Você está no meio de um dia de trabalho cheio quando de repente, o Microsoft Excel 365 congela ou trava. A frustração é real, interrompendo seu fluxo de trabalho e comprometendo a precisão dos dados. Esse problema comum acontece com muitas pessoas quando elas abrem o arquivo do Excel, abrem o aplicativo, formatam células e mais.
Se você se encontra nessa situação, você provavelmente passou por esse problema e precisa de uma solução. Nas próximas seções, você vai aprender diferentes métodos para corrigir o problema de suspensão do Excel 365. E se o seu arquivo do Excel for corrompido após o programa parar de funcionar, o Wondershare Repairit pode te ajudar. Mas antes disso, vamos começar com as razões do porquê isso está acontecendo.
Neste artigo
- Correção 1: Forçar o Fechamento e Reiniciar o Excel
- Correção 2: Feche Programas Desnecessários via Inicialização Seletiva
- Correção 3: Inicie o Microsoft Excel no Modo Seguro
- Correção 4: Desative os Suplementos COM
- Correção 5: Atualize o Microsoft 365
- Correção 6: Repare o Aplicativo Microsoft Office
- Correção 7: Verifique que o Arquivo do Excel Não Está em Uso por Outro Processo
- Correção 8: Verifique por Softwares de Anti-vírus Conflitantes
- Correção 9: Revise o Conteúdo do Arquivo do Excel
- Correção 10: Garanta que Seu Sistema Tenha RAM Suficiente
Parte 1: Porque o Excel 365 Congela?
O Excel pode por vezes apresentar problemas de performance como lentidão, falta de resposta, congelamento ou travamento. Vamos explorar algumas razões comuns abaixo:
Sobrecarga de Recursos
O Microsoft Excel congela quando você abre um arquivo ou para de funcionar devido a sobrecarga de recursos. Isso se dá porque a demanda exigida excede as suas capacidades. Vamos ver cada uma:
- Planilhas Grandes
O Excel 365 congela ou trava quando você trabalha com planilhas massivas contendo bastantes dados. Cada célula, mesmo que vazia, consome memória. Enquanto o tamanho do arquivo aumenta, o Excel batalha para gerenciar os dados, então ele trava ou não responde enquanto você trabalha nele.
- Fórmulas Complexas
Fórmulas são os cavalos de força do Excel, mas cálculos complexos podem ser exigentes. Cada vez que você adiciona dados ou faz mudanças, a aplicação recalcula tudo. Se suas fórmulas são muito complexas, elas podem sobrecarregar o programa, resultando no Excel parar de responder.
- Insuficiência de RAM
RAM, ou Memória de Acesso Randômico, é o espaço de trabalho temporário do seu computador. Se o seu sistema tiver insuficiência de RAM, o Excel pode não ter espaço suficiente para lidar com o fluxo de trabalho. É por isso que o aplicativo do Excel pode não funcionar quando você abre ou inicia uma pasta de trabalho.
Processos em Segundo Plano
Tarefas em segundo plano tais como scans de anti-vírus, atualizações de sistema, ou outros programas abertos podem causar lentidão quando você usar o Excel. Eles competem com o Excel por coisas cruciais como CPU e memória. Isso pode causar problemas como o Excel congelar. Se os recursos se esgotam ao máximo, pode até causar o travamento do aplicativo.
Arquivos Corrompidos ou Suplementos
O Excel pode congelar ou travar devido a arquivos corrompidos ou suplementos. Arquivos corrompidos podem ter dados danificados, erros de fórmula ou erros de formato que podem confundir o Excel. Ainda, os suplementos podem conflitar com o Excel, apresentar falhas, ou consumir muito poder do computador, causando instabilidade.
Falhas de Software ou Versões Desatualizadas
Falhas de software podem causar o mal-funcionamento do aplicativo, então você pode presenciar um erro de não resposta do Excel. Se você estiver usando uma versão antiga, pode não ter as correções de bug e aprimoramentos necessários. Isso pode fazê-lo ficar mais devagar e mais propenso a travar ao lidar com grandes conjuntos de dados.
Problemas de hardware
A habilidade do Excel de trabalhar depende de partes de hardware como CPU e armazenamento. Se essas partes tiverem problemas, o Excel pode congelar. Por exemplo, se a CPU sobrecarregar, o aplicativo pode ficar lento. Ainda, se não tiver espaço de armazenamento suficiente, isso pode limitar o acesso aos dados, fazendo que o Excel congele quando estiver lidando com mais tarefas.
Pronto para arrumar o travamento do Excel 365? Vamos examinar algumas soluções direcionadas, baseado nas causas mais comuns identificadas. Leia a próxima parte.
Parte 2: 10 Maneiras de Corrigir o Problema de Suspensão do MS Excel
Se o Excel não estiver respondendo mesmo após reiniciar seu computador? Veja as melhores maneiras de diagnosticar e resolver o problema quando o Microsoft Excel congela.
Correção 1: Forçar o Fechamento e Reiniciar o Excel
Se o Excel 365 congelar, você pode resolver o problema ao forçar o fechamento e reiniciar o aplicativo. Mas antes de fazê-lo, tente salvar seu trabalho, se possível, para prevenir a perda de dados. Há algumas maneiras de forçar o fechamento do Excel, dependendo do seu sistema operacional:
- No Windows
Passo 1: Aperte Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gerenciador de Tarefas na janela pop-up.
Passo 2: Encontre o Microsoft Excel na lista, clique com o botão direito, e selecione Finalizar Tarefa.
- No macOS
Passo 1: Aperte Option + Command + Esc para abrir a janela Forçar Encerramento de Aplicativo.
Passo 2: Selecione Microsoft Excel e clique Forçar Encerramento. Espere alguns momentos e reinicie o Excel para abrir seu arquivo.
Correção 2: Feche Programas Desnecessários via Inicialização Seletiva
Alguns programas e processos do sistema começam a funcionar em segundo plano quando você abre o Windows. Eles usam recursos como CPU, memória e espaço de disco. Um aplicativo em segundo plano que consome muitos recursos pode competir com o Excel pelos recursos. E por isso você pode experimentar diferentes erros de travamento no Excel 365. Para consertá-los, você pode realizar uma inicialização limpa ou seletiva. Isso inicializa o Windows apenas com serviços e drivers essenciais, ajudando a isolar o problema.
Veja como fazer isso:
Passo1: Procure Configuração de Sistema na caixa de pesquisa na barra de tarefas do seu computador.
Passo 2: Selecione Inicialização seletiva na aba Geral.
Passo 3: Desmarque a opção Carregar itens de inicialização, depois clique em Ok.
Após reiniciar, use o Excel e veja se o problemas de congelamento persiste. Se o aplicativo funcionar normalmente, isso significa que um programa ou serviço em segundo plano estava causando o problema.
Correção 3: Inicie o Microsoft Excel no Modo Seguro
O Modo Seguro temporariamente desabilita certas funcionalidades e suplementos que podem causar problemas. Isso inclui pastas de inicialização usadas pelo Excel, barras de ferramentas modificadas, e locais alternativos de inicialização. Então, quando você iniciar o Excel em modo seguro, ele inicia com um mínimo de funcionalidades e desabilita a maior parte dos potenciais erros que causam o congelamento do Excel. Veja a melhor maneira de executar o Excel no modo seguro:
Passo 1: Abra a caixa de diálogo Executar ao pressionar Windows + R.
Passo 2: Digite Excel /safe na caixa de texto Abrir e clique Ok.
Se o Excel funcionar no modo seguro, isso indica um problema com uma das funcionalidades desabilitadas ou suplementos. Você pode então tentar desabilitar os suplementos um por um ou resetar as configurações do Excel para identificar o culpado.
Correção 4: Desative os Suplementos COM
Se você suspeita que um suplemento COM está fazendo o Excel congelar, há maneiras de os identificar.
Passo 1: Verifique a lista de suplementos COM, vá para Arquivos > Mais... > Opções.
Passo 2: A janela Opções do Excel vai abrir. Selecione Suplementos no menu do lado esquerdo.
Passo 3: Selecione Suplementos COM da lista Gerenciar e clique em Ir.
Passo 4: A caixa de diálogo Suplementos COM vai aparecer. Na lista Suplementos disponíveis, desmarque as opções de suplementos que você quer desabilitar.
Passo 5: Clique Ok para aplicar as mudanças e feche a janela de Suplementos COM.
Após desabilitá-los, reinicie o Excel no modo normal para garantir que as mudanças surtiram efeito. Se o problema desaparecer, habilite os suplementos um por um, reiniciando o Excel após cada um até que ele congele. Isso vai apontar o suplemento problemático. Assim que encontrar o culpado desabilite-o temporariamente ou permanentemente.
Correção 5: Atualize o Microsoft 365
Manter o Excel 365 atualizado vai garantir que você tenha as mais recentes funcionalidades, correções de erros e patches de segurança. Veja como atualizá-lo tanto no Windows como no Mac quando ele congelar:
- No Windows
Passo 1: No painel de navegação superior do Excel, vá para Arquivo > Conta.
Passo 2: Abaixo de Informações do Produto à direita, clique no menu Opções de Atualização, e selecione Atualizar Agora.
- No macOS
Passo 1: No menu superior do Excel, vá para Ajuda > Verificar Atualizações.
Passo 2: Selecione a opção Manter os aplicativos Microsoft atualizados, e depois clique em Atualizar ou Atualizar Todos.
Correção 6: Repare o Aplicativo Microsoft Office
Reparar os programas do Office 365 pode resolver os problemas de congelamento, mal funcionamento ou não responder. Há dois tipos de instalação do Microsoft Office 365: Click-to-run e MSI. O processo de reparação é ligeiramente diferente entre eles, então eis o que você precisa saber:
- Para instalações Click-to-run
Passo 1: Clique com o mouse direito no botão Iniciar na barra de tarefas, depois selecione Aplicativos instalados no menu.
Passo 2: Ache o programa do Office que você quer reparar, clique no menu e selecione Modificar.
Passo 3: Na janela "Como você gostaria de reparar seus programas Microsoft 365 Office?", escolha Reparo Online e clique em Reparar.
- Para instalações MSI
Na janela Modifique sua Instalação, selecione Reparar e clique Continuar.
O processo de reparação pode levar algum tempo. Assim que estiver finalizado, reinicie seu computador para as mudanças terem efeito.
Correção 7: Verifique que o Arquivo do Excel Não Está em Uso por Outro Processo
Para uma performance leve, evite usar o Excel enquanto estiver trabalhando nos dados. Caso contrário, o Excel vai trava se você fizer isso. Uma mensagem aparece quando isso acontece. Depois de verificar que não está em uso em outro lugar, você tentar outras correções.
Correção 8: Verifique por Softwares de Anti-vírus Conflitantes
Se você tiver certeza que está usando a versão mais nova do seu anti-vírus, ele ainda pode ser o problema. Alguns anti-vírus oferecem integração com aplicativos como o Excel para providenciar escaneamento em tempo real. Mesmo que seja destinado à segurança, essas integrações podem as vezes conflitar com os processos internos do aplicativo, então o Excel 365 pode congelar e parar de funcionar.
Para resolver isso, você pode criar uma exceção para o Excel nas configurações do seu anti-vírus. Verifique a ajuda do seu anti-vírus ou contate o suporte para obter ajuda.
Correção 9: Revise o Conteúdo do Arquivo do Excel
As vezes, o erro está no arquivo específico que você está tentando abrir. Dados corrompidos ou formatação dentro do arquivo podem estar fazendo o Excel parar de funcionar, congelar, ou travar. Verificar o conteúdo te permite ver se há erros óbvios que estão causando o problema de suspensão do Excel 365. Geralmente está enraizado em:
- Fórmulas que fazem referências a colunas inteiras ou envolvem grandes matrizes
- Grandes conjuntos de dados com muitas linhas e colunas
- Excessivas regras pra formatação condicional
- Objetos incorporados como gráficos e imagens
- Variedade de dados externos, imagens, nomes ou conexão com outras planilhas
Correção 10: Garanta que Seu Sistema Tenha RAM Suficiente
Verifique os requisitos mínimos de RAM para a sua versão do Excel e compare com a RAM instalada no seu sistema. Se estiver significantemente abaixo do mínimo, adicionar mais RAM pode ajudar,
Passo 1: Clique no menu Iniciar e pesquise por Informações do Sistema.
Passo 2: Clique no aplicativo Informações do Sistema nos resultados de pesquisa.
Passo 3: Role para baixo na janela Informações do Sistema. Em Memória Física (RAM) Instalada, você verá a quantia total de RAM instalada no seu sistema.
Dica Bônus: Wondershare Repairit IA - Recuperação de Dados do Excel
Você já estava trabalhando em alguma planilha do Excel 365 quando de repente ele congelou, travou ou parou inesperadamente? É um momento de parar o coração, especialmente se você não tinha salvo seu trabalho recentemente. Esse problemas geralmente levam a arquivos do Excel corrompidos, o que pode te levara imaginar que perdeu seus dados para sempre.
O Wondershare Repairit é um software de recuperação de dados especializado em reparar arquivos corrompidos do Excel. Ele pode lidar com os danos mais severos, causados pelo congelamento, travamento, ou outros erros inesperados do Excel. Veja rapidamente algumas das suas funcionalidades:
- Repara conteúdo ilegível, fórmulas corrompidas, formato irreconhecível e mais.
- Suporta o Excel 2019, 2016, 2013, 2010, 2007 e Office 365.
- Reparo de processamento de lote rápido e seguro.
Se você estiver lidando com arquivos do Excel danificados e quiser uma solução simples, incluindo o travamento do Excel 365, considere o Repirit. É fácil de usar e se destaca nos reparos mais profundos. Siga esses passos para corrigir vários erros de corrupção do Excel facilmente:
Passo 1: Baixe o software do Repairit para o seu sistema operacional (Windows ou Mac). Após, inicie a instalação do aplicativo e siga os passos indicados na tela para completar o processo.
Nota:
Você também pode tentar a versão do Repairit Online para corrigir arquivos corrompidos do Excel.
Passo 2: Uma vez instalado, inicie o Wondershare Repairit. Na interface Mais Tipos de Reparo, selecione a opção Reparo de Arquivo.
Passo 3: Clique em + Adicionar para procurar e carregar o arquivo corrompido do Excel que você deseja reparar. Você pode adicionar múltiplos arquivos de uma vez se quiser.
Passo 4: Após adicionar os arquivos, clique no botão Reparar para iniciar o processo de reparação. O software vai escanear os arquivos e tentará corrigir os problemas de corrupção.
Passo 5: O tempo de reparo pode variar dependendo do tamanho do e da gravidade da corrupção.
Passo 6: Assim que a reparação estiver concluída, você pode pré-visualizar os dados recuperados dentro do software. Verifique se os dados desejados foram restaurados corretamente.
Step 7: If you’re satisfied with the results, click the Save button to export the repaired Excel file to a new location.
Considerações Finais
Quando o Excel 365 congela, ele pode interromper seu trabalho. Mas agora, armado com os conhecimentos deste artigo, você está pronto para resolver o problema de forma direta. Agora é com você. Aplique as 10 soluções práticas da Parte 2 para manter seu Excel funcionando suavemente.
Para aqueles momentos inoportunos quando ocorre o corrompimento de um arquivo do Excel, tente a IA Repairit para uma eficiente recuperação de dados e arquivos. Salve esse guia para usos futuros e resolva os problemas do Excel com segurança - sabendo que a solução está a um clique de distância.