Formatação rápida vs. formatação completa: Qual a diferença?

Formatação rápida vs. formatação completa: Qual é a diferença?

Você está procurando uma comparação detalhada entre formatação rápida e formatação completa? Muitas vezes ficamos confusos ao diferenciá-los! Confira a diferença.

Teste Grátis Teste Grátis
comparação entre formatação completa e formatação rápida

O armazenamento do seu disco rígido está cheio? Deseja armazenar alguns dados importantes na mesma unidade? Não sabe como apagar o que já tem? Bem, você pode se beneficiar de duas maneiras possíveis: A formatação rápida e a formatação completa. Qual a diferença? A comparação entre a formatação rápida e formatação completa mostra que a formatação rápida leva alguns segundos para ser concluída, enquanto a outra pode levar algumas horas. Existem muitas outras diferenças e as veremos mais adiante neste guia.

Formatação rápida vs. formatação completa

Esta seção ajudará você a entender o que é formatação completa e formatação rápida e seus recursos importantes. Vamos entrar em detalhes.

Como o nome indica, a formatação rápida consome menos tempo para excluir dados do disco rígido ou de outros dispositivos de armazenamento. Se você estiver com pouco tempo e procurando a remoção instantânea de dados, vá em frente. Por outro lado, o formatação completa verifica toda a unidade com passos adicionais para garantir que todo o material seja apagado com cuidado.

Características
Formatação rápida
formatação completa
Apagamento de dados Não Sim
Identificação de setores defeituosos Não Sim
Tempo de processamento Alguns segundos Algumas horas
Recuperação de dados Possível Não é possível
Adequado para Reutilização pessoal e problema simples de disco cheio Venda ou problemas graves de setores defeituosos

Quais são as principais diferenças: formatação rápida vs formatação completa

Ainda assim, confuso sobre como a formatação completa e a formatação rápida são diferentes uma da outra? Não há nada para se preocupar. Esta seção apresenta uma discussão detalhada das diferenças entre os dois formatos em termos de velocidade, capacidade de recuperação em SDD, capacidade de recuperação em HDD, mecanismo de trabalho e formatação.

1. Formatação

Quando você planeja remover os dados do seu disco, três partes estão envolvidas diretamente. Elas incluem; formatação de baixo nível, particionamento e formatação de alto nível. Os computadores fazem formatação de alto nível, que é dividida em diferentes tipos, incluindo formatação rápida, formatação geral e formatação completa. O termo “formatação completa” indica que um processo possui um alto tempo de recuperação de dados, enquanto a "formatação rápida" pode ser feita em poucos segundos. Você pode executar formatações completas e rápidas por meio do prompt de comando. Os comandos para fazer a formatação rápida e formatação completa são “format fs = ntfs quick” e “format fs = ntfs”, respectivamente.

2. Mecanismo de trabalho

Você sabia que um disco rígido armazena seus arquivos, pastas e outras coisas em sequências de blocos? Ao armazenar dados no SSD, esses blocos são chamados de células, enquanto o HDD os chama de setores. Além desses blocos, uma seção separada é dedicada a armazenar o endereço do primeiro bloco do arquivo. Ele aponta para o primeiro bloco do seu arquivo; portanto, é conhecido como um ponteiro. Quando você executa uma formatação rápida, ela apaga apenas os ponteiros do seu dispositivo, e os blocos contendo todos os dados ficam lá. Em comparação, seu sistema grava zeros e exclui tudo da unidade ao executar uma formatação completa. Ele verifica a integridade de cada setor enquanto exclui os blocos.

3. Velocidade

As velocidades de formatação rápida e completa são diferentes. Uma formatação completa inspeciona todo o dispositivo de armazenamento, verifica se há setores defeituosos e exclui todos os dados com cuidado, garantindo que nada seja deixado para trás. Por outro lado, uma formatação rápida deixa os dados em seu sistema, mas exclui os ponteiros. É por isso que a velocidade de formatação do formatação completa é menor do que o formatação rápida.

4. Capacidade de recuperação no HDD

Se você executou uma formatação rápida em seu disco rígido, será fácil recuperar os dados que você excluiu. Considerando que executar um formatação completa não permite que ninguém acesse suas coisas a qualquer custo. Portanto, se você pretende vender seu HDD, não se esqueça de optar por um formatação completa. Em palavras simples, uma abordagem de formatação completa torna impossível para alguém recuperar seus dados, mesmo se você usar ferramentas de recuperação de dados pagas.

5. Capacidade de recuperação em SDD

O SSD possui memória baseada em flash, o que significa que você nunca poderá recuperar ou restaurar dados de seus dispositivos de armazenamento uma vez que você executar uma formatação completa. Você quer garantir que seus dados sejam apagados permanentemente? Em caso afirmativo, tente usar uma ferramenta de limpeza de disco. A função básica desta ferramenta é substituir seus dados por conteúdo fictício, tornando a recuperação impossível.

6. Setores defeituosos

Este nome parece bastante assustador porque soa como algo negativo. Não é? Bem, um setor defeituoso se refere a uma parte específica do dispositivo de armazenamento que está fisicamente danificado ou inutilizável. Seu sistema detecta esses setores com eficiência e anota seus endereços (para uso posterior) ao realizar uma formatação completa.

Muitas pessoas dizem que os SSDs não têm partes mecânicas; portanto, eles estão livres de setores defeituosos. Isto é verdade até certo ponto, mas os SSDs vêm com células, que também podem falhar. Comparando HDD vs SSD, você ficará surpreso ao ver que os setores inutilizáveis dos SSDs não são tão complicados quanto os setores defeituosos do HDD. Isso significa que se a célula de seu SSD for danificada, seu sistema ainda será capaz de acessar os dados das células adjacentes. Você nunca verá isto acontecendo no HDD.

7. Formatação de um SSD

A formatação de seu SSD é um processo super simples. É bastante semelhante à forma de formatação de um HDD. Não importa qual Windows você tenha instalado em seu computador ou notebook; você pode apagar e formatar partições de forma conveniente. Além disso, a criação de novas partições também é possível sem esforço adicional.

Vamos verificar qual você deve escolher: formatação rápida ou formatação completa

Está preocupado com o método de formatação que você deve escolher? Não é? Bem, tudo depende do que você quer obter com isso. Vamos verificar tanto para diferentes propósitos quanto para diferentes situações.

Quando usar uma formatação rápida?

Se você não tem muito tempo e está procurando por uma solução de formatação imediata, não há nada melhor do que realizar uma formatação rápida. Ao mesmo tempo, se você estiver ansioso para recuperar ou restaurar os dados apagados, uma formatação rápida certamente ajudará. Além disso, se você já tiver formatado seu disco rígido antes e souber que ele está livre de qualquer setor defeituoso, será melhor adotar uma formatação rápida.

Da mesma forma, a formatação rápida executará a tarefa perfeitamente se você quiser instalar um novo Windows em seu notebook/computador ou se estiver ansioso para limpar a partição com os arquivos que você não precisa mais. Há mais uma situação em que uma formatação rápida pode ser útil: quando o sistema de arquivos está danificado, e seu sistema lhe pede para apagar os dados de seu disco.

Quando usar uma formatação completa?

Usar esta abordagem de formatação é ideal se você não precisar dos dados armazenados em seu disco rígido ou outros dispositivos de armazenamento. Além disso, se você estiver preocupado em verificar setores inutilizáveis ou defeituosos, você deve adotar esta opção.

Da mesma forma, se você quiser vender seu disco, obter um disco totalmente novo ou seu sistema está exposto a um ataque de vírus, a formatação completa será a melhor maneira de lidar com estes desafios.

Mais relacionados: 4 métodos para formatar o Windows 7 de forma eficaz

É possível recuperar arquivos excluídos após a formatação?

Você já formatou o disco e está preocupado em recuperar os dados que você apagou alguns dias atrás? Preocupado se você será capaz ou não de fazer isso? É aqui que o Wondershare Recoverit é útil. É um software super eficiente, eficaz e de rápido processamento, desenvolvido para recuperar seus dados importantes em qualquer cenário. Vamos dar uma olhada em como ele funciona.

Guia passo a passo

Todo o processo de recuperação gira em torno de passos simples, conforme apresentado abaixo.

Passo 1: Baixe e abra o Recoverit em seu computador ou notebook.

Passo 2: Este passo consiste em selecionar o local onde você perdeu seus arquivos ou pastas importantes. Na interface principal, selecione a seção de “Discos rígidos e localizações”. Você pode ver isso no lado esquerdo da janela. Selecione o local desejado e pressione o botão “Iniciar” para continuar.

selecione o local para recuperar os dados

Passo 3: Agora, o Recoverit iniciará um processo de digitalização automatizada. A versão anterior não era tão eficiente em termos de velocidade de recuperação, mas a versão mais recente reduziu muito o tempo de recuperação. Você pode ver o progresso da digitalização em sua tela a qualquer momento que quiser. Você pode interromper o processo de digitalização (mesmo no meio) assim que encontrar os arquivos que deseja recuperar.

digitalização durante a recuperação de dados

Passo 4: Uma vez que você encontrar os arquivos desejados, pré-visualize eles para ter certeza de que são realmente aqueles que você está procurando restaurar. Assim que você confirmar, toque no botão “Recuperar” para recuperar os arquivos em seu sistema.

pré-visualize os dados antes de recuperar

Observação importante: Nunca salve o arquivo recuperado no mesmo local de onde ele foi apagado.

Conclusão:

Este artigo apresentou uma discussão detalhada sobre a formatação rápida vs formatação completa. Muitas pessoas se perguntam sobre qual a diferença entre estas duas abordagens de formatação. Você é uma delas? Bem, uma formatação rápida leva menos tempo para ser concluída, mas não apaga os dados de forma definitiva; ao contrário, apaga apenas os ponteiros. Por outro lado, um formatação completa apaga permanentemente tudo de sua unidade e leva mais tempo para concluir o trabalho. Se você está procurando um software de recuperação de dados confiável, verifique o Wondershare Recoverit. Ela tem milhões de usuários no mundo todo. Você será o próximo. Boa sorte!

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13