Se você possui um disco do Mac que deseja tornar compatível com seu dispositivo Windows, este é o lugar certo. Apesar dos inúmeros desafios que podem surgir ao acessar seu disco do Mac no Windows, você pode resolver esse problema seguindo nosso guia.
Entretanto, é preciso compreender primeiro as diferenças entre discos baseados em Mac e Windows para encontrar uma solução adequada. Vamos aprofundar-nos nessas diferenças e abordar a questão de se é possível ler o conteúdo de um disco do Mac no seu computador Windows. Além disso, forneceremos uma dica para ajudar na preservação dos seus dados durante esse processo.
Sumário
É possível acessar um disco do Mac no Windows?
A resposta resumida é sim, mas será preciso algumas ferramentas adicionais para realizar isso; contudo, você pode acessar seu disco formatado para Mac no Windows.
Antes de prosseguir, é necessário conhecer as especificações do seu disco Mac para realizar a transformação e tornar o dispositivo compatível. Por exemplo, você precisa conhecer o formato do seu disco; talvez ele já seja compatível com o sistema Windows.
Como os discos formatados para Mac e Windows se diferenciam?
Os sistemas de arquivos dos discos do Mac e do Windows são diferentes. Esses sistemas operacionais têm vários formatos compatíveis, o que os torna utilizáveis em dispositivos específicos.
Os discos do Mac utilizam, por exemplo, os formatos APFS e HFS+, que são padrão para produtos da Apple. O APFS é um sistema de arquivos mais recente, oferecendo mais funcionalidades e opções de personalização.
Já os sistemas Windows utilizam sistemas de arquivos baseados em NTFS e sistemas FAT (exFAT e FAT32), compatíveis com dispositivos Windows. Contudo, os computadores Mac também conseguem lê-los, o que os torna mais universais e versáteis em comparação com os formatos Mac.
Portanto, se a ideia é ler o disco Mac no PC com Windows, será necessário convertê-lo para um formato diferente e universal (como exFAT e FAT32) para assegurar a compatibilidade com ambos os dispositivos.
Como visualizar o conteúdo de um disco do Mac no Windows?
Agora que abordamos as principais diferenças entre discos Mac e Windows, é o momento de descobrir como você pode transformar sua experiência e tornar seu disco compatível com ambos os dispositivos.
Método 1. Reformate seu disco para visualizar um disco do Mac no Windows gratuitamente
Uma das melhores soluções gratuitas e mais confiáveis para tornar seu disco formatado para Mac compatível com seu dispositivo Windows é reformatá-lo. Para quem utiliza o APFS ou HFS+, é possível reformatar o disco externo no Mac para um formato mais universal, como exFAT. Dispositivos Mac e Windows têm a capacidade de ler e gravar neste sistema de arquivos, o que possibilita a compatibilidade entre plataformas.
Se você é proprietário de um computador Mac, pode reformatar seu disco usando o Utilitário de Disco, uma ferramenta integrada que permite controlar suas unidades de armazenamento. Garanta que você faça backup de todos os arquivos essenciais armazenados no disco rígido, pois a formatação apagará todos os dados nele. Eis como fazer isto:
- Inicie o Utilitário de Disco a partir da sua área de trabalho.
- Escolha o disco que precisa ser reformatado na lista de opções disponíveis.
- Selecione Apagar no painel de ação.
- Selecione um formato preferido (exFAT ou FAT) na caixa de diálogo.
- Clique Apagar.
Após alguns minutos, o processo estará concluído, e você poderá usar seu disco Mac no seu dispositivo Windows. Caso você, assim como o usuário do Reddit, só tenha um PC com Windows disponível, pode usar software de terceiros para recuperar seus dados e, em seguida, formatar o disco.
No guia, selecionamos o Wondershare Recoverit - Recuperação de dados de disco rígido, uma ferramenta fácil de usar com uma interface limpa e recursos avançados de recuperação de dados. Este software é compatível com todos os principais sistemas de arquivos no Windows e macOS, sendo capaz de identificar mais de 1000 formatos de arquivo diferentes. Se você está utilizando o Windows, pode aproveitar o teste grátis do Recoverit, que possibilita a recuperação de até 100 MB de dados sem custo.
O programa também contempla diversos cenários de perda de dados, como exclusão, formatação, corrupção de disco, infecção por vírus, etc. É possível usar o programa antes ou depois de reformatar o disco Mac no Windows e obter os mesmos resultados.
Após a instalação no seu computador, siga os passos abaixo para recuperar seus dados valiosos:
- Abra o Wondershare Recoverit no seu PC e vá para Discos rígidos e locais.
- Escolha o disco Mac formatado no qual deseja recuperar dados no PC.
- A varredura do disco será iniciada automaticamente pelo programa. Pausar o processo é uma opção caso seja necessário.
- Após a varredura, pré-visualize seus arquivos e selecione aqueles que deseja recuperar. Clique Recuperar.
- Escolha o destino para salvar seus dados recuperados.
Após realizar o backup dos seus dados, você pode agora formatar o disco rígido no seu PC Windows.
Método 2. Use Apple HFS+ drivers para Windows
Para acessar os arquivos do seu disco Mac, instale os drivers Apple HFS+ no seu PC Windows. Antes de instalar, assegure-se de que não há ferramentas como Paragon ou MacDrive no seu computador para evitar problemas no processo. Após removê-los, siga as instruções abaixo:
Preço: Os Drivers Apple HFS+ para Windows são oferecidos gratuitamente como parte do Boot Camp Support Software da Apple.
Download: Baixe os drivers Apple HFS+ para Windows
Eis como fazer isso:
- Baixe o arquivo do pacote Windows e extraia o arquivo zip.
- Transfira os arquivos AppleHFS.sys e AppleMNT.sys.
- Copie os arquivos para C:\Windows\System32\drivers.
- Dirija-se ao arquivo baixado e execute Add_AppleHFS.reg. Pressione Sim e OK na caixa de diálogo para continuar.
- Reinicie seu aparelho.
Após reiniciar o dispositivo, a leitura do disco Mac HFS+ no seu computador Windows estará disponível.
Prós e contras:
Método 3. Use HFSExplorer
HFSExplorer é uma opção gratuita e de código aberto para acessar discos HFS+ no Windows. Apesar de sua simplicidade, esta pode ser uma das soluções mais eficazes se você só precisar fazer leituras, sem a necessidade de escrever no disco Mac no seu PC. Não há custos adicionais para usar a ferramenta e acessar seus arquivos.
Valor: Gratuito
Download: HFSExplorer
Eis como fazer isso:
- Obtenha o HFSExplorer de uma fonte confiável.
- Conecte o disco rígido externo formatado para uso no Mac ao seu computador.
- Execute o HFSExplorer e vá para Arquivo > Carregar sistema de arquivos do dispositivo.
- Selecione o disco Mac desejado para visualização. O programa abrirá automaticamente o disco Mac, permitindo a visualização do conteúdo.
Prós e contras:
Método 4. Use Paragon APFS para Windows
APFS para Windows do Paragon é uma solução de software que possibilita a leitura de HDs formatados como APFS em um PC com Windows. Esta solução de software ajuda a superar as barreiras entre o Windows e o macOS, permitindo que os usuários leiam e escrevam arquivos em discos APFS de seus PCs com Windows.
Preço: $49,95 por uma única licença que funciona em 3 PCs.
Download: Paragon APFS para Windows
Eis como fazer isso:
- Obtenha o software e prossiga com as instruções na tela para ativar o programa.
- Conecte o seu disco Mac ao Explorador de Arquivos no seu PC Windows. Deverá aparecer no Explorador de Arquivos.
A operação do Paragon APFS é direta. O ponto positivo é que não será necessário reformatar o disco, evitando o risco de perder dados valiosos.
Prós e contras:
Método 5. Use Paragon HFS+ para Windows
Paragon HFS+ é uma opção para leitura e gravação em discos Mac no Windows. Possui semelhanças com o Paragon APFS, mas os formatos são diferentes. Dessa forma, se você tiver um disco Mac HFS+, pode utilizar este aplicativo para acessar o conteúdo no seu dispositivo Windows.
Valores:
- Período de avaliação gratuito de 10 dias com acesso apenas para leitura.
- $19,95 para uma licença única com permissão de leitura e gravação.
- Licença única por $49,95 válida em 3 PCs, permitindo leitura e gravação.
Download: Paragon HFS+ para Windows
Eis como fazer isso:
- Obtenha o programa diretamente do site oficial.
- Faça a conexão do seu disco Mac-formatado ao seu computador com Windows.
- Acesse os dados do disco por meio do aplicativo.
Uma vantagem é a oferta de um teste gratuito de 10 dias, possibilitando a leitura de um disco Mac no Windows sem custos. Ao adquirir o pacote premium, você obtém permissão para gravar dados.
Prós e contras
Método 6. Use MacDrive
MacDrive é um software adicional para leitura e gravação de discos rígidos Mac em PCs Windows, tudo sem a necessidade de reformatar. Diferentemente do Paragon APFS, este aplicativo consegue ler qualquer formato no seu PC Windows. Se o seu disco estiver formatado como APFS ou HFS+, você pode utilizar o MacDrive para acessar os dados no seu sistema operacional Windows.
Valores:
- Experimente gratuitamente por 5 dias com funcionalidades completas.
- MacDrive Standard: Uma única licença por $49,99 proporciona acesso a quase qualquer disco formatado em APFS ou HFS+, como discos rígidos, SSDs, CDs, DVDs e disquetes.
- MacDrive Pro: Uma única licença por $69,99 proporciona acesso a todas as funcionalidades do MacDrive Standard, incluindo leitura e gravação completas em volumes SoftRAID e RAID APFS e HFS+ RAID 0/1 da Apple.
Download: MacDrive
Eis como fazer isso:
- Obtenha o MacDrive a partir do site oficial de downloads.
- Conecte seu disco Mac ao PC.
- Abra o aplicativo e clique em Acessar discos Mac.
- Escolha o disco Mac que você deseja acessar no seu computador com Windows.
Prós e contras
Perguntas frequentes sobre a visualização de uma unidade do Mac no Windows
-
Preciso reformatar meu disco Mac para torná-lo compatível com o Windows?
Você não precisa formatar o disco se não quiser correr o risco de perder seus dados. Embora seja a melhor abordagem para compatibilidade com dispositivos Windows e Mac, não é um passo indispensável. Alternativamente, você pode utilizar ferramentas de terceiros como HFSExplorer, Paragon APFS para Windows e MacDrive para alcançar os mesmos resultados. -
Qual é o motivo de não conseguir acessar meu disco Mac no Windows?
Mac e Windows operam com sistemas de arquivos diferentes. Os sistemas Mac têm como base principalmente o APFS e o HFS+, ao passo que o Windows emprega o exFAT e o FAT32. A discrepância nos formatos de arquivo fará com que o disco não seja identificado por outro sistema operacional. Se, por exemplo, tiver o formato APFS e for conectado ao seu dispositivo Windows, o sistema operacional não o reconhecerá devido à incompatibilidade. -
Que ferramentas posso utilizar para acessar meu disco Mac no Windows?
Diversas ferramentas estão disponíveis para facilitar o acesso ao seu disco Mac no Windows. Entretanto, as soluções mais seguras incluem Apple HFS+ Drivers, Paragon APFS para Windows, Paragon HFS+ para Windows, MacDrive e HFSExplorer.
Conclusão
Talvez você precise de ajuda para ler seu disco Mac-formatado no Windows. Graças a Deus, há várias opções, mas é preciso encontrar uma solução confiável e segura.
As ferramentas e métodos mencionados acima são as melhores opções para acessar seu disco, então escolha aquela que melhor se adapte às suas necessidades e preferências. Não esqueça de fazer um backup antes de reformatar ou de recuperar dados posteriormente com uma solução confiável, como o Wondershare Recoverit.