Pode ser muito chocante perder dados importantes ou um arquivo durante o trabalho. E o mais decepcionante é que você não salvou esse documento antes de perdê-lo. Infelizmente, essa situação geralmente ocorre quando você trabalha no Excel ou no Word. É aqui que o AutoRecuperação do Excel é útil.
Felizmente, a Microsoft introduziu vários recursos para ajudá-lo. Esses recursos permitem reduzir as possibilidades de perda de dados devido a uma falha no sistema, exclusão acidental, falta de energia, etc.
Possui alguns recursos interessantes e úteis, como AutoRecuperação e AutoBackup. Portanto, você deve configurar ambos para poder salvar seus dados. Além disso, as versões mais recentes do Microsoft Office salvam seus arquivos diretamente no Onedrive.
Como resultado, mesmo que seu disco rígido falhe, você ainda terá acesso aos seus documentos por meio do Onedrive. Vamos entender um pouco mais sobre esses recursos.
Parte 1: AutoRecuperação do Excel 2019/365 - Excel salvo pelo menos uma vez
Suponha que você salve um arquivo uma vez enquanto trabalha, mas acidentalmente o fecha e clica no botão "Não salvar". Ou seu Excel trava quando você está trabalhando em qualquer documento.
Nesse caso, siga as etapas mencionadas abaixo para recuperar automaticamente o Excel no Windows 10:
Etapa 1: Primeiro, abra o arquivo do Microsoft Excel.
Etapa 2: Vá para a guia "Arquivo" e procure a opção "Informações". Então, clique nela.
Etapa 3: Procure a opção "Gerenciar pasta de trabalho" e clique no último arquivo salvo automaticamente.
Parte 2: AutoRecuperação do Excel 2019/365 - Excel que nunca foi salvo!
Nota: O Microsoft Excel irá notificá-lo se houver uma cópia recente disponível ou não.
Suponha que você nunca salvou um arquivo em que está trabalhando, mas ele trava acidentalmente ou você clica por engano na opção “Não salvar”. Para recuperar o último arquivo salvo automaticamente, siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Abra o documento do Excel em seu sistema.
Etapa 2: Clique na aba “Arquivo” e procure as opções. Lá, clique na opção “Informações”.
Etapa 3: Vá para a guia “Gerenciar pasta de trabalho” e clique na opção “Recuperar pastas de trabalho não salvas”.
Etapa 4: Em seguida, clique no último arquivo excel salvo automaticamente.
Versões
Ao trabalhar em um arquivo do Excel, você pode procurar todos os documentos salvos automaticamente em Gerenciar pasta de trabalho.
Etapa 1: Pressione a aba "Arquivo" e procure a opção "Informações".
Etapa 2: Você pode acessar todas as versões anteriores do seu arquivo Excel a qualquer momento.
Nota: Todas as versões anteriores são excluídas automaticamente quando você fecha o arquivo do Excel.
Opções
Se você deseja alterar as opções de AutoRecuperação, siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Vá para a guia "Arquivo" e clique em "Opções". Em seguida, encontre a opção "Salvar" e clique nela.
Parte 3: Dicas bônus - Como fazer backup automático do Excel?
Exclusões ou travamentos acidentais podem arruinar seu trabalho árduo, especialmente se você não tiver backup de arquivos. O recurso de Backup Automático do Excel permitirá que você mantenha os dados seguros salvando todas as versões anteriores da planilha. Vamos entender como usá-lo.
Dica 1: Ctrl+S
No Microsoft Excel, a Recuperação Automática é ativada por padrão. Assim, ele salva seus arquivos automaticamente após um intervalo de tempo específico no local temporário. Para encontrar e ver as configurações de AutoRecuperação, siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Vá para a guia Arquivo e clique na lista "Opções".
Etapa 2: Você pode procurar a opção “Salvar” na lista do lado esquerdo em Opções. Clique em “Salvar” e encontre a opção “AutoRecuperação” em Salvar pastas de trabalho.
Etapa 3: No Microsoft Excel, seu arquivo é salvo automaticamente a cada 10 minutos. Você pode ver os dados salvos automaticamente no local do arquivo de AutoRecuperação.
Etapa 4: Depois de adicionar os dados à planilha, aguarde 10 minutos sem salvar o documento. Como o intervalo de tempo de recuperação automática é definido por padrão para 10 minutos, você precisa esperar pelo menos esse tempo para salvar os dados.
Etapa 5: Você também pode simular a falha de um arquivo do Excel abrindo o gerenciador de tarefas e encerrando o processo do Excel. Em seguida, reabra a planilha e veja a opção “Mostrar arquivos recuperados”.
Etapa 6: Depois de clicar em “Mostrar arquivos recuperados”, ele exibirá uma lista de arquivos do Excel que você pode recuperar.
Se você tocar em qualquer um dos itens da lista, ele abrirá uma instância do Excel representando os dados desse arquivo específico. No geral, é um ótimo recurso para resolver problemas quando você não salvou seu trabalho, e o Excel travou inesperadamente.
A principal desvantagem desse recurso é que os dados recuperados automaticamente são armazenados no mesmo disco rígido. Portanto, se algo ocorrer no disco rígido, você perderá todos os arquivos.
Seria melhor alterar o local nas configurações para separar o local do disco rígido.
Observação: as informações de AutoRecuperação são excluídas automaticamente pelo Microsoft Excel nos seguintes cenários:
-
Você salva o arquivo manualmente ou usando a opção “Salvar como”.
-
Você fecha o arquivo do Excel sem verificar se o salvou ou não.
-
Você desativa a AutoRecuperação apenas para a pasta de trabalho ou totalmente.
Portanto, quando você salva um arquivo, ele exclui automaticamente as informações ou dados de AutoRecuperação. Além disso, se você fechar a planilha manualmente sem salvar o documento, os dados de AutoRecuperação serão destruídos.
Dica 2: Execute o Backup Automático
A maioria de vocês não conhece o recurso AutoBackup. Para usá-lo, siga os passos abaixo:
Etapa 1: Primeiro, salve o arquivo para ver a caixa de diálogo Salvar. Se você já salvou a planilha do Excel, vá em Arquivo e depois em Salvar como. Depois disso, escolha um local. Depois de fazer isso, ele mostrará a caixa de diálogo "Salvar como".
Etapa 2: Na caixa de diálogo, clique no botão “Ferramentas” no lado esquerdo do botão “Salvar”. Você encontrará algumas opções. Em seguida, clique em “Opções gerais” para abrir uma pequena janela com mais algumas opções.
Etapa 3: Agora, marque a caixa “Sempre criar backup”. Em seguida, clique no botão “OK”. Agora, ao salvar uma planilha, ela criará um arquivo de backup com extensão .xlx.
Nota: Quando você salva uma planilha pela primeira vez, os arquivos serão os mesmos. Se você fizer edições no documento original e depois salvá-lo novamente, a folha de backup permanecerá a mesma.
No entanto, na terceira vez após salvar o arquivo, ele atualizará a planilha de backup com dados até o segundo salvamento.
Portanto, o documento de backup é uma versão atrás da atual. Portanto, se você fizer algumas alterações e salvar seu arquivo, e depois quiser ir para a versão sem as alterações, poderá abrir o documento de backup.
Você pode ver a planilha salva no local exato da original e não há como alterar isso.
Conclusão
Quando você habilita os recursos de backup e recuperação no Microsoft Excel, você evita a perda de alguns dados ou arquivos críticos. Portanto, seria melhor usar o armazenamento em nuvem, como o OneDrive. Você pode encontrar arquivos do Excel de recuperação automática a partir daí.
Ele atua como uma rede de segurança extra sempre que seu computador trava ou falha catastroficamente. Além disso, você pode abrir e salvar rapidamente os documentos do OneDrive do Excel. Adicionalmente, o Microsoft Excel e o OneDrive trabalham juntos para sincronizar arquivos mais rapidamente com o recurso de recuperação automática de arquivos do Excel.
Além disso, eles permitem que você trabalhe com diferentes pessoas ao mesmo tempo em documentos compartilhados. Por exemplo, quando você e outra pessoa fazem alterações em uma planilha, o OneDrive rastreia as versões automaticamente. Portanto, você não precisa armazenar várias cópias do mesmo arquivo.