28/03/2020 • Arquivado para: Recuperação de vídeos/áudios • Soluções comprovadas
O Windows Media Player é o programa mais comum usado para reproduzir os arquivos de vídeo e áudio, graças à sua interface interativa para o usuário, geralmente o programa apresenta alguns erros que impedem a reprodução de alguns dos formatos de áudio e vídeo, Já vi tantas pessoas lutando para consertar isso porque eles precisam reproduzir seus vídeos mas o Windows Media Player as vezes não consegue reproduzir os seus arquivos MP4, mas fique frio há mais de uma maneira para se resolver esses problemas e estamos aqui para mostrar como é fácil.
Existem vários fatores que podem desencadear um problema quando você desejar reproduzir o seu vídeo no Windows Media Player, dependendo da natureza do erro existem diferentes maneiras de proceder para resolvê-lo. Abaixo explicarei as causas mais comuns e suas respectivas soluções.
Os arquivos de vídeo geralmente são muito pesados e isso pode ser um impecilio para compartilhá-los e afim de resolver esse problema, existem codecs que responsáveis por compactar o vídeo e convertê-lo em um arquivo menor, Os reprodutores de vídeo têm uma biblioteca de decodificadores cuja função é processar arquivos compactados anteriormente e interpretá-los mantendo a mais alta qualidade possível para que o espectador aprecie o vídeo sem perceber as alterações no produto.
Todos os tipos de arquivos digitais são compostos de bytes, incluindo os vídeos e por esse motivo quando há um problema os players interpretam essas anomalias como sendo um arquivo danificado pois não pode processar as informações da maneira adequada.
Os sistemas operacionais oferecem aos usuários a opção de filtrar o acesso aos arquivos negando ou concedendo uma permissão específica a determinados usuários do computador incluindo a opção de abrir arquivos e se você não tiver permissão não poderá abrir ou fazer alterações neles, Portanto você deve solicitar permissão ao administrador para ativar esses recursos.
Você já notou algum ruído vindo do seu computador? O sinal de vídeo fica sendo interrompido de tempos em tempos ou seu computador trabalha lentamente, reinicia ou exibe telas azuis da morte (BSoD)? Esses geralmente são indicadores de um mau funcionamento de qualquer um dos vários componentes do computador, Vou descrever alguns dos erros mais comuns em relação ao hardware:
Disco Rígido: Os erros na leitura ou gravação do disco rígido impossibilitam a abertura de documentos ou arquivos (incluindo vídeos) ou pode ate abrir muito lentamente, isso geralmente ocorre após um longo período de uso pois como qualquer componente tem um determinado limite.
Solução: Você pode procurar em uma loja de componentes para computadores uma peça compatível com o seu computador, Para isso você precisará descobrir o modelo da sua placa-mãe para saber qual o tipo de disco rígido é ideal para você.
Memória RAM: Os problemas com a memória RAM geralmente estão diretamente relacionados à capacidade do computador de executar e manter programas abertos estáveis, E muitos dos problemas pode acontecer por contado mau funcionamento de um módulo, no entanto o problema mais comum é geralmente a falta de Memória RAM o que é bastante simples de resolver.
Solução: Você terá que adquirir um novo Pente de Memória RAM de maior capacidade e para isso precisará saber apenas o modelo da sua placa-mãe pois existem diferentes tipos de Memória RAM e descobrir qual modelo e a quantidade necessaria de mémoria para o seu computador é recomendavel, você deve pedir o conselho do seu fornecedor de componentes antes de fazer uma compra.
Placa de Vídeo: GPU (Graphics Processing Units) são as unidades de processamento responsáveis pelos processos gráficos incluindo a reprodução de vídeos entre muitas outras funções, Em alguns casos os processadores (CPUs) já incluem essa função como uma alternativa ao uso de uma placa de vídeo no entanto se esse não for o seu caso será necessário prestar atenção à sua placa de vídeo pois esse pode ser o motivo do problemas.
Solução: Você deve substituir a placa gráfica danificada por uma nova mas deve considerar que existe uma grande variedade de placas gráficas projetadas para diferentes propósitos, existem placas gráficas básicas acessíveis e com desempenho suficiente para reproduzir vídeos, mesmo em uma Resolução 4K.
Todos os arquivos de vídeo têm um formato pelo qual as informações e a codificação são organizadas, Os aplicativos para a reprodução de vídeo que podem reproduzir (ou não) certos tipos de arquivos, dependendo da compatibilidade com os formatos e os codecs, O Windows Media Player pode reproduzir uma quantidade muito diversificada de formatos de vídeo incluindo MP4, no entanto nem tudo depende do formato mas também dos codecs.
Abaixo Descrevi os Recursos Nativamente Suportados pelo Windows Media Player.
Áudio CD DVD-VÍdeo WMA (Windows Media Áudio) DVD-Áudio MP4 WMV (Windows Media VÍdeo) MP3 MPG AVI 3GP MOV ACC Xvid DivX
Na maioria dos casos quando você reproduz um arquivo MP4 ele deve funcionar corretamente no entanto existe a possibilidade do problema de compatibilidade entre o Windows Media Player e a codificação do arquivo, Existem duas soluções simples para esse problema e vou explicar abaixo.
Existem vários programas na internet que podem ser úteis para esta tarefa você só precisa baixar e instalar a ferramenta para conversão do formato de vídeo e neste caso eu utilizarei a ferramenta UniConverter e em seguida explicarei como usá-la, No entanto você pode escolher qualquer ferramenta de sua preferência.
https://videoconverter.wondershare.com/.
Você pode Baixar a Ferramenta UniConverter no Link Acima, Ela é muito Fácil de Usar e Faz as Conversões com uma Qualidade Muito Alta.
Vá para o instalador e clique duas vezes nele para iniciar a instalação.
Depois de abrir o instalador aparecerá uma caixa onde você poderá personalizar as preferências de idioma e quando tudo estiver em ordem você pode clicar em “Instalar” para continuar.
Quando você inicia o programa vai perceber que existe uma ferramenta para anexar os arquivos a serem convertidos, você pode arrastá-los e soltá-los na imagem da pasta ou simplesmente clicar em "+".
Na seção "Alvo" clique no botão das opções que esta suspenso, (Neste Exemplo Configurei o WMV com a Resolução Original como a do Arquivo Anterior).
Depois de concluir todos os passos anteriores o arquivo ja deve estar pronto e você pode encontrá-lo na seção "Convertido" localizada ao lado da seção de conversão é só clicar no ícone da "pasta" e assim abrirá o local do arquivo.
Ocasionalmente quando você deseja abrir o arquivo o Windows mostra uma janela pop-up informando que o arquivo está danificado ou corrompido, Isso pode ocorrer devido a vários fatores como erros no sistema operacional ou em um programa que está sendo usado ou a interferência de um vírus ou malware.
O arquivo corrompido é definitivamente um problema complicado de se resolver sem as ferramentas certas mas há uma opção confiável e versátil que o ajudará a resolver esse problema é o Recoverit 8.5, essa ferramenta verifica os arquivos corrompidos e analisa os fragmentos danificados, reconstruindo segmento por segmento ate formar o arquivo original com excelentes resultados de qualidade, preservando a estrutura original e os nomes das pastas, A ferramenta foi projetada para recuperar os arquivos dos mais váriados formatos, como MOV, MP4, M2TS, MKV, MTS, 3GP, AVI e FLV, por isso se faz necessário ter ele com você em caso de qualquer problema futuro inesperado, Agora vou mostrar como usá-lo.
No Modo Reparação Rápida arraste & solte os vídeos que deseja recuperar na caixa com o ícone da câmera de vídeo e clique em "Reparar" para consertar qualquer dano comum.
Se os seus arquivos de vídeo estiverem gravemente corrompidos, lhe será útil adicionar uma amostra criada a partir do mesmo dispositivo que o arquivo corrompido, Pois isso ajudará a ferramenta a reconhecer o formato original para recuperar o arquivo corrompido com a mais alta precisão.
Depois de adicionar o vídeo de amostra selecione a opção "Reparo Avançado" localizado no lado direito, você também poderá marcar como "Vídeo de Amostra", depois disso clique em "Salvar" para definir os recursos.
Depois de chegar a esse ponto basta aguardar pois a ferramenta levará alguns minutos para recuperar o seu vídeo.
Depois que a ferramenta terminar o processo o seu vídeo estará pronto e agora você poderá salvá-lo e localizá-lo na pasta do destino que você escolheu.
Os vídeos são um dos recursos mais essenciais no meio da comunicação e milhares de pessoas usam esse recurso para fins profissionais, educacionais ou de entretenimento e por esse motivo, todos os dias se torna mais comum a criação de novos formatos e codecs a serem criados para oferecer a melhor qualidade, Atualmente um dos formatos de vídeo mais comuns é o MP4 e por esse motivo se faz necessário saber resolver os vários problemas que podem ocorrer quando o Windows Media Player não pode reproduzir o MP4 e assim economizar muitas horas de esforço.
Luís Santos
chief Editor