O NTFS tem sido o principal sistema de arquivos da Microsoft para armazenar arquivos vitais do sistema operacional desde o Windows NT 3.1. É rápido, seguro, confiável e oferece amplo controle e registro fácil, o que o torna uma escolha óbvia.
Entretanto, o NTFS está longe de ser perfeito e não é imune à perda de dados, visto que há inúmeros casos de usuários do Windows que perdem dados valiosos armazenados na unidade C.
Não se preocupe se isso aconteceu com você, pois hoje vamos explorar mais sobre o sistema de arquivos NTFS. Vamos examinar todas as opções disponíveis para a recuperação de dados NTFS e apresentar várias abordagens para recuperar arquivos excluídos da unidade NTFS.
Índice
- Recupere dados de unidade/partição NTFS usando Wondershare Recoverit
- Recuperar arquivos excluídos de uma unidade NTFS usando o prompt de comando
- Recuperar arquivos NTFS usando a ferramenta de recuperação de arquivos do Windows
- Recuperar dados do disco rígido NTFS usando o histórico de arquivos
- Recuperar arquivos excluídos do disco rígido NTFS usando o backup do Windows
O que é o sistema de arquivos NTFS
A Microsoft desenvolveu o sistema de arquivos NTFS na década de 1990 e, desde então, tem sido a principal escolha do fabricante do sistema operacional para armazenar seu sistema operacional Windows. O Windows XP, lançado em 2001, contribuiu significativamente para a sua ampla adoção em todo o mundo.
O NTFS, que significa New Technology File System, marca um progresso significativo em relação aos sistemas de arquivos anteriores da Microsoft, como o File Allocation Table (FAT/FAT32) e, em seguida, o High-Performance File System (HPFS).
Embora certamente seja mais recente e melhor que o FAT32, o NTFS também apresenta algumas desvantagens. Esse tipo de arquivo é restrito aos sistemas operacionais Windows e, quando acessado no Linux ou macOS, normalmente está configurado apenas para leitura. Além disso, não é suportado por diversos dispositivos externos, como smartphones Android, câmeras digitais e smart TVs.
No entanto, o NTFS possui várias vantagens sobre o FAT32 ou o HPFS. O NTFS é mais rápido devido aos seus algoritmos de compactação de arquivos, proporciona aos usuários mais controle sobre o espaço de armazenamento e suporta criptografia, aumentando a segurança dos usuários.
O NTFS também é altamente confiável, pois mesmo em caso de falha do sistema ou perda de dados, o sistema de arquivos mantém sua consistência e utiliza um arquivo espelhado MFT para restaurar os dados.
Como recuperar dados da unidade NTFS
Agora que sabemos mais sobre o sistema de arquivos NTFS, vamos direto aos métodos para recuperar seus dados dessa unidade. Abaixo estão algumas das maneiras mais eficazes de recuperar arquivos excluídos de uma partição NTFS.
Caminho 1. Recupere dados de unidade/partição NTFS usando Wondershare Recoverit
Recorrer a uma ferramenta profissional de recuperação de dados é a forma mais direta de recuperar informações de uma unidade NTFS ou qualquer outra partição. Wondershare Recoverit Este é um excelente exemplo de tal aplicativo, e a ferramenta pode auxiliá-lo em uma variedade de situações de perda de dados, como formatação, transferências malsucedidas, ataques de vírus, exclusão acidental, entre outros.
Com o uso deste software, você levará apenas alguns minutos, pois os algoritmos avançados de pesquisa e recuperação do aplicativo podem localizar rapidamente os dados perdidos e recuperá-los com segurança em um local seguro no seu PC.
Tudo isso pode ser feito em apenas algumas etapas simples e veja como:
- Inicie o aplicativo Wondershare Recoverit em seu computador, clique em Discos rígidos e locais no canto superior esquerdo e escolha a unidade NTFS da qual deseja recuperar os dados.
- O aplicativo iniciará imediatamente uma verificação profunda completa na unidade NTFS selecionada.
- Você pode então ajustar vários filtros de arquivo e adicionar palavras-chave para direcionar a verificação na direção certa.
- Após encontrar os arquivos perdidos, o aplicativo permitirá que você os visualize para verificar sua integridade e garantir que sejam os arquivos que está procurando.
- Se estiver satisfeito com as visualizações, clique no botão Recuperar para salvar o arquivo em seu PC. Você também tem a opção de pausar ou interromper a verificação a qualquer momento, caso o aplicativo já tenha encontrado os arquivos que estava procurando.
- Recupera dados de mais de 2.000 mídias de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, unidades USB, cartões SD, etc.
- Permite a recuperação de dados perdidos devido a exclusão repentina, formatação, corrupção de disco, ataques de vírus e outras situações semelhantes.
- Compatível com uma variedade de sistemas de arquivos populares, incluindo NTFS, FAT, HFS+ e APFS, entre outros.
Caminho 2. Recuperar arquivos excluídos de uma unidade NTFS usando o prompt de comando
Outro método eficaz para recuperar dados excluídos do NTFS é utilizar a ferramenta integrada de prompt de comando e seu poderoso recurso CHKDSK. Embora seja certamente mais avançado do que usar uma ferramenta de recuperação profissional, o processo é muito menos desafiador do que parece, e você pode seguir as etapas abaixo para obter orientação.
- Toque na tecla Windows, procure por CMD, clique com o botão direito na ferramenta e escolha Executar como Administrador.
- Digite o seguinte comando e toque em Enter:
chkdsk C: /f
. Isso executará o comando CHKDSK na unidade C e "/f" indica uma verificação completa. Se a sua partição NTFS for outra unidade, troque “C” pela letra da sua unidade. - Digite o seguinte comando e toque em Enter após cada:
C: attrib -h -r -s /s /d C:*.*
.
Essas letras indicam uma série de comandos CHKDSK que irão escanear sua unidade NTFS e tentarão recuperar o que foi excluído. É possível que o CMD solicite que você agende o comando CHKDSK se a unidade NTFS (geralmente a unidade C) estiver em uso. Toque "Y" e Enter e reinicie o seu PC nesse caso.
Caminho 3. Recuperar arquivos NTFS usando a ferramenta de recuperação de arquivos do Windows
Usuários que não estejam familiarizados com o prompt de comando e que possam se beneficiar de alguma ajuda com esta ferramenta também podem utilizá-la. Aplicativo Windows File Recovery, que está disponível na Microsoft Store. Este aplicativo do Windows baseado em CMD é uma opção viável para recuperação de dados NTFS e segue etapas semelhantes ao nosso método anterior.
- Abra a Microsoft Store, busque por Windows File Recovery, faça o download e instale o aplicativo.
- Inicie o aplicativo Windows File Recovery recém-instalado e veja como você deve usá-lo.
- Se os seus arquivos NTFS foram excluídos recentemente, use o modo
Regular
. Se os arquivos foram excluídos há algum tempo ou se você estiver lidando com uma unidade NTFS corrompida ou formatada, use o modoExtensivo
. - Você pode inserir o seguinte comando para recuperar arquivos NTFS da unidade C e recuperar os dados para a unidade D. Após o comando, pressione Enter, digite "
y" e pressione Enter novamente:
winfr C: D:\Recover /extensive
- Este comando usará o modo
Extensive
e tentará recuperar todos os dados da unidade C, salvando-os em uma pasta chamada "Recover" na unidade D.
A ferramenta fornece vários exemplos e explica o que cada parte do comando faz, permitindo que você utilize os comandos conforme estão ou os modifique conforme necessário, dependendo dos tipos de dados que está tentando recuperar.
Maneira 4. Recuperar dados do disco rígido NTFS usando o histórico de arquivos
O Windows possui um recurso de backup integrado decente chamado Histórico de arquivos, que ocasionalmente faz cópias dos seus arquivos, dependendo de como você o configurou. No entanto, é necessário configurar essa ferramenta antes da perda de dados para que seja eficaz. Se já estiver configurada, você pode seguir estas etapas para usá-la e recuperar dados de um disco rígido NTFS:
- Navegue até Painel de controle > Sistema e Segurança > Histórico de arquivos.
- Clique no Opção Restaurar arquivos pessoais no canto superior esquerdo.
- Selecione os arquivos que deseja recuperar e clique no botão redondo verde chamado "Restaurar para o local original" na parte inferior da tela Histórico de arquivos.
Lembre-se de que esse método de recuperação só é viável se você configurou previamente a ferramenta Histórico de Arquivos. Caso contrário, você não terá cópias de seus arquivos e não poderá usar este método.
Maneira 5. Recuperar arquivos excluídos do disco rígido NTFS usando o backup do Windows
O Backup do Windows é outra ferramenta fantástica integrada nos sistemas operacionais Windows. Você pode usá-lo para reverter todo o sistema operacional para um estado anterior à perda de dados. Veja como:
- Toque em Windows chave, procure Painel de controle,e abra-o.
- Vá para Sistema e Segurança > Backup e restauração (Windows 7).
- Escolha o "Restaurar meus arquivos" opção e siga as etapas para recuperar seus arquivos NTFS excluídos.
Assim como o método Histórico de Arquivos mencionado anteriormente, o método Backup do Windows só será eficaz se você tiver configurado anteriormente o recurso Backup e Restauração em seu computador Windows. Se você não tiver feito isso, não poderá recuperar arquivos excluídos de uma unidade NTFS com este método.
Como evitar a perda de arquivos NTFS no futuro
Embora o NTFS ofereça um sistema de arquivos tolerante a falhas com várias maneiras de recuperar dados de um disco rígido NTFS, é melhor prevenir a perda de arquivos do que ter que seguir as etapas necessárias para a recuperação de arquivos NTFS. Portanto, incluímos algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar situações de perda de dados no futuro, incluindo o seguinte:
- Invista em dispositivos de armazenamento de alta qualidade de fabricantes confiáveis;
- Crie backups regulares de seus arquivos vitais em vários locais;
- Mantenha seu sistema operacional atualizado para evitar travamentos do sistema;
- Use uma ferramenta antivírus confiável para evitar infecções por vírus e malware;
- Monitore a integridade de suas partições NTFS e outras unidades para evitar corrupção;
- Pratique a ejeção segura ao remover HDDs, SSDs e USBs externos.
Com essas dicas à sua disposição, as chances de perda de arquivos no futuro diminuirão significativamente, e você não terá que se preocupar em recuperar seus dados com tanta frequência.
Considerações Finais
O NTFS é o principal sistema de arquivos para instalação do sistema operacional Windows, e a Microsoft o utiliza desde a década de 1990 devido à sua velocidade, confiabilidade e segurança. No entanto, as unidades NTFS não estão imunes à corrupção e perda de arquivos e, nesses casos, você terá que contar com um dos poucos métodos para recuperação de dados NTFS.
Abordamos cinco maneiras de recuperar arquivos excluídos de uma unidade NTFS, incluindo o prompt de comando e a ferramenta de recuperação de arquivos do Windows, bem como ferramentas integradas do Windows, como histórico de arquivos e backup do Windows, que requerem configuração prévia para serem eficazes nos dados. situações de perda.
Wondershare Recoverit também é uma ótima opção, pois é a maneira mais eficaz e direta de recuperar arquivos NTFS em apenas algumas etapas.
FAQ
Podemos recuperar dados da unidade NTFS?
Sem dúvidas! A recuperação de dados NTFS não só é possível, mas também pode ser mais simples do que com unidades FAT32 ou exFAT devido à confiabilidade estendida do NTFS. O NTFS é um sistema tolerante a falhas porque possui arquivos espelhados MFT, que podem ser usados para restaurar arquivos rapidamente em caso de falha do sistema ou erros de unidade se o MFT primário for corrompido.Como recupero um arquivo NTFS corrompido?
Embora as unidades NTFS sejam mais confiáveis, elas não estão imunes à corrupção de arquivos. No caso de arquivos NTFS corrompidos, você precisará reparar a unidade por meio do recurso CHKDSK do prompt de comando e, em seguida, utilizar uma ferramenta de recuperação de dados como o Wondershare Recoverit para recuperar os arquivos corrompidos da unidade NTFS.Posso recuperar dados de uma unidade NTFS formatada?
Yes, it's possible to retrieve files even if you've formatted an NTFS drive. No entanto, as probabilidades de sucesso na recuperação dos dados são consideravelmente mais altas caso tenha optado por utilizar o Formatação rápida opção durante o processo de formatação, e essa geralmente é a opção padrão. Nesse caso, uma ferramenta de recuperação profissional como o Wondershare Recoverit pode localizar os arquivos excluídos e recuperá-los para um local seguro no seu PC.