A Kaspersky excluiu arquivos sem solicitar durante a verificação do seu dispositivo? Não se inquiete; é possível restaurá-los, mas a pergunta é: é aconselhável fazê-lo? Os arquivos foram deletados pela ferramenta antivírus ou antimalware da Kaspersky por uma razão específica.
Verifique o motivo pelo qual o software excluiu seus arquivos antes de examinar as melhores técnicas de recuperação de dados da Kaspersky. Também vamos apresentar maneiras de impedir que o Kaspersky apague seus dados.
Índice
Qual foi o motivo da exclusão dos meus arquivos pelo Kaspersky?
Quando detecta malware, o Kaspersky exclui arquivos sem solicitar permissão. Isso impede a propagação de vírus, worms ou outros softwares maliciosos que possam ter infectado os arquivos pelo seu sistema.
Contudo, isso não os remove automaticamente do seu dispositivo; eles são colocados em quarentena. Isolá-los garante que não representem uma ameaça ou contaminem outros dados. Mesmo assim, o Kaspersky os desinfeta e cria cópias de backup, possibilitando restaurá-los ao local original.
Você também tem a opção de excluí-los permanentemente da quarentena. Caso contrário, a Kaspersky fará isso em 30 dias.
Quais aspectos ponderar antes de restaurar arquivos deletados pelo Kaspersky?
Antes de restaurar arquivos deletados pelo Kaspersky, questione-se se realmente precisa recuperá-los. Afinal, eles ainda podem estar infectados.
O Kaspersky tenta desinfetar arquivos suspeitos em um ambiente isolado, alterando-os ou removendo-os do seu dispositivo. A recuperação dos arquivos pode ser arriscada se a infecção não for removida. Por exemplo, podem conter um vírus Trojan que se espalharia automaticamente pelo seu sistema, danificando ou roubando dados.
No entanto, como acontece com outros softwares antivírus ou antimalware, o Kaspersky pode cometer erros, excluindo arquivos completamente inocentes sem consentimento. Recuperá-los só é justificável se você tiver absoluta certeza de que estão seguros. Veja como fazer isso.
Como recuperar arquivos excluídos do Kaspersky
Recuperar arquivos excluídos pelo Kaspersky é uma tarefa fácil, quer eles tenham sido colocados em quarentena ou excluídos permanentemente. Aqui estão suas principais opções.
Opção 1. Restaurar arquivos excluídos do Kaspersky Quarantine
Você pode utilizar o Kaspersky para restaurar arquivos excluídos de volta ao local original simplesmente acessando a quarentena do programa.
Veja como usar o Kaspersky para restaurar arquivos em quarentena:
- Abra o Kaspersky e selecione Mais Ferramentas.
- Vá para Quarentena em Segurança.
- Selecione o arquivo excluído e clique em Restaurar.
- clique em Restaurar para confirmar sua escolha.
Opção 2. Restore Files Deleted by Kaspersky Permanently Using Data Recovery Software
Você não depende do Kaspersky para recuperar arquivos excluídos; um software de recuperação de dados pode ser utilizado. Essa opção é útil quando o Kaspersky exclui permanentemente itens essenciais do seu computador sem colocá-los em quarentena.
Wondershare Recoverit é altamente recomendadosoftware de recuperação de dados que pode auxiliá-lo na recuperação de arquivos excluídos permanentemente pelo Antivírus Kaspersky. Com sua interface intuitiva e recursos avançados, o Recoverit pode recuperar dados perdidos de uma variedade de dispositivos, como discos rígidos, pen drives e cartões SD.
- Recupera uma ampla variedade de arquivos, incluindo executáveis, documentos, fotos, vídeos, músicas, e-mails e mais de 1000 tipos de arquivos, de maneira segura e completa.
- Lida com mais de 500 cenários de perda de dados, como exclusão acidental, formatação e corrupção de disco.
- A interface amigável permite recuperar dados com apenas alguns cliques.
Baixe-o do site oficial, instale-o em seu computador e siga estas etapas para recuperar arquivos excluídos do Kaspersky:
- Inicie o software, vá para Discos rígidos e locais, and Escolha o local de armazenamento onde seus dados foram perdidos para iniciar uma verificação automática..
- Leverage file type, size, time, status (existing or deleted), and tag filters or the search bar to accelerate the scanning process.
- Visualize e selecione os arquivos que podem ser recuperados e clique em Recuperar.
- Escolha um caminho de arquivo seguro (não o local original) e clique nele. Recuperar.
Sua solução de recuperação de dados confiável e segura
Com este software, é simples recuperar arquivos excluídos ou perdidos de uma ampla gama de dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, unidades externas, unidades USB, cartões de memória e muitos outros, totalizando mais de 2.000 dispositivos. O software garante a recuperação segura de todos os tipos de dados, independentemente do modo como foram perdidos.
Opção 3. Restaurar arquivos excluídos usando o histórico de arquivos do Windows
O Histórico de Arquivos do Windows é uma ferramenta integrada para fazer backup de documentos, bibliotecas (fotos, vídeos, músicas, etc.), contatos e outras pastas no seu computador. Ele permite restaurar itens excluídos de um backup anterior, o que só é possível se você tiver ativado o recurso anteriormente e feito o backup dos dados.
Veja como recuperar arquivos excluídos pelo Kaspersky a partir de um backup do Histórico de Arquivos do Windows:
- Vá para Configurações > Backup > Mais opções.
- Clique em Restaurar arquivos de um backup atual.
- Abra a pasta ou biblioteca de backup que contém os seus dados perdidos.
- Use o Ctrl + A atalho para selecionar todos os arquivos ou escolha itens específicos e clique no botão verde Restaurar botão para recuperá-los para o local original. Alternativamente, vá para Configurações (o ícone de engrenagem) > Restaurar para e selecione outro caminho de arquivo.
Como impedir que o Kaspersky exclua arquivos
Manter o Kaspersky atualizado regularmente pode proteger seus dados, pois as atualizações contêm novas definições de vírus e correções de vulnerabilidades. Utilizar a versão mais recente garante que o Kaspersky não exclua inadvertidamente arquivos não infectados. Aqui está o que mais você pode fazer.
Desative a exclusão automática
Devido às configurações de sua ferramenta antivírus, o Kaspersky automaticamente exclui dados infectados ou suspeitos. Por padrão, o Kaspersky verifica todos os arquivos abertos, salvos ou em execução, tomando uma ação específica após detectar ameaças (como desinfetá-los, bloqueá-los ou excluí-los).
No entanto, é possível desativar essas verificações para evitar a exclusão automática, embora isso torne seu dispositivo mais vulnerável a ameaças (verificações frequentes de vírus podem ajudar a mitigar isso).
Veja como desativar a exclusão automática de arquivos no Kaspersky:
- Inicie o Kaspersky e clique no ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo para acessar as Configurações.
- Clique em Antivírus de Arquivos em Proteção.
- Desative o botão e clique em Salvar.
- Confirme sua escolha clicando em Sim.
Ajustar ameaças e exclusões
A ferramenta antivírus da Kaspersky pode omitir aplicativos, arquivos ou pastas específicos durante as verificações se você adicioná-los como exclusões. Essa é uma solução ideal se você não quer desativá-lo completamente, mas apenas evitar que ele exclua dados automaticamente.
Veja como incluir exclusões no Kaspersky:
- Inicie o programa e clique no ícone de engrenagem para acessar as Configurações.
- Clique em Gerenciar exclusões em Ameaças e exclusões.
- Clique em Adicionar para definir uma nova exclusão.
- Clique em Navegue para encontrar os itens desejados.
- Clique em uma pasta ou arquivo que deseja excluir das verificações antivírus (você também pode incluir subpastas) e depois clique em Selecionar.
- Clique no botão de opção Todos os componentes em Componentes de proteção e em seguida clique em Adicionar.
- Clique noOK Ou repita as etapas de 3 a 6 para adicionar mais exclusões. Infelizmente, você não pode selecionar várias pastas ou arquivos.
- Clique no Salvar. Você também pode excluir programas clicando em Especificar aplicativos confiáveis e adicionando-os da mesma forma que fez com arquivos e pastas.
Considerações Finais
Recuperar arquivos excluídos pelo Kaspersky é bastante simples, seja restaurando-os da quarentena, de um backup do Histórico de Arquivos do Windows ou utilizando um software de recuperação de dados, como o Wondershare Recoverit.
Contudo, é possível desativar a exclusão automática para evitar que o Kaspersky apague arquivos. Isso desativa a proteção antivírus, então, remover pastas, arquivos e aplicativos confiáveis das verificações pode ser uma opção mais sensata.
FAQ
Os arquivos excluídos permanecem no seu computador após o Kaspersky colocá-los em quarentena?
O Kaspersky remove arquivos suspeitos ou infectados do seu computador, colocando-os em quarentena em um ambiente isolado, e cria cópias de backup seguras após a desinfecção. Isso permite restaurá-los no seu dispositivo dentro de 30 dias antes da exclusão permanente.Como posso excluir arquivos infectados no Kaspersky?
Excluir arquivos infectados no Kaspersky é uma aposta segura se você não quiser arriscar restaurá-los. Se o software não conseguir desinfetá-los, você pode removê-los da quarentena clicando em Mais ferramentas > Quarentena, selecionando os arquivos e clicando em Excluir ou Remover tudo.Como posso temporariamente desativar o Kaspersky?
Não é recomendado desativar o Kaspersky (mesmo que temporariamente), pois isso deixará o seu dispositivo vulnerável a ameaças. Ainda assim, é mais eficiente do que ajustar diversas configurações para evitar a exclusão ou o bloqueio automático ao trabalhar com documentos ou aplicativos confiáveis. Clique com o botão direito no ícone do Kaspersky na bandeja do sistema, selecione o intervalo desejado e clique em Pausar proteção.