O que é um Memory Stick - definição, uso, tipos e mais

O que é um cartão Memory Stick - um guia completo

Quer saber o que é cartão memory stick e como usar? Este guia irá mostrar tudo o que você precisa saber sobre esses dispositivos de armazenamento úteis.

Teste Grátis Teste Grátis
Apagou ou perdeu dados do Memory Stick acidentalmente?

Sem problemas. O Wondershare Recoverit pode recuperar seus arquivos perdidos em 3 passos. Este software de recuperação de dados definitivo e profissional é totalmente confiável e 100% seguro.

Você está procurando uma maneira fácil e conveniente de armazenar seus dados? Nesse caso, um cartão de memória pode ser a opção perfeita para você. Os Memory sticks são dispositivos pequenos e portáteis que permitem transportar seus arquivos de um computador para outro com facilidade. Além disso, eles têm uma variedade de diferentes capacidades de armazenamento, sendo ideais para armazenar tudo, desde músicas e fotos até documentos comerciais essenciais. Então, o que é um cartão memory stick e qual é a diferença entre um cartão memory stick e um cartão SD? Continue lendo para descobrir.

1. O que é um cartão memory stick?

Um cartão memory stick é um cartão de memória flash fabricado para uso com dispositivos portáteis. Este dispositivo de armazenamento foi lançado pela primeira vez no ano de 1998 pela Sony.

o que é memory stick

As primeiras versões deste cartão de memória tinham apenas cerca de 2 polegadas de comprimento, com largura e circunferência extremamente estreitas. Você podia armazenar 8 MB ou 128 MB em sua capacidade básica; hoje em dia, temos outros muito maiores que podem suportar até 1 TB.

Usos de um memory stick

Você pode usar um cartão memory stick para as seguintes finalidades:

  • Armazenar arquivos de música: é especialmente conveniente se você tiver muitas músicas que deseja levar consigo.
  • Armazenar fotos: pode ser útil se você quiser liberar espaço no disco rígido ou se quiser compartilhar fotos facilmente com outras pessoas.
  • Armazenar documentos comerciais: é uma maneira conveniente de transportar arquivos de um computador para outro.

Os cartões memory stick vêm com uma variedade de pinos diferentes que você pode usar para conectar ao computador e transferir os dados.

Características de um cartão memory stick

  • Compatibilidade: As diferentes formas e tamanhos fazem com que funcione para vários dispositivos, como câmeras digitais e celulares. Para usá-lo, acesse as portas USB baseadas em slots incorporadas ao seu computador ou quaisquer portas externas, como as encontradas em alguns notebooks.
  • Transferibilidade: Os cartões memory stick têm versões em vários tipos de pinos. Com esse recurso, você pode transferir fotos do seu computador conectando a um slot disponível.
  • Portabilidade: São pequenos e compactos, podendo ser facilmente transportados de um lugar para outro.
  • Capacidades de armazenamento: Você pode escolher um dispositivo capaz de armazenar a quantidade de dados necessária.
  • Fácil de usar: Usar um cartão memory stick é bastante simples; na maioria dos casos, tudo o que você precisa fazer é conectar o dispositivo.

História dos cartões memory stick

Os cartões de memória existem desde 1998, quando foram lançados pela primeira vez com uma capacidade de 128 MB. O formato não foi bem recebido, mas logo ganhou força devido ao acordo de licenciamento da Sony com eles, que aumentou sua popularidade na primavera de 2001, quando atingiu uma participação de mercado de 25% sobre os cartões CompactFlash (40%).

Após anos lançando apenas um tipo de cartão, a Sony combinou o suporte para os formatos SD/SDHC e Memory Stick em seus produtos em 2010. Todas as câmeras digitais anunciadas na Consumer Electronics Show deste ano podem usar um cartão de memória SDA ou MMC junto com qualquer outro tipo.

Além disso, a Sony desenvolveu os cartões SD. Muitos sentiram que era o fim do cartão memory stick; no entanto, a Sony não abandonou o formato. Em 2010, a Sony lançou o Memory Stick PRO-Duo, indicando claramente que ainda não estavam prontos para deixar o formato de cartão portátil.

Em 2019, a Sony finalmente lançou uma nova câmera sem suporte para Memory Stick. Em vez disso, eles optaram por dois slots SDXC que permitem aos usuários inserir dois cartões em vez de um. Isso indicou que os cartões memory stick estavam por acabar em breve.

2. Como funciona o memory stick?

Cada célula de memória neste chip contém uma grade de transistores que agem como pequenos interruptores. Os dados são reduzidos a apenas dois valores, 1 ou 0. Eles são armazenados em cada ponto da memória para que possam ser acessados ​​posteriormente, quando necessário para processamento.

O circuito dentro de um transistor armazena dados ligando e desligando pequenos pedaços de transistores. Quando não há energia, esses interruptores permanecem no estado de espera, o que mantém as informações intactas mesmo se você desconectar o cartão de memória do conector/leitor portátil.

3. Como usar os cartões memory stick?

Confira a resposta logo abaixo.

Usar cartões memory stick no Mac

  • Passo 1: Depois que o dispositivo estiver conectado, aguarde alguns instantes enquanto o computador configura automaticamente para que você possa acessar todos os seus arquivos. Verifique se o arquivo está formatado no sistema de arquivos FAT32.
  • Passo 2: O dispositivo agora deve aparecer na sua área de trabalho. Você pode clicar duas vezes nele para abrir e navegar pelos arquivos da mesma forma que faria com qualquer pasta de qualquer outro lugar no Windows.
  • Passo 3: Copie e cole ou clique e arraste seus arquivos para a unidade. Assim que terminar a transferência, você pode removê-lo do seu computador, mas com ejete o dispositivo com segurança.

Usar cartões memory stick no Windows

  • Passo 1: Encontre uma porta USB. As portas USB do seu computador podem estar localizadas em vários lugares. Você encontrará perto da lateral ou de trás de um notebook.
  • Passo 2: Insira a unidade USB em qualquer porta disponível. Se você planeja usá-la com frequência, escolha um no painel frontal do computador para acesso rápido.
  • Passo 3: Abra a ferramenta.
  • Passo 4: Mova para o arquivo desejado. Você pode copiar e colar ou clicar em Arrastar.
  • Passo 5: Você deve sempre esperar alguns minutos após a transferência de dados antes de remover a unidade. Isso ajuda os arquivos restantes a serem carregados e não perdidos para sempre.

4. Tipos cartões memory stick

Nosso artigo sobre o que é um memory stick ficaria incompleto sem falar sobre os vários tipos de memory stick, confira:

Cartão Memory Stick

O cartão memory stick original era um cartão pequeno e largo que podia armazenar até 128 MB de dados. Ele tinha duas cores: branco para suporte MagicGate e roxo para padrão. No entanto, este dispositivo portátil inicial não está mais disponível.

o cartão memory stick original

Memory Stick Select

O Memory Stick Select foi uma solução para a capacidade limitada de armazenamento dos cartões de memória iniciais. Ele tinha duas partições separadas de 128 MB, entre as quais você podia alternar com um botão físico em seu cartão.

cartão memory stick select

Memory Stick Pro

A Sony e a SanDisk anunciaram juntas um formato de memory stick em 2003. O Memory Stick PRO foi lançado em 9 de janeiro para oferecer suporte ao estilo original e sua contraparte aprimorada, já que esses cartões têm fatores de forma idênticos.

cartão memory stick pro

Outros tipos de cartões de memória incluem Sony Memory Stick Duo, Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, Memory Stick Micro (M2), Memory Stick XC, e Memory Stick PRO-HG Duo HX.

outros tipos de cartão memory stick

5. Memory stick vs. Cartão SD

O Secure Digital, também conhecido como cartão SD é um pequeno dispositivo de memória flash. Ele foi criado para atender às necessidades de indivíduos que carregam consigo muitos dispositivos, como celulares, sistemas de navegação automotiva, e-books, smartphones, PDAs, câmeras digitais, filmadoras de vídeo digital, reprodutores de música e computadores pessoais.

cartão memory stick vs. cartão SD

Diferenças entre memory stick e SD

Memory sticks são diferentes de cartões SD.

  • O Memory Stick Pro-HG Duo HX pode transferir 60 MB/s de dados. O SD (SDHC/SDXC) pode transferir dados a 95 MB/s de leitura e 90 MB/s de gravação. No entanto, essas são as taxas de transferência garantidas; eles podem ou não atingir esse potencial sempre.
  • Os cartões SD funcionam com um controlador serial, enquanto os cartões memory sticks funcionam com um controlador paralelo. Isso significa que os cartões SD podem transferir dados por uma longo tempo até ficarem danificados. No entanto, os controladores paralelos às vezes podem ser tão bons ou melhores.
  • Os discos rígidos baseados em série são mais rápidos do que os paralelos porque são tecnologicamente avançados e custam menos para fazê-los funcionar rapidamente. Mas em uma interface pequena como uma câmera para o cartão de memória, as desvantagens de um controlador paralelo não representam um problema.
  • Teoricamente, um cartão SD pode superar um cartão de memória; entretanto, o cartão memory stick pode oferecer melhores velocidades de leitura/gravação porque tem 8 bits ao invés de 4.

6. Como recuperar arquivos perdidos ou apagados de um cartão memory stick

Um cartão memory stick é propenso a perda de dados. Alguns motivos pelos quais você pode sofrer essa perda incluem: danos físicos, corrupção de dados, formatação incorreta, exclusão acidental, ataque malicioso, etc.

No entanto, com o desenvolvimento técnico mais recente, é possível recuperar dados de qualquer desastre de perda de dados de maneira fácil e eficaz. Confira o guia completo de como recuperar dados perdidos ou apagados de cartões de memory stick.

recuperação de dados do recoverit

Wondershare Recoverit - seu software de recuperação de cartão de memória seguro e confiável

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Recupere arquivos perdidos ou excluídos, fotos, áudio, música, e-mails de qualquer dispositivo de armazenamento de forma eficaz e completa.

Recupere dados após exclusão repentina, formatação, danos ao cartão de memória, ataque de vírus, falha do sistema, etc.

Restaure arquivos de mais de 5.000 dispositivos de armazenamento, como unidades USB, cartões SD, Memory Sticks, SSDs, HDDs, disquetes, etc.

Pré-visualize os arquivos antes de recuperá-los. Nenhum pagamento é necessário se os arquivos forem irrecuperáveis.

Recoverit gratuito para testar e versão paga para aproveitar mais.

7. Futuro do memory stick

Os cartões memory stick ainda não estão extintos. Mas eles podem estar ficando obsoletos à medida que a tecnologia avança e outros dispositivos de armazenamento externo desenvolvem mais recursos. Os cartões de memória estão desaparecendo à medida que as pessoas estão migrando para o armazenamento em nuvem. Não é mais apenas para compartilhar arquivos, mas também permite que você atualize o material de marketing.

As desvantagens do compartilhamento de arquivos sem fio ou armazenamento em nuvem são proeminentes, mas há potencial para melhorias no futuro.

Perguntas frequentes

Pode durar até dez anos se manuseado corretamente.

A durabilidade e a vida útil de um conector USB são limitadas a cerca de 1.500 ciclos de remoção de inserção, portanto, você não deve usá-lo em excesso.

A confiabilidade de uma unidade flash USB depende de quantos ciclos de gravação/apagamento ela pode suportar. A vida útil média é entre 10.000 a 100 mil, dependendo se a tecnologia de memória tem seu limite, levando a alguma perda de dados e corrupção de unidades.

Conclusão:

Este artigo explica vividamente para que serve um cartão memory stick e como usá-lo. É uma ótima maneira de armazenar seus dados e mantê-los seguros. Mesmo se você perder dados, eles são recuperáveis. Além disso, eles têm diferentes tamanhos, cores e formas. E são fáceis de usar, ​​basta conectá-los ao seu computador ou dispositivo e pronto. Então, se você está procurando uma opção de armazenamento confiável, que também seja durável e compatível, os cartões de memória são uma ótima escolha.