16/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
Imagine executar um software que não apenas permita que você faça anotações, mas que também o faça com sua própria letra! Agora isso é incrível, ou o quê? O OneNote faz exatamente isso. Ele leva a personalização a um nível totalmente novo, então é hora de você saber como executá-lo e usá-lo em seu Mac.
OneNote é um PIM (sigla para gerenciador de informações pessoais em português) e aplicativo de anotações. Ele coleta, organiza e compartilha informações digitais. Não entenda errado; o OneNote não se destina especificamente a escrever coisas apenas. Você também pode armazenar fotos, áudio e trechos de vídeo e fazer muito mais, por isso é tão conveniente.
O que o OneNote faz com todas essas informações, no entanto? Ele reúne tudo em uma única peça e organiza para que você possa compartilhar facilmente com outras pessoas. Pesquisar as informações também se torna muito mais fácil.
O OneNote vem acompanhado do pacote Microsoft Office, portanto, você precisará instalá-lo para utilizar todo o seu potencial. Na mesma linha, existem aplicativos nativos para usar o OneNote em outros sistemas operacionais, ou seja, iOS, macOS e Android.
Portanto, seus dispositivos Apple (Apple Watch, iPhone e iPad, para ser mais preciso), bem como dispositivos Android, como Android Wear e Windows Phone, são compatíveis com esse software incrível.
Da mesma forma, suas notas do OneNote também podem ser visualizadas em qualquer navegador da Web usando o Office Web Apps. Portanto, independentemente de como você o encara, o OneNote cobre todas as bases por causa de sua versatilidade.
Seu OneNote para Mac será sempre um lembrete constante para você porque, desde que você se lembre de conectá-lo, todas as suas informações - novas e antigas - estarão sempre lá. E você nunca vai ficar sem papel, porque você terá todas as ferramentas à sua disposição.
Não se precipite pensando como usar o OneNote ainda. Você aprenderá tudo no devido tempo. Além disso, como você pode começar a usar o OneNote se você nem sabe como fazer o download e instalá-lo?
Existem dois métodos principais que você pode utilizar aqui. A primeira maneira e mais rápida é por meio da Mac App Store, mas se você optar por essa alternativa, você só fará o download do OneNote e nada mais.
O segundo método é mais lento porque você precisa baixar e instalar todo o pacote do Microsoft Office, já que o OneNote faz parte dele, mas, por outro lado, você irá obter todos os outros aplicativos que vêm com o pacote.
1. Abra a "Mac App Store e vá para o campo de pesquisa. Digite" OneNote".
2. Depois de localiza-lo, clique em “Download”. Ele será instalado automaticamente assim que o download for concluído.
1. Acesse este site: office.com
2. Digite os detalhes da sua conta nos campos fornecidos (esta conta provavelmente será uma conta da Microsoft, de uma escola ou de um trabalho).
3. Entre com uma conta da Microsoft e o botão "Instalar o Office" é uma das primeiras coisas que você verá na página inicial. Clique nele para iniciar o download.
Se, por outro lado, você entrar com uma conta de trabalho ou escola, verá um botão com palavras ligeiramente diferentes na página inicial do Office 365: "Instalar aplicativos do Office". Clique neste botão e em "Aplicativos do Office 365". Isso inicia o download.
4. Depois que o download for concluído, abra o "Finder". Vá para "Downloads".
5. O arquivo "Microsoft Office installer.pkg" estará na pasta. Clique duas vezes nele. Se você vir um prompt avisando que o arquivo é de um desenvolvedor não identificado, simplesmente ignore e conte 10 segundos; copie o arquivo pkg baixado para sua área de trabalho. Clique duas vezes no arquivo novamente.
6. Clique em “Continuar” na primeira tela de instalação.
7. Depois de revisar o contrato de licença do software, clique em "Continuar".
8. Clique em "Concordo". Você pode instalar o pacote completo ou instalar aplicativos específicos clicando no botão "Personalizar". O motivo mais simples pelo qual você pode querer fazer isso é se pretende renunciar aos outros aplicativos do Office e instalar apenas o OneNote.
Mas por que você faria isso? Por que não instalar tudo para ter os aplicativos completos do Office em seu Mac? Essa é uma boa ideia porque a maioria dos aplicativos funciona melhor quando estão juntos.
9. Faça uma escolha e clique em "Continuar". Clique em "Instalar" e insira a senha de login do seu Mac, se solicitado.
10. Clique em "Instalar software".
11. Clique em "Fechar" assim que terminar. Sempre que você for para a pasta "Aplicativos", o OneNote estará lá esperando por você.
1. Abra sua pasta "Aplicativos".
2. Clique duas vezes no ícone "OneNote" (é o ícone roxo com a letra grande "N"). Isso é tudo. O software será lançado.
1. Abra o "OneNote" e clique em "Arquivo" na barra de menu.
2. Clique em "Novo Bloco de anotações" ou pressione estas teclas: "Ctrl" + "Cmd" + "N"
3. Reveja as cores e escolha aquela que mais lhe agrada.
4. Digite um nome preferido para o novo bloco de notas na caixa "Nome".
5. Clique em "Criar". Você deve saber que o bloco de notas que acabou de criar estará na pasta "Documentos" em seu OneDrive.
1. Abra o "OneNote" e clique em "Arquivo" na barra de menu na parte superior.
2. Selecione qualquer uma das seguintes opções:
1. O OneNote salva automaticamente suas notas sempre que você as edita e as sincroniza ao fechar os arquivos ou o próprio aplicativo, mas você também pode sincronizá-las manualmente. Basta iniciar o "OneNote".
2. Clique em "Mostrar Blocos de Notas". É um botão roxo.
3. Vá até a lista de Blocos de Notas e clique com o botão direito do mouse no nome do bloco de notas específico que deseja sincronizar. E você acabou aqui.
Embora tenha sido apontado anteriormente, o OneNote não tem uma opção de salvar no sentido tradicional porque salva tudo automaticamente para você, independentemente do tamanho. Mas você pode contornar isso salvando suas anotações como arquivos PDF ou exportando-as para as pessoas para que as vejam, mas não tenham acesso a elas. Faça isto:
1. Abra o "OneNote" e clique em "Menu Arquivo".
2. Clique em "Salvar como PDF". Quando a caixa de diálogo "Salvar como" abrir, insira um nome de arquivo e indique onde o arquivo deve ser salvo. Em seguida, clique em "Salvar".
Ao contrário de sua contraparte do Windows, o OneNote no Mac não tem opção de backup. Ele armazena todos os seus dados do OneNote neste diretório, mas você não pode ler, porque se destina apenas à sincronização com o OneDrive:
~/Library/Containers/com.microsoft.onenote.mac/Data/Library/Application Support/Microsoft User Data/OneNote/OneNoteOfflineCache_Files
1. A melhor solução à sua disposição é exportar seus arquivos OneNote escolhidos como PDFs (já explicado anteriormente), ou fazer backup sincronizando suas notas do OneNote com o OneDrive.
O OneNote é um ótimo aplicativo quando se trata de guardar seus arquivos de forma organizada e torná-los facilmente acessíveis para você, mas você não conseguirá tudo isso se estiver sendo constantemente bombardeado por erros, não é? Você ficará tão frustrado que poderá até achar o software terrivelmente irritante.
Os erros mais comuns podem travar o OneNote ou torná-lo sem resposta, tanto na inicialização quanto durante o uso. Fica pior quando o OneNote fica bêbado e decide começar a agir mal; não consegue sincronizar; mostra que você não está conectado à internet; não permite que você pesquise seus arquivos; infinitos problemas.
Eles não acontecem com a frequência que você pensa, mas acontecem, então por que esperar que o OneNote trave e interrompa seu trabalho antes de aprender como corrigi-lo?
A coisa inteligente a fazer é estar preparado para corrigir qualquer problema antes que ele apareça, porque ele pode e irá aparecer. Essa é uma verdade absoluta. Nenhum software funciona perfeitamente sempre que você o inicia.
Os problemas mais comuns e como corrigi-los serão descritos aqui para você. Se você estiver usando seu Mac e os encontrar, basta consultar o guia abaixo para corrigi-los.
Esse problema pode não resultar do OneNote em particular. Por fazer parte do Microsoft Office Suite, todo o processo pode travar. Resolva este problema fazendo isso:
1. Abra o "Finder" e escolha "Ir" na barra de menu. Você provavelmente não verá "Biblioteca" no menu suspenso ainda. Torná-lo visível é fácil.
2. Pressione a tecla "Option/Alt" e o item "Biblioteca" ficará visível.
3. Escolha "Biblioteca". Dentro desta pasta da Biblioteca, você verá "Compartimentos". Exclua esta pasta: "com.microsoft.onenote.mac." (/Users/{{User Name}}/Library/Containers/com.microsoft.onenote.mac).
4. Vá para este diretório: ~/Library/Group Containers/UBF8T346G9.Office/
5. Exclua a pasta "OneNote".
6. Reinicie o seu Mac e inicie o "OneNote novamente". Pronto, o problema foi resolvido.
Às vezes, quando o OneNote trava ao tentar abrir um bloco de anotações, é muito provável que o problema esteja em um arquivo de dicionário personalizado. Experimente esta pequena correção e veja se funciona para você.
1. Abra o “Microsoft Word”.
2. Vá para "Preferências."
3. Escolha "Ortografia & Gramática."
4. Clique em "Dicionários…"
5. Selecione cada um dos dicionários personalizados que você vê.
6. Clique no botão "Remover" e em "OK".
7. Feche o Word. E inicie o OneNote. Problema resolvido.
Para esta solução, você terá que abrir seu navegador da web favorito e ficar online. Só a Internet pode salvá-los aqui, ó fiéis usuários de Mac.
Acessando o site do OneNote (www.onenote.com), você pode verificar se o problema está no servidor do OneNote ou no OneNote.
1. Abra sua pasta "Aplicativos".
2. Abra o "OneNote".
3. Na barra de ferramentas do OneNote, clique em "Blocos de Notas".
4. Clique em "Blocos de Notas" novamente, clique em "Copiar link para Bloco de Notas."
5. Abra um navegador (Google Chrome, Firefox, etc. Qualquer um deles funcionará) e clique dentro da caixa Endereço.
6. Pressione “Command” + “V” no teclado do seu Mac e cole a URL que você copiou na etapa acima. Pressione “Enter” e o bloco de notas será carregado no OneNote Online.
Se, depois de fazer tudo isso, você abrir o Bloco de Notas por meio do OneNote Online sem problemas e com as alterações feitas também aparecendo, o problema pode ser rastreado até o OneNote do seu Mac.
Basta fechar e reabrir o bloco de notas. Fazer isso geralmente limpa a conexão e a redefine também, garantindo que você não encontre esse problema novamente em breve. Faça isso seguindo as etapas abaixo:
1. Vá para a barra de menu do OneNote do seu Mac e clique em "Bloco de Notas".
2. Clique em "Bloco de Notas" novamente.
3. Clique em "Fechar este Bloco de Notas".
4. Volte para o Bloco de Notas no OneNote Online em seu navegador. Clique em “Abrir no OneNote”.
Você seguiu as instruções acima? Eles não ajudaram? Quer dizer que você ainda não consegue abrir e visualizar o Bloco de Notas por meio do One Note Online? Bem, isso é péssimo. É muito provável que seu servidor seja a principal fonte do problema de sincronização que você está enfrentando.
Para ter certeza disso, acesse este site: https://portal.office.com/servicestatus e verifique se há alguma indisponibilidade específica ou talvez interrupções no serviço.
Esteja ciente disso também: Blocos de Notas armazenados no SharePoint exigirão um método diferente de abordagem para retificar o problema enfrentado. Você deve entrar em contato com o administrador para ajudar a corrigir o problema.
Também existe um terceiro cenário para esse problema: se você pode abrir e ver facilmente o Bloco de Notas no OneNote Online, mas não consegue ver nenhuma alteração, isso significa apenas que as informações ainda não foram sincronizadas. É fácil verificar o status de sincronização de erros específicos. Siga esses passos:
1.Clique no botão roxo "Mostrar Blocos de Notas".
Quando você passa o cursor do mouse sobre o triângulo de aviso que você vê ao lado do nome de qualquer bloco de notas listado, um código de erro será exibido na dica de ferramenta. Guarde mentalmente esse erro ou anote-o.
Use a Internet para saber mais sobre o código de erro e o que ele acarreta. Procure a documentação sobre ele e outros problemas semelhantes. Se você não se sentir confortável com a adulteração de muitas configurações em seu OneNote ou se não tiver tempo para solucionar o problema mais detalhadamente (ou se você simplesmente não conseguir consertar o computador), entre em contato com os profissionais da equipe de produto do OneNote e deixe-os cuidar disso para você. Esta deve ser a última opção porque, com alguns ajustes, você provavelmente poderá corrigir qualquer problema que esteja incomodando seu OneNote.
Pode haver uma série de razões pelas quais o OneNote deixa de funcionar corretamente, mas a razão mais comum, conforme corroborado por inúmeros fóruns e usuários do Mac, é um simples problema do OneNote que não está atualizado. Corrija isso fazendo o seguinte:
1. Se você baixou e instalou o OneNote da Mac App Store, vá até lá e clique na guia "Atualizações".
2. Você verá que há uma atualização para o One Note. Clique em "Atualizar."
1. Inicie qualquer aplicativo do Office (OneDrive, Outlook, etc.).
2. Se você ainda não se conectou à Internet, conecte-se agora.
3. Vá para o menu "Ajuda" e selecione "Verificar atualizações."
4. Permita que o recurso "AutoUpdate" do aplicativo escolhido verifique se há novas atualizações e as instale. Isso não apenas atualizará seu OneNote, mas também todos os outros aplicativos do Office, portanto, está essencialmente matando vários pássaros com uma cajadada só.
5. Reinicie o seu Mac e está tudo pronto. Seu OneNote deve responder agora. Se ainda não estiver respondendo, ameace verbalmente até que compreenda o sentido.
Mais uma vez, este é outro problema causado pelo OneNote que não é atualizado para a versão mais recente. Aqui está o que você precisa entender sobre atualizações: Mesmo se você atualizar seu software, é possível que outra atualização seja lançada no dia seguinte! E essas atualizações são o que principalmente corrige muitos dos erros que seu software enfrenta.
Então, você pode pensar que seu software está atualizado, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Abra a guia de atualização do seu Mac de vez em quando para ver se algo precisa ser atualizado ou não. Nem todo software vem com um recurso de atualização automática. Agora vá em frente e verifique se a atualização do OneNote corrigirá o bug ao fazer o seguinte:
1. Abra o "OneNote" e clique em "Ajuda". Você o verá na barra de menu superior.
2. Clique em “Verificar atualizações”. O problema deve ser corrigido após a atualização.
Você já se deparou com a mensagem de erro abaixo ao usar o OneNote?
1. Se tiver, tente isso para resolver. Feche todos os blocos de anotações abertos em seu OneNote.
2. Clique em "Mostrar Blocos de Notas".
3. Ao ver a lista de blocos de notas aparecer, mantenha pressionada a "tecla Control" enquanto clica no nome do bloco de notas a ser fechado.
4. Outro menu aparecerá. Clique em “Fechar este bloco de notas”.
5. Repita as mesmas etapas para cada bloco de notas até fechar todos eles.
6. Feche o OneNote e abra qualquer navegador.
7. Faça login em sua conta do OneDrive. Pode ser o seu OneDrive pessoal, onde os arquivos foram armazenados, ou talvez o OneDrive para empresas.
8. Abra o Bloco de Notas por meio do OneNote Online.
9. Clique em “Abrir no OneNote”. O problema agora deve ser corrigido e seu OneNote deve responder corretamente. Se o problema ainda persistir, é quase certo que uma atualização irá corrigi-lo. Honestamente, atualizar seu software é praticamente a solução definitiva para esses bugs irritantes.
Mesmo partindo das poucas páginas acima, ninguém pode dizer que o OneNote é menos do que uma ferramenta útil. Você pode sempre tê-lo considerado um dos aplicativos mais redundantes do pacote Microsoft Office, mas agora percebe como se enganou? O software oferece a capacidade de manter todas as suas informações ao seu alcance, mas também possibilita o compartilhamento dessas informações com um grande número de pessoas em um só lugar. Na verdade, torna o uso de outro software desnecessário porque pode lidar com as tarefas sozinho.
O OneNote pode não ser perfeito porque ainda pode ser retardado por bugs, mas dá conta do recado. Sua eficiência facilita sua vida. Use-o algumas vezes e provavelmente será um de seus aplicativos favoritos no Mac. Vá em frente, tente. Você não vai se arrepender!
Luís Santos
chief Editor