Macros no Excel são ferramentas que podem facilitar seu uso de planilhas. Com uma macro, você grava as etapas de uma tarefa e ela repete automaticamente nos dados futuros. Elas ajudam facilmente tanto na organização de dados quanto na criação de relatórios. Trabalhe de maneira mais inteligente, e não mais difícil, com macros.
Mas, o que fazer quando a macro do Excel não funciona? Se a macro do Excel não funciona, você pode perder tempo e seu trabalho fica prejudicado. Se as macros do Excel não funcionarem, fique tranquilo—nós ajudamos você. Neste guia, vamos ensinar cinco maneiras fáceis de fazer suas macros funcionarem novamente. Continue lendo para saber mais.
Nesse artigo
Motivos pelos quais as macros do Excel não funcionam
Antes de irmos para as soluções, vamos entender por que suas macros do Excel podem não estar funcionando corretamente:
Motivo 1: Planilha salva como arquivo .xlsx
Em alguns momento, as macros falham porque a planilha está salva no formato .xlsx. As macros funcionam apenas em arquivos .xlsm. Veja como alterar o formato do seu arquivo:
Passo 1: Vá para o menu "Arquivo" do Excel. O menu Arquivo, clique em "Salvar como".
Passo 2: Selecione o tipo "Pasta de trabalho com macros do Excel" (.xlsm) no menu.
Passo 3: Guarde seu arquivo novo com um nome de imagem alternativo.
Motivo 2: O Excel desativa macros automaticamente
Em alguns casos o as configurações de segurança do Excel podem desativar macros de forma automática. Siga esses passos a passo para ajustar as configurações de segurança:
Passo 1: Clique em "Arquivo" > "Opções".
Passo 2: Entre "Centro de confiança" e clique em "Configurações", no lado direito da janela.
Passo 3: Escolha "Configurações de macro" à esquerda. Depois, você precisa decidi entre "Ativar todas as macros" ou "Desativar todas as macros com aviso".
Passo 4: Clique em "OK" para salvar as alterações.
Motivo 3: A pasta de trabalho pessoal de macros contém macros
Pode acontecer alguns conflitos caso você tiver macros salvas em seu próprio livro de macros. Veja como verificar e resolver:
Passo 1: Pressione “Alt + F11” para abrir o editor VBA.
Passo 2: Procure a opção "VBAProject (PERSONAL.XLSB)" no Project Explorer.
Passo 3: Se houver macros que você não queira, remova-as.
Motivo 4: A proteção da pasta de trabalho prejudica a funcionalidade macro
Pastas de trabalho protegidas podem restringir o uso de macros. Você precisa ficar atento, pois ao proteger sua pasta de trabalho, elas podem limitar programas extras, como macros. Veja como:
Passo 1: Vá para o "Menu de revisão". No grupo Proteger, encontre "Desproteger pasta de trabalho" e vai ser necessario você digitar a senha.
Motivo 5: Conteúdo do arquivo Excel de terceiros
Caso os arquivo tiver conteúdo de outras fontes com macros que não são compatíveis, suas macros do Excel podem falhar. Para resolver esse problema, você pode:
Passo 1: Abra uma nova pasta de trabalho do Excel em branco.
Passo 2: Copie e cole os dados no novo livro.
Passo 3: Tente executar as macros novamente.
Como corrigir problema de macro do Excel que não funciona?
Agora que você sabe alguns motivos pelos quais as macros do Excel podem falhar, aqui vão algumas soluções práticas:
#1 Verifique as configurações de segurança de macro
Algumas vezes, as configurações de segurança do Excel impedem que macros sejam executadas, isso acontece para proteger seu computador. Para verificar se a segurança de macro é o problema:
Passo 1: Na barra de ferramentas do Excel acesse a aba "Desenvolvedor". Se não aparecer, ative nas configurações do Excel.
Passo 2: Acesse "Segurança de macros" e garanta de que está definido como "Habilitar todas as macros". Se estiver marcado como "Desativar todas as macros com aviso", o Excel pedirá para ativar as macros sempre que abrir um arquivo que as contenha. Se definir como "Habilitar todas as macros", as macros funcionarão sem pedir.
2# Remover suplementos conflitantes
Alguns add-ins do Excel podem causar conflitos com suas macros e evitar que elas funcionem. Para verificar suplementos conflitantes:
Passo 1: Vá para "Arquivo" > "Opções" > "Add-ins".
Passo 2: Aqui, você encontrará uma lista de todos os complementos instalados. Desmarque as opções dos complementos que você não usa muito. Reinicie o Excel e tente rodar sua macro mais uma vez. Desativar os complementos que causam conflito pode resolver o problema com sua macro.
#3 Verifique se há erros de macro
As macros são feitas usando uma linguagem de programação chamada Visual Basic for Applications (VBA). Se houver erros na sua macro, ela não funcionará como deveria. Para verificar se há erros:
Passo 1: Acesse o editor do Visual Basic for Applications (VBA) usando "Alt" + "F11".
Passo 2: Verifique se há erros de digitação ou sintaxe no código da sua macro. Ao corrigir esses erros, sua macro poderá funcionar corretamente.
#4 Proteção de pasta de trabalho de endereço
A proteção da pasta de trabalho pode estar impedindo suas macros no Excel. Para desproteger sua pasta de trabalho:
Passo 1: Abra o arquivo do Excel com macros que você precisa usar. Depois de abrir o arquivo, vá até a aba "Resenha" no Excel.
Passo 2: Encontre e clique em "Desproteger pasta de trabalho" no grupo "Alterações".
#5 Examine referências externas
As referências que são externas em macros do Excel apontam para conteúdo em outros arquivos ou dados. Caso as referências tiverem quebradas ou erradas, o Excel não acha os dados que são necessários para as macros terem seu funcionamento. Para verificar isso:
Passo 1: Abra o arquivo do Excel com as macros que você está analisando.
Passo 2: Vá para a aba "Fórmulas" no Excel.
Passo 3: Selecione o "Gerenciador de nomes".
Passo 4: Veja se tem menções a arquivos externos na lista de nomes. Essas referências estão na coluna "Refere-se a".
Se tiver alguma referência a arquivo externo errada ou antiga, é preciso corrigir.
Passo 5: Vá para a aba "Dados" e clique em "Editar nomes de imagens" no grupo "Conexões".
Passo 6: Escolha o link errado e clique em "Alterar origem" para colocar um caminho de arquivo novo ou correto.
Passo 7: Após atualizar todos os links importantes, verifique se suas macros estão funcionando.
Ao aplicar as soluções sugeridas, você pode resolver problemas comuns encontrados nas macros do Excel. Mas se os problemas persistirem, pode ser útil buscar ajuda na documentação ou nos fóruns da comunidade do Excel.
Como consertar macro corrompida ao habilitar arquivo do Excel?
-
Conserte arquivos do Excel danificados em qualquer nível, como arquivos em branco, que não abrem, formato desconhecido, conteúdo ilegível, layout alterado, entre outros.
-
Conserta qualquer tipo de dado em arquivos do Excel danificados, como tabelas, gráficos, fórmulas, comentários, imagens e mais.
-
Suporta todos os formatos de Excel: XLSX/XLSM/XLTX/XLTM/XLS.
-
Conserta os arquivos corrompidos muito bem, quase sempre dá certo, e não mexe no arquivo original.
-
Dá pra consertar um montão de arquivos, não importa o tamanho deles.
-
Suporta Windows 11/10/8/7/Vista, Windows Server 2003/2008/2012/2016/2019/2022 e macOS 10.10 ~ macOS 13.
-
O Repairit não é só bom com o Excel, ele também resolve arquivos PDF, Word, PowerPoint, ZIP e outros formatos da Adobe.
Além das questões citadas, pode ser que as macros do Excel não estejam funcionando por causa de problemas de corrupção no arquivo. Macros do Excel baixados de fontes desconhecidas podem ter códigos maliciosos. Esses códigos ruins podem trazer vírus e problemas para o seu computador, danificando seus arquivos. Mas não se preocupe - o Wondershare Repairit está aqui para ajudar!
O Wondershare Repairit é uma ferramenta para corrigir corrupção de arquivos. Ele foi feito para consertar diferentes problemas em arquivos, como formatos que não são reconhecidos, texto que não pode ser lido, e outros. Ele conserta muitos arquivos .xlsx de uma vez só, de forma rápida e segura, poupando seu tempo. Com o Repairit, consertar seus arquivos é simples e rápido.
Passo 1: Abra o Wondershare Repairit no seu computador e escolha "Reparo de Arquivo" em "Reparo de tipos adicionais".
Passo 2: Clique em "Adicionar" para fazer o carregamento do arquivos do Excel danificados e acompanhe o progresso do carregamento.
Passo 3: Clique em "Reparar" para iniciar o processo de reparo do Repairit. Depois que o Repairit corrigir os arquivos, clique em "OK".
Passo 4: Para ver seus arquivos consertados, clique em "Pré-Visualizar". Se gostou das correções, clique em "Salvar". Você tem a opção de escolher vários arquivos e clique em "Salvar tudo" assim tudo será salvo só de uma vez.
Use o Repairit Reparo de Excel para consertar seus arquivos do Excel
Verificação de segurança. Mais de 7.302.189 pessoas já fizeram o download.
Conclusão
Para corrigir problemas com macros no Excel, verifique o formato, configurações e proteção do seu arquivo. Siga as instruções para resolver o problema. Se as macros estragarem seus arquivos, experimente o Wondershare Repairit para arrumar rapidamente.
Perguntas frequentes
-
O que são macros do Excel e por que são úteis?
As macros do Excel ajudam você a trabalhar mais rápido automatizando tarefas. Eles fazem uso de uma linguagem chamada VBA e com isso eles conseguem realizar várias ações, como mudar a aparência das células e criar relatórios. Macros ajudam a economizar tempo e evitar erros ao fazer tarefas repetitivas com apenas um clique, o que é ótimo para lidar com muitos dados ou cálculos complicados. -
Usar macros do Excel tem algum risco?
Macros do Excel podem ser arriscadas. Se vierem de lugares não confiáveis, eles podem conter vírus, ou estragar seus arquivos se não forem bem feitas. Para você proteger seu computador, utilizem macros de fontes confiáveis e revise o código antes de executar. -
Como habilito a guia Desenvolvedor no Excel?
Para acessar a guia Desenvolvedor no Excel, aqui estão algumas etapas:1. Clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo do Excel.
2. Escolha "Opções". Nas Opções do Excel, escolha "Personalizar Faixa de Opções". No lado direito, marque a caixa ao lado de "Desenvolvedor".
3. Clique "OK".
A guia Desenvolvedor aparecerá no topo, permitindo o uso de macros e ferramentas avançadas.