Tabela de alocação de arquivos extensível ou sistema de arquivos exFAT é uma variação dos formatos de arquivo anteriores. O formato exFAT é frequentemente recomendado, devido aos seus recursos avançados.
Você deve ter notado três opções de arquivos variantes ao formatar uma unidade flash - exFAT, FAT32 e NTFS, e muitas vezes parece complicado fazer a escolha certa, dado o menor conhecimento técnico. Nesse contexto, você obterá informações detalhadas sobre compatibilidade, recursos e especificações do exFAT. Esta parte concisa da discussão irá abranger os seguintes aspectos:
Neste artigo, você vai aprender:
Parte 1. Por que a Microsoft desenvolveu o sistema de arquivos exFAT?
A Microsoft lançou oficialmente o formato exFAT em 2006 como sucessor do sistema de arquivos FAT32. Ainda assim, uma pergunta comum pode surgir em muitas mentes sobre por que a Microsoft começou a desenvolver o sistema de arquivos exFAT. A este respeito, aqui você pode encontrar alguns fundamentos. Como:
- A primeira e principal razão destacada pela Microsoft é a simplicidade de quase todas as versões retratadas na família de sistemas de arquivos FAT, já que o exFAT é a mais recente adição aos sistemas de arquivos baseados em FAT. Tanto o exFAT quanto seu formato mais antigo, o FAT32, são muito fáceis de usar. Além disso, você pode conferir uma análise aprofundada sobre exFAT vs. FAT32 e fazer a escolha mais ideal.
- O formato predecessor FAT32 apresentou uma limitação sobre o tamanho do arquivo, pois os usuários não podem armazenar arquivos com tamanhos superiores ao limite de 4 GB usando FAT32; da mesma forma, você não pode criar partições acima de 8 TB. Portanto, a Microsoft desenvolveu o exFAT como um substituto para o formato antigo FAT32 para erradicar tais limitações no tamanho do arquivo ou da partição.
- A extensibilidade do sistema de arquivos é outra razão significativa por trás do desenvolvimento do exFAT. Como o sistema de arquivos exFAT é bastante flexível e adaptável às inovações no armazenamento, mesmo com esse fundamento, ele foi denominado formato FAT extensível.
Parte 2. O exFAT é gratuito ou licenciado?
Você pretende implementar o formato exFAT? Não é nenhuma surpresa que o exFAT não seja um código aberto; em vez disso, você precisa comprar a licença da Microsoft para usá-lo em nível comercial. Diante disso, frequentemente, os fabricantes de sistemas ou dispositivos incorporados destinados a suavizar a produção de mídia formatada em exFAT assinam uma licença para exFAT. No entanto, no final de agosto de 2019, a Microsoft anunciou suas especificações; desde então, o suporte ao exFAT foi ativado no kernel Linux 5.4 ou superior.
Parte 3. A arquitetura do sistema de arquivos exFAT
A arquitetura do exFAT descreve como seus arquivos são armazenados e recuperados de seus dispositivos de armazenamento e mídia. Sempre que você abre um arquivo no sistema do seu computador, o sistema operacional colabora com o sistema de arquivos que você usa, ou seja, exFAT; consequentemente, o sistema de arquivos exFAT recupera e carrega o respectivo arquivo no sistema. Da mesma forma, o exFAT pode executar outras tarefas relacionadas; por exemplo, você pode ler, escrever, editar e excluir seus arquivos usando exFAT.
Parte 4. Recursos do sistema de arquivos exFAT
Aqui citamos alguns recursos importantes do exFAT com uma breve explicação.
Características |
Explicação |
Escalabilidade | O exFAT permite maximizar os tamanhos das partições conforme sua necessidade, sem qualquer limite. |
Otimização de arquivos | O exFAT tem uma referência de tamanho de arquivo aumentada de 4 bytes para 8 bytes para armazenamento. |
Tamanho de arquivo estendido | Usando o formato de arquivo exFAT, você pode armazenar arquivos grandes em qualquer extensão de maneira bastante conveniente. |
Alocação de bitmap | O exFAT usa alocação de bitmap que define se um determinado cluster está em uso ou está livre para alocar novos dados. |
Alinhamento de limites | O FAT e os deslocamentos em grupo são ajustáveis no ponto de formato; portanto, as escritas ocorrem nos menores blocos de flash. |
Parâmetros OEM | O tamanho do bloco do armazenamento subjacente é um recurso que pode ser incluído no campo "Parâmetros OEM". |
Parte 5. Compatibilidade do sistema de arquivos exFAT
O exFAT é compatível com vários sistemas operacionais? É provavelmente a pergunta mais razoável que você pode fazer sobre o formato exFAT. Porque suponha que você pretenda formatar sua unidade com exFAT; você deve ter certeza se o formato exFAT é compatível com seu sistema operacional antes de formatar. Portanto, nesta conexão, todos os sistemas e dispositivos compatíveis com exFAT são fornecidos abaixo:
Os sistemas operacionais compatíveis com exFAT incluem:
- Windows: Windows Embedded CE 6.0, Windows XP/Vista/7/8/10/11, Windows Server 2003/2008. Observe que a versão mais antiga do Windows pode exigir uma atualização para ser compatível com exFAT.
- Mac: Mac OS X 10.6.5 e todas as versões posteriores.
- Linux: todas as versões do sistema operacional Linux com kernel Linux 5.4 ou mais recente.
Observação: As versões mais antigas podem exigir um driver exFAT FUSE no sistema para usar o formato exFAT.
Outros dispositivos compatíveis incluem:
- Dispositivos de consumo: Câmeras, consoles de jogos e versões mais recentes de celulares e tablets Android.
- Dispositivos de armazenamento e mídia: Pen drives, discos rígidos externos, SSDs, cartões SD e versões mais recentes de reprodutores de mídia.
Parte 6. Vantagens e desvantagens do sistema de arquivos exFAT
Apesar do desempenho e recursos extravagantes do formato exFAT, você ainda pode estar preocupado se o exFAT é válido ou não. Você deve descobrir por que deve priorizá-lo em relação a outros sistemas de arquivos. Portanto, para resolver essa confusão, aqui apresentamos uma lista com vantagens e desvantagens de usar o sistema de arquivos exFAT. Esta lista pode ajudá-lo a escolher de uma maneira melhor com base nesta análise rápida.
Prós:
Gerenciamento de memória eficiente.
Sem limitação no tamanho do arquivo ou tamanho da partição.
Útil na recuperação de dados.
Amplamente compatível com sistemas operacionais.
Ideal para dispositivos de armazenamento externo.
Contras:
Ao contrário do sistema de arquivos NTFS, ele não possui capacidade de registro journaling.
O sistema de arquivos exFAT não oferece recursos avançados como NTFS.
Você não pode armazenar arquivos pequenos.
O formato exFAT não fornece verificações de consistência.
Benefícios de escolher exFAT para uma mídia removível
O exFAT é o formato preferido para mídia removível. Nesse contexto, você pode considerar qualquer dispositivo, ou seja, um cartão SD ou pen drive. Qualquer mídia removível não se limita a armazenar apenas imagens ou arquivos pequenos. Muitas vezes, você pode precisar armazenar arquivos grandes, seja para o backup de um sistema ou para gravar um vídeo longo que costuma ocupar mais espaço de armazenamento do que 4 GB.
Nesse caso, se você acha que o sistema de arquivos FAT32 pode funcionar, sem dúvida está esperando demais, pois ele não permitirá acomodar nenhum arquivo que exceda o limite de tamanho de 4 GB. Portanto, o exFAT é a escolha ideal na qual você pode confiar sem medo de encontrar limitações de tamanho de arquivo.
Vídeo tutorial - FAT32 vs exFAT vs NTFS
Parte 7. Como ler uma unidade exFAT no Linux Ubuntu?
Embora o exFAT suporte Linux, ainda existem algumas versões do sistema operacional Linux, ou seja, Linux Ubuntu, não permitem que você leia a unidade exFAT em seu sistema, especificamente os sistemas operacionais com a versão mais antiga do kernel do Linux. Portanto, pode ser necessário instalar o pacote exFAT FUSE para simplificar a montagem da unidade exFAT em sistemas baseados em Linux.
Vamos explorar a abordagem que você pode adotar para resolver o problema de montagem dos arquivos exFAT no sistema Linux Ubuntu!
Passo 1: Identifique a versão do Ubuntu.
Em primeiro lugar, identifique a versão do Ubuntu. Se você estiver usando uma versão do Ubuntu anterior a 10.12, atualize ela usando os seguintes comandos no Terminal do Ubuntu.
sudo apt update
sudo apt upgrade
Passo 2: Instale o exFAT FUSE.
Agora, você precisa instalar o driver exFAT FUSE executando o seguinte comando no terminal.
sudo apt install exfat-fuse exfat-utils
Passo 3: Monte a unidade exFAT no Linux.
Depois de instalar com sucesso o módulo exFAT FUSE, você pode montar e ler instantaneamente sua unidade exFAT em seu sistema Ubuntu.
Conclusão:
Este artigo abrangente ilustra tudo o que você precisa saber sobre o sistema de arquivos exFAT (tabela extensível de alocação de arquivos). Sem dúvida, o exFAT é também um sistema de arquivos como o FAT32; você pode perceber como um avanço em relação ao seu predecessor. Porque exFAT é muito melhor que FAT32, pois o limite de tamanho do arquivo exFAT não está fixado em 4GB. Assim, se você quiser formatar seu dispositivo de armazenamento externo, exFAT é até agora a opção mais recomendada, dada sua escalabilidade e melhor compatibilidade.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13