Como é o processo de trabalho para recuperar disco rígido externo?

Como recuperar os dados de um disco rígido externo?

Se você está preocupado em como recuperar arquivos excluídos de um disco rígido externo, explore as melhores soluções aqui do que pode ser feito.

Teste Grátis Teste Grátis
disco rígido externo

Embora os discos rígidos externos sejam projetados principalmente para armazenar backups de dados que não podemos perder, ficar dependente apenas de um disco rígido externo pode colocar em risco a perda desses dados. Diante disso, é necessário que você saiba como recuperar dados de um disco rígido externo para lidar com tal situação, portanto, neste artigo, vamos lançar luz sobre todas as possíveis maneiras de recuperar um disco rígido externo.

Parte 1. Por que perdemos dados do disco rígido externo?

A perda de dados sempre é uma situação indesejada e preocupante, portanto, é muito importante descobrir a raiz do problema. Neste artigo, você pode encontrar algumas das mais comuns razões de que isso aconteça.

Eliminação de arquivos acidentalmente: A maioria dos usuários de computador, sem saber, geralmente, perde dados importantes formatando o disco rígido. A exclusão não intencional de arquivos dos discos rígidos é um problema bastante comum.

Arquivo do sistema corrompido: O sistema de arquivos do computador pode estar corrompido em algumas situações e, consequentemente, os arquivos localizados no disco rígido externo serão corrompidos ou ficarão inutilizáveis.

Dano físico: O dano físico é uma outra razão pela qual se coloca em risco os dados do disco rígido. No entanto, tais danos raramente acontecem devido a efeitos de ambientais específicos, mas se acontecer, o seu disco rígido externo se torna inutilizável.

Problema inesperado de hardware: Às vezes, problemas imprevistos de hardware, como falta de energia, escutas, entre outros, também podem levar à perda de dados, pois os discos rígidos externos geralmente são propensos a esses problemas.

Ataque de malware: Ataque de malware, com frequência, são apontados como responsáveis pela perda de dados. Certos pop-ups de vírus ou infecções por malware podem excluir ou modificar facilmente os dados armazenados nos seus discos rígidos externos.

Parte 2. O que não fazer se um disco rígido externo mostrar sinais de perda de dados?

A perda repentina de dados leva a um estado de pânico e faz com que os usuários busquem maneiras de corrigir o problema o mais rápido possível, para superar tal perda. Nesta parte do nosso artigo, sugerimos que você considere as opções mostradas aqui.

  • Em primeiro lugar, não usar o seu disco rígido externo ao ver qualquer sinal de perda de dados, se trata de uma medida de precaução. O uso, logo a seguir desses sinais, pode resultar na substituição dos arquivos perdidos no disco rígido externo e, portanto, os dados existentes anteriormente podem se tornar irrecuperáveis.
  • Você não deve formatar o seu disco rígido externo se não localizar os dados, pois eles podem estar ocultos e serem recuperáveis, se for adotada a estratégia de recuperação adequada.
  • Não opte por soluções rápidas se pretende recuperar os dados. Porque, em primeiro lugar, você precisa descobrir a causa provável da perda de dados para implementar a solução mais relevante de acordo com ela.

Parte 3. É possível recuperar dados de um disco rígido externo da lixeira?

Sim! Na verdade, a lixeira é considerada a principal forma de recuperar arquivos excluídos dos discos rígidos externos ou de qualquer outro local. Como qualquer arquivo que você exclui ou apagou do sistema do computador, inicialmente vai para lixeira e, posteriormente, você pode recuperá-lo facilmente de volta ao local original.

Como usar a lixeira para recuperar dados?

  • Clique à direita no ícone Lixeira localizado na área de trabalho do seu computador.
  • Selecione as Propriedades.
  • Você pode selecionar a localização onde quer salvar e clique na opção Restaurar.

Observe que a opção lixeira pode não funcionar em todas as situações, por exemplo, se você excluiu algum arquivo usando a tecla de atalho Shift + Delete, neste caso, o arquivo foi excluído permanentemente do sistema do seu computador. Além disso, você não vai conseguir recuperar todos os dados perdidos de um disco rígido externo, pois alguns arquivos podem desaparecer na lixeira, portanto, nesse caso, você pode precisar de métodos alternativos para recuperar os dados do disco rígido externo.

Parte 4. 7 maneiras comprovadas de recuperar dados de um disco rígido externo

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para Mac OS X 10.10 - macOS 13

Os dados perdidos não recuperados via lixeira ainda podem ser recuperados usando outras fontes confiáveis de recuperação de dados. Diante disso, explicamos aqui algumas maneiras eficazes de recuperar dados de um disco rígido externo.

Método 1: Use um programa de recuperação de dados de terceiros - Recoverit (principal recomendado)

Se você perdeu os dados em um disco rígido externo, a primeira solução que você pode tentar é usar um programa de recuperação de dados de terceiros. Considerando essa opção, o Recoverit é o programa de recuperação de dados mais recomendado, ele é capaz de recuperar dados excluídos de um disco rígido externo devido a todos os tipos de situações de perda.

Passos operacionais:

Passo 1: Baixe e instale o Wondershare Recoverit no seu computador.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para Mac OS X 10.10 - macOS 13

Passo 2: Após a instalação bem-sucedida do programa, inicie o aplicativo Recoverit e escolha a opção Disco rígido externo na área de trabalho.

selecionar disco rígido externo no recoverit

Passo 3: Clique em Iniciar.

Passo 4: O programa Recoverit vai fazer uma varredura no seu disco rígido externo.

varredura no disco rígido externo

Passo 5: Você pode Pré-visualizar os arquivos que são recuperáveis no processo de varredura.

Passo 6: Selecione os arquivos que você pretende recuperar e clique em recuperar.

pré-visualizar arquivo no recoverit
Prós

Interface intuitiva

Suporta vários arquivos de sistema

Suporta vários idiomas

Oferece visualização dos recursos

Contras

100MB de limite na versão gratuita

Recurso de visualização com limitação

Método 2: Mostre aquivos escondidos no seu disco rígido externo

A perda de dados nem sempre indica a exclusão do arquivo, às vezes, você simplesmente não pode ver determinados arquivos no seu disco rígido externo. Isso ocorre porque você pode ocultar intencionalmente alguns dados, que considere confidenciais, usando determinadas configurações. Portanto, se for esse o caso, você precisará exibir manualmente todos esses dados armazenados no disco rígido externo.

Passos operacionais:

Passo 1: Inicie o Painel de controle no seu sistema operativo Windows (Windows 7/8/10).

todos os itens do painel de controle

Passo 2: Aqui, escolha a opção dos Ícones pequenos no menu suspenso ao lado de Visto por.

ver itens do painel de controle com pequenos ícones

Passo 3: Agora, clique em Opções de pastas.

controle do painel opções de pastas

Passo 4: Em opções de pastas, navegue até a guia Vista.

opções de pasta vista guia

Passo 5: Selecione a opção Mostrar os arquivos escondidos, pastas, e drives disponível abaixo da sessão Arquivos escondidos e pastas.

mostrar arquivos de pastas escondidas e drives

Passo 6: Clique em Aplicar e então em OK para salvar as mudanças realizadas.

Prós

Recuperação rápida de arquivos

Recurso embutido

Fácil de usar

Contras

Não é capaz de recuperar arquivos deletados acidentalmente ou intencionalmente

Método 3: Use o prompt de comando

Se você perdeu dados importantes porque o disco rígido externo estava infectado por algum tipo de vírus ou malware, você pode recuperá-los facilmente usando o prompt de comando. Observe, você precisa ser consciente ao digitar comandos no CMD, pois um único comando errado pode atrapalhar todo o processo de recuperação do disco rígido externo.

Passos operacionais:

Passo 1: Em primeiro lugar, conecte o disco rígido externo o seu computador.

Passo 2: Inicie o programa Executar usando as teclas Win + R.

programa executar

Passo 3: Digite cmd na caixa de diálogo que foi aberta e pressione Enter.

cmd no programa executar

Passo 4: Então, digite o comando a seguir em cmd e pressione Enter.

""ATTRIB -H -R -S /S /D X:*.*"

digite comando no cmd

Observação: Neste comando, você pode substituir o X pelo nome exato do seu disco rígido externo.

Prós

Uso gratuito

É necessário baixar ou instalar

Contras

Menos eficácia

Não é fácil de usar para principiantes

Metódo 4: Restaure uma versão prévia

A perda de dados causada por qualquer problema imprevisto de hardware ou uma falha do sistema pode ser recuperada rapidamente por meio do recurso histórico de arquivos, pois permite que os usuários restaurem a versão anterior dos arquivos, sem o menor problema. No entanto, pode ser necessário ativar manualmente o recurso histórico de arquivos para realizar o processo.

Etapas operacionais:

Passo 1: Acesse a pasta onde os arquivos deletados estavam localizados previamente.

como funciona o raid 10

Passo 2: Clique com o botão direito do mouse na pasta selecionada e clique na opção Propriedades.

Passo 3: Navegue até a Versão prévia na janela de propriedades.

Passo 4: Aqui, você vai precisar selecionar a versão prévia, em particular, a que você pretende recuperar.

Passo 5: Em seguida, clique em Restaurar.

restaurar a versão prévia
Prós

Uso gratuito

Fácil processo de recuperação

Contras

Não é capaz de recuperar arquivos deletados permanentemente

Método 5: Use o Verificador de Arquivos do Sistema do Windows

O Verificador de Arquivos do Sistema é um outra maneira DIY para recuperar arquivos do disco rígido externo. Na verdade, o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC) é uma ferramenta integrada do Windows que pode ser bastante eficaz em uma situação em que você perdeu os dados do seu computador devido a qualquer ataque de malware ou sistema de arquivos corrompido.

Passos operacionais:

Passo 1: Busque o CMD no menu de busca do Windows.

Passo 2: À direita use a opção Prompt de comando nos resultados da pesquisa exibidos e clique na opção inicializar o administrador.

Passo 3: Para executar uma verificação completa do sistema, digite o seguinte comando no Prompt de comando e pressione Enter.

sfc /scannow

sfc scannow no cmd

Passo 4: Não saia da janela do Prompt de comando durante o processo de digitalização. Ele verificará todos os arquivos protegidos e, em seguida, os arquivos corrompidos serão substituídos por cópias em cachê, se disponíveis em uma pasta compactada.

Passo 5: Você vai ver a mensagem "A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade" após a conclusão bem-sucedida deste processo.

a proteção de recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade

Passo 6: Se ao contrário, a mensagem for "A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não conseguiu corrigir alguns deles", você vai precisar executar novamente o comando reiniciando o computador em Modo de segurança.

a proteção de recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não conseguiu corrigir alguns deles
Prós

Fácil de usar

Abordagem de recuperação mais rápida

Não é necessário baixar

Contras

Não pode recuperar dados no nível avançado

Método 6: Use um backup feito anteriormente

Se você perdeu os dados armazenados em um disco rígido externo devido a algum dano físico do mesmo ou corte de energia, também é possível fazer a restauração do backup. No entanto, você só pode implementar essa estratégia se tiver feito o backup dos dados do disco rígido externo em armazenamento em nuvem ou em qualquer outro dispositivo.

Prós

Recuperação eficiente

Método gratuito e confiável

Contras

Só é possível recuperar os arquivos de backup anteriores

Dica: Para realizar um backup otimizado e seguro no futuro, sugerimos usar o programa Wondershare UBackit, que é totalmente capaz de gerenciar backups de arquivos, divisões, drives, etc.

Método 7: Use um serviço de recuperação de dados

Além dos processos de recuperação manual e programas de recuperação de terceiros, você também pode optar por um método relativamente mais confiável com resultados de recuperação garantidos, ou seja, o serviço de recuperação de dados. No entanto, você só deve escolher essa abordagem se nenhuma das soluções acima funcionar no seu caso e se o seu disco rígido externo estiver danificado fisicamente, pois é uma opção cara.

Passos operacionais:

Passo 1: Em primeiro lugar, faça uma análise do custo para descobrir o valor médio do serviço de recuperação e prosseguir com um preço justo.

Passo 2: Selecione um especialista que se possa confiar para fazer o serviço de recuperação de dados que defina uma política estrita em relação a nenhuma cobrança em caso de recuperação de dados malsucedida.

Passo 3: Em seguida, você precisa explicar qual é o problema e enviar seu disco rígido externo para o local do serviço de recuperação de dados selecionado para obter a cotação de preço exata.

Passo 4: Posteriormente, você terá que decidir se prosseguir com o serviço de recuperação selecionado.

Prós

Altamente confiável

Garantia de recuperação dos dados

Contras

Custo

Tempo consumido

Conclusão

Certos fatores podem levar à perda de dados em discos rígidos externos, por esse motivo, várias abordagens de recuperação de dados podem funcionar de maneira bastante eficiente para recuperar os dados perdidos de discos rígidos externos, como o Uso de backups anteriores, Verificador de campos do sistema, serviços de Recuperação de dados, entre outros, porém optar por uma ferramenta de recuperação confiável como o Recoverit geralmente prova ser a maneira mais eficaz para recuperar os dados perdidos.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para Mac OS X 10.10 - macOS 13