excepcional para mim, e para aqueles que são fiéis à marca, você só o tornaria mais convincente. O RAID tradicional continua sendo muito relevante e extremamente útil. Entretanto, se você puder usar o SHR em sua configuração do NAS, eu aconselho fortemente que você assim proceda no momento da instalação.

Além disso, se você ainda estiver em dúvida e indeciso sobre o que escolher, assista a este vídeo para obter uma explicação mais elaborada sobre o Synology Hybrid RAID (SHR) e o Redundant Array of Independent Disks (RAID) clássico.

Parte 6. Especificações da recuperação do Synology Hybrid RAID (SHR)

O Synology Hybrid RAID tem várias vantagens importantes sobre o RAID tradicional, que também está disponível como uma opção de configuração para a maioria dos modelos NAS da Synology:

  • Discos rígidos de vários fabricantes, velocidades e capacidades podem ser combinados em um único SHR.
  • Comparado ao RAID, o SHR oferece um espaço de armazenamento significativamente mais utilizável, pois apenas uma das maiores unidades é "perdida" por redundância.
  • No entanto, o Synology RAID protege uma única unidade com falha e subsequente perda de dados (com SHR 2, até mesmo duas falhas de disco).
  • Novas unidades podem ser adicionadas ao SHR a qualquer momento, sem a necessidade de cálculos preliminares.

Por outro lado, SHR tem uma velocidade ligeiramente mais lenta. Além disso, uma estrutura complicada pode dificultar a recuperação de arquivos importantes em caso de perda de dados.

Quando a recuperação do Synology SHR é necessária?

Por ser baseado principalmente na tecnologia RAID, o Synology Hybrid RAID herdou suas falhas, o que pode resultar na inacessibilidade de seus arquivos importantes:

  • Uma queda de energia ou uma reconstrução incorreta pode resultar em uma configuração incorreta.
  • Falhas de software, infecções por malware, falta de energia, desligamentos incorretos e outros fatores podem levar à corrupção do sistema de arquivos.
  • Erros no firmware ou no sistema operacional podem tornar certas partições ou todo o armazenamento inacessíveis.
  • Erros do usuário, como exclusão incorreta, formatação, reinstalação e configurações descuidadas, podem resultar em perda de dados.
  • Falhas físicas ou danos no gabinete do NAS ou em seus discos podem resultar em perda total de dados, já que tais sistemas são projetados para tolerar até duas falhas de unidade (dependendo da configuração). Os principais indicadores são a incapacidade do sistema de reconhecer discos, a ausência da interface do usuário, mensagens de erro, a cor incomum das luzes em um NAX box, bipes, zumbidos ou ruídos, e assim por diante.

Parte 7. Como recuperar dados excluídos ou perdidos do NAS da Synology baseado em SHR de forma fácil

Se você apagou ou perdeu arquivos de unidades NAS da Synology baseadas em SHR, não hesite em usar o Wondershare Recoverit especializado em recuperação de dados RAID. É a única ferramenta que pode realmente resolver o seu problema.

Devido às muitas tecnologias de recuperação de dados patenteadas do Recoverit, ele pode fornecer um nível mais alto de serviço de especialistas em recuperação. Por causa disso, o Recoverit tem uma alta taxa de sucesso na recuperação de arquivos e na recuperação de arquivos de melhor qualidade.

Wondershare Recoverit – seu software de recuperação de RAID confiável

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Suporta recuperação de todos os níveis de RAID, incluindo RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10.

Reforça mais de 500 cenários diferentes de perda de dados RAID, como exclusão acidental, formatação de disco, queda de energia, ataque de vírus, danos ao RAID, falha na reconstrução do RAID, etc.

Recupera dados de discos rígidos RAID remotamente. Não há necessidade de remover o disco rígido do servidor NAS.

Recupera dados de todos os dispositivos NAS respeitáveis, como Synology, QNAQ, Buffalo, WD, Asustor, etc.

Siga os três passos simples abaixo para recuperar dados excluídos ou perdidos do NAS da Synology baseado em SHR com o software de recuperação de dados de RAID Recoverit.

Passo 1. Escolha o modo de recuperação de NAS.

Baixe e instale o Wondershare Recoverit no seu PC. Em seguida, abra ele e navegue até NAS e Linux na barra à esquerda. Agora, selecione Recuperação de NAS. Isso permitirá que o Recoverit procure os dispositivos de armazenamento NAS dos quais você perdeu os dados.

software recoverit para recuperação de dados de raid em nas

Passo 2. Configure o dispositivo NAS.

Depois que o Recoverit terminar de pesquisar, você verá os dispositivos NAS detectados em sua tela em Servidores NAS. Agora, encontre o dispositivo do qual você perdeu os dados e clique nele para continuar.

encontre seu dispositivo nas

Forneça as informações solicitadas. Depois disso, pressione Conectar para que o Recoverit estabeleça uma conexão remota.

conexão remota

Passo 3. Recupere e salve arquivos.

Uma vez conectado, o programa iniciará a digitalização automática para localizar dados perdidos ou excluídos no dispositivo NAS selecionado.

digitalizar os arquivos perdidos

Quando a digitalização terminar, o Recoverit permitirá que você pré-visualize os arquivos que deseja restaurar em seu computador. Depois de encontrar os arquivos desejados, clique em Recuperar para iniciar a recuperação.

salvar arquivos
Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13

Conclusão:

Esperamos que você entenda o Synology Hybrid RAID (SHR) e suas diferenças em relação ao Redundant Array of Independent Disks (RAID) clássico. É altamente recomendável usar SHR, pois impõe recursos acima do RAID clássico. Se você perdeu seus arquivos, baixe o software de recuperação de dados Recoverit para RAID e recupere seus dados de forma simples e segura.