08/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
Embora o Google Drive possua apenas 15 GB de espaço livre, esse é um tamanho bem maior do que as outras opções de armazenamento em nuvem. Como esse espaço também abrange o Google Fotos, as mensagens e os anexos da conta do Gmail, ele acaba sendo consumido rapidamente e às vezes nem percebemos o que está ocupando tanto espaço. Na tentativa de liberar alguns megas, é comum que as pessoas tentem excluir arquivos do Drive, mas infelizmente os arquivos excluídos são armazenados na Lixeira, o que ainda ocupa espaço.
Neste artigo, vamos te ensinar a esvaziar o lixo no Google Drive de forma fácil e eficiente. E, se de alguma forma, você acabar perdendo seus arquivos, também teremos uma solução para isso.
Existem vários motivos pelos quais se deseja esvaziar a lixeira do Google Drive. Alguns deles estão listados abaixo:
Cada pessoa tem seus próprios critérios para excluir os arquivos da Lixeira; normalmente apagamos os arquivos que não são mais necessários e, se eles ainda estiverem na Lixeira, tornam-se inúteis. Mas esse nem sempre é o caso, visto que alguns arquivos podem ser excluídos por engano. É por isso que recomendamos que você esvazie o Lixo manualmente.
Aqui, vamos te mostrar como mover os arquivos para a lixeira e excluí-los do Google Drive. Dê uma olhada para ampliar seus conhecimentos.
Muitas vezes, quando o backup do Google Drive é sincronizado com o dispositivo, ele guarda muitos arquivos duplicados, criando redundância de dados. Por isso, esses arquivos também devem ser excluídos e esvaziados da Lixeira do Google Drive para que não ocupem muito espaço. Veja como mover os arquivos para a Lixeira do Google Drive:
Outra opção é clicar no ícone da Lixeira acima da barra de tarefas. Depois, veja o arquivo clicando na opção Lixeira no painel esquerdo.
Depois de mover os arquivos desejados para a Lixeira, você também terá que removê-los de lá para poder excluí-los de forma permanente. Caso você não os exclua, os arquivos são mantidos na Lixeira por 30 dias e, em seguida, são excluídos automaticamente. Mas se quiser esvaziar a Lixeira manualmente, siga as etapas abaixo.
Agora você terá mais espaço livre no seu Drive e poderá usá-lo para armazenar outros arquivos.
A existência da Lixeira é muito positiva, porque muitas vezes as pessoas acabam excluindo os arquivos errados e, como eles ainda não foram excluídos em definitivo, podem ser recuperados. Agora que você já sabe excluir o lixo do Google Drive, chegou a hora de conhecer mais alguns detalhes.
Essas dicas serão úteis para quando você estiver mexendo na Lixeira do Google Drive.
Quando tentamos esvaziar a Lixeira no Google Drive, pode ser que a exclusão não tenha sido finalizada. Existem várias causas que levam a este problema, como a memória cache ou um arquivo corrompido. Como há vários motivos pelos quais isso pode acontecer, também existem alguns métodos para resolver o problema.
A primeira coisa a fazer é limpar o cache do navegador. Se estiver usando o Google Chrome, as configurações e a senha estão sincronizadas com o Drive. Portanto, você vai precisar limpar o cache completo do Google.
Depois disso, vá para o Drive para esvaziar a Lixeira também. Isso vai liberar muito espaço no armazenamento, que pode ser utilizado para incluir mais arquivos no Google Drive.
Se você tentar excluir vários itens de uma vez e não conseguir, pode ser que haja algum problema nos arquivos. Então tente excluir um arquivo de cada vez; às vezes um arquivo corrompido pode levar a esse tipo de problema. Como você está apagando os arquivos de um por um, vai conseguir esvaziar a Lixeira com tranquilidade.
Se você não conseguir esvaziar a Lixeira em um computador, tente acessar o Drive no seu celular. Afinal, é bem mais fácil usar o Drive no telefone. Para esvaziar a Lixeira usando um celular, siga as etapas abaixo:
Se quiser recuperar um arquivo excluído da Lixeira do Google Drive, você vai precisar da ferramenta Recoverit Data Recovery, um software que consegue recuperar arquivos excluídos de qualquer espaço de armazenamento. É uma opção segura, rápida e confiável para restaurar todos os tipos de arquivos que foram apagados ou perdidos por acidente.
Com este software, você também consegue recuperar os dados da Lixeira do Google Drive. Basta baixar ir até o site oficial do programa e instalá-lo. Depois de concluir a instalação, siga as etapas abaixo:
Execute o programa e selecione um local: Inicie o aplicativo no sistema e, em sua interface, veja as unidades existentes. Especifique um local e clique no botão Iniciar.
Execute uma varredura no disco selecionado: o software irá verificar o disco e exibir os resultados na tela, classificados de acordo com o formato. Se a varredura normal não funcionar, execute a varredura profunda para pesquisar os arquivos perdidos ou excluídos.
Digite a senha de administrador do Mac para autorizar o comando e pressione Return para confirmar. Por fim, exclua imediatamente os arquivos que você arrastou para a janela do Terminal.
O software Recoverit Data Recovery é muito útil se você tiver perdido ou esvaziado o seu lixo. Com esta ferramenta, você não sofre com a perda dos seus arquivos, pois pode recuperá-los de forma eficaz em questão de segundos.
Como você viu, existem vários métodos disponíveis para restaurar o lixo do Google Drive, conhecido por ser um excelente recurso de armazenamento. Porém, como o espaço é limitado, recomendamos que você limpe a Lixeira com a maior freqüência possível. E se de alguma forma você acabar perdendo seus arquivos e quiser recuperá-los, conte sempre com o Recoverit.
Luís Santos
chief Editor