17/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
O artigo a seguir é dedicado ao chip de segurança Apple T2 em dispositivos MacBook. Desde o seu lançamento, ele melhorou a segurança e o desempenho do dispositivo de várias maneiras e garantiu a proteção dos dados.
Depois de 2017, todos os modelos de MacBook são equipados com o chip de segurança T2. Vamos entender as várias deficiências e problemas que os usuários também enfrentam. Continue lendo para se familiarizar com o chip T2 e entender sua função e outros assuntos relacionados.
O chip T2 é um chip de segurança desenvolvido pela Apple para seus notebooks e computadores. É o chip personalizado de segunda geração desenvolvido pela Apple para MacBook, projetado para fornecer melhor segurança e aprimorar o desempenho do dispositivo. Ele tem vários usos, como armazenamento de dados criptografados, segurança de dados do Touch ID, melhor processamento de imagem e sinal e melhor segurança de hardware.
O chip T2 não é apenas um chip de segurança, mas também um pequeno processador. Para quem deseja comprar um MacBook ou computador de mesa, a escolha óbvia deve ser qualquer modelo equipado com um chip T2. Tem efeitos óbvios e surpreendentes no seu PC e melhora a segurança virtualmente.
O iMac Pro foi equipado com o chip T2 desde seu lançamento, e a Apple definitivamente o usará em todos os próximos dispositivos. O iMac ainda não tem esse chip e deve ser substituído pela Apple em breve. Esperamos pacientemente que todos os MacBook e iMac recebam o chip T2, porque os benefícios valem a espera.
O chip T2 é um chip de silício personalizado feito com vários controladores de hardware. Isso melhora a segurança, mas também faz com que seu Mac tenha um desempenho melhor do que antes. O chip T1 do modelo anterior ajuda a gerenciar a Touch Bar e seu sensor de impressão digital. Ele ajudou na detecção de hardware que não era feito pela Apple e ajudou na integração do controlador de gerenciamento de sistema.
Existem basicamente quatro maneiras pelas quais o chip T2 aumenta a segurança e o desempenho do seu computador. Apenas duas dessas funções acontecem no MacBook Pro e no Air.
O chip T2 garante que tudo usado durante a inicialização do Mac, como extensões de kernel, firmware e kernel do macOS, seja verificado pela Apple. Os hackers não conseguirão controlar o seu Mac inserindo qualquer código malicioso. A inicialização segura funciona apenas por meio de códigos verificados pela Apple. Há uma exceção, um bootloader que permite executar o Windows 10 em seu dispositivo Mac.
Quando todas as configurações estão nos valores padrão, a unidade externa não pode ser usada para inicializar. Isso dificulta a solução de problemas internos. Você pode controlar tudo isso por meio do utilitário de segurança de inicialização no macOS Recovery. Se você deseja instalar uma versão mais antiga do macOS ou inicializar de uma unidade externa, isso ajudará a relaxar a segurança.
O chip T2 tem um controlador SSD e mecanismo de criptografia, que pode descriptografar e criptografar dados no SSD instantaneamente. Ele usa a mesma tecnologia de execução do File Vault, e você deve inserir uma senha na inicialização. Ao usar o chip T2 para criptografar dados, ele não pode ser descriptografado sem o uso da senha correta.
Se o seu Mac tiver discos rígidos externos e internos, a proteção T2 não funcionará, mas você pode usar o cofre de arquivos. A melhor parte de armazenar e criptografar dados por meio de T2 é que eles não podem ser descriptografados sem o uso de uma senha válida.
Mesmo que o seu MacBook seja danificado ou perdido, você pode garantir a segurança e a privacidade dos seus dados, porque ninguém pode acessar os dados sem usar a senha correta. A principal desvantagem é que se você esquecer a senha, não poderá recuperar os dados e arquivos perdidos.
O chip T2 também pode lidar com senhas incorretas e várias tentativas. Você pode tentar as primeiras 14 vezes imediatamente sem esperar, mas deve esperar 15-30 vezes depois. Espere uma hora entre cada tentativa antes de fazer as últimas 3 tentativas.
Após 220 tentativas, nenhuma outra tentativa será feita para inserir a senha e quaisquer solicitações subsequentes para descriptografar dados não serão aceitas pelo chip. Portanto, seus dados podem desaparecer para sempre, por isso é muito importante manter sempre um backup válido.
A Mac Touch Bar possui um sensor de impressão digital Touch ID, que pode ser usado para fazer login no seu dispositivo Mac sem inserir uma senha. O chip T2 reconhecerá sua impressão digital. Ao reiniciar ou ligar o dispositivo, a senha deve ser inserida. Se você não desbloquear o Mac por mais de 48 horas, o chip T2 também não tirará a impressão digital e a senha será necessária.
Se você não usou sua senha uma vez em 156 horas, ou se você não usou a impressão digital correta 5 vezes, ou se você usou sua impressão digital para fazer login nas últimas 4 horas, o chip T2 não aceitará impressões digitais, e você terá que inseri-lo nessas circunstâncias senha.
Isso não está diretamente relacionado ao chip T2, mas se o seu MacBook tiver um chip T2, o recurso de desconexão de hardware pode ajudá-lo a desconectar o microfone ao fechar o gabinete do MacBook. Isso garante que nenhum software abra o microfone e obtenha ou armazene dados de voz.
Desconectar o microfone é essencial, mas quando você fecha a tampa, a câmera Face Time HD não desliga porque a câmera não consegue capturar nada quando a tampa está fechada, em vez de uma tela preta. O campo de visão da câmera é completamente bloqueado, o que também aumenta a segurança. Mesmo se os recursos de segurança forem aumentados, você não pode executar inicialização externa ou usar outros sistemas operacionais.
Existem muitos dispositivos Mac que usam o chip de segurança T2 da Apple. Vamos dar uma olhada nesses dispositivos
O chip também causará falhas de áudio ao usar o USB 2.0, mas não afetará o USB 3.0. Se você tentar instalar qualquer outro sistema operacional, o chip T2 permite que um software limitado seja executado e intervenha. Quando você pressiona as teclas Command + R quando o Mac é inicializado, ele inicia o utilitário de segurança de inicialização. Aqui você pode desabilitar a segurança para executar outro sistema operacional ou inicializar a partir de uma unidade externa.
Bem, em termos de segurança e desempenho, o chip de segurança Apple T2 tem muitos efeitos enormes no seu MacBook. Há muitas maneiras de afetar seu dispositivo. No artigo acima, examinamos mais de perto o chip de segurança.
Este é o futuro e quase todos os MacBooks vêm equipados com ele. Nós sabíamos sobre seus recursos e desvantagens em seu dispositivo e os vários modelos que usam o chip.
Como posso saber se tenho o chip T2?
Abra as Informações do sistema e clique em Controlador ou iBridge para verificar se o seu dispositivo possui o chip de segurança T2.
O MacBook Air 2017 tem um chip T2?
Nenhum MacBook Air 2017 tem o chip T2.
Como desativo o chip Apple T2?
Você precisa abrir o Utilitário de segurança de inicialização e clicar em Sem segurança para desativar o chip Apple T2.
Quando a Apple começou a usar o chip T2?
A Apple começou a usar o chip T2 em 2017, e ele vem em todos os novos modelos desde então.
O MacBook Pro 2015 tem chip T2?
Nenhum MacBook Pro 2015 tem o chip T2.
Os M1 Macs têm chip T2?
Sim, um M1 Mac tem um chip de segurança T2.
Luís Santos
chief Editor