No mundo das experiências de áudio de alta qualidade, em que os audiófilos e cinéfilos buscam um prazer sonoro imaculado, a compra de dispositivos de reprodução de mídia de alto nível não é suficiente. Alcançar o auge das experiências auditivas também envolve a configuração adequada do dispositivo, e é aí que os formatos de áudio desempenham um papel fundamental.
Por exemplo, escolher entre as saídas áudio PCM e RAW é crucial e pode impactar enormemente a qualidade do som de seu dispositivo de alta tecnologia.
É por isso que o guia de hoje vai se aprofundar nas diferenças entre essas duas saídas de som, examinando como PCM e RAW funcionam e onde são mais usados, além de ajudá-lo a escolher qual deles usar para suas necessidades específicas de áudio.
Neste texto
Áudio PCM explicado
Primeiramente, antes de mostrarmos as diferenças entre PCM e RAW, precisamos explicar como esses formatos de áudio funcionam.
PCM, que significa Pulse Code Modulation, é um método convencional para representar digitalmente sinais de áudio analógicos. Esse conversor de áudio analógico para digital coleta amostras de sinais analógicos, as quantifica e cria uma forma digital do áudio analógico percebido.
Utilizações comuns e formato de áudio PCM
O PCM é usado com frequência em comunicações de longa distância devido à sua alta eficiência de transmissão e imunidade a ruídos. É a forma padrão de áudio digital em computadores, CDs e smartphones e tem inúmeros outros aplicativos de áudio digital.
Formato de áudio RAW explicado
O formato de arquivo RAW não está conectado apenas a arquivos de áudio. Em vez disso, ele também é um formato para outros tipos de dados, como imagens, e representa arquivos que foram inalterados e descompactados. Esta seção se concentrará apenas no formato de áudio RAW, às vezes chamado de bitstream.
Ao contrário do PCM, o formato de arquivo RAW não comprime o arquivo de áudio. O sinal de áudio original permanece sem processamento, mantendo sua qualidade original, pois o formato de áudio RAW não emprega algoritmos adicionais de codificação e compactação.
Processamento adicional e falta de compressão em RAW
Devido ao funcionamento do formato de áudio RAW, esses arquivos armazenam o áudio em sua forma mais pura, e o áudio RAW é conhecido por sua qualidade de som inalterada, não compactada e alta. Não há quantificação ou compactação como no PCM, e os sinais de áudio são representados como valores de amostra sequenciais, o que torna esses arquivos perfeitos para qualquer aplicativo de pós-processamento.
Quando e por que o RAW é usado
Os profissionais de áudio e os puristas do som preferem o áudio RAW devido à preservação da qualidade do som original. O formato RAW é usado com frequência na edição de áudio profissional e em vários outros cenários que exigem qualidade de som de primeira linha. O arquivamento de som é um excelente exemplo de um aplicativo em que os entusiastas de áudio usarão o formato RAW.
Verificação rápida: RAW vs PCM
Agora que sabemos mais sobre os formatos de áudio PCM e RAW, podemos analisar seus fatores de diferenciação para te ajudar a escolher. Abaixo está uma tabela que compara a compactação, a qualidade do som e o tamanho do arquivo do PCM e do RAW, destacando suas diferenças fundamentais.
Formato de áudio | PCM | RAW (Bitstream) |
Compressão | O PCM aplica algoritmos de compactação que afetam ligeiramente a qualidade do áudio e o tamanho do arquivo | O formato de áudio RAW não utiliza nenhum algoritmo de compressão |
Qualidade de áudio | Alta qualidade de áudio com algumas perdas devido à compressão | Os arquivos retém a qualidade de áudio original, que é superior à do PCM |
Método de transferência | O sinal de áudio PCM deve ser transferido por um fio | Pode funcionar tanto com fio quanto sem fio |
Tamanho do arquivo | Tamanho de arquivo pequeno graças aos algoritmos de compactação do PCM | Tamanho de arquivo maior que o PCM, pois não há compressão |
Decodificar | Decodificado pelo receptor | Decodificado pelo reprodutor |
Embora o PCM seja um excelente formato de áudio usado em computadores, smartphones e outros aplicativos de áudio digital de longa distância, o áudio RAW costuma ser a melhor opção para audiófilos e entusiastas que buscam som puro, graças à sua abordagem inalterada e não compactada.
Diferenças detalhadas: Áudio RAW vs PCM
As diferenças de compactação, qualidade de áudio e tamanho do arquivo entre os formatos de áudio PCM e RAW são apenas uma parte do quebra-cabeça. Esses dois formatos digitais também diferem em outros aspectos, e esta seção abordará suas diferenças em detalhes.
Compatibilidade e Conversão
Por um lado, temos o PCM, um padrão de áudio amplamente adotado e usado em computadores, CDs, DVDs, smartphones, TVs etc. Dessa forma, o PCM é altamente compatível com várias plataformas de reprodução de áudio, mas ainda oferece conversões sem esforço para outros formatos de áudio sem perdas significativas na qualidade do áudio.
Em contrapartida, muitos dispositivos de reprodução de áudio não são compatíveis com arquivos de áudio RAW, o que resulta em compatibilidade limitada. Consequentemente, os arquivos RAW provavelmente precisarão ser convertidos em diferentes formatos de áudio para serem apreciados em dispositivos de reprodução comuns.
Compressão e tamanho de arquivo
O PCM aplica vários algoritmos de compactação para reduzir o tamanho dos arquivos de áudio. Por outro lado, os arquivos de áudio RAW não usam nenhum algoritmo de compactação, e esse formato sempre cria arquivos de áudio maiores, o que pode não ser ideal para usuários que tentam ser eficientes com seu espaço de armazenamento e armazenar muitos arquivos de áudio em um determinado dispositivo.
Taxa de amostragem e profundidade de bits
Com relação às taxas de amostragem e à profundidade de bits, o PCM oferece excelente flexibilidade, pois esses dois elementos podem ser ajustados de acordo com seus requisitos de áudio. No entanto, manter as características do áudio analógico original pode ser um desafio e provavelmente envolverá algumas concessões durante os ajustes das configurações.
Em comparação, o formato de áudio RAW preserva a taxa de amostragem e a profundidade de bits do sinal de áudio analógico original, fornecendo uma representação digital exata do áudio analógico.
Qualidade de áudio e fidelidade
Embora a qualidade dos arquivos de áudio PCM não seja ruim, o fato de haver compressão significa que a fidelidade desse formato será menor em comparação com os arquivos RAW. Entretanto, vale a pena observar que os algoritmos de compactação avançados atuais afetam minimamente a qualidade de áudio PCM.
Bônus: Como recuperar arquivos de áudio deletados/perdidos
Experimentar diferentes configurações de som, copiar e colar seus arquivos de áudio em vários dispositivos de armazenamento e converter formatos de áudio são situações que podem afetar negativamente a qualidade do arquivo de áudio ou até mesmo levar à perda de dados.
Embora essas experiências possam ser desanimadoras, esses arquivos podem ser recuperados na maioria dos casos, e essas ações são surpreendentemente fáceis com os aplicativos profissionais avançados de recuperação de dados atuais.
Entre eles, o Wondershare Recoverit é um excelente exemplo desse tipo de aplicativo, pois esse aplicativo de recuperação de dados suporta mais de 500 situações de perda de dados, como exclusão acidental, formatação, transferências de arquivos interrompidas, falhas no sistema, corrupção, vírus etc.
Utilizar o Wondershare Recoverit é extremamente fácil, pois a interface do aplicativo é fácil de navegar. Incluímos instruções de passo a passo completas com imagens. Portanto, aqui está o que você precisará para recuperar áudio deletado ou perdido com esse aplicativo:
- Abra o aplicativo em seu computador, toque na opção Hard Drives and Locations na barra lateral esquerda e selecione um disco rígido cujos arquivos você deseja escanear.
Como alternativa, você pode navegar pelas pastas no Windows File Explorer, clicar com o botão direito do mouse em uma pasta específica e tocar na opção de “Procurar por arquivos deletados com o Recoverit".
- O aplicativo inicia automaticamente uma varredura profunda da pasta ou unidade de disco selecionada.
- Você pode modificar vários filtros de arquivos para direcionar a varredura profunda do aplicativo para a direção certa.
- Também é possível utilizar palavras-chave para pesquisar arquivos de áudio específicos.
- Você pode visualizar os arquivos de áudio encontrados para verificar sua integridade antes de restaurá-los. Se estiver satisfeito, toque, imediatamente, em Recover.
- Quando o escaneamento do aplicativo for concluído, será possível selecionar os itens de áudio desejados e clicar em Recover para salvá-los em seu computador. Como alternativa, você pode pausar ou interromper a verificação a qualquer momento se o aplicativo já tiver encontrado os arquivos que você está procurando.
Em apenas algumas etapas simples, os arquivos de áudio perdidos ou excluídos serão restaurados no computador, e você poderá desfrutar novamente de suas músicas, podcasts e gravações favoritas.
Conclusão
Alcançar uma experiência sonora primorosa, requer configurar seus dispositivos de reprodução e escolher entre dois formatos de áudio muito usados: PCM e RAW.
PCM é um método de representar digitalmente amostras de áudio analógico convertendo sua forma de onda em códigos binários e aplicando compressão. Esta conversão resulta em um formato altamente compatível, com qualidade de áudio decente e tamanho de arquivo pequeno, que funciona muito bem em computadores, smartphones, CDs etc.
Por outro lado, o RAW é um formato que adota uma abordagem inalterada e não compactada, geralmente resultando em um tamanho de arquivo maior e melhores taxas de amostragem, o que torna os arquivos RAW o formato preferido em aplicativos de áudio digital em que a mais alta fidelidade é vital.
Testar esses formatos de áudio e converter arquivos pode te ajudar a encontrar um formato adequado. Porém, isso também pode levar à perda de dados e à corrupção de arquivos e, nesse caso, você precisará de uma ferramenta profissional de recuperação de dados, como o Wondershare Recoverit.
Questões Comuns
A saída de áudio digital deve ser configurada como PCM?
A configuração da saída de áudio digital como PCM só é recomendada se o sistema de som externo não for compatível com Dolby, o que normalmente ocorre com receptores de áudio mais antigos. Embora o Dolby Digital seja derivado do PCM, ele normalmente é uma opção melhor do que o PCM e deve ser selecionado sempre que você puder escolher.O que são os modos SPDIF/RAW e SPDIF/PCM?
SPDIF significa Sony/Philips Digital Interconnect Format e é um cabo que transmite áudio. No modo SPDIF/RAW, esse cabo vai de uma TV ou de um DVD player para um receptor de áudio, transmitindo áudio inalterado ou bruto e permitindo que o receptor o decodifique.Devo configurar minha TV para PCM ou RAW?
A escolha entre PCM e RAW em uma TV depende de seus alto-falantes. Se a sua TV é a única fonte de som, ou se você tiver uma barra de som ou um sistema estéreo, o PCM é uma excelente opção e proporcionará uma qualidade de áudio fantástica. Ainda assim, lembre-se de que o PCM só fornece áudio estéreo quando usado por meio de um cabo coaxial ou óptico digital, e não é recomendado para dispositivos de áudio que suportam formatos de áudio avançados.