Neste artigo
A Apple sempre se destacou, até mesmo fazendo o que o resto do mundo não estava de acordo. O que explica porque a gigante de tecnologia adotou em 2017 o formato de foto HEIC para Macs e iPhones e não surpreendeu ninguém. Além disso, o formato de arquivo relativamente novo com certeza tem as suas vantagens.
Neste guia, nós vamos nos aprofundar em fotos HEIC, explicar os pós e contras, o formato de alta qualidade de imagem sem perdas, examinar os casos de uso, comparar com outros formatos de fotos. Também vamos mostrar como abrir e converter as fotos HEIC e oferecer uma excelente solução para recuperar fotos HEIC corrompidas.
Explicar o formato de foto HEIC
Para compreender o formato de foto HEIC, vamos primeiro conhecer bem as suas origens, que derivam do HEIF do MPEG. Ou seja, HEIF significa High-Efficiency Image File Format (em português: Formato de arquivo de imagem de alta eficiência); este formato foi desenvolvido em 2015 pela Moving Picture Experts Group (MPEG) com o objetivo de substituir os formatos de fotos que já existiam, como JPEG, que provocam perdas e formatos PNG, que consomem muito armazenamento.
Já o formato de foto HEIC, que se destaca pela alta eficiência da imagem, é que a Apple pegou do HEIF. É um formato que foi desenvolvido dois anos depois do primeiro formato de imagem, o HEIF. Ele foi apresentado pela Apple no iOS 11, em 2017.
Desde então, o formato de foto HEIC tem se tornado muito popular entre iPhones e iPads, permitindo que os usuários da Apple economizem muito espaço de armazenamento. O mais impressionante é que o recurso para salvar armazenamento não afeta a qualidade das imagens, por isso HEIC é conhecido como um formato de arquivo sem perdas.
Além disso, o formato de foto HEIC ajuda na organização, armazenamento das fotos em burst ou várias imagens em um único arquivo. Além disso, ele contém os metadados da imagem, incluindo detalhes sobre a resolução da foto, a hora e o local da foto e outras configurações da câmera usadas para criar a foto.
Principais usos do formato de foto HEIC
Como mencionado antes, a Apple é a única empresa que adota completamente o formato de arquivo HEIC. Os vídeos curtos que capturam alguns momentos antes e depois das fotos são as imagens ao vivo do iPhone, que são possíveis fazer graças ao formato de foto HEIC. O que só é possível graças à capacidade do HEIC de armazenar várias imagens ou sequências em um único arquivo.
O formato primário que o HEIC usa é restrito do ecossistema Apple e o formato de imagem é suportado nativamente pelos iPhones, iPads e Macs. Atualmente, o formato de imagem HEIC é formato de arquivo padrão nesses dispositivos devido a capacidade de economizar espaço e seus recursos que preservam a qualidade da imagem.
Comparar HEIC com outros formatos de imagem
Os formatos de arquivo de imagem como nós representamos, exibimos e salvamos, e com frequência, esses formatos têm diferentes tamanhos, qualidade, compressão, compatibilidade e seus prós e contras. Siga conosco para explorar as imagens HEIC e ver a comparação entre os formatos de imagem que você está acostumado a usar.
Tamanho, qualidade e compressão
HEIF e, portanto, HEIC, foi desenvolvido com o objetivo principal de consumir menos espaço de armazenamento do que consome os formatos tradicionais, como JPEG e PNG, e ainda, sem perder a qualidade da imagem, que permanece o mais alta possível. HEIC é também um formato de imagem sem perdas, o que significa que a redução do tamanho nunca compromete a qualidade das imagens.
É evidente que o HEIC também usa uma técnica para reduzir o tamanho do arquivo muito melhor e mais avançada sem comprometer a qualidade, fazendo com que seja possível armazenar mais imagens no mesmo tamanho do arquivo. No topo disso, ele também suporta vários tipos de dados de imagem e, como tal, pode armazenar imagens, animações e sequência de imagem, etc.
Compatibilidade
Uma das desvantagens do formato de foto HEIC é que sendo um padrão relativamente novo, ele é pouco usado, não como os outros formatos de imagem PNG, JPEG, GIF ou TIFF que já estão estabelecidos. Criado em 2015, e depois começou a se desenvolver por um ano e meio, e foi adotado somente em 2017.
A Apple foi a primeira a adotar o HEIF, nomeando-o HEIC, e ele foi disponibilizado a primeira vez no iOS 11, quando passou a ser o formato de arquivo padrão para as imagens do iPhone. Você provavelmente lembra quando a Apple introduziu as fotos ao vivo, que só são possíveis devido ao uso do HEIC.
Vantagens do formato de foto HEIC
Uma vez que o formato de imagem HEIC não é compatível com todos os dispositivos, a maneira como determinados arquivos são criados e salvos oferecem determinadas vantagens em relação a outros arquivos de fotos. Vamos ver alguns dos benefícios dele.
- HEIC ocupa menos espaço do armazenamento que o JPG e muito menos do PNG;
- Diferente do JPG, ele é um formato sem perdas, o que quer dizer imagem de saída de alta qualidade;
- O formato suporta sequência de imagem, fazendo que seja possível as Live Photos;
- Ele contém metadados e dados de imagem;
- HEIC funciona muito bem com programa de edição de imagem sem danos.
Porém, nem tudo é perfeito nas fotos no formato HEIC, pois ele não é suportado pelos navegadores de web, plataformas de redes sociais e dispositivos que não façam parte do ecossistema da Apple.
Como abrir fotos HEIC
O formato de foto HEIC inicialmente era exclusivo para Macs e iPhones e não era compatível com computadores Windows e celulares Android, mas, ambos os sistemas, recentemente começaram a suportar as imagens HEIC. Você poderá abrir imagens HEIC/HEIF através da biblioteca do aplicativo Android se você estiver usando as últimas versões do sistema operativo Android.
No Windows, o suporte HEIC/HEIF chegou inicialmente com a extensão de imagem HEIF para o aplicativo padrão de fotos, porém as versões mais novas do Windows já suportam arquivos HEIC sem problemas ou sem a extensão.
Para abrir as fotos, você pode seguir o passo a passo:
Passo 1: Transfira as fotos HEIC do seu iPhone para o seu computador ou baixe-as do seu site preferido.
Passo 2: Localize as fotos HEIC no aplicativo Explorador de Arquivos.
Passo 3: Como o botão direito do mouse clique na imagem HEIC imagem e selecione Abrir com > Fotos.
Se você estiver usando uma das versões antigas do sistema operativo Windows, você vai ver uma janela pop-up aparecer ao instalar a extensão de imagem HEIF. Siga as instruções abaixo e baixe e instale a extensão para abrir o HEIF e seus arquivos no computador Windows.
Como converter fotos HEIC
Embora seja possível visualizar imagens HEIC nos Macs, iPhones, iPads e nas versões mais recentes do Windows e do Android, o formato de imagem continua sendo relativamente novo e, portanto, não é compatível com muitos navegadores da web, aplicativos de redes sociais e com os dispositivos mais antigos Windows e Android. Você terá que converter as fotos HEIC em outro formato de imagem para usar nos dispositivos antigos ou publicá-los na sua conta.
Há várias maneiras de converter tais arquivos em JPG ou PNG, mas com o Wondershare MobileTrans é usar a ferramenta mais confiável para tal tarefa. A ferramenta funciona com Windows e Mac, oferece conversões e permite que os usuários convertam até 100 fotos HEIC simultaneamente.
Tendências de fotos HEIC e o que adotar no futuro
O formato de foto HEIC tem várias vantagens comparado ao JPG e PNG e outros formatos de imagem muito usados. Porém, ele não é tão usado quanto os demais formatos de arquivo que foram mencionados, o que faz que seja difícil recomendá-lo ou que ele seja adotado pelas plataformas de redes sociais, navegadores da web, aplicativos de edição de imagens e sistemas operacionais, além do macOS e iOS.
Por outro lado, podemos observar que tanto Microsoft quanto Google estão tomando as tão esperadas e necessárias medidas para adicionar suporte a esse formato no Windows e no Android. São passos que indicam que o formato de fotos HEIC está avançado. Pode ser que em breve mais aplicativos e plataformas suporte esse fantástico formato de arquivo e as suas vantagens.
Como corrigir fotos HEIC corrompidas
Fotos HEIC, como qualquer outro tipo de formato, podem ser corrompidas por diferentes motivos. Algo que acontece com frequência ao abrir uma foto HEIC em um aplicativo que não suporta o formato ou transferir as fotos entre iPhone e Android ou iPhone e computador Windows. As pessoas com frequência enfrentam danos, borrões, fotos pixeladas, granuladas, em branco ou arquivo ilegível.
Felizmente, há soluções para esse problema, e você pode reparar essas fotos com um reparador de imagem com IA como o Wondershare Repairit. É um aplicativo perfeito para fotógrafos, editores gráficos e qualquer pessoa que trabalhe com fotos HEIC, pois ele é capaz de reparar cabeçalhos danificados, fotos formatadas e corrompidas por causa de falhas no sistema, setores defeituosos, transferências de arquivos interrompidas e muito mais.
Porém, uma vez que o Wondershare Repairit não suporta o formato HEIC, você terá que converter as fotos HEIC do seu iPhone em um arquivo que o programa suporta, que pode ser JPG, JPEG, RAF, TIF, RAW, PNG, GIF, ORF, TIFF, etc. Uma vez convertida, você pode seguir os passos abaixo para corrigir as fotos HEIC corrompidas:
Passo 1: Faça download e inicie o Wondershare Repairit no seu computador.
Passo 2: Selecione Mais tipos de reparo e então, clique em Reparar foto.
Passo 3: Clique em Adicionar e adicione as suas fotos convertidas HEIC.
Passo 4: Clique em Reparar para começar o processo de correção da imagem.
Passo 5: Uma vez concluído o processo, clique em OK. Você pode pré-visualizar as fotos reparadas clicando em Pré-visualização.
Passo 6: Se você estiver satisfeito com o resultado, clique em Salvar para salvar as imagens corrigidas no seu computador.
Vale destacar que o Wondershare Repairit - Reparo de foto também oferece um recurso Upscaler de imagem com IA, que é capaz de ampliar as suas fotos em até 2, 4 e 8 vezes mais usando a tecnologia avançada de IA.
Com o recurso Reparo avançado de fotos do Wondershare Repairit é possível recuperar arquivos altamente corrompidos, os quais será necessário a adição de uma foto de exemplo (a foto tem que ter o mesmo formato de arquivo), para que dessa forma se melhore a qualidade do processo de reparo. Você pode selecionar essa opção durante o estágio de pré-visualização da foto.
São esses recursos que fazem com que esse aplicativo ofereça uma solução superior; ele é capaz de reparar mais de 15 diferentes formatos de imagem e, como citamos aqui, entre eles, as fotos HEIC, além de outros formatos não comumente suportados.
Conclusão
O formato de imagem HEIC foi introduzido em 2017 com o iOS 11 da Apple, oferecendo numerosas vantagens que vão além das oferecidas pelos formatos JPG, TIFF, PNG, GIF, etc. É um formato de arquivo que ocupa menos espaço de armazenamento e portanto, evita perdas; além disso, ele cria imagens de alta qualidade, contém metadados e é capaz de armazenar várias imagens, animações ou sequências, tudo em um único arquivo.
Porém, é um formato de foto relativamente novo que foi adotado somente pela Apple. Ele não é suportado pelos navegadores web e nem pelas plataformas de redes sociais, o Windows e o Android somente recentemente adicionaram suporte para esse formato. O que faz com que os usuários do iPhone encontrem com regularidade problemas ao transferir fotos HEIC para outros dispositivos ou abri-las sem aplicativos que as suportem, o que acaba provocando corrompimento do arquivo.
Felizmente, soluções como Wondershare Repairit podem corrigir esses problemas, reparando sem esforço a foto HEIC corrompida em apenas poucos passos. Porém, a primeira coisa a fazer, você deve converter a foto HEIC em JPG ou PNG em um aplicativo como Wondershare MobileTrans, já que o HEIC não está na lista de mais de 15 formatos suportados do Repairit.