O que é NVMe? Tudo que você precisa saber

O que é NVMe? Como funciona o NVMe?

O que é NVMe? Este artigo ensinará todos os aspectos da unidade de armazenamento NVMe. Como funciona, desenvolvimento, vantagens e desvantagens.

Teste Grátis Teste Grátis

O que é NVMe?

NVMe significa Memória Não Volátil Expressa, a nova geração de Unidade de Estado Sólido (SSD) com a velocidade mais rápida entre todos os tipos de dispositivos de armazenamento disponíveis no mercado. Além disso, o tempo de resposta do NVMe no ambiente de trabalho é incomparável.

Normalmente, o procedimento de trabalho do armazenamento NVMe é o mesmo do SSD. Mas o que o torna diferente do SSD é que o NVMe transfere dados mais rapidamente. Como resultado, as unidades NVMe executam as tarefas de comando e operação com rapidez, ao contrário dos antigos. É por isso que os dispositivos NVMe são a primeira escolha de todos os nerds de computador.

o que é nvme

Por ter a maior velocidade entre as unidades de armazenamento, o NVMe é amplamente utilizado em todas as esferas da vida. As pessoas o usam para um trabalho suave e eficiente e para um espaço extra. O princípio básico de uma máquina eletrônica é que quanto mais velocidade, mais espaço ela tem; portanto, tem um papel vital em jogos, fotografia, produção de vídeo e tarefas pesadas.

História do NVMe

A Memória Não Volátil Expressa é um milagre do século 21, trazendo uma revolução no campo da computação. Há uma década, cerca de 80 empresas da indústria de computadores desenvolveram essa tecnologia sob o patrocínio do grupo NVM Express. O NVM Express lançou oficialmente a primeira versão 1.0 em 01 de março de 2011. Depois disso, as diferentes versões foram lançadas uma após a outra. Notavelmente, a versão atual (1.4a) está disponível no mercado.

É pertinente mencionar aqui que o grupo de trabalho NVMHCI, um grupo de 35 empresas, lançou a primeira versão NVMe 1.0 em 2008. Posteriormente, todas as 80 empresas acima mencionadas se uniram e passaram a fazer parte do grupo de trabalho que passou a trabalhar para o desenvolvimento do NVMe. Desde então, um total de 14 versões chegaram ao mercado.

É interessante notar que o motivo por trás da implantação do NVMe é conectar o host de software e a memória não volátil através do barramento PCI Express para lidar com a limitação do disco rígido SATA. Posteriormente, ele evoluiu e surgiu com novos dispositivos de armazenamento. Agora, é a escolha de qualquer usuário de computador devido a sua incomparável capacidade de realizar qualquer tarefa de forma apropriada.

história do nvme

Desenvolvimento histórico do NVMe

Desde que a primeira versão do NVMe foi lançada em 2008, houve muitas atualizações. Confira os detalhes juntamente com as versões e datas de lançamento:

Nº.
Nome da versão NVMe
Data de lançamento
1. 1.0 2008
2. 1.0e Janeiro de 2013
3. 1.1b Julho de 2014
4. 1.2 Novembro de 2014
5. 1.2a Outubro de 2015
6. 1.2b Junho de 2016
7. 1.2.1 Junho de 2016
8. 1.3 Maio de 2017
9. 1.3a Outubro de 2017
10. 1.3b Maio de 2018
11. 1.3c Maio de 2018
12. 1.3d Março de 2019
13. 1.4 Junho de 2019
14. 1.4a Março de 2020

A tabela, conforme mencionado anteriormente, fornece informações detalhadas sobre a evolução do NVMe junto com a linha do tempo. É igualmente importante saber que itens excepcionais levam um tempo considerável, por isso o NVMe levou quase 15 anos para sua evolução.

Como funciona o NVMe?

O módulo de trabalho do NVMe é relativamente mais simples do que outros tipos de discos rígidos. Conecta-se com barramento PCI Express ou M.2 ou U.S que ajuda a transferir os dados de um lugar para outro. Ele permite compartilhamento imediato e armazenamento rápido com fonte de alimentação mínima. O mecanismo de trabalho do NVMe é o seguinte:

  • Passo 1. O host escreverá a fila de entrada/saída.
  • Passo 2. O controlador NVMe executará a tarefa e a encaminhará ao host de acordo com suas instruções.
  • Passo 3. Depois disso, o host registrará a fila de entrada/saída e a processará como fila de conclusão.
como funciona o nvme

A fórmula de três passos mais simples fornece uma experiência amigável para a execução do trabalho atribuído.

Vantagens e desvantagens do NVMe

Além da velocidade, o NVMe também possui outros benefícios diferentes. No entanto, ele também tem desvantagens que talvez você precise saber antes de comprar um NVMe para o seu dispositivo.

Prós:

Velocidade incomparável.

Capacidade de armazenamento superior.

Maior largura de banda.

Contras:

Muito caro.

Sistema atualizado por demanda.

Problemas de compatibilidade.

Desvantagem do NVMe

Muito caro

Uma das desvantagens predominantes do NVMe é que ele é caro. O NVMe custa mais em comparação com SSD e HDD SATA. Conforme mencionado, esse armazenamento usa a tecnologia mais recente e de ponta, sendo altamente caro entre outros dispositivos de armazenamento.

Sistema atualizado por demanda

O NVMe exige um sistema atualizado. É essencial saber que um sistema atualizado significa um sistema que cumpre todos os requisitos modernos. Surpreendentemente, este dispositivo de armazenamento funciona com base no princípio da modernidade; quanto mais novo for seu sistema, melhor será seu desempenho.

Problemas de compatibilidade

O alto requisito do NVMe para o sistema do computador às vezes causa problemas de compatibilidade com o sistema operacional (SO) existente. Portanto, seria melhor se você verificasse com um especialista antes da instalação para evitar qualquer inconveniente.

Benefícios do NVMe

Velocidade incomparável

Um dos principais benefícios do NVMe é sua velocidade incomparável. Normalmente, ele processa a tarefa 2,5 vezes mais rápido do que a Interface Controladora de Host Avançada (AHCI) e SATA. Assim, você pode processar seus dados mais rapidamente do que o SSD e outros dispositivos de armazenamento e economizar seu precioso tempo.

Capacidade de armazenamento superior

O segundo benefício de ter NVMe é que ele tem 25 vezes mais capacidade de armazenamento do que a unidade de disco rígido (HDD) e a unidade de estado sólido (SSD). Portanto, você pode ter armazenamento suficiente para processamento para salvar arquivos multimídia, ou seja, fotos, vídeos, aplicativos, documentos, etc. Quanto mais armazenamento, melhor será o desempenho.

Maior largura de banda

Outro benefício do NVMe é que ele possui maior largura de banda. A largura de banda do NVMe é maior do que as unidades SATA e SSD. A maior largura de banda ajuda você a executar a tarefa rapidamente e obter resultados sem problemas técnicos.

Qual é a diferença entre NVMe e SSD?

diferença entre nvme e ssd

As vantagens e desvantagens do NVMe fornecem uma imagem clara deste dispositivo de armazenamento; no entanto, é necessário traçar uma comparação entre NVMe e SSD para uma compreensão completa de suas diferenças:

Indicadores
NVMe (Memória Não Volátil Expressa)
SSD (Unidade de Estado Sólido)
Metodologia de acesso aos dados O NVMe usa uma interface para acessar os dados. O SSD usa um circuito integrado para acessar os dados.
Segurança e criptografia Avançado em criptografia e segurança. Estes são comparativamente menos avançados em criptografia e segurança.
Protocolo vs. dispositivo O NVMe funciona principalmente como um protocolo em vez de um dispositivo. SSD funciona como um dispositivo e geralmente é usado como secundário.
Velocidade A velocidade de leitura e gravação do NVMe é de cerca de 2.000 MB por segundo e, às vezes, pode ultrapassar o limite. Este é 2,5 vezes mais rápido que o SSD. A velocidade de leitura e gravação do SSD é menor que a do NVMe e tem 600 MB por segundo.
Capacidade de transferência O NVMe transfere dados de forma muito rápida, 25 vezes mais que o SSD, pois tem uma velocidade tremenda. Os dados de transferência de SSD são relativamente lentos.
Compatibilidade NVMe tem problemas de compatibilidade. Não funciona em sistemas antigos e desatualizados. O SSD se adapta a todos os dispositivos devido à compatibilidade universal.
Custo NVMe é o dispositivo mais caro do mundo contemporâneo. O SSD é comparativamente mais barato que o NVMe.
Consumo de energia O NVMe precisa de uma infinidade de energia para o funcionamento básico e normal. O SSD pode executar sua função com requisitos de energia relativamente menores.

Conclusão:

Considerando todos os benefícios que o NVMe oferece, ele se tornou essencial para empresas orientadas a dados. No entanto, se você precisar de um disco rígido para seu dispositivo pessoal, seria melhor comparar as vantagens e desvantagens do NVMe com outras unidades antes de tomar uma decisão. Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender o que significa NVMe e o que é armazenamento NVMe.