Nada mais desesperador do que ver seu HD cair no chão e, de repente, ele parar de funcionar. Fotos, documentos importantes, vídeos e até projetos de trabalho parecem ter desaparecido. Mas calma — se você está procurando por "hd caiu como recuperar" ou "como recuperar dados HD que caiu", chegou ao lugar certo!
Neste guia, vamos te mostrar passo a passo o que fazer quando o HD sofre uma queda física, quais os sinais de dano, e como recuperar seus arquivos com segurança, seja usando software especializado ou outras soluções eficazes.
Índice
Você pode recuperar dados de um HD que caiu?
É compreensível pensar que tudo está perdido se deixar cair o disco rígido. Bem, esse não é o caso na maioria dos cenários. Mesmo que seu HDD sofra danos físicos após a queda, ainda é possível recuperar os dados.
Se a unidade não estiver muito danificada e o seu dispositivo ainda a reconhecer, você poderá utilizar ferramentas avançadas para restaurar seus dados.
Entretanto, uma recuperação mais complexa pode ser necessária se a unidade estiver gravemente danificada, amassada ou arranhada. Em situações como essas, pode ser mais prudente evitar a abordagem de "faça você mesmo" e contatar profissionais especializados. Os profissionais avaliarão a situação e determinarão se a recuperação dos dados é possível. Não é uma opção se o seu disco rígido estiver danificado sem possibilidade de reparo.
Como recuperar dados de um disco rígido que caiu
Depois de danificar seu disco rígido e perder seus dados, existem vários métodos que você pode tentar para recuperá-los. Aqui estão os mais confiáveis.
Método 1. Use software de recuperação de dados
De fato, a tecnologia avançou consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, podemos empregar tecnologias avançadas de recuperação para recuperar dados perdidos em todas as situações de perda de dados. No entanto, encontrar o melhor software de recuperar HD Com tantas opções disponíveis, pode parecer desafiador encontrar a solução certa.
É por isso que recomendamos Wondershare Recoverit. Essa ferramenta tem mais de duas décadas no mercado e apresenta mais de 35 tecnologias patenteadas. É também uma das ferramentas com maior taxa de sucesso na recuperação de dados e abrange uma ampla variedade de tipos de arquivo, garantindo a recuperação de todos os seus dados importantes.
- Ele é capaz de recuperar dados de mais de 2.000 tipos de mídias de armazenamento, como discos rígidos (HDDs), unidades de estado sólido (SSDs), unidades flash USB, cartões de memória SD, entre outros.
- Facilita a recuperação de dados perdidos devido a formatação acidental, corrupção de disco, ataques de vírus e diversos outros cenários.
- Funciona com todos os sistemas de arquivos populares, como NTFS, FAT, HFS+ e APFS, entre outros.

Se ocorrerem problemas e seus dados forem corrompidos, você pode recorrer ao recurso de Recuperação Aprimorada para juntar fragmentos de fotos e vídeos dispersos, melhorando sua qualidade.
Segue o guia abaixo para resgatar dados do disco rígido que caiu usando o Wondershare Recoverit:
- Baixe, instale e abra o Wondershare Recoverit.
- Clique Discos rígidos e locais no menu principal.
- Escolha o seu HDD descartado entre as opções disponíveis.
- Após escolher a unidade, o programa iniciará automaticamente a digitalização dela. A verificação pode ser pausada ou interrompida a qualquer momento pelo usuário.
- Durante esse processo, você pode aplicar filtros para organizar seus dados por tamanho e tipo, agilizando o processo de recuperação.
- Você também pode pesquisar arquivos específicos por nome.
- Após a conclusão da digitalização pelo programa, você poderá visualizar os arquivos recuperados. Selecione aqueles que deseja salvar e clique Recover.
- Selecione o local onde deseja armazenar os arquivos recuperados.
Dentro de alguns minutos, você terá recuperado todos os seus dados em um local seguro, restaurando o seu armazenamento ao estado anterior à queda do HD.
Método 2. Repare o disco rígido que caiu usando CHKDSK
O CHKDSK é uma ferramenta de linha de comando que ajuda a detectar e corrigir pequenos problemas que você possa encontrar com o seu disco rígido. Você pode usá-lo para encontrar setores defeituosos Depois que o HDD caiu, é possível usar o CHKDSK para corrigir problemas e restaurá-lo para um estado funcional, o que automaticamente tornará seus dados acessíveis novamente.
É importante ter paciência ao usar esse método, pois pode levar algum tempo para o CHKDSK concluir o processo de verificação e reparo do HD. Evite desligar o dispositivo ou sair do programa enquanto o comando CHKDSK estiver em execução. Siga as instruções abaixo para ativar o CHKDSK e restaurar seus dados:
- Digite cmd na barra de pesquisa do seu dispositivo e selecione Executar como administrador.
- Depois de iniciar o prompt de comando, digite o
chkdsk
comando, seguido pela letra da sua unidade. Presione Enter.
Você também tem a opção de executar o CHKDSK diretamente no File Explorer, o que pode ser mais conveniente para você. Veja como fazer isso:
- Abra File Explorer e clique no This PC.
- Clique com o botão direito no disco rígido descartado e selecione Properties.
- Mude para o Toolaba e clique Check.
- Assim que uma caixa de diálogo aparecer, clique emk Scan Drive continuar.
- Depois que o programa terminar a digitalização, clique em Show Details para ler o relatório e clicar Close.
Método 3. Repare o disco rígido que caiu realizando um teste SMART
Um teste SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) pode ser útil. detectar um disco rígido com falha e reparar pequenos problemas. É uma ferramenta perfeita para avaliar os danos que o seu disco rígido sofreu após a queda e para recuperar os dados afetados.
O teste SMART ajudará a reparar o seu HD e os setores danificados, tornando os seus dados novamente acessíveis. Para executá-lo, siga o guia abaixo:
- Abra o prompt de comando e selecione Executar como administrador.
- Execute o seguinte comando:
unidade de disco wmic obtém status
Se o seu disco rígido que caiu estiver saudável, você verá "OK" na tela após executar o comando. Por outro lado, se diz "Pred Fail," sua unidade está sofrendo as consequências da queda..
Método 4. Conecte a unidade ao seu computador e substitua o cabo de conexão.
Se as portas ou cabos de conexão estiverem danificados, o seu computador pode não reconhecer os dados no HD externo. Para testar o seu HDD e corrigir esse problema, conecte-o a um computador em pleno funcionamento. Se o computador ainda não reconhece o disco externo, troque o cabo de conexão e tente novamente.
Os danos causados pela queda de um HD externo às vezes se manifestam por meio do sistema de conexão, dando a impressão de que seus dados estão ausentes. No entanto, você só precisa trocar o cabo para deixar seu HDD como novo.
Método 5. Use o PowerShell para consertar arquivos de sistema danificados
O PowerShell é uma ferramenta nativa do Windows que opera de maneira similar ao prompt de comando. Você pode usar o PowerShell para executar comandos e resolver problemas no disco rígido, seja ele interno ou externo e que tenha sofrido uma queda. Os comandos válidos no prompt de comando do Windows também funcionam no PowerShell, e vice-versa.
Quando um disco rígido é acidentalmente deixado cair, há o risco de danificar os arquivos essenciais do sistema, o que pode resultar na impossibilidade de acessar ou ler seus dados. Para solucionar o problema, você pode empregar comandos do PowerShell para diagnosticar a questão e aplicar uma solução adequada.
Então, acompanhe as instruções abaixo para recuperar seus dados de um disco rígido que sofreu queda, corrigindo os arquivos do sistema danificados:
- Clique com o botão direito no Start botão na sua área de trabalho e selecione Windows PowerShell (Admin).
- Execute este comando:
DISM.exe /online /cleanup-image /restorehealth
. Deixe o PowerShell fazer sua mágica; isso levará alguns minutos. - Depois disso, digite o
sfc /scannow
comando e pressioneEnter.
Esses comandos serão eficazes na resolução dos problemas com os arquivos do sistema, substituindo os dados corrompidos por suas versões funcionais. Após isso, reinicie o dispositivo para que as alterações no disco rígido sejam aplicadas.
Método 6. Vá a uma oficina profissional

Deixar cair o disco rígido pode resultar em danos físicos significativos. Não se envolva em soluções "faça você mesmo" durante o processo de recuperação de dados, se vocêdisco rígido está quebrado ou você percebe amassados ou arranhões. Em tais situações, pode ser que você nem consiga conectar o seu disco rígido ao computador, quanto mais recuperar os seus dados.
Assim, procure um serviço profissional de reparo de discos rígidos para lidar com o trabalho físico. Opte por um serviço que tenha uma reputação excelente e receba avaliações positivas dos usuários para assegurar um processo tranquilo. Antes de explicar o problema aos especialistas e entregar o seu disco rígido, certifique-se de selecionar cuidadosamente. Eles vão avaliar a situação e se esforçar ao máximo para recuperar seus dados.
Possíveis efeitos da queda de um disco rígido
Deixar cair o disco rígido pode resultar em diversos efeitos adversos, tais como:
- Desempenho lento -Se o disco rígido estiver apenas levemente danificado, você pode notar uma diferença no desempenho e na velocidade.
- Dados inacessíveis - O impacto de deixar cair o HD pode se estender às partições e setores, o que pode resultar na inacessibilidade dos dados.
- A queda do HD pode causar a incapacidade de reconhecer a unidade. - Devido aos danos físicos causados pela queda, o seu computador pode não conseguir detectar o HD.
Estes são apenas alguns exemplos do que pode ocorrer se o HD for deixado cair. Fique atento a sinais menos óbvios, como ruídos incomuns, para identificar possíveis danos e tomar medidas preventivas a tempo.
Conclusão
Deixar cair acidentalmente o HD pode ser uma experiência estressante, especialmente se ele contiver todas as suas memórias favoritas e outros dados valiosos. Se você se encontrar nessa situação, nosso guia oferece a solução ideal para recuperar dados de um HD que sofreu uma queda.
Se todas as outras tentativas falharem e o seu HD estiver muito danificado para projetos "faça você mesmo", é recomendável entrar em contato com serviços profissionais. Eles possuem o conhecimento necessário para lidar com o seu dispositivo e extrair todos os dados dele.
Perguntas Frequentes:
-
Meu HD caiu, ainda posso recuperar meus dados?
Sim, é possível. Se o HD sofreu apenas danos lógicos (como falha no sistema de arquivos), você pode usar softwares como o Recoverit. Em casos de dano físico, pode ser necessário procurar uma empresa especializada em recuperação de dados. -
Quais são os sinais de que o HD foi danificado fisicamente?
Alguns sinais incluem ruídos estranhos (cliques, zumbidos), o HD não aparece no computador, ou o sistema trava ao tentar acessar os arquivos. Nesses casos, é melhor não forçar o uso. -
O que fazer logo após o HD cair no chão?
Desconecte o HD imediatamente e evite ligá-lo repetidamente. Usar o HD danificado pode agravar a situação. Se possível, faça uma tentativa de recuperação com software apropriado, desde que o HD ainda seja reconhecido pelo computador. -
Existe um software seguro para recuperar dados de HD externo que caiu?
Sim. O Recoverit é uma ferramenta segura e eficaz, indicada para recuperar dados de HDs externos e internos que pararam de funcionar após quedas ou falhas lógicas. -
Posso abrir o HD em casa para tentar recuperar os dados manualmente?
Não é recomendado. Abrir o HD fora de um ambiente controlado pode causar danos permanentes. Apenas especialistas com salas limpas devem realizar esse tipo de procedimento.