16/06/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Mac • Soluções comprovadas
P: O que preciso fazer para usar uma versão anterior ao macOS Catalina?
"Inicialmente atualizei meu MacBook para o recém-lançado macOS Catalina, mas este está causando muitos problemas. Alguns de meus aplicativos não estão funcionando e meu Mac nunca esteve mais lento. Alguém pode me dizer como usar uma versão anterior ao macOS Catalina como o Mojave?"
Esta é uma pergunta postada em um dos principais fóruns on-line do Mac sobre a possibilidade de usar uma versão anterior do macOS. Embora o macOS Catalina esteja recebendo ótimas críticas, nem todo usuário está feliz com ele. Se você também estiver enfrentando problemas indesejados com a atualização, pode simplesmente optar por usar uma versão anterior do macOS Catalina. Não se preocupe - é muito fácil fazer o rebaixamento do macOS Catalina. Basta ler este tutorial passo a passo sobre como usar uma versão anterior ao macOS Catalina e recuperar o acesso total ao seu sistema.
De aplicativos incompatíveis a um sistema lento - pode haver diferentes razões para escolher usar uma versão anterior ao macOS Catalina. Aqui estão alguns dos problemas comuns:
Não importa em que tipo de situação você esteja, você pode facilmente fazer o rebaixamento do macOS Catalina para uma versão anterior. Embora a Apple não forneça um método direto para fazer isso, existem algumas lacunas que podemos explorar. Antes de aprender como fazer o rebaixamento do macOS Catalina, prepare seu sistema seguindo estas etapas:
Comecemos pelo princípio - certifique-se de ter um backup de seus dados, pois você pode acabar perdendo alguns arquivos no processo. Além disso, se você deseja fazer o rebaixamento do macOS Catalina usando um backup anterior do Time Machine, é importante manter seus arquivos existentes seguros.
1.1 Faça backup dos dados usando o Time Machine
Time Machine é o aplicativo nativo do Mac usado para fazer backup e restaurar nossos dados. Para usá-lo, basta conectar um disco rígido externo com espaço livre suficiente. Se o Time Machine não o detectar automaticamente, inicie-o visitando o Finder > Formulários. Agora, selecione um disco de backup e comece o processo de criar um backup de seus dados no Time Machine.
1.2 Faça backup dos dados copiando e colando
Se não quiser criar um backup dedicado no Time Machine, você também pode copiar e colar arquivos específicos. Para fazer isso, basta conectar uma unidade USB, disco rígido e qualquer outra fonte externa. Agora, vá para o Finder e simplesmente copie e cole os arquivos que deseja salvar do Mac na mídia anexada.
Se você deseja fazer o rebaixamento do macOS Catalina usando um disco de inicialização diferente, é necessário fazer este ajuste nas configurações do Mac. Para fazer isso, você pode simplesmente ir para Finder > Aplicativos > Utilitários e iniciar o aplicativo Utilitário de Segurança de Inicialização. A partir daqui, basta habilitar a opção para permitir a inicialização de uma mídia externa. Você precisa inserir os detalhes da conta do administrador para salvar essas alterações.
Por último, você pode simplesmente apagar o HD Macintosh inteiramente para ter um processo tranquilo. Isso eliminará os componentes do macOS Catalina e você poderá facilmente restaurar arquivos de um backup do Time Machine. Para fazer isso, vá para Aplicativos > Utilitários e inicie a ferramenta Utilitário de disco. Selecione seu HD Macintosh na barra lateral e clique na opção “Apagar” da barra de ferramentas. Confirme sua escolha e selecione o sistema de arquivos e a opção de tabela de partição para a formatação.
Existem diferentes maneiras de aprender como fazer o rebaixamento do macOS Catalina. Para sua conveniência, listei três maneiras de fazer rebaixamento do macOS Catalina que você pode optar, dependendo do seu sistema. Começamos do básico e gradualmente mudamos para soluções mais complexas.
Se você manteve um backup do Time Machine quando seu dispositivo estava executando o macOS Mojave, não terá problemas para fazer o rebaixamento do macOS Catalina. Para isso, contaremos com a ajuda do Utilitário do macOS e restauraremos o sistema a partir de um backup existente do Time Machine. Antes, apenas certifique-se de que já salvou os dados existentes do Mac. Para fazer o rebaixamento do macOS Catalina de um backup do Time Machine, siga estas etapas:
Se o seu Mac não veio pré-instalado com o macOS Catalina, você também pode tentar este truque. Nesse caso, primeiro inicializaremos o Mac no modo de recuperação e escolheremos reinstalar o macOS. Isso instalará automaticamente a versão padrão do macOS que veio pré-instalada em seu sistema quando você o adquiriu inicialmente. Por exemplo, se o seu sistema estava executando o macOS Mojave inicialmente, ele apenas fará o downgrade do macOS Catalina para o macOS Mojave.
Por último, você pode fazer uma instalação limpa de outra versão do macOS criando uma mídia inicializável. Para isso, você precisará de um pacote de instalação de uma versão anterior do macOS. Você pode ir para a App Store do Mac, usar qualquer fonte da web de terceiros ou baixá-lo usando o Mac de outra pessoa que ainda está executando uma versão mais antiga do macOS. Depois de ter o instalador da versão do macOS desejada pronto, siga estas etapas para fazer o rebaixamento do macOS Catalina.
sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/External --applicationpath /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app
É isso! Agora você pode seguir o assistente simples para fazer o rebaixamento do macOS Catalina para uma versão anterior do macOS.
Muitas vezes, ao fazer o rebaixamento de uma versão do macOS (como o macOS Catalina), os usuários acabam perdendo seus dados. Por exemplo, você pode ter se esquecido de fazer um backup de seus dados antes ou formatado uma unidade por engano. Como você pode ver, para reinstalar o macOS, o disco de inicialização deve ser formatado. Se você não salvou seus dados antes, pode acabar perdendo-os. Não se preocupe - você ainda pode recuperá-lo usando uma ferramenta confiável de recuperação de dados como Recoverit Data Recovery.
Desenvolvido pela Wondershare, é conhecido por sua alta taxa de recuperação e uma interface de usuário intuitiva. Ele pode recuperar dados perdidos em todos os cenários, como um disco formatado, exclusão acidental, ataque de malware e assim por diante. Ele suporta todas as principais versões do Mac e todos os sistemas de arquivos como APFS, NTFS, HFS + e mais. Para recuperar seus arquivos perdidos de um Mac usando Recoverit, siga estas etapas:
Etapa 1: Selecione um local para fazer a varredura
Em primeiro lugar, você pode iniciar o Recoverit no seu Mac e, na tela inicial, selecionar um local para escanear. Pode ser uma unidade inteira, uma partição ou pastas selecionadas também. Você também pode realizar a recuperação de dados em dispositivos externos.
Etapa 2: Verifique o local selecionado
Simplesmente espere alguns minutos, pois o Recoverit examinará o local e extrairá os dados perdidos ou excluídos. Se quiser, você pode até mesmo interromper ou retomar o processo caso seja preciso.
Etapa 3: Restaure seus dados
Quando o processo for concluído, todos os arquivos extraídos serão listados em diferentes seções. Você pode visualizar seus dados, selecionar vários arquivos e salvá-los em qualquer local clicando no botão "Recuperar".
Isso nos leva ao final deste guia sobre como fazer o rebaixamento do macOS Catalina para uma versão anterior do macOS estável. Para sua conveniência, fiz um tutorial passo a passo com três soluções para fazer o rebaixamento do macOS Catalina e todos os pré-requisitos. Além disso, você também pode manter uma ferramenta de recuperação de dados como o Recoverit sempre à mão. Um aplicativo de recuperação altamente seguro que o ajudará instantaneamente na próxima vez que você sofrer uma perda inesperada de dados em seu Mac.
Luís Santos
chief Editor