O que é o formato de arquivo AU e por que usá-lo?

Se você já está na indústria de áudio há algum tempo, talvez tenha se deparado com arquivos AU e se perguntado sobre a fama em torno deles. Hoje, estamos aqui para contar tudo o que você precisa saber sobre o AU.

Vamos focar nas especificações técnicas, características, qualidade de som, casos de uso, benefícios e muitos outros aspectos para ajudá-lo a determinar se deve utilizar arquivos AU. Leia para descobrir dicas para reparar e recuperar esses arquivos se as coisas derem errado.

Neste texto
    1. Estrutura e codificação
    2. Considerações sobre compatibilidade
    3. Qualidade de som no formato AU
    1. Flexibilidade e versatilidade
    2. Simplicidade da estrutura de arquivos
    3. Suporta diferentes Codecs
    1. Só suporta opções de compressão simples
    2. Não suporta metadados avançados
    3. Não é um formato de arquivo muito utilizado

Sobre o formato de arquivo AU

O formato de arquivo AU é um formato de áudio simples para armazenar arquivos em capacidades menores. Originalmente, consistia em dados codificados de 8 bits, mas a versão mais recente suporta instâncias de 32 bits e recursos de codificação.

Especificações técnicas do formato de arquivo AU

Para saber mais sobre o formato de arquivo AU, leia mais. Apresentaremos algumas de suas especificações técnicas essenciais abaixo.

Estrutura e codificação

O formato de arquivo AU possui uma estrutura simples que inclui os seguintes componentes:

  1. Headers - Os arquivos AU contêm metadados e informações cruciais que definem os arquivos de áudio, os bits e os métodos de codificação.
  2. Dados de áudio - Além de informações adicionais, os arquivos AU contêm os dados de áudio.
  3. Extensão de arquivo - Os arquivos AU possuem extensões .au (para versões mais antigas) e .snd (para versões mais recentes).

O formato de arquivo AU é flexível em relação à codificação, e você pode utilizar algumas das seguintes instâncias em sua jornada de áudio:

Exemplo de codificação-1 Exemplo de codificação-2
8-bit G.711 μ-law PCM linear de 8 bits
PCM linear de 16 bits PCM linear de 24 bits
PCM linear de 32 bits Ponto variável IEEE de 32 bits
Ponto variável IEEE de 64 bits Dados de amostra fragmentados
Nested (formato incerto) Programa DSP
Ponto fixo de 8 bits Ponto fixo de 16 bits
Ponto fixo de 24 bits Ponto fixo de 32 bits
μ-law Formato de squelch 16 bits linear com ênfase
16 bits linear compressado Linear de 16 bits com ênfase e compressão
Comandos DSP do kit de música Amostras de comandos DSP do kit de música
ITU-T G.721 ADPCM de 4 bits ITU-T G.722 SB-ADPCM
ITU-T G.723 ADPCM de 3 bits ITU-T G.723 ADPCM de 5 bits

Considerações sobre compatibilidade

Os formatos de arquivo AU são compatíveis com muitos sistemas operacionais, incluindo Android, Windows, macOS e Linux. Porém, são incompatíveis com todas as plataformas de reprodução. Sendo assim, verifique se o seu player preferido suporta esse tipo de arquivo. Caso contrário, encontre um com suporte da AU, mas abordaremos esse tópico brevemente.

Qualidade de som no formato AU

Não espere uma excelente qualidade de som do formato AU devido ao seu tamanho pequeno e às unidades simples. Como o arquivo utiliza sistemas de 8 bits a 32 bits, isso impactará, significativamente, a qualidade e saída do som.

Outro fator que prejudica a qualidade do som é a compressão. É possível comprometer a qualidade do áudio durante a compressão. O processo pode distorcer alguns bits, fazendo com que percam sua qualidade original.

Formato de arquivo AU

Principais aplicativos dos arquivos AU

Os profissionais de áudio não costumam utilizar arquivos AU. Em vez disso, devido à conveniência e ao tamanho dos arquivos AU, as empresas de software e outros setores normalmente optam por esse formato. Confira alguns dos casos de uso mais comuns de arquivos AU:

  • 💻Sistema de sons - Lembra do lendário som de inicialização do Windows XP? Bem, os desenvolvedores de sistemas operacionais frequentemente utilizam o formato de arquivo AU para esses sons, a fim de ocupar o mínimo de espaço possível e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência única.
  • 📥Gravações curtas de áudio - Você pode armazenar suas gravações de voz e outros arquivos menores usando o sistema AU para economizar espaço no seu dispositivo.
  • 📢Efeitos de som - Muitos jogos e filmes usam efeitos sonoros curtos do formato de arquivo AU e os adicionam ao conteúdo para torná-lo mais divertido e envolvente.
  • 📚Finalidades educacionais - Alguns profissionais pesquisam efeitos de áudio no formato de arquivo AU. É conveniente porque seu tamanho os permite armazenar centenas de arquivos em um único local.

Benefícios de utilizar o formato de arquivo AU

Utilizar o formato de arquivo AU pode resultar em inúmeros benefícios. Abaixo estão algumas deles para te ajudar a determinar se esse é o melhor formato para suas necessidades.

Codecs de áudio em um celular

Flexibilidade e Versatilidade

Este formato é altamente flexível e compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. Portanto, independentemente do seu dispositivo, é possível armazenar seus arquivos de áudio e torná-los acessíveis em outros dispositivos. Também é compatível com vários sistemas de codificação, te ajudando a levar sua experiência de áudio para o próximo nível.

Simplicidade da estrutura de arquivos

O formato de arquivo AU consiste em apenas três componentes (o quarto é opcional), tornando-o fácil de entender. Se você for um iniciante na indústria de som ou não quiser experimentar o transtorno de outros formatos de áudio, os arquivos AU podem ser a escolha ideal. Eles são simples e fáceis de utilizar, tornando-os adequados para todas as preferências e requisitos de áudio.

Suporta diferentes Codecs

O formato de arquivo AU suporta diversos codecs, o que o torna versátil e universal. É compatível com A-law, Linear PCM, ADPCM e muitas outras variáveis de codec. Caso esteja buscando um formato que possa mover e personalizar rapidamente, essa pode ser a melhor opção.

Limitações do uso do formato de arquivo AU

Embora os arquivos AU tenham algumas vantagens e benefícios incríveis, as desvantagens podem te fazer mudar de ideia sobre o formato. Confira algumas limitações abaixo.

Só suporta opções de compactação simples

E se estiver buscando um formato de arquivo que suporte processos de compactação complexos, o formato AU não é o ideal. Embora possa compactar arquivos, ele não oferece nem de longe os mesmos resultados que outros formatos, como o AAC.

Não suporta metadados avançados

O formato de arquivo AU não é capaz de lidar com muitos metadados, por isso a maioria dos profissionais não o utiliza. Em vez disso, só pode armazenar informações básicas sobre o arquivo de áudio, o que não é suficiente para tarefas e profissões de áudio mais complexas.

Não é um formato de arquivo muito utilizado

Como apenas algumas pessoas usam o formato de arquivo AU, compartilhar e abrir arquivos de áudio com essa extensão pode ser desafiador e complicado. Você pode não conseguir mostrar a seus amigos suas últimas criações se salvá-las como arquivos AU.

Formato de arquivos de áudios populares

Como abrir arquivos AU

Como o formato AU não é muito popular, as plataformas de reprodução mais recentes não o suportam, o que significa que você pode contar com apenas algumas plataformas para abrir arquivos AU. Aqui estão as melhores opções para reproduzir arquivos AU:

  • VLC Media Player - O VLC é o reprodutor mais universal para todos os dispositivos e sistemas operacionais.
    VLC Media Player
  • Adobe Audition - Recomendamos o Adobe Audition se você estiver iniciando sua jornada profissional de áudio.
  • QuickTime Player - Embora a Apple tenha descontinuado esse reprodutor há vários anos, ele ainda existe e muitos usuários de Mac o utilizam, pois ele possibilita codificação, streaming e transcodificação em dispositivos Mac.
  • Winamp - Contrariamente à crença popular, o Winamp não está morto. É outro player universal para dispositivos Windows, Mac e Android. Você pode reproduzir praticamente qualquer arquivo de vídeo com ele.
  • Windows Media Player - O reprodutor de mídia integrado do Windows suporta o formato de arquivo AU e pode reproduzi-lo sem problemas ou comprometimento da qualidade.
  • Unix - Unix é o melhor player para abrir arquivos AU em dispositivos Linux. Também é universal e suporta todos os tipos de arquivos de áudio.
  • RealPlayer - Este reprodutor de mídia multiplataforma está disponível para todos os sistemas operacionais e dispositivos. É possível até mesmo utilizar seus plug-ins para acessar recursos avançados, como salvar vídeos do YouTube.

Você não terá problemas para abrir seus arquivos AU se fizer download de qualquer uma dessas plataformas.

Bônus 1: Como recuperar arquivos AU deletados

Proteger seus valiosos arquivos de áudio é fundamental; nunca se sabe quando algo inesperado pode acontecer. Seu dispositivo pode ser infectado por um vírus ou seus dados podem ser corrompidos, levando à perda de arquivos da AU e ainda mais estresse. Para resolver esses problemas e recuperar seus dados em minutos, recomendamos o uso de soluções confiáveis de software de terceiros, como o Wondershare Recoverit.

O Wondershare tem mais de 20 anos de experiência e mais de 35 tecnologias patenteadas, garantindo a recuperação de dados mais tranquila. Os scanners do Recoverit estão entre os melhores do indústria e podem recuperar dados em quase todos os cenários de perda de dados.

A melhor parte do Wondershare Recoverit é que ele suporta todos os formatos de arquivo. Sendo assim, não é necessário se preocupar com sua versatilidade. Você pode mantê-lo em sua caixa de ferramentas para resolver rapidamente os problemas de perda de dados, se eles surgirem.

Download grátis
Download grátis

Para usar esta ferramenta, baixe o programa e siga os passos abaixo para obter uma recuperação bem-sucedida dos dados do AU:

  1. Abra o Wondershare Recoverit e vá para Discos Rígidos e Locais.
  2. Selecione um armazenamento com os arquivos AU deletados.
    select a location
  3. Quando você escolher um local, o programa escaneará automaticamente. Deixe que ele conclua o processo ou faça uma pausa e retome-o depois.
    scan the location
  4. Filtre seus resultados por tipo e tamanho de arquivo.
    filtrar por tipo de arquivo
  5. Utilize a caixa de pesquisa para procurar arquivos específicos pelo nome.
    filter by Image name
  6. Após o escaneamento, visualize os arquivos AU recuperados e selecione os itens a serem salvos. Clique em Recuperar.
    uma prévia de áudio
  7. Escolha onde salvar os arquivos.
    escolha o caminho

O processo de recuperação de seus arquivos de áudio levará apenas alguns minutos.

Bônus 2: Como resolver outros problemas com arquivos AU

Como outros formatos de arquivo de áudio, os arquivos AU podem apresentar problemas. Portanto, você pode querer se preparar para essas situações antes de usá-los. Aqui estão muitos métodos de solução de problemas que devem ser lembrados se as coisas não irem bem:

  • Verifique a compatibilidade do Codec - Certifique-se de que seu codec é compatível com o formato de arquivo AU para evitar possíveis problemas, erros, falhas ou corrupção.
  • Atualize os drivers de áudio - Drivers de áudio desatualizados podem causar problemas de reprodução, portanto, verifique-os se são atualizados frequentemente.
  • Atualize seu sistema operacional - A atualização regular do sistema operacional é fundamental para a saúde geral do dispositivo, inclusive para manter seus arquivos de áudio seguros.
  • Conversão - A conversão de arquivos AU para outros formatos pode te ajudar a identificar possíveis problemas e agir de acordo. O Wondershare UniConverter é uma das melhores ferramentas para te ajudar nessa busca.

Conclusão

Você pode ter encontrado arquivos AU e se perguntado sobre sua finalidade e como eles poderiam contribuir para a sua experiência.

Este guia abordou essas questões, especificações técnicas e outros aspectos dos arquivos AU para te ajudar a determinar se o formato AU é a escolha certa. Siga nossas dicas bônus para proteger seus dados de situações inesperadas ou recuperá-los em emergências de perda de dados.

Download grátis
Download grátis
Luís Santos
Luís Santos Jun 18, 24
Compartilhe o artigo: