Como criar partição com DiskPart no CMD [2023]

Como criar partição com o DiskPart no CMD

Este tutorial mostrará como utilizar o DiskPart para criar várias partições em seu computador.

Teste Grátis Teste Grátis

No Windows, é possível criar várias partições distintas para o seu computador. Independentemente do tipo de partição que deseja criar no Windows 11/10, você pode realizar o que for necessário com o DiskPart usando os comandos apropriados.

comandos para listar partição do disco da Microsoft

Nós o guiaremos por uma explicação passo a passo detalhada e abrangente que ensinará como criar partições com o DiskPart.

Parte 1. Como criar uma partição primária usando o DiskPart

Também é possível criar volumes do sistema usando o comando DiskPart. O volume do sistema, geralmente chamado de partição primária, é o local no computador onde você instalará o sistema operacional e outros programas. (Neste artigo, o volume é igual à partição.)

Siga estes passos cuidadosamente para criar um volume do sistema usando o comando DiskPart:

Passo 1: Abra o Prompt de Comando (CMD) no seu PC com Windows pressionando Windows + R para abrir a caixa Executar e digite cmd.

executando o prompt de comando usando o executar do windows

Passo 2: Digite DISKPART e digite list disk.

Passo 3: Escolha um disco para operar com o comando select disk x. (Substitua x pelo número correspondente ao disco que deseja selecionar.)

Passo 4: Para criar uma nova partição personalizada, use o comando create primary partition size=20480 no prompt de comando.

criar partição primária no diskpart

Ao inserir os comandos acima, uma partição do sistema principal será criada. Simplesmente altere "create partition primary" para "create partition logical" sempre que precisar criar uma partição lógica. Além disso, o tamanho pode ser alterado para atender às suas necessidades a qualquer momento.

Passo 5: Quando o procedimento terminar, digite exit para finalizar o processo de criação da partição com o DiskPart.

Depois de criar uma partição para o volume do sistema, você pode fazer uma instalação limpa do Windows e de outros softwares nesse disco.

Parte 2. Como criar uma partição de inicialização usando o DiskPart

Mesmo que um disco tenha dados inicializáveis, seu computador pode ocasionalmente falhar em reconhecê-lo como uma partição inicializável válida. Isso geralmente está parcialmente relacionado à realidade de que, para que uma partição seja reconhecida pelo seu computador como uma partição inicializável, ela não apenas requer uma configuração inicializável, mas também precisa ser marcada como uma partição ativa do sistema.

Se uma partição não atender a esses dois requisitos, seu computador não poderá reconhecê-la como uma partição inicializável. No entanto, usando o utilitário de gerenciamento de disco de linha de comando, DiskPart, integrado ao Windows, você pode adicionar um marcador ativo a uma partição do disco rígido.

Passo 1: Abra a tela inicial do Windows e digite cmd na caixa de pesquisa. Selecione "Executar como administrador" no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse no atalho "Prompt de linha de comando".

abrir o diskpart como administrador

Passo 2: Depois de digitar DISKPART, pressione a tecla Enter para continuar. O DiskPart começará a ser iniciado. Durante a execução do DiskPart, o prompt de linha de comando padrão será substituído por um prompt do DiskPart. Isso indica que qualquer comando que você digitar no prompt de comando será tratado pelo programa que agora está ativo.

Passo 3: Digite os seguintes comandos no diskpart e pressione Enter um após o outro.

  • list disk (Anote o número atribuído à unidade que contém a partição que você deseja transformar em uma partição inicializável. Esse número está localizado na coluna à esquerda da primeira coluna.)
  • Select disk X (substitua "X" pelo número alocado para a unidade apropriada.)
  • list volume (Anote o número atribuído à partição que você deseja transformar em inicializável.)
  • select volume X (substitua “X” pelo número da partição cuja você deseja inicializar)
  • active (Você fornecerá instruções ao DiskPart para classificar essa partição como ativa e inicializável.)
criar partição inicializável com o diskpart

Passo 4: Por fim, use o comando exit seguido de "Enter" no teclado para concluir a criação da partição de inicialização no prompt de comando do DiskPart.

Parte 3. Como criar partição de recuperação no Windows 10/11 usando o DiskPart

Seu computador tem uma partição de recuperação, uma seção do disco rígido que armazena a imagem de um sistema operacional. Ele pode ajudá-lo na recuperação do Windows ou na correção de problemas com o sistema. Na maioria dos casos, a partição de recuperação efetua um pouco mais do que salvar a configuração do sistema quando ele é inicialmente configurado no PC pelo fabricante. Ela aparece como um arquivo WIM, e a interface de recuperação é a única maneira de abri-la.

Criar uma partição de recuperação é um pouco complicado, então você pode conferir o tutorial em vídeo abaixo para saber como criar uma partição de recuperação com o DiskPart.

Parte 4. Como criar partição dinâmica usando o DiskPart

Os discos básicos e dinâmicos são os dois tipos de discos rígidos que podem ser encontrados em um computador. Em relação ao Windows, a mídia de armazenamento mais popular é o disco básico. A maioria dos computadores pessoais vistos em residências são configurados com discos básicos. Por outro lado, a maioria dos especialistas em TI prefere o uso de discos dinâmicos por causa de sua capacidade adicional, maior confiabilidade e melhor desempenho.

Ao criar uma partição dinâmica em um disco, não é necessário fornecer um tamanho para a partição. Isso ocorre porque seu disco tem potencial para se desenvolver e expandir com o tempo.

Atenção

Antes de iniciar este procedimento, você deve saber que alguns de seus dados podem ser perdidos devido a esta operação. Portanto, é necessário que você primeiro crie um backup de seus dados copiando eles para um disco rígido externo.

Suponhamos que você já use um disco básico como local de armazenamento para cópias de sombra e queira transformar o disco em um disco dinâmico. Nesse caso, você deve adotar as seguintes precauções para evitar a perda de dados. Suponha que o disco não seja um volume de inicialização e seja diferente da partição na qual residem os arquivos originais. Nesse caso, será necessário desmontar e desconectar o volume dos arquivos originais antes de converter o disco contendo as cópias de sombra em um disco dinâmico.

No entanto, este passo é desnecessária se o disco for um volume de inicialização. Se você esperar mais de 20 minutos para colocar o disco que contém os arquivos originais novamente online, corre o risco de perder os dados salvos anteriormente nas cópias de sombra que foram criadas anteriormente. Segundo a Microsoft, se as cópias de sombra estiverem armazenadas em um volume de inicialização, é possível alterar o disco para o modo dinâmico sem que as cópias de sombra sejam apagadas.

Para criar um volume dinâmico com a ajuda do comando DiskPart, execute os seguintes passos:

Passo 1: Abra o prompt de comando (CMD) em sua máquina Windows com os passos mencionados acima.

Passo 2: Digite DISKPART e insira os seguintes comandos, um após o outro, pressionando Enter:

  • list disk
  • select disk x (Substitua x pelo número do disco que você deseja alterar para um disco dinâmico.)
  • convert dynamic (O comando fornece ao DiskPart a instrução para declarar esse disco como volume dinâmico.)
comandos para criar partição dinâmica no diskpart

Passo 3: Digite exit para fechar o prompt de comando do DiskPart.

Parte 5. Como criar partição RAID-5 usando o DiskPart

Para aumentar a velocidade e proteger seus dados contra a perda de dados devido ao mau funcionamento de uma única unidade, você pode usar uma configuração RAID 5 no Windows para mesclar várias unidades em um espaço de armazenamento lógico maior. Você também obtém desempenho de disco e segurança aprimorados usando o RAID 5 e gerenciamento de armazenamento aprimorado.

Os passos a seguir precisam ser seguidos para criar uma partição RAID-5 usando o comando DiskPart:

Passo 1: Abra o prompt de comando (CMD) em sua máquina Windows com os passos mencionados acima.

Passo 2: Digite DISKPART.

Passo 3: Digite list disk no prompt de comando para ver os números dos discos atuais.

Passo 4: Digite create volume raid disk=1 (O número 1 refere-se ao disco que será adicionado ao volume RAID-5 que você está construindo). Este número pode ser alterado para corresponder a qualquer um dos outros números de disco.

criar volume raid 5 usando comandos no diskpart

Passo 5: Digite exit para fechar o prompt de comando DiskPart e conclua a criação de um volume RAID 5 com o DiskPart.

Parte 6. Como criar uma partição espelhada do sistema usando o DiskPart

Volumes espelhados são dados armazenados em discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento que são criados copiando o conteúdo de outro volume. Se o dispositivo de armazenamento principal falhar, os volumes espelhados agem como dispositivos de armazenamento de backup, contribuindo para aumentar a tolerância a falhas. Os dados armazenados em volumes espelhados são protegidos se um disco falhar.

Usando a partição espelhada do sistema, você pode gerar uma cópia dos dados armazenados em outra unidade. Se você deseja criar um volume espelhado de sistema via DiskPart, siga os procedimentos abaixo:

Passo 1: Abra o aplicativo Prompt de Comando em sua máquina Windows.

Passo 2: Digite DISKPART.

Passo 3: Digite list disk, depois escolha o disco referente ao volume que você deseja espelhar usando o comando select disk x.

Passo 4: Para listar o volume do disco escolhido, digite list volume no campo apropriado.

Passo 5: Agora, escolha o volume que deseja espelhar em um disco digitando o comando select volume c no prompt de comando. (Substitua c pela letra de volume que você escolher)

Passo 6: Digite o comando add disk=x no console (substitua x pelo disco onde deseja fazer backup do volume selecionado).

Passo 7: Insira o comando retain e você pode criar efetivamente um volume espelhado do sistema.

criar um volume espelhado do sistema no diskpart

Parte 7. Como criar partição de sistema EFI usando o DiskPart

Uma partição EFI é um requisito que deve ser atendido para tornar uma unidade de dados capaz de inicializar um sistema de computador. Seguindo as instruções mostradas abaixo no DiskPart, você poderá criar uma partição EFI:

Passo 1: Abra o Prompt de Comando em seu Windows.

Passo 2: Digite DISKPART no CMD e pressione enter.

Passo 3: Para escolher o disco, digite o comando list disk e select disk x na lista. (Substitua x pelo número do disco que você deseja criar o volume do sistema UEFI.)

Passo 4: O próximo passo é construir a partição para a partição EFI usando o comando create partition efi size=100.

criar partição efi usando o diskpart

Para resumir, a execução deste comando resultará na criação de uma partição EFI no disco que você especificou.

Passo 5: Digite exit para fechar o prompt de comando do DiskPart.

Conclusão:

Diversos tipos de partições dentro de um sistema operacional Windows podem ser usados para diferentes propósitos. Você pode construir essas partições no Windows usando o comando DiskPart. Você não precisa instalar nenhum software para usar a ferramenta DiskPart, já que ela já vem pré-instalada, e você pode acessá-la usando o CMD.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13