Thunderbolt 3 x 4 vs. USB 4: Tudo que você precisa saber

Todos nós conhecemos o quão é frustrante esquecer o carregador em casa quando vamos visitar alguém, quando o carregador emprestado não funciona no seu dispositivo. Felizmente, dias como este ficarão para trás, pois as unidades USB e Thunderbolt estão adotando um padrão para todos os dispositivos eletrônicos.

O objetivo é que um conector abranja todo tipo de dispositivo. Com esse conector o usuário poderia transferir arquivos, transmitir áudio e vídeo e conectar dispositivos periféricos ao computador.

Mas qual é a diferença entre Thunderbolt 3 e 4, e qual deles é o melhor Thunderbolt 4 ou USB 4?

Neste artigo

O que é Thunderbolt 3?

Ele foi desenvolvido em 2011, graças a uma parceria entre Intel e Apple; o Thunderbolt apresenta um padrão relativamente novo para conectar dispositivos periféricos ao computador. O processo é feito através de conectores PCI Express (PCIe) e DisplayPort (DP) existentes, que se combinam com um único cabo, adicionando energia a mistura e criando um tipo de porta.

Durante muito tempo, o Thunderbolt foi uma interface de hardware para uso em produtos Apple para transferência de arquivos, conexão de monitores e dispositivos de armazenamento e transmissão de vídeo e áudio. No início, a velocidade máxima de transferência do Thunderbolt era de 10 Gbit/s. Desde do seu lançamento, o Thunderbolt passou por quatro mudanças significativas; e atualmente, a maioria dos seus consumidores usam o Thunderbolt 3.

Se comparado com a primeira versão, o Thunderbolt 3 tem velocidade de transferência de dados de 40 Gbit/s, que requer taxas PCIe de 16 Gbit/s e suporta DisplayPort 1.2. No entanto, se tratam de especificações mínimas; e os dispositivos TB3, especialmente no lado do Mac, muitas vezes, possuem velocidade PCIe para 32 Gbit/s e suporte opcional para DP1.4.

O que é Thunderbolt 4?

A última versão do Thunderbolt, é o Thunderbolt 4, que foi lançado em 2020; ele não atualiza os recursos principais do Thunderbolt 3, ele simplesmente aumenta os requisitos mínimos.

Portanto, o Thunderbolt 4 é mais como se fosse uma atualização do software do que como nova versão significativa. É uma versão que padroniza o Thunderbolt 3 para todos os usuários e, portanto, com ela, os usuários do Windows finalmente têm acesso ao que os entusiastas do Mac tiveram com o Thunderbolt 3 durante anos.

Há uma única melhoria significativa no Thunderbolt 4. Durante anos, os usuários do Thunderbolt que conectavam os seus dispositivos em série, durante a remoção de um dispositivo, afetaria os demais e faria com que eles se tornassem inutilizáveis.

No Thunderbolt 4, há suporte para modo alternativo do USB Thunderbolt, também conhecido como Thunderbolt 4 Hubbbing. É possível ter um Thunderbolt com 4 portas, mas ao desconectar uma delas, os demais dispositivos não serão afetados.

O que é USB 4?

A unidade USB também passou por algumas alterações desde do seu surgimento, em 1996, graças a um esforço conjunto entre Microsoft, IBM, Intel e outras empresas. O objetivo era criar uma porta universal para substituir as diferentes portas de teclados, mouses e dispositivos seriais e paralelos.

Ao longo dos anos, a porta USB foi mudando, e se ajustando a sua aparência física, além disso, aumentou significativamente a velocidade e a taxa de carregamento. Atualmente, o USB 4 é o padrão, a velocidade máxima de transferência de dados se elevou para 1,5 Mbit/s, em 1996, e para 40 Gbit/s em 2019, quando o USB 4 chegou ao mercado.

A potência máxima de carregamento do USB 2.0, em 2001, que foi a primeira porta USB a oferecer capacidade de carregamento, era de somente 2,5 W, ou 500 mA a 5 V. Com USB 4, até 100W, ou 5A a 20V, o que é um incremento de 40 vezes mais em 18 anos.

Thunderbolt 3 x 4: Diferenças principais

diferença entre thunderbolt 3 e 4

Como mencionado, durante muito tempo, o Thunderbolt foi uma porta exclusiva da Apple, durante quase uma década e, portanto, as diferenças entre o Thunderbolt 3 e 4 não são enormes. A velocidade de transferência de ambos é excelência, à taxa de transferência de dados do USB 4 pode suportar monitores 4K, que são o padrão dos dias atuais.

Aqui incluímos uma tabela de comparação entre as diferenças críticas para avaliar Thunderbolt 4 x 3.

Thunderbolt Comparação Thunderbolt 3 Thunderbolt 4
Velocidade de transferência dos dados 20 Gbit/s - 40 Gbit/s 40 Gbit/s
Velocidade mínima do PCIe PCIe 16 Gbit/s PCIe 32 Gbit/s
Velocidade de carregamento 15W (ou 100W com USB Tipo-C cabos de cobre) 100W de uma única porta
Suporte de expansão de tela 4K 60Hz para 2 monitores / 4K 120Hz para 1 monitor / 5K 60Hz para 1 monitor 4K para 2 monitores / 8K para 1 monitor
Segurança Vulnerável a ataques DMA Inclui proteção DMA
Compatibilidade Compatibilidade com USB 4 Total compatibilidade com USB 4

Vale ressaltar que estes são requisitos mínimos para comparações com Thunderbolt. A Apple já tinha velocidades PCIe de 32 Gbit/s, mesmo quando era o Thunderbolt 3, fazendo com que as diferenças fossem mais notáveis no lado do Windows.

USB 4 x Thunderbolt 4 - Como compará-los?

usb 4 x thunderbolt 4

Embora Thunderbolt 4 e USB 4 usem a mesma conexão USB Tipo-C, tecnicamente, o Thunderbolt não é o mesmo que o USB. Pois ele segue regras e padrões mais rigorosos, e portanto, ter um dispositivo ou cabo Thunderbolt 4 significa ter USB 4 com todos os acessórios adicionais.

Nem todos os cabos e dispositivos do USB 4 são poderosos como os do Thunderbolt 4, e o motivo são os requisitos mínimos, que são menores para USB 4. Por exemplo, uma conexão PCIe de 16 Gbit/s ou uma taxa de transferência de dados de 20 Gbit/s pode tornar o cabo/dispositivo USB 4 compatível, porém não será tão rápido quanto o que possui o certificação Thunderbolt 4.

Thunderbolt 4 x USB 4 - Qual é o melhor?

Uma vez que conhecemos as diferenças entre Thunderbolt 4 e USB 4 que merecem destaque, podemos finalmente responder à pergunta: "Qual é o melhor entre Thunderbolt 4 e USB 4?"

Ambos têm interfaces de hardware sólidas, mas como o Thunderbolt 4 deve atender a padrões mais elevados, ele se torna uma opção mais segura, pois está preparado para os seus dispositivos do futuro, ele é um vencedor claro na batalha entre Thunderbolt 4 e USB 4. Você também pode ver isso em comparação de duas interfaces.

Interface do hardware Thunderbolt 4 USB 4
Velocidade da transferência 40 Gbit/s 20 - 40 Gbit/s
Velocidade mínima de carregamento 15W 7,5W
Velocidade máxima de carregamento 100W 100W
Suporte de exibição Dois 4K monitor 60Hz;
Um 4K monitor 120Hz;
Um 8K monitor 60Hz;
Um 4K monitor;
Compatível com versões anteriores Sim (com Thunderbolt 3); Sim (com todas as versões USB com conectores do Tipo-C);

[Bônus] Thunderbolt 4 x USB 4: Problemas que se conhecem até agora

Embora os conectores do Thunderbolt 4 e do USB 4 sejam excelentes, pois garantem velocidade de transferência fantástica, potência de carregamento e suporte de exibição, eles ainda podem apresentar alguns problemas, como bugs de software, tela preta, problemas de conexão, entre outros.

Problemas tais, que podem causar a perda de dados salvos nos seus dispositivos Thunderbolt 4 ou USB 4, fazendo com que você precise recorrer a uma ferramenta para recuperá-los. Felizmente, existe um aplicativo, e ele se chama Wondershare Recoverit.

Teste Grátis
Teste Grátis

Com uma taxa de recuperação de dados de 95%, ele é compatível com mais de 1.000 tipos de arquivos, e mais de 2.000 dispositivos, por isso, o Wondershare Recoverit pode lhe ajudar em mais de 500 situações diferentes. Se você acidentalmente deletar os seus arquivos, formatar o dispositivo, ou for vítima de malware, vírus ou ataque de DMA, o Recoverit consegue recuperar os arquivos para você.

Aqui está como usá-lo para recuperar arquivos do Thunderbolt 4 or USB 4:

    1. Plugue o seu USB 4 ou o Thunderbolt 4 e abra o Wondershare Recoverit.
    2. Clique em Discos rígidos e locais, e selecione o seu dispositivo.
abra o wondershare recoverit
    1. O aplicativo vai começar escanear em busca dos arquivos perdidos automaticamente. Durante o processo, você pode localizar os arquivos desejados, pode fazer pausa o parar o processo.
automaticamente começa escanear
    1. O aplicativo te deixa ver previamente os arquivos encontrados, e quando você estiver pronto, você pode selecionar os que você deseja recuperar e clicar em Recuperar.
recuperar e salvar dados perdidos

Especificações principais

Antes de concluir o nosso artigo sobre Thunderbolt 3 e 4 e USB 4, aqui está, mais uma vez, uma tabela simplificada de comparação das interfaces desses hardware e os aspectos do protocolo de transferência.

Protocolo de transferência Thunderbolt 3 Thunderbolt 4 USB 4
Velocidade mínima de transferência de dados 20 Gbit/s 40 Gbit/s 20 Gbit/s
Velocidade máxima de transferência de dados 40 Gbit/s 40 Gbit/s 40 Gbit/s
Dados mínimos de PCIe requeridos 16 Gbit/s 32 Gbit/s 16 Gbit/s
Máximo de potência de carregamento 15W (100W com USB Tipo-C cabos de cobre) 100W (com planos para suporte 240W) 100W (5A a 20V, com planos para suporte 240W)
Tipo de Conector USB Tipo-C USB Tipo-C USB Tipo-C
Suporte de exibição Dois 4K monitor 60Hz;
Um 5K monitor 60Hz;
Dois 4K monitor 60Hz;
Um 4K monitor 120Hz;
Um 8K monitor 60Hz;
Um monitor 4K;
Função despertador Opcional Sim Opcional
Sistemas de suportados Windows 7 (64-bit), 8, 10 e 11;
macOS 10.13 ou anteriores;
Dispositivos Windows, Mac, Linux e Chrome OS;
Intel Evo e vPro laptops;
Windows 11;
macOS Big Sur (11.0);
Linux kernel 5.6;
Compatibilidade Compatibilidade com USB 4; Compatibilidade com USB 4; Compatibilidade opcional com Thunderbolt 3;
Compatível com Thunderbolt 4;

Conclusão

Uma unidade USB e Thunderbolt oferecem muitos benefícios para quem busca por unir conectores a diferentes dispositivos eletrônicos, permitindo aos usuários transmitir um sinal AV, transferir dados e conectar uma variedade de dispositivos periféricos ao computador.

Embora, todos usem a conexão USB Tipo-C, Thunderbolt 3, 4 e USB 4 possuem padrões diferentes. Portanto, eles se diferenciam em termos de velocidade de transferência, potência do carregamento, suporte de exibição, etc.

Além disso, independentemente de quão longe tenham chegado, os dispositivos USB 4 e Thunderbolt 4 apresentam alguns problemas ainda no dia de hoje, alguns dos quais podem ocasionar a perda de dados armazenados. Caso isso aconteça, você vai precisar de um aplicativo confiável, como o Wondershare Recoverit, para recuperar rapidamente os dados perdidos.

Teste Grátis
Teste Grátis
Luís Santos
Luís Santos Jan 03, 24
Compartilhe o artigo: