O que é uma Unidade Zip no computador? Como usar?

O que é uma unidade Zip? Guia profissional

Se você já ouviu falar de uma unidade zip e está se perguntando o que é uma unidade zip no computador? Este artigo irá fornecer todas as informações essenciais de que você precisa e também uma comparação com uma unidade de disquete.

Teste Grátis Teste Grátis
o que é uma unidade zip

O armazenamento portátil para computadores vem evoluindo desde os primeiros instantes. A Iomega lançou as unidades Zip em meados dos anos 90, e elas proporcionaram mais armazenamento. As Unidades Zip também oferecem tempos de transferência mais rápidos do que os disquetes. Entretanto, com tanta tecnologia e os avanços que vieram com as unidades flash, as unidades zip ficaram mais conhecidas. Se você está querendo saber o que é uma unidade zip? Este artigo responderá à sua pergunta e contará tudo o que você precisa saber.

O que é Unidade Zip?

Uma unidade zip é como um armazenamento removível projetado para computadores introduzidos em meados da década de 1990. A unidade zip é bastante semelhante a um DVD de várias maneiras. No entanto, os discos zip são inseridos. Você pode instalar unidades zip internas em seu computador e optar pelas unidades externas que precisam ser conectadas ao PC.

A unidade zip é semelhante às unidades de disquete. As unidades zip externas têm cerca de 2 polegadas de espessura e 4,5 polegadas de largura. Têm também 5-6 polegadas de comprimento. Por outro lado, as Unidades Zip internas são maiores e mais grossas. A maioria dos discos zip contém cerca de 100 MB de armazenamento. No entanto, houve atualizações na década de 1990 para incluir opções de 250 MB e 750 MB.

Como funciona uma Unidade Zip?

como funciona a unidade zip

Um sistema de unidade zip contém um disco zip e um slot para o disco zip. Além de uma grande capacidade de armazenamento, uma unidade zip oferece uma alta taxa de transferência de dados. Os dados se movem rapidamente entre o armazenamento interno do computador e o disco. Portanto, o tempo de busca refere-se ao tempo que leva para encontrar um local no disco para gravar ou ler dados. É necessário conectar ao computador para ler ou gravar dados na unidade zip. Em seguida, você instala a unidade interna diretamente dentro do gabinete do computador, como faria com uma unidade óptica.

Não é possível remover facilmente através da conexão com a placa-mãe do computador. Por outro lado, a unidade zip externa vem em uma caixa separada e se conecta ao computador usando um cabo conector. Enquanto alguns utilizam uma conexão de porta paralela, outros utilizam uma conexão USB. As unidades zip que usam uma conexão de porta paralela requerem uma fonte de alimentação separada para serem usadas.

Como usar a Unidade Zip?

É muito fácil usar uma unidade zip. Se você deseja abrir os arquivos na unidade zip, siga estes passos abaixo.

  • Passo 1. Conecte a unidade se for externa; você pode ter que instalar um driver para ele se não tiver usado a unidade antes. Na maioria das vezes, ele vem com o software necessário para instalar o driver.
  • Passo 2. Em seguida, coloque o disco na unidade, externa ou interna.
  • Passo 3. Clique no botão Iniciar do PC no canto inferior esquerdo da tela e escolha 'meu computador'.
  • Passo 4. Será aberta uma nova janela com suas unidades: unidade C, unidade removível e a unidade zip.
  • Passo 5. Dê um duplo clique na unidade zip para abrir uma nova janela mostrando todo o conteúdo salvo nela.
  • Passo 6. Você pode abrir qualquer arquivo clicando duas vezes nele ou clicando com o botão direito do mouse no arquivo escolhido e selecionando 'abrir' no menu.
  • Passo 7. Para copiar qualquer arquivo, você pode selecionar o arquivo e pressionar CTRL + C simultaneamente ou arrastar o arquivo para o local desejado. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher 'copiar' na lista de opções.
  • Passo 8. Em seguida, navegue até o local desejado e cole lá.
como usar a unidade zip

Observe que o Windows pode ler discos Zip formatados com os formatos NFTS, FAT, exFAT ou até mesmo FAT32. Isso é comum com o MS-DOS e o Windows usados ​​ao longo dos anos.

História e evolução da Unidade Zip

O primeiro sistema de unidade zip foi criado em 1994 pela Iomega. Ela foi capaz de armazenar cerca de 100 MB de informações. O sistema de unidade zip veio com uma unidade com um slot onde você poderia colocar o disco zip junto, o que fez com que a unidade custasse menos de $200; foi um sucesso instantâneo, pois as pessoas ficaram satisfeitas em ter um dispositivo de armazenamento onde pudessem armazenar arquivos grandes demais para serem salvos em um disquete. Ao longo dos anos, os fabricantes aumentaram para 250 megabytes e depois para 750 megabytes. Ao mesmo tempo, a Iomega também trabalhou na velocidade de transferência de dados da unidade.

Você pode inserir, remover, transferir e ler os dados na unidade zip em qualquer computador. A unidade zip utilizava diferentes interfaces, incluindo ATAPI, Plus, IDE, USB 1.1, SCSI e IEEE 1248. Essas interfaces permitiam uma comunicação fácil entre a unidade e o computador. No entanto, como a concorrência começou a aparecer devido às empresas que criam suas versões da Unidade Zip, o preço da Unidade Zip de 100 MB caiu significativamente.

Unidade Zip externa VS. Unidade Zip interna

Anteriormente, esclarecemos que uma unidade zip pode ser externa ou interna. Você instala a Unidade Zip interna no gabinete do computador. Por outro lado, as Unidade Zip externas são dispositivos com seus cases exclusivos. Você pode operá-los externamente; eles vêm com um cabo que você pode usar para conectá-los ao computador. O tipo de porta usado em unidades zip externas depende da interface usada. Por exemplo, você pode escolher entre portas paralelas ou USB. A unidade Zip da Iomega vinha com portas paralelas. Ao contrário da unidade zip interna, que era difícil de remover após a instalação, você pode desconectar facilmente a unidade de disco externa após o uso.

Unidade Zip vs. Unidade de disquete

unidade zip e unidade de disquete

A unidade Zip e a unidade de disquete são semelhantes em muitos aspectos. Ambos são dispositivos de armazenamento que você pode usar para armazenar dados digitais para visualização e transferência. A unidade de disquete e Unidade Zip também ajudam você a restaurar arquivos em seu PC. No entanto, apesar das funções semelhantes que desempenham, existem diferenças marcantes entre as duas.

Muitos concordam que a diferença significativa entre unidades de disquete e zip é a quantidade de dados que elas podem armazenar. Tradicionalmente, as unidades de disquete vêm em dois tamanhos de arquivo: 1,44 MB e 2,88 MB. Isso significa que ele pode conter apenas uma pequena quantidade de dados. Por outro lado, a capacidade mínima de armazenamento de uma unidade zip é de 100 MB. Também oferece capacidade de armazenamento de 250 MB e 750 MB.

Enquanto uma unidade zip consegue ler um disquete, as unidades de disquete não podem ler unidades zip por causa de suas faixas estreitas e da velocidade com que funcionam. Como resultado, as Unidade Zip são uma opção mais segura para armazenar dados. Elas também têm uma taxa de transferência de dados mais rápida, o que significa que podem facilmente ler e gravar arquivos grandes. Você não precisa esperar horas até que a transferência de dados seja concluída.

Você pode adicionar e apagar arquivos de unidades zip facilmente. Elas também são compatíveis com Windows e Mac OS. Este não é o caso das unidades de disquete, pois a maioria dos PCs não as suporta hoje. Portanto, embora os disquetes sejam mais baratos, as Unidades Zip são as mais compatíveis.

Conclusão:

As Unidades Zip se tornaram rapidamente uma escolha popular para as pessoas, um sistema de armazenamento removível que surgiu em 1994. Para aqueles que perguntam o que é uma unidade zip no computador, você encontrará todas as respostas que precisa neste artigo. Ela estava se tornando rapidamente o dispositivo de armazenamento mais popular. Também ganhou um nicho no mercado de armazenamento portátil. São dois tipos diferentes de dispositivos de armazenamento, e este artigo garantirá que você possa facilmente diferenciar entre as duas. Em comparação com as unidades de disquete, elas são mais convenientes e têm uma capacidade maior. Seu desempenho também é significativamente maior do que o de um disquete.