Dominando todos os fundamentos da compressão de som

O que você precisa saber sobre os princípios básicos da compressão de áudio

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O que é compressão de áudio? Por quê você deve usar? Todas as respostas estão aqui!

A compressão de áudio é uma parte crucial da música e da engenharia de som, mas frequentemente mal compreendida. É essencial ter uma boa compreensão dos meandros da compressão de áudio, para obter qualidade de áudio de alto nível.

Para melhorar suas produções de áudio, este artigo oferecerá o conhecimento necessário sobre compressão de áudio. Você obterá aqui vários insights essenciais sobre compressão de áudio, quer você queira iniciar sua carreira musical ou seja um profissional experiente.

Neste artigo
    1. Parâmetro 1: Limite
    2. Parâmetro 2: Proporção
    3. Parâmetro 3: Ataque
    4. Parâmetro 4: Liberação
    5. Parâmetro 5: Joelho
    6. Parâmetro 6: Ganho de maquiagem
    1. Erro 1: Ataque muito rápido da bateria
    2. Erro 2: Limite muito baixo
    3. Erro 3: Compressão de áudio em vez de nivelamento
    1. Técnica 1: Compressão em série
    2. Técnica 2: Compressão paralela
    3. Técnica 3: Compressão sidechain

O que é compressão de áudio?

A compressão de áudio ajuda a controlar a diferença entre as partes mais altas e mais suaves do som. Quando o som fica muito alto, o volume é reduzido. Isto pode ser confuso, pois as pessoas pensam que a compressão é usada para tornar os sons mais altos, mas na verdade os torna mais silenciosos.

o que é compressão de áudio

As configurações de um compressor permitem determinar quando, com que rapidez e quanto ele é reduzido. Além disso, a rapidez que para de ser reduzido. Você pode nivelar a dinâmica de uma apresentação, dar força a uma bateria ou a uma guitarra, trazer emoção a uma mixagem completa e muito mais.

A compressão de áudio e seu papel na música

A compressão de áudio é fundamental na música. Para equilibrar sons mais suaves e robustos, reduz a faixa dinâmica dos sinais de áudio. Esse procedimento melhora a clareza, reduz a distorção e melhora toda a experiência auditiva. A compressão influencia significativamente tudo, desde a percussão até aos vocais de estúdio modernos, por isso, é necessária para todos os produtores musicais.

Para moldar o som de instrumentos e vozes, adicionando profundidade e força às gravações, é usada por músicos, engenheiros e produtores. Seja no estúdio ou durante apresentações ao vivo, a compressão de áudio é essencial para obter uma qualidade de som profissional e refinada na música.

Por que usar compressão de áudio na mixagem?

A compressão minimiza a faixa dinâmica de sinais que contêm partes altas e baixas, para que ambas possam ser ouvidas com clareza, conforme dito anteriormente.

compressão de áudio na mixagem
  • Gerenciando a dinâmica sonora: Há uma diferença significativa entre sons sutis na música, como um sussurro vocal e o estalo agudo de uma caixa. Um engenheiro de mixagem precisa gerenciar a dinâmica para capturar ambos de forma eficaz em uma gravação.
  • Exemplo de dinâmica sonora: Mesmo dentro do mesmo som, as partes mais altas podem abafar os detalhes mais baixos. Um bom exemplo é uma bateria gravada. A explosão inicial de energia é geralmente é a parte mais alta do som, chamada de "transiente", de quando uma baqueta atinge a bateria.
  • Importância da compressão: A compactação é uma ferramenta usada para resolver esse problema. Ela reduz o volume dos transientes e melhora a sustentação e o decaimento do som na sala. No caso da bateria por exemplo, a compressão torna o som mais baixo e aumenta o volume do som contínuo de cada bateria e o ambiente natural da sala.

Como a compressão de áudio funciona

A compressão de áudio é uma técnica crítica que reduz os arquivos de áudio sem perder a qualidade. Para facilitar seu armazenamento ou transmissão, ela funciona eliminando o material supérfluo ou menos relevante do arquivo.

Os dois tipos mais comuns são a compressão de áudio sem perdas e com perdas. A compressão sem perdas preserva todos os dados originais, já a compressão com perdas compromete alguns dados para obter melhores taxas. Para compactação de áudio eficaz, os codecs MP3 e AAC são amplamente usados, reduzindo o tamanho dos arquivos e preservando uma qualidade de áudio aceitável.

Parâmetros comuns da compressão de áudio

Verifique a seguir alguns parâmetros significativos de compactação de áudio:

parâmetros de compressão de áudio

Parâmetro 1: Limite

A configuração do limite de um compressor permite escolher o nível, medido em dBFS, e ele começará a funcionar com um sinal. A forma completa de dBFS é "decibéis relativos à escala completa". O áudio que excede o limite é compactado e o áudio abaixo do limite não.

Parâmetro 2: Proporção

A configuração da proporção determina o quanto será reduzido um arquivo que excede o limite. O valor recusado é chamado de "redução de ganho" - às vezes abreviado como GR - e mais significativa será a redução de ganho quanto maior a proporção.

É tão fácil quanto decibéis entrarem e sairem. Uma proporção de 4:1, por exemplo, indica que para cada sinal de 4 dB acima do limite na entrada, você receberá 1dB na saída.

Parâmetro 3: Ataque

O tempo que leva para um compressor atingir um certo grau de redução de ganho, depois que um sinal ultrapassa o limite, é chamado de ataque. Às vezes é 2/3 da diminuição geral do ganho é tudo. Por isso que o mesmo tempo de ataque em dois compressores diferentes pode soar diferente.

Além disso, é mais curto na masterização do que na compressão de um único instrumento. Haverá alguma sobreposição de valores, como resultado.

Parâmetro 4: Liberação

Quando um sinal cai abaixo de um determinado limite, a configuração de liberação determina a rapidez com que um compressor restaura o sinal à sua condição original não compactado. O tempo de liberação apropriado depende do ritmo, da marcha, do tipo de sinal comprimido e do impacto desejado.

liberar parâmetro de compressão de áudio

Ao tentar aliviar a dinâmica, você pode querer um tempo de liberação lento e suave em relação ao desempenho. Isso resulta em transparência. Ao comprimir um instrumento percussivo, é esperado que o tempo de liberação seja curto o suficiente. É para permitir que a compressão termine antes do golpe seguinte da caixa.

Parâmetro 5: Joelho

O joelho influencia a forma como o compressor responde, à medida que um sinal se aproxima do limite. Você já estabeleceu que um compressor só responderá a um sinal se atingir um determinado limite. Isso é conhecido como reação de joelho duro e é normal na maioria dos compressores.

No entanto, certos amplificadores de nivelamento analógicos, respondem a um sinal com soft knee, como o clássico LA-2A, e alguns plug-ins de compressor possuem um parâmetro knee que pode ser ajustado de forte para suave. Usar um joelho macio faz com que o compressor comece a comprimir suavemente um sinal. Ele aumenta gradualmente a relação à medida que se aproxima do limiar, resultando numa transição mais suave e num som mais transparente.

Parâmetro 6: Ganho de maquiagem

O nível geral fica mais silencioso quando um sinal é comprimido. O ganho de maquiagem é um ajuste de nível na saída do compressor. Para compensar a queda de ganho produzida pela compressão, ele permite que o sinal comprimido seja aumentado novamente.

É fundamental regular o ganho de reposição de um compressor, já que sons mais altos são melhores para sua audição. Isso ocorre porque enquanto o compressor está em "bypass", o sinal comprimido está no mesmo nível que o sinal não comprimido. Isso permitirá que você avalie adequadamente ambos os sinais e julgue seus esforços dentro do contexto do mix geral.

Alguns erros significativos do compressor

Abaixo estão alguns erros comuns que podem ser facilmente vistos:

Erro 1: Ataque muito rápido da bateria

Quando você coloca as mãos nele pela primeira vez, é tentador ouvir um excelente plug-in de compressor sendo pressionado com a maior força possível. No contexto de uma mixagem, pode ser um problema significativo com a bateria.

Os transientes são empurrados fundo na bateria para perfurar uma trilha densa quando o ataque é muito rápido. Isso pode fazer com que sua bateria desapareça, deixando sua mixagem monótona e sem vida.

Erro 2: Limite muito baixo

erro de limite muito baixo com compressor de áudio

A redução do limite intensificará o efeito de compressão. De certa forma, sim, mas a dinâmica é mais complicada do que isso. Ouvir a liberação do compressor contribui significativamente para a natureza do som.

Se o limite estiver tão baixo sem ser liberado, você não está ouvindo o que o compressor pode realizar! A compressão musical geralmente resulta na redução tempo da agulha dançando com a batida.

Erro 3: Compressão de áudio em vez de nivelamento

Pode parecer contraditório, mas um compressor nem sempre consegue regular oscilações na faixa dinâmica em caso de desempenho irregular. Especialmente quando partes mais suaves são misturadas com partes gritadas ou cantadas, é mais perceptível ao misturar vocais.

Para nivelar o desempenho geral, você não deve esperar que um único compressor forneça redução de ganho transparente o suficiente. Você deve utilizar a automação ou o ganho de clipe para gerenciar o nível que flui para ele, se um segmento faz o seu compressor trabalhar muito mais.

Verifique as técnicas de compressão

Veja a lista a seguir com algumas técnicas de compressão excelentes:

técnicas de compressão de áudio

Técnica 1: Compressão em série

Um único compressor é insuficiente para lidar com um sinal dinâmico. Para gerenciar as propriedades dinâmicas de entradas cruciais, como vozes, os engenheiros costumam usar muitos plug-ins de compressor em sequência.

Por exemplo, um vocal que inclui sílabas rápidas e notas prolongadas representa um problema. Para manter os transientes sob controle, use uma compactação rápida e breve com uma proporção alta. No entanto, defina o limite alto o suficiente para que ruídos altos não sejam muito comprimidos.

Indica que o compressor não funcionará em tons mais suaves e nem abaixo do limite. No entanto, o controle da dinâmica pode ser necessário para este aspecto da performance.

Um segundo compressor após o primeiro pode ser configurado de forma diferente para lidar com isso. Essa abordagem é conhecida como compactação serial e é usada em tipos diferentes de produção de voz. Para ter ainda mais controle sobre sua voz, use um compressor mais lento e suave depois de um mais rápido e agressivo.

Técnica 2: Compressão paralela

Outra abordagem projetada para um propósito específico de mixagem é a compressão paralela. Você pode encontrar casos em que deseja um forte efeito de compressão para obter o som desejado sem estrangular os transientes naturais do som original.

compressão paralela de áudio

Para obter um bom equilíbrio entre punch e sustentação, é frequente misturar bateria. Aqui, a compressão paralela é a solução.

Nesta configuração, o sinal comprimido é mixado com o som original até que alguns dos transientes iniciais reapareçam. Alguns plug-ins de compressor possuem um botão de mixagem integrado para facilitar a mixagem. No entanto, configurar sua compactação em paralelo com um envio e retorno auxiliar pode obter o mesmo resultado com qualquer plug-in de compressor.

Técnica 3: Compressão sidechain

Se você faz música eletrônica, provavelmente já ouviu falar sobre compressão sidechain. É a tecnologia por trás do som de bumbo que se tornou popular no início dos anos 2000.

Felizmente, é uma das técnicas de compressão de estúdio mais simples de configurar em seu DAW. Tudo que você precisa fazer é ajustar a entrada sidechain do processador. Faça um envio da pista onde você deseja que o ducking aconteça.

Então, introduza um compressor e configure sua entrada sidechain para o envio da trilha de origem que você deseja diminuir. O compressor responderá ao áudio da trilha enviada em vez daquela onde está colocada.

Wondershare Repairit - Reparo de áudio: Solução para problemas de áudio

Às vezes os resultados podem apresentar problemas quando você executa a compactação de áudio. O resultado é não poder usá-los adequadamente como deseja. Assim, você precisará de uma solução rápida. O Wondershare Repairit é uma ferramenta que pode ser útil.

Wondershare Repairit - Reparo de áudio

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O Wondershare Repairit - Reparo de áudio é uma excelente solução de software de restauração e aprimoramento de áudio. Para consertar e retornar arquivos de áudio danificados à sua condição original, ele oferece uma abordagem eficiente. Até os iniciantes podem utilizar o programa através de suas etapas fáceis.

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Algumas das características desta ferramenta são:

  • Possui uma interface amigável.
  • Detecta e resolve vários defeitos sonoros.
  • Suporta vários formatos de arquivo de áudio.
  • Melhora a qualidade do áudio através de diferentes recursos.

Conclusão

Compreender os conceitos de compressão de áudio melhora sua experiência como produtor musical, podcaster ou ouvinte apaixonado por música. Para ajustar a faixa dinâmica, equilibrar os níveis de áudio e produzir um som mais profissional, a compressão é uma técnica eficaz.

Além disso, você pode ajustar a compressão às suas necessidades, aprendendo princípios como limite, proporção, ataque e liberação. Depois da compressão, seu áudio poderá ter um problema com seus arquivos de áudio. É por isso que este artigo também inclui um breve resumo sobre uma ferramenta que pode ajudar, o Reparo de áudio do Wondershare Repairit.

Luís Santos
Luís Santos 12/11/2024
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Luís Santos
Escrito por Luís Santos 11/12/2023
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