FAT32 vs NTFS: qual você deve escolher?

Conheça as diferenças entre FAT32 e NTFS aqui

Você sabe a diferença entre FAT32 e NTFS? Conheça os dois sistemas de arquivamento do Windows com mais detalhes, para que você possa escolher o que é melhor para suas necessidades.

Teste Grátis Teste Grátis

Decidir qual sistema de arquivos usar para o disco rígido do seu computador pode ser confuso. NTFS e FAT32 são dois dos sistemas de arquivos mais populares. Mas qual é a diferença entre FAT32 e NTFS?

ntfs vs fat32

O FAT32 é um sistema de arquivos mais antigo que não oferece muita segurança ou recursos. No entanto, é compatível com quase todos os sistemas operacionais e dispositivos. O sistema de arquivos NTFS é um sistema de arquivos mais recente que fornece mais recursos do que o FAT32, como permissões de segurança e compactação. No entanto, não é tão compatível com outros sistemas operacionais e dispositivos.

Então, qual sistema de arquivos você deve usar? Vamos descobrir com nossa análise de FAT32 vs NTFS.

Parte 1. FAT32 vs NTFS - tabela comparativa

FAT32
NTFS
Nome completo Tabela de alocação de arquivos de 32 bits Novo sistema de tecnologia de arquivos
Lançamento inicial 1996 1993 como parte do Windows NT 3.1
Desenvolvedores influentes Microsoft, Caldera Microsoft
Desempenho geral Não permite compactação de arquivos. Sem segurança interna ou capacidade de recuperação Tanto a compressão quanto a capacidade de recuperação são possíveis
Limite de tamanho do volume 2 TB (com setores de 512 bytes)
8 TB (com setores de 2 KB)
16 TB (com setores de 4 KB)
256 TB com clusters de 64 KB (Windows 10 versão 1703/Windows Server 2016 ou anterior)
8 PB com clusters de 2 MB (Windows 10 versão 1709/Windows Server 2019 ou posterior)
Limite de tamanho de arquivo 2 GB (sem LFS)
4 GB (com LFS)
256 GB (com FAT32+)
16 EB com clusters de 1 KB
16 TB com clusters de 64 KB (Windows 7/Windows Server 2008 R2 ou anterior)
256 TB com clusters de 64 KB (Windows 8/Windows Server 2012 ou posterior)
8 PB com clusters de 2 MB (Windows 10 versão 1709/Windows Server 2019 ou posterior)
Número máximo de arquivos 268.173.300 para clusters de 32 KB 4.294.967.295 (232-1)
Tolerância ao erro Cria duas cópias do FAT caso ocorra um erro Repara arquivos/pastas com um recurso automático embutido em caso de queda de energia ou erros
Compressão transparente Não suportado Ocorre automaticamente
Criptografia transparente Não suportado Usa Criptografia do Sistema de Arquivos (EFS) para armazenar arquivos criptografados em volumes NTFS. (Introduzido no NTFS 3.0), também suporta BitLocker
Velocidade de acesso Máximo de 5 MB/s Máximo de 25 MB/s
Conversão Pode ser convertido para FAT, NTFS, exFAT, Ext ou AFS. Compatível nativamente com Windows, Linux e macOS Pode ser convertido para exFAT, Ext, FAT32, FAT16 ou AFS. Suportado nativamente apenas por Windows e Linux
Compatibilidade Linux, macOS, todas as versões do Windows, consoles de jogos como Xbox One, PS3, PS4 e Steam Deck Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003/Vista/7/8/8.1/10, Windows Server 2008/2008 R2/2012, Windows NT 3.1 a Windows NT 4.0, GNU/Linux, macOS X
Usos ideais Discos rígidos, cartões MMC, cartões SD, cartões microSD, unidades flash, SSDs, câmeras digitais, memória interna do celular (incluindo smartphones), armazenamento de arquivos do servidor Suporta grandes arquivos e grandes partições em unidades de estado sólido externas com grandes capacidades de armazenamento

Parte 2. FAT32 ou NTFS - principais diferenças explicadas

Embora o gráfico acima dê uma breve ideia das diferenças entre FAT32 e NTFS, existem algumas áreas principais em que eles diferem significativamente. Essas incluem o seguinte.

Origens

Introduzido pela primeira vez em 1996 com o Windows 95 OSR2 e MS-DOS 7.1, o sistema de arquivos FAT32 é um sucessor do FAT16 e FAT12, embora ambos sejam obsoletos. Foi um sistema de arquivos que surgiu devido a uma necessidade simples: entradas mais extensas nos diretórios necessários para o sistema operacional baseado em GUI. Não é de admirar que o FAT32 tenha sobrevivido ao teste do tempo através de várias gerações de sistemas operacionais.

O NTFS foi introduzido pela primeira vez em 1993 como parte do Windows NT 3.1. Este sistema de arquivos é uma melhoria em relação aos seus predecessores - FAT32 e exFAT, e é amplamente usado para Windows. Ele se concentra na confiabilidade e capacidade de recuperação dos dados, pois seu design de bitmap permite um armazenamento de dados mais eficiente. Muitos SSDs e unidades flash fabricados hoje vêm formatados para NTFS por padrão.

Compatibilidade do dispositivo

Quando se trata de comparação entre FAT32 e NTFS, o primeiro é o vencedor claro em compatibilidade de dispositivos. Portanto, você pode converter NTFS em FAT32 para armazenar dados para várias plataformas, incluindo Windows, macOS, Linux e até consoles de jogos. O PlayStation usa o FAT32 como sistema de arquivos padrão desde o PS2. Este formato também é o sistema de arquivos padrão para Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e Steam Deck, entre muitos outros.

O sistema de arquivos fat32 é compatível com PS4 e Xbox One

NTFS é compatível com Microsoft Windows 7, 8, 10, 11, XP, NT, Vista, assim como com Windows 2000. Entretanto, ele recebe suporte limitado do MacOS, que só pode ler e exibir conteúdo de disco rígido formatado em NTFS. Se você converter FAT32 para NTFS, também funcionará bem com o Linux e fornecerá ampla estabilidade se desejar executar máquinas virtuais a partir do seu sistema.

Tamanhos de arquivo suportados

No que diz respeito ao tamanho dos arquivos, o NTFS é o vencedor claro. É adequado para hardware moderno baseado em memória flash e você pode criar ou modificar arquivos de até 8 petabytes com o tamanho de cluster correto. Uma vantagem adicional é que o NTFS altera o tamanho do cluster padrão de acordo com o tamanho da unidade para alocar os arquivos com mais eficiência.

o formato ntfs é usado para atualizar para unidades ssd maiores

Quando se trata de FAT32, você pode usá-lo para criar volumes de tamanho de 32 GB ou menos eficientemente. Volumes de alta densidade podem tornar redundante muito espaço de armazenamento, pois os clusters só podem alocar os arquivos estaticamente.

Velocidade do sistema de arquivos: qual é mais rápido?

Em relação à velocidade de leitura/gravação de arquivos, o NTFS pode ser cinco vezes mais rápido que o formato FAT32 nas circunstâncias certas. Ele suporta velocidades de transferência de até 25 MB/s em comparação com uma velocidade máxima de 5 MB/s em FAT32, mesmo com SSDs.

Vídeo tutorial sobre FAT32 vs exFAT vs NTFS

Parte 3. FAT32 vs NTFS - qual devo usar?

Depende da aplicação em questão. Existe muita diferença entre FAT32 e NTFS, portanto, você precisa considerar as coisas a longo prazo para evitar o incômodo de fazer backup de terabytes de dados no futuro.

escolha o formato de arquivo ntfs para gerenciar arquivos de alta densidade

O NTFS é mais adequado para gerenciamento de dados de alto volume, especialmente com memória baseada em flash em unidades de estado sólido, pen drives e cartões SD. Os smartphones Android modernos também suportam NTFS, embora você não possa usar todos os recursos com dispositivos Apple que utilizam iOS ou macOS.

Você pode preferir o FAT32 se desejar aumentar a compatibilidade com a gama máxima de dispositivos ao custo da velocidade de acesso. Ele pode funcionar com todas as versões do Windows, macOS e Linux. O FAT32 também é ideal se você deseja trabalhar com a memória interna de um computador antigo ou armazenamento de celular. Este formato possui excelente eficiência de armazenamento para partições menores que 32 GB.

escolha fat32 para programas de grande escala com armazenamento de baixa densidade

Seja qual for o sistema de arquivos que você usa, você deve ter um software de recuperação robusto para garantir que nunca perca seus arquivos essenciais. O Wondershare Recoverit é um programa que faz jus ao seu nome. Você pode usá-lo para recuperar arquivos dos sistemas de arquivos FAT32 e NTFS sem sobrecarregar muito o hardware do sistema. A interface é intuitiva e você pode usá-la como qualquer outro programa gráfico no Windows ou macOS.

Wondershare Recoverit - o melhor programa de recuperação de dados

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

O Recoverit oferece suporte à recuperação de dados de todos os sistemas de arquivos, incluindo APFS, ExFAT, FAT16/32, HFS+, NTFS, ReFS, Raid, RAW, JFS no sistema operacional Linux, etc.

O Recoverit suporta mais de 500 cenários de perda de dados, como formatação de disco rígido, exclusão acidental, perda de partição, travamentos repentinos, etc).

Conclusão:

Ao escolher o sistema de arquivos apropriado, é melhor considerar todo o hardware e os programas a longo prazo. Esperamos que este guia tenha permitido que você entenda a diferença entre FAT32 e NTFS. Você ainda tem alguma dúvida? Sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários abaixo.