Faixas coloridas: Dicas como solucionar e evitar exibir faixas coloridas

Você tem notado padrões e linhas estranhas nas suas imagens após postá-las online ou importá-las para diferentes dispositivos? Esse fenômeno é conhecido como faixa colorida e é um dos problemas mais chatos que um fotógrafo pode ter que enfrentar presentemente. Por sorte, o problema de faixa colorida é fácil de solucionar e evitara-lo completamente.

Vamos mergulhar no assunto e saber o que é faixa colorida e como reduzir a exibição de faixas. Nós vamos lhe dar algumas dicas para evitar o problema.

Neste artigo
    1. Evite os cenários mais comuns de tela com faixas
    2. Formatos de saída de imagem com maior profundidade de bit
    3. Minimizar correção de cor
    4. Evitar compressão
    5. Usar a técnica de pontilhado

O que são as faixas coloridas?

As faixas coloridas são um efeito que distorce as cores da imagem em diferentes tonalidades. É comum aparecer em várias partes de uma foto, interrompendo a gradação suave da cor de um tom a outro. No lugar de uma imagem com balanço entre as tonalidades das cores, você vai ver círculos de cores, faixas, blocos ou listras diferentes em uma foto.

definição de faixas coloridas

Esse tipo de efeito prevalece em imagens digitais. Ele ocorre tipicamente quando você importa fotos digitais online ou para outro computador. A exibição de faixas coloridas é um resultado comum de uma representação sem precisão de uma ou várias graduações de cor em fotos digitais.

Em muitos casos, ela aparece devido à insuficiência de dados solicitados para exibir adequadamente os valores tonal em uma imagem digital, perturbando, dessa maneira, o equilíbrio tonal e tornando o gradiente menos visível e suave. As faixas coloridas são mais evidentes em imagens envolvendo transições de tonalidades da mesma cor para mais claros e para mais escuro.

O que causa as faixas coloridas

Vários fatores causam as faixas coloridas:

  • Informação de graduação de cor insuficiente - Se não há dados de cor de graduação suficientemente para exibir precisão dos valores de tom em uma imagem, você pode acabar sofrendo com faixas coloridas, especialmente quando transita de tons claros a escuros da mesma cor e vice-versa.
  • Profundidade de bits - Configurações de profundidade de bits mais baixas aumentam a chance de problemas com faixas coloridas. Uma foto exibida ou tirada em profundidade de bits baixa não dará informação de cor suficiente para representar precisão a números de tonalidades e sombras de uma cor para uma transição mais suave. Por isso é melhor tirar fotos com a maior profundidade possível.
  • Compressão - Quando você comprime uma foto para reduzir o seu tamanho, a compressão pode provocar que algumas tonalidades de cor desapareçam, afetando a qualidade em geral e a transição de cor gradual.
  • Pós-produção - Se você ultrapassar a linha do processo de graduação de cor, você poderia ter problemas de faixa colorida devido a muita compressão, saturação e exposição. Além disso, você também pode causar faixa colorida se adicionar muito efeito na pós-produção.

Embora as faixas de tela possam ajudar a criar efeitos únicos para edição de vídeo e design gráfico, o exagero pode provocar um desequilíbrio da cor desejada.

Como verificar a exibição das faixas

A maneira mais fácil para verificar as faixas coloridas nas suas fotos digitais é inspecionar as suas imagens para ver se há graduações estranhas e transições abruptas. Se as cores da sua imagem aparecem pixeradas ou distorcidas (faixas), você está lidando com faixas coloridas.

Além disso, as ferramentas de programas como Photoshop podem lhe ajudar a verificar as suas fotos para averiguar se há qualquer sinal de faixas coloridas e identificar potenciais áreas nas suas imagens que foram alteradas devido à representação de cor não precisa.

Se você tem várias imagens com o problema de faixas coloridas, você pode usar um gerenciamento de foto especializado e uma ferramenta de melhoramento com um recurso de redução de ruído digital para facilitar a redução em lote. Saiba mais abaixo.

como verificar faixas coloridas

Como reduzir rapidamente os ruídos digital das imagens em lote

Picfect é uma ferramenta de edição de foto com um recurso de redução de ruído digital avançado, gerenciamento de foto e recursos de melhora de foto. A ferramenta é poderosa e intuitiva para ajudar aos usuários navegarem na página principal e recursos de melhoramento de foto sem esforço.

Graças a essa ferramenta de melhoramento de foto com uma grande variedade, o Picfect poderá lhe ajudar a destacar as suas fotos. O recurso de redução de ruído digital lhe dá uma poderosa possibilidade de editar fotos em lote para melhorar o apelo visual das suas imagens com ajustes de cor fácil de usar.

Se você precisa corrigir exposição, contraste, equilíbrio de cor, brilho ou remover faixas coloridas de várias imagens e melhorar profundamente uma cor, o Picfect ajudará o processo sem esforço.

Como evitar a exibição das faixas

Nós já lhe mostramos como reduzir as faixas coloridas em várias imagens. Agora, vamos falar sobre as melhores maneiras de evitar as faixas coloridas.

Evite os cenários mais comuns de tela com faixas

Evite os cenários de baixo contraste, quase sempre leva a problemas de faixas coloridas. Você pode evitar faixas de cor configurando a luz de modo apropriado para tirar uma foto em um estúdio. Controle de luz para evitar qualquer problema com faixas coloridas.

Se você está tirando fotos em local aberto, as suas imagens, provavelmente, vão ter problemas com cor. Você pode usar ferramentas como Picfect ou Photoshop para solucionar problemas de faixas coloridas.

Formatos de saída de imagem com maior profundidade de bit

exibir a profundidade de bits das faixas

Seleciona formatos de imagem com maior profundidade de bit quando exportar fotos para solucionar o problema de faixas coloridas, aumentando o bit da cor da sua foto. A profundidade de bits de faixas cria um maior tamanho do arquivo, o que pode ajudar reduzir as faixas coloridas. Uma profundidade de bits em uma imagem de cor típica entre 8 a 24 bits.

Considere ajustar as configurações da sua câmera para foto no RAW não compactado formato. Embora possam exigir mais espaço de armazenamento, as imagens RAW garantem informações suficientes de cores, reduz dessa maneira a chance de faixas coloridas.

Minimizar correção de cor

minimizar faixas coloridas com correção

Limitando e minimizando a intensidade da cor de correção de edição de foto pode ajudar a prevenir a faixas coloridas reduzindo a tensão no espaço de cores de uma foto. Evitar o exagero de correção de cor para reduzir a possibilidade de faixas de cor de tela e editar arquivos de RAW com mais cor profunda para equilibrar a graduação de cor e processo de faixas de cor.

Evitar compressão

Você pode evitar comprimir imagem ao exportar fotos de alta qualidade. Se você comprimir fotos e carregá-las em redes sociais como Facebook ou Instagram, as plataformas vão comprimir as suas imagens de novo, o que causará perda da qualidade.

Portanto, garante que você melhore as suas fotos ao exportar em qualidade superior para evitar compressão adicional de imagem que pode baixar a qualidade da imagem.

Usar a técnica de pontilhado

técnicas de pontilhado de faixas coloridas

As técnicas de pontilhado, tais como algoritmos com base de graduação e redução de ruído digital, permite solucionar as faixas coloridas para imagens com cores de profundidade baixa pela adição de mais um ruído para uma foto. São técnicas que permitem suavizar as mudanças abruptas nas tonalidades das cores e conseguir um maior equilíbrio de cores possível para fazer com que as imagens pareçam mais naturais.

Conclusão

As faixas coloridas são uma ocorrência comum em imagens digitais. Como ocorre com frequência, você deveria fazer tudo que pode para evitar o impacto negativo na qualidade das suas imagens. Começar a compreender as faixas coloridas e elas aparecem nas suas imagens.

Além disso, considere usar ferramentas como Picfect para esconder ou corrigir faixas de TV. Picfect tem um recurso de redução de ruído digital poderoso que você pode usar para elevar a graduação de cor e suavizar mudanças abruptas nas tonalidades de cores.

David Darlington
David Darlington Nov 09, 24
Compartilhe o artigo: