16/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
Já se foi o tempo em que apenas os usuários do Windows precisavam se preocupar com adware e malware. As defesas do Mac foram violadas e agora vírus incômodos infectando o macOS também.
O McAfee labs compartilhou essa estatística em seu Relatório de Ameaças: Em 2016, os ataques de malware em sistemas Mac aumentaram para surpreendentes 744%. E mais de 460.000 amostras de malware foram descobertas em computadores Mac. Isso é mais do que alarmante, não acha?
Não se permita ser uma vítima também. Assuma o controle da segurança do seu Mac e o fortaleça seguindo estes passos detalhadas.
Tecnologia tem tudo a ver com evolução. A máquina que você usa hoje não será a máquina que usará amanhã. A tecnologia e a engenhosidade humana deram às máquinas uma autonomia sem precedentes porque elas acabam executando comandos por conta própria.
O que tudo isso tem a ver com adware e malware? Bem, esse é apenas um dos efeitos que eles têm em seus alvos. Eles podem dar essa mesma autonomia ao seu Mac porque ele pode acabar executando comandos por conta própria.
Mais do que isso, adware e malware são programados para serem autônomos porque podem coagir ou persuadir você a acessar sites onde eles ficam à espreita. Basta clicar em um site da Web para manter os vírus ocultos em seu Mac. Você tem que lidar com eles ou eles vão lidar com você.
O malware está aumentando, infelizmente. Em 2017, Malwarebytes relatou que houve um aumento de 230% nos sistemas Mac infectados por malware.
Nos primeiros meses de 2019, a Trend Micro revelou um tipo ativo de malware do Mac que foi capaz de invadir o Gatekeeper do Mac (recurso de segurança integrado). O que torna este malware específico diferente é o fato de que ele é, na verdade, um aplicativo do Windows, mas aproveita a vantagem de uma estrutura de compatibilidade para abrir e executar em Macs.
É muito mortal porque lê as informações no seu Mac e tenta instalar malware e adware nele, infectando seu macOS e expondo seus dados confidenciais a ameaças. Pior ainda, pode se esconder no popular software shareware do Mac que está hospedado em sites de torrent. Isso significa que usuários desavisados podem ser facilmente infectados por ele, mesmo se navegarem em sites seguros.
Como seria de esperar, existem vários outros malwares por aí, com exemplos importantes sendo o KeRanger e o Trojan de acesso remoto Proton.
Por mais tenazes que o adware e o malware possam ser, eles não são invisíveis. Independentemente do tipo de dano, eles lidaram com o seu Mac, você ainda pode removê-los sem deixar um único rastro.
Você deu o primeiro passo para se livrar do adware, mas como foi apontado anteriormente, este software malicioso tem uma maneira de agir por conta própria. Ele pode voltar e reinstalar-se se você não apagar CADA ÚNICO vestígio dele. A melhor maneira de fazer é evitar que o adware se inicialize:
Essa correção requer uma abordagem menos aprofundada, mas é tão importante quanto as outras duas correções. Você deverá identificar e se livrar de todos os aplicativos maliciosos que podem ter se refugiado em seu Mac
O adware pode ser tão problemático quanto malware. Você pode até dizer que existem dois lados da mesma moeda. A principal diferença do adware é que ele basicamente exibe dezenas de anúncios aleatórios no navegador do seu Mac. Às vezes, os anúncios serão tantos que você nem consegue ver o que está fazendo. Ele pode até mesmo fazer com que você clique em um site para encher a carteira do proprietário.
O adware tem um recurso recorrente de ser agrupado com outro software gratuito que você pode baixar da web. Você está, portanto, efetivamente enganado ao instalar adware por não perceber que o software gratuito vem junto com ele. É extremamente irritante, para dizer o mínimo.
Remover adware de seu navegador não é difícil. Mas você precisará alterar as preferências do navegador e se aprofundar nos arquivos do sistema para destruir o adware.
As extensões, por mais úteis que sejam e por mais que otimizem e tornem sua experiência de navegação melhor, também podem servir exatamente à função oposta e arruinar cada sessão de navegação. Mantenha suas extensões, mas remova aquelas que parecem suspeitas ou que você não consegue reconhecer.
Os pop-ups são mais um aborrecimento do que uma ameaça, mas você ainda deve removê-los assim que começarem a atacar seus navegadores.
Aqui está o que você deve entender: o malware pode ser um perigo para o seu Mac; o adware pode ser um fardo para o seu Mac. Juntos, malware e adware são problmeas ENORMES. Você pode não ver os efeitos que eles estão causando em seu sistema porque o vírus que eles instalaram pode demorar para executar suas intenções maliciosas.
Esteja o mais protegido possível. Você pode ter que recorrer a ferramentas automáticas de remoção de malware e adware se for o caso, mas isso deve ser apenas o último recurso. Basta ter cuidado com os sites que você visita e como seus navegadores reagem a esses sites para manter o adware e o malware sob controle. Siga as orientações que você recebeu e você estará seguro.
Luís Santos
chief Editor