15/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
Se você também mudou para o ecossistema do macOS recentemente, também pode ter uma dúvida parecida, ao contrário do Windows acessar o gerenciador de tarefas do Mac pode ser uma tarefa tediosa, porém é um dos recursos essenciais do sistema operacional, desde o monitoramento do consumo de CPU de um aplicativo até o fechamento forçado de um processo - há tantas coisas que você pode fazer com o gerenciador de tarefas do Macbook.
Para te ajudar a fazer o mesmo criamos este guia com detalhes sobre o gerenciador de tarefas do macOS, continue lendo e aprenda tudo sobre como acessar o gerenciador de tarefas do Mac.
Como você sabe o gerenciador de tarefas é um recurso nativo dos computadores com Windows, porém o Mac também tem um componente semelhante conhecido como Monitor de Atividade, como o nome sugere ele permite que você visualize e monitore todos os tipos de atividades que estão sendo executadas no seu Mac, você pode visualizar a utilização da CPU de um processo, memória do sistema, armazenamento em disco e outros parâmetros vitais, além disso você também pode usar o gerenciador de programas do Mac para forçar o encerramento de um aplicativo.
O recurso foi introduzido pela primeira vez na versão do Mac OS X v10.3 e era inicialmente conhecido como visualizador de processos ou gerenciador de tarefas do Mac, foi mais tarde quando a ferramenta foi renovada e foi lançada como um "Monitor de Atividade" no Mac OS X 10.9.
Para acessar os recursos do gerenciador de processos do Mac você precisa primeiro localizar o aplicativo, aqui estão algumas das maneiras rápidas sobre como abrir o gerenciador de tarefas do Mac.
Esta é a solução mais fácil para abrir o gerenciador de tarefas do Mac, tudo o que você precisa fazer é clicar no ícone Apple no menu principal e abrir as Preferências do Sistema > Aplicativos, a partir dos aplicativos disponíveis no Finder visite a pasta Utilitários.
Isso abrirá todas as ferramentas e componentes utilitários do seu Mac, basta procurar a ferramenta "Monitor de Atividades" e clicar duas vezes no seu ícone para abrir.
O Spotlight é um dos recursos mais usados do Mac que nos ajuda a Procurar Arquivos e Aplicativos de forma simples e se você não conseguir encontrar o gerenciador de tarefas do Mac, clique na barra de destaque (o ícone de pesquisa) no canto superior direito da tela, agora basta digitar "Monitor de Atividade" nele e o Mac vai procurar ele em segundo plano, se você tiver resultados relevantes clique no aplicativo Gerenciador de Tarefas para abri-lo.
Além do Finder o dock do Mac também nos permite acessar as ferramentas e aplicativos vitais de forma rápida, por padrão o gerenciador de atividade já faz parte do dock do Mac, porém você pode simplesmente arrastar e soltar o seu ícone para incluí-lo no dock, basta clicar duas vezes no ícone do gerenciador de atividade no dock para iniciá-lo.
Você também pode personalizar ainda mais o ícone do gerenciador de tarefas do Mac, apenas clique com o botão direito no ícone para acessar o seu menu de contexto, a partir daqui você poderá selecionar o que monitorar e alterar o ícone no dock para opções diferentes.
Algumas versões do macOS também possuem um atalho no teclado para abrir o gerenciador de tarefas do Mac, tudo o que você precisa fazer é pressionar as teclas Command + Option + Shift + Esc ao mesmo tempo, continue segurando-os simultaneamente por pelo menos 3 segundos para iniciar o aplicativo gerenciador de tarefas na tela.
Agora quando você sabe como acessar o gerenciador de tarefas do Mac pode facilmente aproveitá-lo ao máximo, ele pode ajudá-lo a monitorar a atividade de todos os tipos de aplicativos e processos em execução no seu sistema e se você quiser pode até usar o aplicativo gerenciador de tarefas do Mac para forçar um processo, além disso você deve conhecer os seguintes componentes através do gerenciador de tarefas do Mac (Gerenciador de Tarefas).
Esta é uma das principais tarefas do aplicativo gerenciador de tarefas do Mac, ele pode ajudá-lo a monitorar todos os tipos de parâmetros listados acima e também permite que você feche um aplicativo à força, por exemplo se um aplicativo travou ou congelou, você pode simplesmente fechá-lo em segundo plano usando o gerenciador de tarefas no Mac, estas são algumas das maneiras mais simples de encerrar à força um aplicativo do Mac.
Se um aplicativo travar no seu Mac não se preocupe, basta pressionar e segurar a tecla Shift e clicar no logotipo da Apple (no canto superior esquerdo da tela), você pode ver uma opção de "Forçar Encerramento" com o nome do aplicativo selecionado, basta clicar nele para fechar o aplicativo em segundo plano.
Se desejar você também pode usar o dock do Mac para fechar um aplicativo, não é preciso dizer que o mouse deve estar funcionando e o aplicativo deve estar presente no dock, tudo o que você precisa fazer é selecionar o ícone do aplicativo e clicar com o botão direito nele. No menu de contexto disponível, clique em "Forçar Encerramento" para fechá-lo.
Se você quiser saber sobre os detalhes de um aplicativo antes de fechá-lo, considere usar o Gerenciador de Tarefas, você pode seguir qualquer um dos métodos listados acima para abrir o gerenciador de tarefas do Mac, você ter uma lista de todos os aplicativos em execução no segundo plano basta selecionar aquele que você deseja fechar, clique no botão "Forçar Encerramento" e confirme a sua escolha para fechar o aplicativo selecionado.
Assim como o gerenciador de tarefas, você também pode usar o Terminal para visualizar todos os processos em execução no seu Mac, ele exibirá um ID exclusivo para cada processo onde você poderá usar posteriormente para encerrar o processo.
Como o Monitor de Atividade (gerenciador de tarefas do Mac) é um componente muito útil, ele será útil para você nas diferentes ocasiões e se você quiser aproveitá-lo ao máximo basta seguir estas dicas.
Isso nos leva ao final deste guia informativo sobre como acessar o gerenciador de tarefas do Mac, não apenas discutimos como abrir o gerenciador de tarefas do Mac, mas também listamos seu uso e todas as coisas vitais que podemos fazer com ele, como o Monitor de Atividade é o equivalente do Mac do Gerenciador de Tarefas (Windows), todos os usuários devem estar cientes disso, sinta-se à vontade para seguir este guia e tentar acessar o Monitor de Atividade do seu Mac.
Luís Santos
chief Editor