17/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
A Apple lançou os chips personalizados T2 de segunda geração para MacBook, que ajudam a atingir uma variedade de funções, como funções de inicialização segura, aprimoramentos de processamento de sinal e imagem e armazenamento de dados criptografados.
Mesmo sendo cuidadoso ao usar o seu MacBook, você pode perder alguns dados importantes. Se você acidentalmente excluir ou perder alguns arquivos do seu MacBook, não perca as esperanças. Neste guia, aprenderemos como recuperar dados perdidos de um MacBook Air ou Pro T2 protegido.
A Apple lançou um chip de segurança T2 de segunda geração personalizado para o Macbook. Possui uma série de funções, como armazenamento criptografado, imagem aprimorada e processamento de sinal. Também melhora muito a segurança do MacBook.
O chip T2 é como uma máquina completa, com armazenamento e memória separados e rodando no bridgeOS. Graças ao chip T2, Facetime, Siri e algumas outras funções tornaram-se melhores e garantem que seu PC não seja afetado por ataques cibernéticos, pois fornece uma segurança forte.
A Apple apresentou pela primeira vez o chip T2 no iMac Pro 2017, e todos os computadores lançados depois disso usam o poderoso chip de segurança T2. Se você não sabe qual é o modelo do seu Mac, você deve abrir as informações do sistema para ver o seu modelo e a localização interna do chip T2. Verifique o relatório do sistema no menu Apple e selecione iBridge. Aqui você saberá se o seu aparelho possui este chip.
O iMac Pro obteve o chip T2 pela primeira vez em 2017 e chegou ao Mac Pro em 2019. Tanto o MacBook Pro quanto o Air lançaram esse chip em 2018 e todos os modelos subsequentes usam esse chip.
O chip T2 tem muitos recursos bons que podem melhorar a eficiência e o nível de segurança do seu MacBook. Isso mantém os dados no SSD seguros por meio de criptografia e é quase impossível recuperar os dados do MacBook.
O MacBook com este chip possui uma ID criptografada especial. Se o seu Mac estiver danificado e não puder ser ligado, será muito difícil recuperar dados usando métodos de recuperação comuns.
Embora seja difícil recuperar dados perdidos de um dispositivo Mac com um chip T2 instalado, isso não é completamente impossível. Você pode usar ferramentas confiáveis como o Wondershare Recoverit ou seguir algumas outras técnicas básicas. Vamos dar uma olhada nas opções disponíveis para executar a recuperação de dados em um MacBook com um chip T2 nele.
A melhor maneira de recuperar arquivos em dispositivos Apple T2 é usar uma boa ferramenta de recuperação, como o Wondershare Repairit. É fácil baixar, instalar e usar esta ferramenta para recuperação de dados. Veja como usar o Wondershare Repairit no seu Apple MacBook.
Passo 1: Abra o Recoverit em seu dispositivo Mac
Baixe e instale o Wondershare Repairit no seu Mac e clique no ícone para executá-lo. Depois que a ferramenta for aberta, você pode começar com a recuperação de dados.
Passo 2: Selecione um local para pesquisar arquivos perdidos
Na guia "Selecionar local", você verá várias unidades e deve selecionar uma na guia "Área de trabalho" ou "Dispositivos". Clique em Iniciar após selecionar o local.
Passo 3: Verifique este local
O Recoverit começará a escanear no local que você escolher e encontrará os arquivos excluídos aqui. Todos os dados formatados e perdidos serão encontrados. Você pode até filtrar os resultados após a verificação para encontrar os arquivos de que precisa mais rapidamente.
Passo 4: Visualize os arquivos
Quando você encontrar o arquivo, é melhor visualizá-lo uma vez e garantir que este é o que você está procurando. Existem quatro maneiras de visualizar os dados.
Passo 5: Recuperar e salvar arquivos
Depois de ver a visualização, você precisa clicar em Recuperar para recuperar todos os arquivos necessários. Certifique-se de não salvar o arquivo do local perdido na mesma pasta novamente e crie um novo destino para os dados.
Todos os dispositivos Mac têm uma unidade de backup chamada Time Machine. Se você tiver sorte, o Time Machine fará o backup dos seus dados e manterá uma cópia dos seus arquivos. Você terá a oportunidade de recuperar dados dos programas de backup do Time Machine. Confira aqui como usar este método para recuperar dados.
Passo 1: Conecte seu dispositivo de armazenamento externo ao MacBook ou iMac.
Passo 2: Abra a barra de menus e pressione o símbolo Time Machine. Isso abrirá o programa de backup para você.
Passo 3: Use o Time Machine e navegue para descobrir quando seus dados estarão disponíveis.
Passo 4: Depois de descobrir o arquivo de destino, pressione a barra de espaço para garantir que o arquivo de backup não seja prejudicial ao dispositivo.
Passo 5: Selecione todos os arquivos que deseja recuperar e clique em Restaurar para finalizar o processo.
O Time Machine é um bom programa de backup. Se você configurá-lo no dispositivo antes de perder dados, poderá restaurar seus arquivos. Se você não tiver um backup, este método não funcionará.
Quando você exclui arquivos de seu dispositivo Mac intencionalmente ou não, esses arquivos são enviados primeiro para a pasta Lixeira e são mantidos por um período de tempo antes de serem excluídos permanentemente. A recuperação de dados é possível porque os dados serão mantidos aqui por um período fixo de tempo, e você pode recuperar os dados durante esse período. Aprenda como recuperar arquivos da lixeira em um MacBook Pro ou Air com proteção T2.
Passo 1: Você verá o botão Lixeira no Dock. Clique nele para abrir a pasta da lixeira e iniciar o processo de recuperação.
Passo 2: Navegue até a pasta e procure os arquivos que deseja restaurar.
Passo 3: Depois de encontrar os arquivos e dados necessários, clique com o botão direito sobre eles e clique em Colocar de volta para restaurá-los.
Esta é uma das maneiras mais simples de restaurar dados em um MacBook protegido por T2 se você não tiver ou quiser usar um programa de recuperação de dados.
Todos os dispositivos Mac equipados com o chip T2 vêm com um Passware Kit Forensic, que possui uma ferramenta integrada para desbloquear discos APFS do seu dispositivo. A recuperação do ICloud deve estar habilitada para usar este recurso e você deve ter feito backup do seu ID Apple ou saber suas credenciais do iCloud.
Conecte seu Mac ao PC de destino usando USB-C ou Thunderbolt e use a recuperação de backup do iCloud para desbloquear o disco APFS. O backup do iCloud instalado no Mac é somente leitura e o processo de recuperação começa.
A Apple oferece um novo método para recuperar dados no MacBook Air e Pro 2018 e em modelos mais recentes que usam o chip T2 interno. Quando todos os outros métodos falharem, você deve consultar a loja da Apple mais próxima e buscar ajuda sobre este problema.
A equipe da Apple usa um cabo Thunderbolt 3 para Thunderbolt 3 (USB-C) ou um cabo Thunderbolt 3 para USB A para transferir dados. A equipe colocou o dispositivo no modo DFU e usou a ferramenta de diagnóstico integrada da Apple para iniciar o processo de recuperação.
Às vezes, o Mac exibe uma tela preta e não pode iniciar. Nesse caso, é melhor entrar em contato com a Apple Store, eles irão fornecer suporte e ajudá-lo a recuperar dados do SSD do seu MacBook.
Sim, o chip T2 em dispositivos Mac após 2018 melhora a segurança e melhora o nível de desempenho do seu PC, mas tem algumas desvantagens porque torna a recuperação de dados muito difícil de executar.
No guia acima, vimos vários métodos que podem ser usados para recuperar dados de um MacBook Pro ou Air T2 protegido. Você pode usar a ferramenta confiável Recoverit para recuperar facilmente os dados perdidos. É muito fácil fazer o download e usar no Apple MacBook Pro ou Air.
Meu MacBook tem um chip T2?
Use as informações do sistema no menu Apple para ver se o seu dispositivo possui um chip T2. Mantenha pressionada a tecla Option enquanto executa esta operação e você verá o iBridge ou o controlador. Se o Apple T2 estiver escrito aqui, significa que seu dispositivo tem um chip T2; do contrário, não tem.
Quando a Apple começou a usar o chip T2?
A Apple apresentou pela primeira vez o chip T2 no iMac Pro 2017, e todos os computadores lançados depois disso usam o poderoso chip de segurança T2. Ele foi apresentado ao Mac Pro em 2019 e, em 2018, tanto o MacBook Pro quanto o Air introduziram o chip.
Como desativo o chip T2 da Apple?
Abra a janela de Utilidades do Mac e selecione Utilidades de Segurança. Aqui você pode escolher segurança média ou sem segurança para desativar completamente o chip Apple T2.
Luís Santos
chief Editor