Se você é fã dos modelos anteriores com Apple M, vai adorar o mais recente Apple M3 Pro. Com uma performance excepcional, a atualização do silício M3 supera em 11 vezes o desempenho do mais robusto Macbook Pro com tecnologia Intel, garantindo uma velocidade de processamento 50% superior a qualquer modelo M1.
2024 está quase batendo à sua porta e é o momento mais emocionante para ser um usuário do Macbook Pro. Por quê? Porque a nova série M3 de processadores Apple está transformando a maneira como as pessoas usam os dispositivos Macbook Pro.
A ponta do iceberg revela uma arquitetura de computação verdadeiramente inovadora, recursos extraordinários de CPU e GPU, uma tela de imensa potência e recursos de armazenamento amplos, apenas arranhando a superfície do que esta tecnologia excepcional tem a oferecer. A Apple acumulou o conhecimento das gerações anteriores de processadores da série M e incorporou-o na nova linha M3 de chips de processamento.
Neste artigo
Apple M3 Pro – Principais especificações e Arquitetura
O Apple M3 Pro é um grande avanço em relação ao modelo anterior do Apple M3. Comparado com o Apple M3, o modelo Pro se destaca em todos os departamentos. Com a inovadora tecnologia de arquitetura de 3 nm, o M3 Pro se destaca ao incorporar impressionantes 37 bilhões de transistores no chip M3, resultando em uma eficiência energética exemplar. Equipado com 12 núcleos de CPU, 18 núcleos de GPU e suporte para 18 a 36 GB de RAM, redefine os padrões de desempenho.
Esta potência de um computador foi projetada para tarefas gráficas e de processamento intensas e não ficará lenta, não importa o que você faça ou faça. Aqui estão as principais especificações do Apple M3 Pro para colocá-lo em perspectiva com uma das últimas joias da coroa de inovação da Apple:
- Total de núcleos de CPU – 12 (6 núcleos de desempenho e seis núcleos de eficiência);
- Núcleos de GPU – 14–18;
- Núcleos de motores neurais – 16;
- Transistores M3 – 37 bilhões;
- Capacidade de memória – 36 GB;
- Litografia – 3nm de primeira geração;
- Largura de banda de memória de 150 GB/s;
- Memória unificada de 18 GB;
- SSD de 512 GB;
- Wi-Fi 6E;
- Bluetooth 5.3;
- Adaptador de alimentação USB-C de 96 W;
- Cabo USB-C para MagSafe 3;
- Slot para cartão SDXC;
- Porta HDMI;
- Conector de fone de ouvido de 3,5 mm;
- Três portas Thunderbolt 4.
Desenvolvido para ir além das expectativas, o Apple M3 Pro se destaca como um marco revolucionário, proporcionando suporte integrado excepcional para aprendizagem, mobilidade, audição e visão, elevando a interação tecnológica a um novo patamar. Aqui está uma lista de recursos incluídos:
- Controle do interruptor;
- Legendas ocultas;
- Texto para fala;
- Reduza o movimento;
- Siri e ditado;
- Controle de voz;
- VoiceOver;
- Zoom;
- Aumentar contraste.
Caso essas impressionantes especificações tenham aguçado sua curiosidade, confira os dispositivos Apple com o poderoso motor M3 que estão no radar para o ano de 2024.
Dispositivos com Apple M3
A última geração de dispositivos Apple produziu alguns dos desktops e laptops mais poderosos que o mundo já viu.
Os novos modelos de computador com tecnologia M3 da Apple incluem potências de computação, como:
- MacBook Pro de 14 polegadas;
- MacBook Pro de 16 polegadas;
- Macbook Pro M3 Max (14 e 16 polegadas);
- Desktop iMac de 24 polegadas.
Apesar do possível custo elevado desses dispositivos, o valor substancial que oferecem em termos de facilidade de uso, poder de processamento, eficiência energética, duração da bateria e usabilidade geral faz com que cada centavo gasto valha a pena. Agora, vamos nos aprofundar nas fantásticas métricas de desempenho de CPU e GPU do Apple M3 Pro.
Métricas de desempenho do Apple M3 Pro
Os novos modelos de computador M3 Pro apresentam uma CPU com tecnologia M3 com chips de processamento de última geração capazes de suportar incrível poder e velocidade de processamento. Graças à arquitetura do processador de 3 nanômetros, o Apple M3 Pro possui 6 núcleos de desempenho de CPU e 6 núcleos de eficiência de CPU.
Os núcleos de CPU impulsionados pela tecnologia M3 oferecem eficiência superior, graças à previsão de ramificação aprimorada e a um mecanismo de decodificação e execução mais amplo integrado aos núcleos de desempenho. Por outro lado, os seis núcleos de eficiência da CPU aumentam significativamente a eficiência e o desempenho geral, contando com um mecanismo de execução integrado mais profundo.
Aqui está um fato para ajudá-lo a colocar todas essas informações na perspectiva correta. Com um processamento de CPU de última geração e refinamentos arquitetônicos, o M3 Pro é uma potência que não só maximiza a eficiência computacional, mas também otimiza o desempenho operacional do Macbook Pro de maneira excepcional.
O M3 Pro é 30% a 50% mais rápido do que qualquer dispositivo M1, permitindo que você execute várias guias e aplicativos do navegador sem que o seu Macbook aqueça ou fique mais lento. Com um equilíbrio revolucionário entre desempenho e eficiência de processamento, o M3 Pro não só oferece cargas de trabalho multithread confiáveis, mas também otimiza a vida útil da bateria, proporcionando uma experiência de uso excepcional.
Além de tudo isso, o chip M3 Pro possui ray tracing acelerado por hardware, que é um recurso de CPU fundamental para renderização gráfica. Graças a isso, o Apple M3 Pro pode suportar renderização em tempo real fotorrealista e incrivelmente detalhada.
Se você acha que a CPU do M3 Pro é impressionante, espere até falarmos sobre a GPU. Agora, a verdadeira atualização vem no departamento de GPU e é enorme. O domínio gráfico da nova arquitetura GPU da Apple é uma maravilha por si só.
O M3 Pro possui um poder de GPU tão grande que pode redefinir a computação visual. A GPU de 18 núcleos de última geração, uma verdadeira maravilha, possui incríveis 37 bilhões de transistores M3, e vem repleta de recursos avançados, como mesh shading e ray tracing acelerado por hardware.
Esta incrível GPU é poderosa o suficiente para garantir um desempenho ultrarrápido ao trabalhar nas tarefas com uso intensivo de gráficos. Em comparação com o M1 Pro, a GPU com tecnologia M3 oferece uma velocidade 40% superior, tornando-se mais apta para suportar tarefas exigentes, como a manipulação de grandes fotos panorâmicas ou renderizações realistas no Adobe Photoshop.
Mas espere, por que a GPU M3 Pro da Apple é tão poderosa?
Devido à integração de alto calibre de sombreamento de malha e recursos de rastreamento de raio acelerados por hardware. Com esses recursos avançados, a potência de processamento permite a renderização de reflexos, sombras, iluminação e diversos outros elementos com uma realidade impressionante.
O Apple M3 Pro também oferece suporte a algumas opções de configuração:
- M3 Pro com Neural Engine de 16 núcleos, GPU de 18 núcleos e CPU de 12 núcleos;
- Memória unificada de 36 GB;
- Atualização de armazenamento (1 TB, 2 TB e 4 TB);
- Adaptador de alimentação USB-C de 96 W.
Capacidades de mecanismo neural e aprendizado de máquina do Apple M3 Pro
Se você acha que as maravilhas do Apple M3 Pro param com seus imensos recursos de CPU e GPU, você está errado. O Apple M3 Pro traz outra arma secreta que você deve conhecer – o Neural Engine movido a aprendizado de máquina da Apple.
Se você conhece os modelos M1 Pro e M2 Pro anteriores, sabe do que estamos falando. O Neural Engine habilitado para ML é a base da busca incansável da Apple por equilibrar potência, eficiência e desempenho.
Com métricas de desempenho excepcionais e opções de configuração avançadas exclusivas, o Neural Engine do Apple M3 Pro impulsiona os recursos de aprendizado de máquina para um nível superior, entregando um aumento de aproximadamente 14% tanto no desempenho quanto na eficiência em relação à Unidade de Processamento Neural (NPU) do M2 Pro.
M3, M3 Pro e M3 Max possuem um mecanismo neural aprimorado para fornecer potência extra e acelerar seus respectivos modelos de aprendizado de máquina. Com um desempenho até 60% mais rápido e eficiente em comparação com o M1 Pro, o Neural Engine do M3 Pro permite fluxos de trabalho avançados de aprendizado de máquina e inteligência artificial, realizando operações mais rápidas enquanto preserva a privacidade ao manter os dados no dispositivo.
Recursos poderosos de processamento visual de IA/ML, como superresolução e redução de ruído, prometem resultados ultrarrápidos. Além disso, recursos específicos, como conformidade inteligente no Final Cut Pro e detecção de edição de cena no Adobe Premiere, também aumentam significativamente o desempenho.
O M3 Pro também possui um mecanismo de mídia avançado capaz de suportar a maioria dos codecs de vídeo com aceleração de hardware aprimorada, incluindo ProRes RAW, ProRes, HEVC e H.264. Além disso, possibilita reprodução e streaming mais eficientes e com baixo consumo de bateria, incorporando o mecanismo de mídia padrão da indústria para suportar a decodificação AV1.
Efeitos na vida útil da bateria e no consumo de energia
A Apple tem estado na vanguarda da corrida pelas operações corporativas mais neutras em carbono entre as corporações globais. Até 2030, a Apple planeia implementar práticas ecológicas com zero emissões líquidas para garantir um impacto climático mínimo em todos os seus negócios.
Simplificando, a empresa se esforça para tornar todos os dispositivos movidos a M3 neutros em carbono. Com isso em mente, não é de se admirar que o M3 Pro seja um verdadeiro marco para a Apple em termos de desempenho impressionante e eficiência energética.
Este Macbook Pro foi projetado tendo em mente a duração da bateria e a eficiência energética. O novo Macbook Pro oferece até 22 horas de duração da bateria, mais do que você encontrará em qualquer Mac M1 Pro ou M2 Pro. Devido ao seu consumo de energia otimizado e a uma bateria de maior duração, o M3 Pro consome menos energia e exige menos tempo conectado em comparação com qualquer modelo Mac anterior.
Aqui está uma rápida visão geral das métricas de bateria e energia que você pode esperar encontrar no M3 Pro:
- Bateria de polímero de lítio de 72,4 watts-hora;
- Adaptador de alimentação USB-C 70W/96 (CPU de 11 núcleos/CPU de 12 núcleos);
- Cabo USB-C para MagSafe 3;
- Capacidade de carregamento rápido;
- Até 12 horas de navegação na web;
- Até 18 horas de reprodução de filmes (aplicativo Apple TV).
Se considerarmos esses números aqui, podemos dizer com segurança que o M3 Pro pode oferecer o mesmo desempenho de CPU/GPU que o M1 Pro com 50% menos consumo de energia.
Como o M3 Pro supera os chips anteriores
Com todos os recursos avançados de CPU, GPU, RAM, vida útil prolongada da bateria e consumo sustentável de energia, a CPU de 12 núcleos do M3 Pro supera os chips M1 Pro em velocidade, proporcionando um aumento de 20%. Sua GPU excede as capacidades de processamento gráfico do M1 Pro em 40% e é 10% mais rápida que o M2 Pro.
O M3 Pro vem com uma GPU de 18 núcleos e consiste em 37 bilhões de transistores. As características incorporadas a este MacBook Pro o capacitam a entregar um desempenho ultrarrápido, adaptando-se de forma eficaz a tarefas que demandam muitos recursos.
Com suporte para memória unificada de até 36 GB, você está diante de uma potência de computação poderosa e eficaz, capaz de executar as tarefas mais complexas sem falhas. Se você comparar o desempenho de thread único do M3 Pro com o do M1 Pro, obterá resultados até 30% melhores.
Vamos resumir os recursos do chip M3 pro em comparação com os anteriores.
Especificações | M1 Pro | M2 Pro | M3 Pro |
Arquitetura | 5nm | 5nm | 3nm |
Transistores | 33,7 bilhões | 40 bilhões | 37 bilhão |
CPU | 8 núcleos (6 núcleos de desempenho + 2 núcleos de eficiência) 10 núcleos (8 núcleos de desempenho + 2 núcleos de eficiência) | 10 núcleos (6 núcleos de desempenho + 4 núcleos de eficiência) 12 núcleos (8 núcleos de desempenho + 4 núcleos de eficiência) | 11 núcleos (5 núcleos de desempenho + 6 núcleos de eficiência) 12 núcleos (6 núcleos de desempenho + 6 núcleos de eficiência) |
GPU | 16 núcleos | 16 núcleos 19 núcleos | 14 núcleos 18 núcleos |
Neural engine | 16 núcleos | 16 núcleos | 16 núcleos |
Configurações de RAM | 32 GB | 16 GB 32 GB | 18 GB 36 GB |
Largura de banda de memória unificada | 204,8GB/s | 200GB/s | 150 GB/s |
Considerações futuras para usuários do chip Apple M3 Pro
Ainda não se sabe para onde iremos com os chips Apple M3 Pro. A nova linha de chips M3 já trouxe enormes melhorias na velocidade de processamento, eficiência e desempenho, comprovando a eficácia da arquitetura de 3 nm.
O advento dos chips M3 Pro trouxe consigo avanços revolucionários na indústria de capacidade computacional para laptops e computadores, desencadeando uma série de recursos aprimorados no Macbook Pro, que têm o potencial de transformar profundamente a experiência do usuário.
Com um mecanismo neural inspirador baseado em ML, recursos de GPU de última geração e recursos de CPU imensamente poderosos, o chip M3 Pro é um prenúncio de eficiência e desempenho sem precedentes.
Com passos firmes em direção ao futuro, o M3 Pro está na vanguarda de uma nova era de recursos computacionais, elevando a eficácia de laptops e desktops com funcionalidades de aprendizado de máquina e inteligência artificial capazes de lidar com tarefas complexas, garantindo conectividade contínua e redefinindo os limites do desempenho hardware/software da Apple.
Com o aguardado lançamento do próximo modelo de chip, M3 Max, antecipamos uma notável ampliação em potência computacional, velocidade de processamento e eficiência operacional. Essa evolução sugere que a Apple está abrindo o caminho para soluções de computador ainda mais robustas e centradas no usuário.
Recursos de recuperação de dados
O Apple Silicon M3 Pro vem com o modo de recuperação usual do Mac, ajudando os usuários a corrigir vários problemas do macOS, incluindo perda de dados. O modo de recuperação é uma ferramenta incrivelmente eficaz projetada para ajudá-lo a recuperar arquivos, dados, discos rígidos, partições e sistema operacional em um Mac.
Explore uma variedade de opções para otimizar seu Mac: restaure arquivos facilmente com o Time Machine, redefina para os padrões de fábrica, repare o disco rígido usando o Utilitário de Disco e realize verificações essenciais.
O Modo de recuperação do Mac ajuda você a realizar uma série de ações de recuperação:
- Recuperação de dados em um Mac que não liga;
- Restaure arquivos usando um backup (Time Machine);
- Reinstale o macOS;
- Acesse a ferramenta Utilitário de Disco para apagar, reparar, formatar e verificar dados em discos rígidos internos e externos conectados.
Essas opções permitem que você recupere facilmente arquivos perdidos ou perdidos em seu M3 Pro. Caso as opções usuais não alcancem os resultados desejados na recuperação de dados, a escolha de uma ferramenta de recuperação avançada como o Wondershare Recoverit para Mac pode ser a solução confiável e eficaz que você procura.
Ele pode recuperar todos os tipos e formatos de arquivos de dispositivos de armazenamento internos e externos no seu M3 Pro. Obtenha a capacidade de recuperar diversos tipos de dados, desde documentos até fotos, áudio e videoclipes, provenientes de dispositivos variados, como discos USB, câmeras digitais, cartões SD, SSDs, entre outros.
Para recuperar arquivos perdidos ou perdidos em seu M3 Pro, baixe e instale o Wondershare Recoverit para Mac e siga os passos abaixo para recuperar seus dados.
- Inicie o aplicativo e navegue até o menu File Recover;
- Clique em Discos rígidos e locais para selecionar um local para iniciar a recuperação;
- Selecione uma unidade interna ou externa para recuperação ou toque nas opções de acesso rápido;
- Clique em Start;
- O Wondershare Recoverit irá verificar o local selecionado em busca de arquivos Mac recuperáveis;
- Use filtros de pesquisa para localizar arquivos e pastas específicos do Mac que você deseja recuperar;
- Visualize os resultados da verificação para selecionar os arquivos que deseja recuperar e clique em Recuperar;
- Selecione um novo caminho para salvar os arquivos recuperados do Mac e clique em Salvar.
Conclusão
Mais do que simplesmente um avanço tecnológico, o Apple M3 Pro é uma peça fundamental que impulsiona computadores móveis e desktops para uma era totalmente nova de inovação tecnológica e capacidades computacionais avançadas.
O chip M3 Pro ajuda você a compartilhar uma visão clara do que o futuro impulsionado pela Apple reserva para os usuários do Macbook Pro. Os chips M3 Pro mais recentes não apenas destacam um avanço, mas oferecem uma visão clara da próxima era da computação avançada, onde a IA desempenha um papel central. Nessa jornada, o equilíbrio entre inovação, eficiência e potência continua a explorar audaciosamente novos territórios.