O que é a ferramenta MBR2GPT e como usá-la [guia 2022]

Um guia completo para a ferramenta MBR2GPT.EXE

Saiba tudo sobre a ferramenta MBR2GPT, o que é e como pode ajudá-lo a melhorar seu sistema. Aprenda a usar passo a passo.

Teste Grátis Teste Grátis

Se você iniciou uma atualização do Windows 11 em seu ambiente corporativo, talvez já tenha ouvido falar do MBR2GPT. O MBR2GPT.exe é uma ferramenta que ajuda a converter o estilo de partição de disco no Windows de registro de inicialização mestre (MBR) para tabela de partição GUID (GPT) sem alterar ou excluir dados no disco rígido.

Este artigo ensinará sobre a ferramenta MBR2GPT para Windows 10 e 11 e como você mesmo pode usá-la.

Parte 1. O que é a ferramenta MBR2GPT no Windows 10/11?

MBR2GPT.EXE converte um disco do estilo de partição Registro de Inicialização Mestre (MBR) para o estilo de partição Tabela de Partição GUID (GPT). Ele foi projetado para ser executado a partir de um prompt de comando do WinPE (ambiente de pré-instalação do Windows). No entanto, com a opção /allowFullOS, o programa também pode ser iniciado a partir de todo o sistema operacional (SO) Windows 10.

A ferramenta MBR2GPT pode ser encontrada no diretório Windows\System32 em PCs com Windows 10 versão 1703 ou posterior e Windows 11.

Tanto o Windows PE quanto o ambiente completo do sistema operacional têm esse utilitário disponível. Você deve primeiro atualizar a imagem do Windows PE (winpe.wim, boot.wim) com o Windows ADK 1703 ou uma versão posterior para utilizar esta ferramenta em uma sequência de tarefas de implantação usando o Configuration Manager ou o Microsoft Deployment Toolkit (MDT).

ferramenta mbr2gpt

Parte 2. Como usar a ferramenta MBR2GPT?

1. Conversão no ambiente completo do sistema operacional Windows

Abra o prompt de comando digitando cmd na caixa de pesquisa da barra de ferramentas do Windows 10. No prompt de comando cmd como administrador, digite mbr2gpt /convert /disk: n /allowfullOS. A partição de disco que você deseja converter será exibida. Pressione Enter e pronto.

conversão de mbr para gpt no windows10

2. Conversão dentro do Windows PE

O processo é o mesmo. No entanto, aqui você deve digitar comandos diferentes.

  • Digite o comando mbr2gpt /convert /disk: n.
conversão no windows pe

Parte 3. As limitações do MBR2GPT

Embora o MBR2GPT pareça uma ótima ferramenta, ela possui algumas limitações.

  • O MBR2GPT não é o mesmo que a conversão de BIOS para UEFI. Ele converte o sistema da partição, enquanto o último altera o firmware do sistema de Legacy BIOS para UEFI.
  • A ferramenta MBR2GPT só deve ser executada antes da conversão do BIOS para UEFI durante a atualização e, preferencialmente, no sistema Windows PE. Pode haver uma conversão malsucedida se a ferramenta for executada após a conversão do firmware.
  • Sistemas GPT ou legacy não são oficialmente suportados. Portanto, depois de fazer a conversão usando esta ferramenta, você pode não ter suporte oficial se algo der errado.
  • Você não pode desfazer os passos depois que o disco for convertido. Além disso, caso você tenha executado o layout durante uma atualização, não poderá reverter para uma versão anterior do Windows. Essa limitação é padrão, independentemente da marca do computador que você está usando.
  • Se você deseja usar a ferramenta em sua capacidade total, você precisa usar o disco que precisa ser convertido com menos de 4 partições. Em vários testes, descobriu-se que os modelos Dell podem criar partições de recuperação extras durante uma atualização, que falharam na conversão com o MBR2GPT quando o limite de partições foi atingido antes da atualização.
  • Você precisa garantir que está fornecendo o pacote de driver correto para o modelo se estiver usando a ferramenta com uma única sequência que pode lidar com todos os modelos de hardware. Além disso, você deve confirmar se o mecanismo aceita as variáveis ​​fornecidas. A configuração desconsiderará as variáveis ​​incorretas do pacote do driver. Como resultado, outra desvantagem que descobrimos é a precisão dos drivers.

Parte 4. Solução de problemas ao usar o MBR2GPT

A ferramenta pode retornar vários erros comuns. Mas não se preocupe, pois você pode resolvê-los na maioria dos casos. Aqui está a lista de códigos de retorno que você pode obter ao usar o utilitário MBR2GPT:

Código de retorno
Descrição
0 A conversão foi concluída com sucesso.
1 A conversão foi cancelada pelo usuário.
2 A conversão falhou devido a um erro interno.
3 A conversão falhou devido a um erro de inicialização.
4 A conversão falhou devido a parâmetros de linha de comando inválidos.
5 A conversão falhou devido a um erro na leitura da geometria e layout do disco selecionado.
6 A conversão falhou porque um ou mais volumes no disco estão criptografados.
7 A conversão falhou porque a geometria e o layout do disco selecionado não atenderam aos requisitos.
8 A conversão falhou devido a um erro ao criar a partição do sistema EFI.
9 A conversão falhou devido a um erro ao instalar os arquivos de inicialização.
10 A conversão falhou devido a um erro ao aplicar o layout GPT.
100 A conversão para o layout GPT foi bem-sucedida, mas algumas entradas de dados de configuração de inicialização não puderam ser restauradas.

Correção nº1: Falha na validação do layout do disco MBR2GPT

falha na validação do mbr2gpt

Este é um dos erros mais comuns que encontramos durante a conversão de MBR para GPT. Pode ser devido à sintaxe ou sistema errado que você está usando. O MBR2GPT.exe aplica-se apenas ao Windows 10 versão 1703 ou posterior. O erro também pode ocorrer se o seu sistema não suportar o BIOS que você está convertendo.

Para resolver isso, verifique o seguinte:

  • Se sua sintaxe está correta.
  • Seu sistema suporta UEFI.
  • Verifique o tipo de BIOS que você está usando atualmente.
  • Verifique se o seu sistema não é o Windows 7,8, 8.1 ou versões anteriores do Windows 10. Deve ser o Windows 10 versão 1703 ou posterior ou o Windows 11 se você deseja usar o MBR2GPT.

Você também pode consultar este vídeo para obter um guia completo para corrigir o erro "Falha na validação do layout do disco MBR2GPT".

Correção nº2: O MBR2GPT não consegue encontrar a partição do sistema operacional

Pode haver muitas razões técnicas por trás desse erro. O mais comum é que seu sistema possui entradas incorretas na configuração de inicialização. Confira o vídeo abaixo para resolver esse problema rapidamente.

Aqui também está um guia passo a passo para você corrigir o “MBR2GPT não consegue encontrar a partição do sistema operacional”:

Passo 1. Abra o diskpart e verifique se há entradas inválidas. Use a sintaxe da seguinte forma:

▸diskpart
▸select disk 0: o disco do sistema operacional
▸list partition
▸select partition 2: porque aqui a partição 2 é a partição onde o sistema operacional Windows está instalado
▸assign drive letter= w (por exemplo)
▸select partition 1: porque aqui a partição 1 é a partição reservada pelo sistema
▸assign drive letter= b (por exemplo)

correção para não é possível encontrar a partição do sistema operacional

Depois disso, você pode dar um passo mais à frente dos arquivos de partição de inicialização do sistema para examinar a partição do sistema Windows e determinar se a pasta de inicialização está presente.

Passo 2. Use o comando "X: Sources>dir /a w:" Execute o comando "X: Sources>dir /a b:" para verificar a partição reservada pelo sistema se as pastas de inicialização necessárias não estiverem presentes.

verifique as informações de inicialização

Passo 3. Depois de localizar a pasta de inicialização na partição do sistema ou na partição reservada do sistema, você deve usar o comando "X: Sources>dir /a b: Boot" para iniciar o programa bcdedit e direcioná-lo para o local do armazenamento de dados de configuração de inicialização que você acabou de localizar.

Passo 4. Identifique quaisquer entradas inválidas neste ponto. Digite "X: Sources>bcdedit /store B:bootbcd /enum all" para executar o comando. Existem inúmeras dicas para entradas incorretas ou abaixo da média. Por exemplo, "unknown" pode ser encontrado em algumas entradas. Eles podem ser remanescentes de uma instalação anterior do Windows ou causados ​​por software mal-intencionado.

procurar entradas desconhecidas

Passo 5. Copie a identificação da entrada inválida. Em seguida, navegue até a loja mais uma vez com bcdedit e instrua a remover a entrada propensa a erros usando o identificador copiado. Por fim, remova a entrada ruim.

removendo a entrada ruim

Passo 6. Para ver se tudo está funcionando corretamente agora, tente executar o comando "X: Sources>bcdedit /store B:bootbcd /enum all" mais uma vez. Se tudo correr conforme planejado, use o utilitário MBR2GPT mais uma vez. Desta vez, você pode terminá-lo com sucesso.

Confira este vídeo para saber mais sobre o processo em um formato visual.

Correção nº3: O MBR2GPT não é reconhecido

A principal causa desta versão é a sua versão do Windows. Você receberá esse erro se executar qualquer versão diferente do Windows 10 ou 11.

Para corrigir esse erro, basta atualizar o Windows para a versão 10 e esse erro não ocorrerá novamente. Você pode verificar sua versão do Windows usando a caixa de diálogo Informações do sistema.

verificando as informações do sistema

Correção nº4: O MBR2GPT não consegue encontrar espaço para a partição do sistema EFI

Este erro ocorre quando você não tem espaço livre suficiente no sistema do seu computador ou na unidade C alocada. Em alguns casos, esse erro também pode ocorrer se não houver espaço em disco não alocado em seu sistema.

Você pode remover esse erro reduzindo a unidade C para formar um novo espaço não alocado. Em seguida, você pode mover o espaço não alocado para a partição frontal do disco. Você também pode usar qualquer ferramenta de terceiros para executar este passo. Certifique-se de fazer backup dos dados antes de prosseguir.

mbr2gpt não consegue encontrar espaço

Conclusão:

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Lembre-se que enfrentar erros durante a conversão da ferramenta MBR2GPT é um processo típico. Você terá a oportunidade de aprender as complexidades do sistema computacional enquanto utiliza esta ferramenta. Boa sorte.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13