Como formatar ou limpar o SSD do BIOS [2022]

Como formatar ou limpar o SSD do BIOS

Procurando soluções rápidas para limpar o SSD do BIOS? Fique conosco para ter um conhecimento sobre as melhores alternativas!

Teste Grátis Teste Grátis
formatando ou limpando ssd da bios

A necessidade de limpar sua unidade de estado sólido pode surgir de um ou vários cenários, desde o manuseio de dados até a corrupção de software. As atualizações tecnológicas tornaram o processo bastante fácil, mas você deve cuidar das restrições operacionais. Este artigo ilustra respostas úteis para como formatar o SSD a partir do BIOS.

Parte 1. O que é SSD e SSD vs HDD?

Antes de prosseguir com o processo de formatação, é necessário entender a definição de um SDD. Você também deve saber sobre a diferença entre um SSD e um HDD. Esses aspectos são discutidos a seguir:

O que é SSD?

Uma unidade de estado sólido ou SSD é um componente de armazenamento recentemente inventado para sistemas operacionais modernos. Esta é uma memória flash não volátil com um desempenho muito melhor do que as unidades de disco rígido normais.

Diferença entre SSD e HDD

1. Armazenamento de dados

A principal diferença entre os dispositivos mencionados é vista no padrão de armazenamento de dados. Os HDDs armazenam as informações do sistema em discos giratórios mecânicos. Os dados armazenados em um HDD são acessados ​​por meio de um cabeçote móvel de leitura/gravação. Os SSDs, ao contrário, utilizam chips de memória para ambos os propósitos.

2. Princípio de funcionamento

A próxima diferença pode ser vista no padrão de trabalho desses dispositivos. Uma unidade de disco rígido vem como um conjunto de pratos abaixo de um revestimento ferromagnético. Cada bit de dados é representado pela direção da magnetização. Uma cabeça de movimento rápido lê e grava dados no disco.

Os SSDs usam tecnologia flash para armazenar dados em células de memória individuais. Os bits de dados armazenados têm acesso imediato ao controlador. São dispositivos resistentes a impactos e de alta velocidade, mas custam muito mais do que os HDDs.

Parte 2. É possível formatar o SSD no BIOS?

Conforme declarado anteriormente, pode haver várias situações que exijam a formatação da unidade de estado sólido do seu notebook. Embora seja muito fácil resolver o problema, a maioria de vocês pode se perguntar se é possível formatar o SSD no BIOS. É realmente possível apagar sua unidade de estado sólido do BIOS do sistema por meio do processo de 'Apagamento Seguro'. É bom saber que uma série de programas de gerenciamento de SSD também está disponível para atender aos requisitos.

Parte 3. Como formatar ou limpar o SSD no BIOS?

As informações sobre as unidades do seu sistema estão contidas no BIOS. Você pode fazer alterações no mesmo para gerenciamento de disco sensível. Ele cuida do fluxo de dados entre a unidade de disco e o sistema operacional.

Ao prosseguir para formatar o SSD a partir do BIOS, você pode seguir diferentes métodos de acordo com seus requisitos específicos e configurações do sistema. A próxima seção descreve 2 processos convenientes para resolver o problema. Você é livre para escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. No entanto, deve-se notar que cada método tem seus méritos e limitações.

Passos para a operação

Usando a ferramenta de Apagamento Seguro

A ferramenta de 'Apagamento Seguro' é o método mais confiável e seguro para apagar ou limpar seu SSD. Usando este método, você pode ter certeza de que nenhum dado será deixado para trás. Esta ferramenta escreve sobre cada bit das informações armazenadas com 1 ou 0. Isto torna impossível que os dados sejam vazados. Veja como você pode usar a ferramenta de 'Apagamento Seguro' para formatar seu SSD a partir do BIOS:

Passo 1: Reinicie o sistema.

Passo 2: Use o botão de configuração do seu sistema operacional para entrar no BIOS.

Passo 3: Navegue até a guia 'Segurança'.

Passo 4: Selecione a opção 'Utilitários do disco rígido' ou 'Ferramentas do disco rígido' conforme exibido na tela.

Passo 5: Escolha a ferramenta 'Apagamento Seguro'.

janela de seleção da ferramenta de exclusão segura

Passo 6: Selecione a unidade que deseja formatar.

Passo 7: Aguarde o processamento do comando e clique em 'Continuar' ao receber um aviso.

Prós:

A ferramenta de 'Apagamento Seguro' é o método mais seguro para formatar o SSD a partir do BIOS.

A substituição binária dos dados armazenados por este método os mantém seguros contra vazamentos.

A ferramenta garante uma limpeza completa, sem deixar nenhum dado para trás.

Contras:

A formatação do SSD a partir do BIOS causa uma remoção completa e permanente das informações do disco.

O processo é fácil, mas o menor erro pode ter consequências graves.

Parte 4. Como recuperar dados de um SSD após a formatação?

Formatar seu SSD é uma coisa, mas a recuperação de dados é uma preocupação mais importante. Antes de tentar formatar o SSD a partir do BIOS, você deve verificar as opções disponíveis para recuperação de informações. O processo é bastante fácil, mas você deve observar o cenário de recuperação específico. Por exemplo, você pode querer recuperar os dados usando um utilitário do sistema operacional, como a Ferramenta de Recuperação do Windows. Além disso, existem várias ferramentas de terceiros para resolver o problema.

Passos da operação

Ao escolher a segunda opção, você pode contar com o programa Wondershare Recoverit para recuperar os dados do SSD após uma limpeza. Este software é uma ferramenta eficaz e útil para esclarecer as preocupações de recuperação de dados em diversos cenários. Veja como você pode usar o programa para recuperar as informações armazenadas em um SSD formatado:

Comece baixando a ferramenta Wondershare Recoverit Data Recovery do site oficial. Instale e inicie o programa em seu sistema e execute os seguintes passos:

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13

Passo 1: Conecte e selecione seu SSD

Conecte o SSD formatado ao seu sistema por meio de um cabo. Certifique-se de que o dispositivo seja reconhecido pelo PC. Vá para a guia 'Discos Rígidos e Locais' na interface de boas-vindas do programa e escolha sua unidade na lista de espaços de armazenamento. Toque no botão 'Iniciar' para prosseguir.

selecionando o local de recuperação dos dados excluídos

Passo 2: Digitalize o SSD selecionado

O software inicia uma verificação automática do SSD selecionado e exibe os dados excluídos sequencialmente. Se os arquivos necessários não aparecerem na primeira verificação, você pode selecionar o modo 'Recuperação geral' para verificação de localização profunda. O processo pode ser um pouco demorado.

digitalizando o local selecionado para recuperação de arquivo

Passo 3: Pré-visualize e recupere os arquivos de dados

Pré-visualize os arquivos exibidos após a conclusão da verificação da unidade. Verifique a qualidade e resolução dos dados necessários e selecione o mesmo. Clique no botão 'Recuperar' na parte inferior da interface para recuperar os arquivos escolhidos. Recomenda-se salvar os arquivos recuperados em um local diferente por motivos de segurança.

pré-visualizando e recuperando os dados excluídos
Prós:

O software tem uma notável taxa de recuperação de 96%.

As características originais dos arquivos de dados são mantidas durante o processo de recuperação.

O programa promete recuperação de dados em alta velocidade e o recebe com uma interface acolhedora.

Contras:

A versão gratuita só pode recuperar 100 MB.

Perguntas frequentes:

Ao começar a formatar o SSD a partir do BIOS, você deve usar uma ferramenta do sistema operacional, como o utilitário de 'Apagamento Seguro'. Uma série de programas de terceiros também estão disponíveis.

Antes de prosseguir com a formatação do SSD, certifique-se de ter um backup de dados criado. Embora existam métodos para recuperar os dados formatados, o processo pode ser complicado às vezes.

Uma formatação rápida do seu SSD modifica apenas o sistema de arquivos. A operação de formatação completa também verifica a unidade em busca de partições inválidas, juntamente com a modificação do sistema de arquivos.

Uma unidade de estado sólido geralmente não é danificada durante um processo de formatação rápida. Erros em uma formatação completo podem, no entanto, danificar o SSD.

Os SSDs possuem chips elétricos para gravar e ler dados. Evitando problemas de corrupção, você pode formatar a unidade aproximadamente 3.000 a 100.000 vezes durante a vida útil.

Conclusão:

Diversos cenários podem exigir a formatação da unidade em estado sólido. Esta preocupação pode ser facilmente resolvida através do BIOS do sistema operacional. Existem alguns aspectos essenciais a serem observados antes de você formatar o SSD a partir do BIOS. Você pode apagar rapidamente os dados e recuperá-los usando uma ferramenta inteligente de recuperação de dados. Procurando uma opção acessível, você pode escolher o programa Wondershare Recoverit Data Recovery.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13