Sistema de arquivos resiliente (ReFS) - tudo o que você precisa saber

O que é o sistema de arquivos ReFS

Deseja entender mais sobre o Sistema de Arquivos ReFS? Apresentamos aqui a definição, características e formas de utilizá-lo, assim como seus benefícios e desvantagens.

Teste Grátis Teste Grátis
sistema de arquivo refs

Existem 3 opções comuns de sistema de arquivos do Windows ao formatar um disco rígido em um computador Windows 10/11. Primeiro é o sistema de arquivos NTFS, o formato de arquivo padrão para a maioria das versões contemporâneas deste sistema operacional. O próximo é o FAT32, que foi herdado do DOS original e incorporou a última extensão, exFAT. No entanto, um sistema de arquivos mais recente foi introduzido, chamado Sistema de Arquivo Resiliente (ReFS), um formato de nova geração para dispositivos de servidor.

Parte 1. O que é o sistema de arquivos ReFS - definição

O Sistema de Arquivo Resiliente (ReFS) é o sistema de arquivos mais recente da Microsoft e foi criado para garantir a integridade dos dados com resiliência contra corrupção e maximizar a disponibilidade dos dados. Ele aborda vários problemas crescentes e estabelece as bases para melhorias tecnológicas mais avançadas.

o que é sistema de arquivos refs

Sistemas suportados

O Sistema de Arquivos Resilientes (ReFS) suporta o Windows Server 2022/2019/2016/2012, Windows 8.1 e posteriores (capacidade de criação de volume do ReFS eliminada na atualização do Fall Creators 2017 do Windows 10, exceto Windows 10 Enterprise e Pro para estações de trabalho).

História do desenvolvimento do ReFS

O Sistema de Arquivo Resiliente (ReFS) é o sistema de arquivo posterior ao NTFS. Embora o Windows suporte o sistema de arquivos NTFS porque ele oferece desempenho, confiabilidade e recursos não disponíveis nos sistemas de arquivos mais antigos que o Windows suporta. A partir do Windows 8.1 e Windows 2012, a Microsoft adiciona o suporte ao sistema de arquivos ReFS. Como o ReFS suporta arquivos longos e caminhos de arquivos, ele tem baixa corrupção de dados durante quedas de energia e funciona bem com os espaços de armazenamento do Windows introduzidos no Windows 2016.

Como verificar se o disco rígido do seu computador é ReFS

Um sistema de arquivos permite que os aplicativos acessem e armazenem arquivos em dispositivos de armazenamento. Os dispositivos Windows permitirão que você formate uma unidade com os sistemas de arquivos FAT, FAT32, exFAT, NTFS ou ReFS.

Aqui está uma maneira de verificar se o sistema de arquivos do disco rígido é ReFS no Windows 10:

Passo 1. Abra o Explorador de arquivos clicando no botão Iniciar e selecione Explorador de Arquivos.

abra o explorador de arquivos do disco rígido do windows 10

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse na unidade específica com o sistema de arquivos que deseja verificar e clique em Propriedades.

Passo 3. Agora você verá o sistema de arquivos da unidade.

o disco rígido está formatado no sistema de arquivos refs

Parte 2. Como o ReFS funciona?

Apesar da menção repetida de uma semelhança de alto nível entre ReFS e NTFS, estamos considerando apenas a compatibilidade de algumas estruturas de metadados. A implementação em disco das estruturas ReFS é distinta de outros sistemas de arquivos da Microsoft.

Os principais elementos estruturais do novo sistema de arquivo são árvores B+, e todos os elementos da estrutura do sistema de arquivo podem ser de nível único (folhas) ou multinível (árvores B+). Este método nos permite escalar quase todos os elementos do sistema de arquivo. Seu escalonamento adicional elimina a aparência de "gargalos", além do endereçamento real de 64 bits de todos os elementos do sistema.

sistema de arquivos refs estrutura em árvore b+

Todos os outros registros, exceto o registro raiz da árvore B+, têm o tamanho de um bloco de metadados inteiro (16 KB). O tamanho dos nós intermediários é pequeno (60 bytes). Como resultado, mesmo grandes estruturas são geralmente descritas usando um pequeno número de níveis de árvore. Essa abordagem melhora o desempenho geral do sistema.

Parte 3. Recursos do sistema de arquivos ReFS

1. Como é resiliente

A característica principal do ReFS é a resiliência. O ReFS inclui novos recursos que podem detectar e reparar corrupções com precisão enquanto permanecem online, aumentando assim a integridade e a disponibilidade de seus dados:

  • Fluxos de integridade: O ReFS emprega somas de verificação para metadados e, opcionalmente, dados de arquivo, permitindo detectar corrupções de forma confiável.
  • Integração com espaços de armazenamento: Quando usado em conjunto com um espelhamento ou espaço de paridade, o ReFS pode reparar automaticamente as corrupções detectadas usando a cópia alternativa dos dados fornecidos pelos Espaços de Armazenamento. Os processos de reparo são localizados à corrupção e executados on-line, não exigindo tempo de inatividade de volume.
  • Salvando dados: Se um volume ficar distorcido e não existir uma cópia substituta dos dados corrompidos, o ReFS remove os dados corrompidos do espaço de nomes. O ReFS retém o volume online enquanto lida com a maioria das corrupções não-corregíveis, mas em casos raros, o ReFS deve tirar o volume offline.
  • Correção proativa de erros: O ReFS apresenta um verificador de integridade de dados identificado como um scrubber, além de verificar os dados antes de ler e escrever. Este scrubber funciona digitalizando o volume regularmente, detectando corrupções latentes, e iniciando proativamente o reparo dos dados.

2. Outros recursos disponíveis apenas no ReFS

Somente o sistema de arquivos ReFS possui os seguintes recursos principais adicionais:

Funcionalidade
ReFS
NTFS
Bloquear clonagem Sim Não
VDL esparso Sim Não
Paridade acelerada por espelhamento Sim (em espaços de armazenamento direto) Não
Snapshots em nível de arquivo Sim Não

Operações aceleradas de máquinas virtuais - ReFS apresenta novas funcionalidades explicitamente destinadas a melhorar o desempenho de cargas de trabalho virtualizadas:

  • A clonagem em bloco acelera as operações de cópia, permitindo operações de fusão de pontos de verificação VM rápidas e de baixo impacto. Em vez de ler e escrever dados em arquivos, a clonagem de blocos no ReFS realiza cópias como uma operação de metadados de baixo custo. Em cima do sistema de arquivos ReFS, os blocos são essencialmente clonados no lugar, transformando o processo físico em um processo lógico rápido. Também acelera a fusão dos pontos de verificação.
  • O VDL esparso (comprimento de dados válido) permite que o ReFS zere arquivos rapidamente, reduzindo o tempo necessário para criar VHDs fixos. O Microsoft ReFS usa VDL para indicar quanto de um arquivo contém dados. Também beneficiará as operações de expansão VHDX em expansão dinâmica.
  • Os espaços de armazenamento podem fornecer tolerância a falhas de dados por meio de duas técnicas fundamentais: espelhamento e paridade. O ReFS apresenta a paridade acelerada por espelhamento nos Espaços de Armazenamento Diretos, permitindo que você crie volumes usando resiliências de espelhamento e paridade. A paridade acelerada por espelhamento fornece armazenamento de baixo custo e pouco espaço sem comprometer o desempenho de qualidade.
  • O ReFS também oferece snapshots em nível de arquivo. Um snapshot de arquivo cria um novo arquivo contendo os dados e atributos do usuário do original. Os snapshots de arquivo são frequentemente usados ​​em sistemas de armazenamento para melhorar a proteção e a eficiência dos dados. Eles foram inicialmente projetados para resolver vários problemas de backup de dados, como recuperar dados corrompidos e aumentar o desempenho da qualidade enquanto um backup está em andamento.

3. Recursos que não estão disponíveis no sistema de arquivos ReFS

O sistema de arquivos ReFS atualmente não possui os seguintes recursos:

Funcionalidade
ReFS
NTFS
Inicializável Não Sim
Compressão no nível do sistema de arquivos Não Sim
Criptografia no nível do sistema de arquivos Não Sim
Suporte a arquivo de página Não Sim
Compatível com mídia removível Não Sim

O ReFS não suporta algumas funcionalidades do NTFS. Iniciar o Windows, compressão de nível de sistema de arquivos, criptografia de nível de sistema de arquivos, suporte a arquivos de página e suporte a mídias removíveis são exemplos. Os espaços de armazenamento substituem os discos dinâmicos por volumes espelhados ou listrados por pools de armazenamento espelhados ou em faixas. Entretanto, a correção automática de erros só é suportada em espaços espelhados. Nas primeiras versões do ReFS faltava a deduplicação de dados. Ele foi adicionado na v3.2 e apareceu pela primeira vez no Windows Server v1709. O ReFS não incluiu inicialmente o suporte a fluxos de dados alternativos.

4. Limites do sistema de arquivos ReFS

Confira aqui a tabela de comparação de recursos de ReFS e NTFS:

Características
ReFS
NTFS
Comprimento máximo do nome do arquivo 255 caracteres Unicode 255 caracteres Unicode
Comprimento máximo do nome do caminho 32K caracteres Unicode 32K caracteres Unicode
Tamanho máximo do arquivo 35 PB (petabytes) 256 TB
Tamanho máximo do volume 35 PB 256 TB

O sistema de arquivos ReFS tem melhorias significativas de longo prazo em relação ao NTFS. O ReFS é muito mais inovador ao lidar com um volume e tamanho de arquivo muito maiores do que o NTFS. Com o ReFS, um nome de arquivo pode ter até 255 caracteres Unicode. Além disso, está em conformidade com um nome de caminho longo.

Parte 4. Vantagens e desvantagens do ReFS

Prós:

Excelente desempenho.

Capacidade aprimorada de verificar a mídia em busca de erros.

Tem apenas pouca perda de dados quando o sistema de arquivos falha e ocorrem bad blocks.

Integração com criptografia EFS.

Recurso de cotas de disco.

O tamanho máximo do arquivo aumenta para 16 Eib.

O número de arquivos armazenados na pasta aumentou para 18 trilhões.

Capacidade máxima de disco de até 402 Eib.

O número máximo de caracteres no nome do arquivo foi aumentado para 32768.

Contras:

Atualmente, o ReFS não oferece suporte à formatação da unidade do sistema.

Dispositivos de armazenamento externo não são suportados.

Sem perda de dados, você não pode converter um disco NTFS em um disco ReFS.

Alguns softwares não suportam este sistema de arquivos.

Parte 5. Como usar o sistema de arquivos ReFS

Atualmente, o ReFS está disponível apenas no Windows 10 por meio do recurso de espaço de armazenamento. Além disso, é necessário criar um espelhamento bidirecional com dois discos rígidos e formatar o armazenamento usando Espaços de Armazenamento em ReFS. Como resultado, se você deseja apenas testar o ReFS, mas não possui as unidades de disco rígido extras necessárias, pode usar duas unidades virtuais.

A seguir estão os passos para usar o sistema de arquivos ReFS para seus discos rígidos:

Passo 1. Abra o Painel de controle do seu computador com Windows 10 pesquisando por Painel de controle na caixa de pesquisa e pressione Enter.

Passo 2. Em seguida, vá para Sistema e segurança > Espaços de armazenamento > Criar um novo pool e espaço de armazenamento.

crie um novo pool e espaço de armazenamento com refs

Passo 3. Selecione Criar pool. Em seguida, especifique uma letra de unidade para o pool, o tamanho e o sistema de arquivos ReFS. Em seguida, para concluir o processo, pressione Criar Pool.

criar um novo pool com o sistema de arquivos refs

Tutorial em vídeo sobre o sistema de arquivos ReFS

Parte 6. Como converter NTFS para ReFS e vice-versa

Atualmente, não há solução possível para converter NTFS em ReFS ou ReFS em NTFS mantendo os dados. Para alternar entre NTFS e ReFS, primeiro faça backup de todos os dados do volume. Em seguida, formate com o sistema de arquivos ReFS e copie os dados de volta para restaurá-los.

Recuperação de Dados ReFS

Embora o ReFS melhore a segurança e a eficiência do armazenamento, ele não pode proteger totalmente os dados essenciais contra exclusão acidental, vírus ou outras fontes de perda de dados. Para recuperar dados perdidos de discos rígidos ReFS, recomendamos o Wondershare Recoverit para você usar! Selecionado como líder na indústria de recuperação de dados pela G2, o Recoverit é o software de recuperação de dados mais profissional e fácil de usar com mais de 50 patentes.

Wondershare Recoverit - o melhor software de recuperação de dados

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Recupera dados de todos os sistemas de arquivos, incluindo exFAT, FAT32, NTFS, ReFS, APFS, HFS+, Raid, RAW e EXT4.

Suporta mais de 500 cenários de perda de dados, incluindo exclusão, formatação, ataques de vírus, travamentos de computador, etc.

Suporta recuperação de dados da lixeira, disco rígido, cartão de memória, unidade flash, câmera digital, filmadoras e outros mais de 2.000 dispositivos de armazenamento.

Fornece visualização antes da recuperação. Nenhum pagamento é necessário se os dados forem irrecuperáveis.

Como recuperar dados de discos rígidos ReFS usando o Recoverit:

Passo 1: Escolha o disco rígido ReFS.

Abra o Recoverit Data Recovery após a instalação bem-sucedida. Em seguida, selecione o disco rígido ReFS que deseja restaurar os dados na guia Discos Rígidos e localizações.

escolha o disco rígido refs

Passo 2: Digitalize a unidade ReFS selecionada.

O programa de recuperação de dados ReFS começará a verificar os arquivos e dados perdidos em seu disco rígido ReFS. Levará de segundos a minutos, dependendo do tamanho do arquivo no disco. Você pode pesquisar ou filtrar os arquivos verificados durante o processo de verificação para obter resultados rápidos.

digitalize a unidade refs selecionada

Passo 3: Pré-visualize e recupere arquivos.

Você pode pré-visualizar os arquivos clicando no botão Pré-visualizar para garantir que sejam os arquivos que deseja restaurar. A recuperação de dados do Recoverit ReFS suporta a pré-visualização de quase todos os tipos comuns de arquivos, como fotos, vídeos, áudios, e-mails, documentos e muito mais. Por fim, clique em "Recuperar" para salvar os arquivos desejados em um local seguro.

visualizar e recuperar

Conclusão - o ReFS pode substituir o NTFS agora?

O Sistema de Arquivo Resiliente (ReFS) foi projetado para substituir o NTFS e ajuda na prevenção de corrupção de dados. Então, por que está demorando tanto para as empresas adotá-lo?

Quando a Microsoft introduziu o sistema de arquivos ReFS no Windows Server 2012, ele pretendia ser um substituto de última geração para o antigo sistema de arquivos NTFS da Microsoft. Apesar de seus recursos, apenas um pequeno número de organizações adotou o ReFS quando foi disponibilizado pela primeira vez.

Embora existam algumas vantagens significativas em usar o sistema de arquivos ReFS, existem muitos motivos para não usá-lo. O ReFS provavelmente não é a melhor escolha para volumes de servidor de arquivos e não pode substituir o NTFS agora.