Índice
Mesmo que o Avast seja uma solução de segurança muito escolhida pelos consumidores no mundo todo, está muito longe de ser perfeito. Existem casos famosos do antivírus estar apagando arquivos .exe ou mandando para a quarentena outros arquivos com falsos positivos. Mesmo assim, não há motivo para ficar frustrado com isso.
Se você já passou por essa situação com antivírus e estava prestes a pesquisar online algo como Avast apagou meus arquivos .exe, pode ficar calmo porque temos a resposta. Este guia explicará esse padrão de comportamento do antivírus, e mostrará como recuperar arquivos apagados pelo Avast, além de ensinar como impedir que o Avast apague um arquivo.
Antivírus Deletando Arquivos EXE - Isso é Normal?
Sim, é normal que um antivírus apague arquivos do tipo exe, e isso acontece quando esses arquivos são reconhecidos como maldosos ou danosos. Antivírus são projetados para proteger seu aparelho de arquivos maus, incluindo vírus, cavalos de Tróia, etc.
Digamos que o antivírus reconheça ou decida que um arquivo suspeito seja espião ou vírus. Então, o antivírus vai movê-lo para a quarentena ou removê-lo completamente, para impedir que danifique ou destrua seu sistema operacional.
Contudo, como nada é perfeito, pode acontecer situações em que o antivírus reconheça como ruim algo que não é. O programa vai categorizar, de forma errônea, o arquivo .exe como sendo malicioso, e vai apagá-lo.
Não obstante, as empresas que criam esses antivírus constantemente aprimoram seus programas e atualizam as definições de vírus, e o número de falsos positivos e dados apagados por engano diminuem conforme o tempo avança. Claro que ainda pode acontecer, mas não significa que seja o fim do mundo.
Os Arquivos Apagados pelo Avast se Perderam para Sempre?
Não, na maioria das vezes eles não estão perdidos para sempre, e você pode recuperar arquivos apagados pelo Avast. É comum que eles estejam simplesmente desativados, em quarentena ou colocados no Baú de Vírus, para impedir que façam estrago ao seu computador. Isso significa, basicamente, que os arquivos podem ser retornados.
Como Recuperar Arquivos Apagados pelo Avast?
Agora que temos ciência sobre os arquivos apagados pelo Avast e sabemos que podem ser recuperados, vamos entrar nas melhores formas de fazê-lo. Existem inúmeras formas de restaurar dados, mas os 5 jeitos a seguir estão entre os melhores para restaurar seus arquivos.
Caminho 1. Recupere Arquivos Deletados pelo Avast com Wondershare Recoverit
Só porque o Avast apagou seus arquivos, não quer dizer que seja para sempre. O problema pode ser facilmente resolvido com aplicativos de recuperação, projetados para retornar dados apagados, inacessíveis ou corrompidos, independentemente de como tenha acontecido.
Wondershare Recoverit é um desses programas, e é ótimopara recuperar, de forma segura, seus dados. Ele consegue recuperar arquivos apagados com apenas alguns passos, e consegue também lidar tranquilamente com mais de 500 cenários que causam perda dos dados, incluindo apagamento acidental, problemas na transferência,
Tudo o que você precisa fazer é seguir os seguintes passos para recuperar seus arquivos:
- Abra Wondershare Recoverit no seu computador e selecione HDs e Locais, depois clique no disco usado para armazenar seus dados apagados.
- O programa automaticamente começa a verificar o disco, procurando por dados perdidos.
- Vai permitir que você visualize os arquivos descobertos, e você pode dar uma olhada se são realmente os arquivos pelos quais está procurando,e verificar sua integridade.
- Uma vez pronto, você pode dar uma pausa ou parar a verificação e clicar no botão Recuperar para restaurar os arquivos no seu computador.
Tenha você perdido documentos, músicas, vídeos ou fotos, Wondershare Recoverit dá conta, já que o programa suporta mais de mil tipos de arquivos. Ele também funciona com mais de 2 mil aparelhos de armazenamento, incluindo discos internos, dispositivos externos, servidores NAS, pendrives, etc. Tudo isso faz com que esse programa seja a melhor solução para qualquer situação de perda de dados.
Caminho 2. Use o Baú de Vírus para Combater o Antivírus Deletando Arquivos .EXE
Outra ótima forma de retornar seus arquivos apagados pelo Avast é usar a ferramenta de Baú de Vírus. Esse depósito de dados contém todos os arquivos que o antivírus classificou como perigoso. Na maior parte dos casos, os arquivos foram postos em quarentena ou apagados do seu aparelho e colocados no Baú de Vírus, e você precisa seguir esses passos para tê-los de volta:
- Abra o Avast,clicando no ícone no canto inferior direito da sua barra de tarefas.
- Vá para Proteção > Baú de Vírus.
- Encontre os arquivos que o antivírus prendeu no Baú de Vírus. Clique no botão de Três Pontinhos, depois em Restaurar.
Se os arquivos foram rotulados como danosos ou levados novamente para quarentena, você vai precisar repetir o processo e clicar em Restaurar e adicionar exceção dessa vez.
Caminho 3. Recupere Arquivos Apagados pelo Avast Utilizando a Cópia de Segurança do Windows
Cópias de segurança são uma ótima opção para recuperação de dados quando as coisas dão errado, e, felizmente para nós, o Windows tem uma boa ferramenta do sistema que pode automaticamente fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos. Configurá-la é bem fácil, e restaurar os dados também. Veja como:
- Clique na tecla Windows e procure por Painel de Controle.
- Vá em Sistema e Segurança, e depois em Fazer Cópia de Segurança e Restaurar (Windows 7).
- Clique na opção Restaurar meus arquivos e siga as instruções para retornar seus dados.
Lembre-se que o método de segurança do Windows só vai dar certo se você já tiver configurado uma Cópia de Segurança e Restauração antes no seu computador Windows. Se não tiver feito isso antes, não vai adiantar e não haverá cópias das quais restaurar.
Como Impedir que o Avast Apague Arquivos
Se o antivírus continuar dando falsos positivos ou apagando seus arquivos depois de tentar o método do baú de vírus, você vai precisar mudar as configurações do Avast. Impedir que ele fique mandando arquivos para a quarentena vai precisar que você desative a Proteção em Tempo Real do antivírus até que você finalize o uso de um arquivo em particular.
Contudo, já que a proteção em tempo real é uma das características principais do antivírus, esse método é contra-intuitivo, já que expõe seu sistema a riscos. Você precisará combinar a técnica com exclusões do antivírus logo depois de desativar a proteção tem tempo real,e depois voltar a ativá-la. Como fazer isso no Avast:
- Abra o programa e vá em Proteção,
- Clique em Proteções Principais e desative os quatro escudos por um período determinado.
- Abra as Configurações do Avast, vá em Geral, e depois clique em Exclusões.
- Clique em Caminhos de Arquivos e depois em Procurar. Vá à pasta com o arquivo que está dando problemas. Adicione o arquivo ou a pasta inteira às exceções.
- Habilite a proteção em tempo real novamente ao ativar os 4 escudos.
Por estar agora na lista de exceções, os programas que antes davam problemas, fossem no formato .exe ou outros, agora não devem mais causar problemas. O Avast não vai mais classificar como malicioso, nem colocá-los em quarentena.
Considerações Finais
Mesmo que o Avast seja um dos melhores antivírus disponíveis no mercado, o aplicativo é conhecido por criar falsos positivos e apagar arquivos de tempo em tempo, mesmo que não sejam maliciosos. Se você tiver sido um dos que sofreram com isso, ficará satisfeito em saber que esses arquivos geralmente são recuperáveis, com vários métodos para fazer isso.
Arquivos apagados pelo Avast geralmente acabam indo para o Baú de Vírus do programa,do qual você consegue facilmente recuperar, em apenas alguns passos. Se isso não resolver, existem formas de desfazer mudanças recentes do sistema, e restaurar versões anteriores do sistema operacional e pontos de restauração do sistema.
Contudo, a melhor forma de restaurar dados perdidos por conta do Avast é usando ferramentas de recuperação como Wondershare Recoverit, o que deixa esse processo muito mais fácil.
Sua solução de recuperação de dados confiável e segura
Com este software, é simples recuperar arquivos excluídos ou perdidos de uma ampla gama de dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, unidades externas, unidades USB, cartões de memória e muitos outros, totalizando mais de 2.000 dispositivos. O software garante a recuperação segura de todos os tipos de dados, independentemente do modo como foram perdidos.