O seu servidor Exchange está apresentando erros relacionados com um problema de desligamento sujo? Embora seja surpreendente, o problema de desligamento sujo, também conhecido como desligamento incorreto, é bastante comum no MS Exchange e pode comprometer a autenticidade e a integridade de seus dados. Mas não se preocupe, você pode resolver facilmente a mensagem de desligamento sujo do Exchange verificando o banco de dados. Este artigo explica o que é o desligamento sujo e como corrigir esse erro.
Parte 1: O que é o erro de desligamento sujo do MS Exchange?
Para entender o que é o desligamento sujo, você deve saber como funcionam os arquivos de log transacionais do MS Exchange. Assim como qualquer outro servidor de dados, o MS Exchange armazena logs, ou registros, temporários e permanentes que descrevem detalhes sobre todos os tipos de transações do banco de dados.
Devido a qualquer erro inesperado (como desligamento repentino, ataque de malware ou falha do sistema), os logs de transação podem ser corrompidos. Quando os arquivos de log não atingem o estado confirmado, é exibido o erro Dirty Shutdown, o que dificulta o acesso ao banco de dados do Exchange.
Parte 2: Possíveis razões para a mensagem de desligamento sujo
Antes de aprender a resolver o erro de desligamento sujo do Exchange 53, você deve saber o que pode ter causado esse problema:
- Se o sistema não for desligado corretamente, este erro pode surgir.
- Ataques de vírus ou malware também podem causar este problema.
- Qualquer tentativa de entrada força ou hacking no banco de dados pode provocar esses erros lógicos.
- Se o sistema foi desligado inesperadamente devido a erro humano, falha de energia e assim por diante.
- A mensagem de desligamento sujo também pode ser exibida caso o sistema tenha travado inesperadamente.
Parte 3: Como resolver a mensagem de erro de desligamento sujo do MS Exchange?
Na maioria dos casos, o desligamento sujo acaba corrompendo o arquivo Private EDB que armazena detalhes essenciais sobre a caixa de correio no servidor. No entanto, você pode tentar corrigir o erro de desligamento sujo do Exchange seguindo as seguintes soluções:
Método 1: Resolva a mensagem de desligamento sujo do Exchange via ESUTIL
ESUTIL, que significa Exchange Server Database Utility, é um popular utilitário de comando do MS Exchange. Se você tiver acesso administrativo ao servidor, pode usar este utilitário para executar um reparo leve ou avançado. Veja como reparar o erro de desligamento sujo do Exchange com o comando ESUTIL.
Passo 1: Abra o prompt de comando CMD
Em primeiro lugar, vá para o menu Iniciar e abra o prompt de comando ou clique em Executar e digite "Cmd".
Passo 2: Repare o servidor Exchange corrompido e os logs
Ótimo! Assim que o prompt de comando for iniciado, digite o comando "Eseutil.exe" para carregar a ferramenta. Depois, insira os comandos "Eseutil/r" ou "Eseutil/p" para executar um reparo leve ou avançado. Ambos os comandos devem ser seguidos pelo endereço onde o banco de dados do Exchange está armazenado no sistema.
Após executar esses comandos, o utilitário tentará reparar o arquivo EDB e corrigir o erro de desligamento incorreto. Posteriormente, você também pode inserir o comando "Eseutil/d" para remover outros problemas lógicos e desfragmentar o banco de dados.
Passo 3: Faça uma verificação de integridade do banco de dados
Após executar um reparo simples ou avançado, a integridade do banco de dados pode ficar comprometida. Para resolver esse problema, você pode inserir o comando "ISInteg –fix", que verifica a integridade do banco de dados e repara o erro de desligamento sujo do Exchange.
Por último, eu também recomendo inserir o comando "Eseutil/g" (seguido pelo endereço do banco de dados) para verificar e reparar quaisquer outros erros no arquivo.
Método 3: Resolva a mensagem de desligamento sujo do Exchange via Stellar Repair for Exchange
Para poupar seu tempo e esforços, você também pode obter a ajuda de um aplicativo especializado, como o Stellar Repair for Exchange. Este aplicativo corrige todos os tipos de problemas dos seus arquivos do Exchange. Com um processo muito fácil de seguir, você pode resolver facilmente a mensagem de erro de desligamento sujo do Exchange ou qualquer outro problema de corrupção de dados dos seus arquivos EDB.
O aplicativo garante que todos os dados armazenados (como contatos, e-mails, anexos, etc.) sejam retidos durante o processo de reparo. Veja como usar o Stellar Repair for Exchange para reparar o erro de desligamento incorreto do Exchange.
Passo 1: Carregue o arquivo EDB corrompido
A primeira coisa que você deve fazer é instalar e iniciar o Stellar Repair for Exchange no seu computador e clicar no botão "Selecionar arquivo EDB", na parte superior.
Na nova janela, clique no botão "Procurar" para localizar e carregar o arquivo EDB corrompido.
Passo 2: Selecione o modo de reparo
Depois que o arquivo EDB for carregado no Stellar Repair for Exchange, visualize os detalhes e clique no botão "Avançar".
Depois, você pode selecionar um modo de verificação para reparar o arquivo do Exchange. O Modo Avançado leva mais tempo, mas os resultados também são muito melhores.
Passo 3: Visualize o resultado e salve os dados
É isso! Assim que o processo de reparo do arquivo EDB for concluído, o aplicativo permitirá que você visualize os dados e as diferentes caixas de correio serão listadas na barra lateral.
No final, você pode clicar no botão "Salvar", na parte superior, para exportar os dados do Exchange para outros formatos suportados, como EDB, PST, EML, HTML e assim por diante. Depois de resolver a mensagem de erro de desligamento sujo do Exchange, você pode simplesmente salvar os arquivos em qualquer local de sua escolha.
Como você pode ver, é possível resolver facilmente a mensagem de erro de desligamento sujo do Exchange seguindo uma abordagem manual ou automática. Como o método manual pode ser um pouco complicado e não produzir os resultados esperados, você pode considerar usar o Stellar Repair for Exchange. Este aplicativo de terceiros pode ajudá-lo a corrigir todos os tipos de problemas dos seus arquivos EDB, como desligamento incorreto, corrupção de dados ou qualquer outro erro lógico.