Você notou que a sua SSD está começando a apresentar mau funcionamento? Você pode encontrar mensagens de erro inesperadas, notar a ausência de arquivos, e experimentar congelamentos e travamentos frequentes. Isso significa que o SSD está falhando. Felizmente, preparamos um guia para recuperação de SSD com falha.
Saiba mais sobre as causas da falha da unidade SSD e os melhores métodos para recuperar dados de uma SSD com defeito. Vamos lá.
Índice
Por que uma SSD falha?
As SSDs podem falhar por vários motivos. Diversos métodos podem ser aplicados para corrigir a falha, dependendo da causa subjacente do problema. Antes de examinarmos essas soluções, vamos identificar a causa subjacente do problema no SSD.
Motivo 1: Uso inadequado
SSDs são sensíveis e propensos a travamentos devido a manuseio inadequado. Se você desgastar o SSD, ele começará a falhar rapidamente. Pode ocorrer se o SSD for constantemente usado em ambientes sujeitos a flutuações elétricas, houver desligamento brusco do computador ou se ocorrerem gravações frequentes de dados aleatórios e não seguros na unidade.
Motivo 2: Corrupção de dados
SSDs atuam como dispositivos de armazenamento, onde todos os dados são mantidos. Contudo, a corrupção dos dados pode resultar em setores defeituosos na unidade e na perda de dados. Portanto, você deve ter cuidado com os arquivos que armazena no SSD.
Motivo 3: problemas de firmware
É possível atualizar o SSD para melhorá-lo se ele estiver ficando mais lento. Interromper abruptamente ou instalar incorretamente uma atualização pode levar à falha da atualização do SSD, causando problemas de firmware. As atualizações de firmware são delicadas e exigem uma abordagem cuidadosa e correta.
Motivo 4: Danos físicos
Apesar de serem menos suscetíveis a problemas mecânicos em comparação com os HDDs, as SSDs ainda podem ser danificadas fisicamente. Alguns fatores externos incluem umidade, água e poeira. Quedas ou arranhões na unidade podem resultar em perda de dados e disfunção na SSD.
Motivo 5: Excesso de aquecimento
O excesso de aquecimento é um dos motivos mais comuns de falha da SSD. A SSD pode superaquecer se você a utilizar excessivamente e por longos períodos. A proper cooling system will prevent it from overheating and failing.
É possível recuperar dados de uma SSD com falha ou pane?
Sim, você pode recuperar dados de uma SSD com falha ou travada. Contudo, o método de recuperação de dados varia conforme a causa específica da falha na SSD. É possível recuperar os dados em casa ou entrar em contato com um profissional.
Solução de recuperação de dados | Causa da falha da SSD |
Ferramenta de recuperação de dados | Uso inadequado Corrupção de dados Problemas de firmware |
Serviço profissional de recuperação de dados | Danos físicos Aquecimento excessivo |
Caso a falha da SSD seja causada por uso inadequado, corrupção de dados ou falha de firmware, é possível empregar uma ferramenta de recuperação de dados, como o Wondershare Recoverit, para restaurar os dados de forma independente. No entanto, se a falha da SSD for resultado de danos físicos ou superaquecimento, é recomendável buscar a assistência de um serviço profissional de recuperação de dados.
Como recuperar dados de uma SSD com falha
Agora que discutimos as razões por trás da falha da SSD, podemos orientá-lo sobre como recuperar os dados perdidos, que não estão necessariamente perdidos para sempre. Aqui estão as duas maneiras mais seguras de recuperar seus dados perdidos da SSD.
Opção 1: Usar o Wondershare Recoverit
Uma maneira de recuperar dados de uma SSD com falha é fazer isso por conta própria. É possível usar uma ferramenta profissional de recuperação de dados de SSD para restaurar todos os dados perdidos. Neste tutorial, escolhemos o Wondershare Recoverit. Essa ferramenta possibilita a recuperação de diversos tipos de arquivos, abrangendo vídeos, áudios, fotos, documentos, e-mails, entre outros.
O Wondershare Recoverit não se limita apenas à recuperação de dados de SSD corrompidas. É possível recuperar arquivos perdidos devido a exclusão acidental, formatação da SSD, interrupção na transferência de dados, falha do computador, entre outras situações, usando o Wondershare Recoverit. Com sua tecnologia avançada e interface de usuário intuitiva, o Wondershare Recoverit permite recuperar arquivos com apenas alguns cliques.
Recupere de forma fácil arquivos excluídos ou perdidos de mais de 2.000 dispositivos de armazenamento, como HDDs, SSDs, unidades externas, pen drives, cartões de memória, entre outros. O software recupera com segurança todos os tipos de dados, independentemente de como foram perdidos.
Siga estas etapas para recuperar arquivos usando esse software de recuperação de SSD com falha:
- Conecte a SSD com defeito ao computador.
- Instale e abra o Wondershare Recoverit.
- Localize e clique em seu SSD com falha na seção Discos rígidos e locais na seção.
- Isso iniciará a varredura do SSD com falha. É possível monitorar o processo na parte inferior da tela, onde é possível pausá-lo e interrompê-lo.
- Quando a verificação for concluída, visualize os arquivos recuperados. Clique aqui Recover para restaurá-los e escolher um caminho para salvá-los em um local diferente.
Opção 2: Entre em contato com um serviço profissional de recuperação de dados
Em algumas situações, não é possível recuperar os dados por conta própria. Se a SSD estiver danificada ou superaquecida, é aconselhável não tentar consertá-la ou recuperar dados por conta própria. SSDs são sensíveis; até mesmo um manuseio incorreto mínimo pode resultar em perda permanente de dados.
Felizmente, especialistas podem lidar com esses problemas e auxiliá-lo na recuperação dos seus dados valiosos. Dessa forma, recomenda-se procurar um serviço de recuperação de dados confiável e profissional em sua região e encaminhar seu SSD danificado para análise especializada.
Como reparar um SSD com falha ou travado para recuperar a usabilidade
Depois de recuperar seus dados, eles estarão seguros. No entanto, seu SSD ainda não pode ser usado. Não é possível usar um SSD com falha ou travado até que ele seja consertado. Aqui estão cinco principais abordagens para ajudá-lo a restaurar a funcionalidade do seu SSD com problemas.
Método 1: Atualizar os drivers de SSD
Se os drivers da SSD estiverem desatualizados, a unidade não operará adequadamente, levando a falhas, uma vez que esses drivers são essenciais para o funcionamento normal da SSD no computador. Assim, se os drivers estiverem corrompidos ou desatualizados, a utilização do SSD ficará comprometida.
Para atualizar os drivers da SSD, siga estas etapas:
- Pressione o botão Windows key + X e abra Device Manager.
- Role para baixo até encontrar Unidades de disco. Clique na opção para expandi-la.
- Clique com o botão direito do mouse em sua SSD e clique em Atualizar o driver.
- Quando a atualização for concluída, reinicie o computador.
Método 2: Atualizar o firmware da SSD
O firmware da SSD pode estar desatualizado ou corrompido. Se for o caso, você poderá ter problemas para acessar o SSD. Como você sabe, o firmware da SSD deve estar atualizado para que a SSD funcione corretamente. Dessa forma, é recomendável realizar a atualização para restaurar a utilidade da SSD.
Siga os passos abaixo para realizar a atualização do firmware da sua SSD:
- Pressione o Windows key + X e selecioneGerenciador de dispositivos.
- Expanda o Unidades de disco na seção.
- Clique com o botão direito do mouse em sua SSD e selecione Propriedades.
- Mudar para o Detalhes no tab. Selecione IDs de hardware da lista suspensa e clique emOK.
- Execute o Ferramenta de atualização do firmware da SSD para concluir o processo.
Método 3: executar o CHKDSK
Uma alternativa para corrigir um SSD com falha é empregar o comando CHKDSK. Verifica se há erros no disco e os elimina para você. Contudo, esse processo é realizado no Prompt de Comando, que não dispõe de uma interface gráfica para o usuário.
Dessa forma, siga atentamente as nossas instruções para executar com sucesso o comando CHKDSK:
- Digite cmdna barra de pesquisa.
- Clique com o botão direito do mouse no Prompt de comandoe selecione Executar como administrador.
- Digite este comandod: chkdsk d: /f /r /x (Substitua d pela letra da unidade atribuída ao SSD). Presione Enter.
Permita que o programa verifique e corrija eventuais erros em sua SSD. Quando terminar, você poderá acessar o SSD.
Método 4: Reconstrução do MBR
MBR significa Master Boot Record (registro mestre de inicialização). É um esquema de tabela de partição que armazena informações sobre as partições de um disco. Se o MBR estiver danificado, seu SSD não funcionará corretamente. Contudo, a reconstrução do Master Boot Record pode ser um procedimento complexo. Portanto, siga estas etapas com atenção:
- Prepare um dispositivo USB inicializável com o sistema operacional Windows.
- Modifique as configurações do firmware para iniciar a partir do dispositivo USB inicializável.
- Inicie o computador a partir do USB inicializável.
- Clique Next no Windows Setup.
- Selecione Conserte seu computador.
- Vá para Troubleshoot > Advanced options e clique emCommand Prompt.
- Inicie o utilitário de solução de problemas digitando bootrec.exe e apertar o botão Enter.
- Execute o bootrec /fixMbr para reparar e reconstruir o MBR.
- Aperte o botão X para fechar o prompt de comando.
- Reinicie o computador.
Método 5: Formatar a SSD
Se nenhuma das soluções anteriores resolver o problema com o seu SSD, é o momento de considerar a formatação da unidade. Ao formatar a SSD, todos os dados serão apagados, e o processo também eliminará qualquer erro que esteja causando o mau funcionamento. Caso não tenha feito o backup da SSD antes de formatá-la, você pode utilizar o Wondershare Recoverit para recuperar os arquivos perdidos.
Siga estas etapas para formatar seu SSD e corrigi-lo:
- Aperte o botão Windows key + Xe abra Disk Management.
- Localize a SSD que precisa ser formatada. Clique com o botão direito do mouse e selecione Format.
- Especifique o sistema de arquivos desejado e marque a caixa de seleção correspondente. Executar uma formatação rápidacaixa de seleção. Clique OKpara formatar sua SSD.
Resumindo
Se sua SSD estiver se comportando de maneira incomum, pode indicar uma falha. Diversos motivos, como uso impróprio, problemas de firmware, corrupção de dados, superaquecimento ou danos físicos, podem levar à falha da SSD. Infelizmente, a falha da SSD geralmente resulta em perda de dados.
Contudo, em muitos casos, é possível recuperar arquivos de uma SSD com falha utilizando o Wondershare Recoverit. Se a SSD estiver fisicamente danificada, recomenda-se entrar em contato com um serviço profissional de recuperação de dados. Após a recuperação dos dados, é aconselhável corrigir a SSD através de formatação, atualização de drivers e firmware, execução do comando CHKDSK ou reconstrução do MBR.
Perguntas frequentes
-
Por que minha SSD está falhando?
Sua SSD pode falhar por vários motivos. Alguns dos motivos mais comuns para falha da SSD envolvem utilização incorreta, corrupção de dados, problemas de firmware, danos físicos e superaquecimento. -
Os dados da minha SSD com falha estão perdidos para sempre?
Não, é possível recuperar arquivos de uma SSD com falha ou travada. Se a SSD tiver problemas lógicos, você poderá usar uma ferramenta de recuperação de dados como o Wondershare Recoverit. Entretanto, entre em contato com um serviço profissional e confiável de recuperação de dados se houver danos físicos. -
Meu SSD travou. O que posso fazer?
Se a SSD apresentar falhas, você poderá torná-la utilizável com vários métodos. Tente atualizar os drivers e o firmware da SSD. Caso isso não ajude, você pode executar o comando CHKDSK, formatar o SSD e reconstruir o MBR.