7 maneiras comprovadas de consertar um SSD corrompido e recuperar dado

SSDs ou Solid-State Drives (unidades de estado sólido) são as versões atualizadas dos discos rígidos tradicionais. As novas formas de guardar dados têm mostrado um desempenho muito superior aos HDDs tradicionais, especialmente em termos de economia de energia, habilidades de leitura/escrita, velocidade e resistência.

Apesar disso, os SSDs compartilham a fragilidade aos passados, mostrando vulnerabilidade a problemas rotineiros de computador, incluindo perda de dados e corrupção de arquivos. Caso haja suspeitas de problemas, danos ou corrupção em seu SSD, não se alarme, pois há soluções possíveis.

Você ainda pode recuperar seus dados de um SSD corrompido, mas somente se você tomar medidas oportunas. Este artigo apresentará sinais de corrupção de SSD e os principais métodos para te ajudar a consertar seu SSD corrompido e recuperar seus arquivos.

Índice
    1. Diferentes mensagens de erro
    2. A mensagem de formatação continua aparecendo
    3. O dispositivo não reconhece o SSD
    4. O sistema de arquivos está corrompido
    5. O SSD é somente leitura
    6. Falhas no sistema
    7. Arquivos desaparecidos ou corrompidos
    8. Problemas de desempenho
    1. Caso 1: O SSD está corrompido, mas o PC ainda funciona
    2. Caso 2: O SSD está corrompido e o PC não inicializa
    1. Conecte o SSD a outro dispositivo ou porta
    2. Atualize os drivers do SSD
    3. Atualize o firmware do SSD
    4. Verifique e repare setores defeituosos no SSD usando CMD (CHKDSK)
    5. Repare o SSD corrompido usando a ferramenta TestDisk de código aberto
    6. Repare o SSD corrompido usando uma ferramenta de terceiros
    7. Reformate o SSD corrompido

Como reconhecer um SSD corrompido

Os SSDs representam meios de armazenamento (dispositivos flash) que operam por meio de circuitos integrados. Devido a esse motivo, não estão isentos de mal funcionamentos causados por variações e picos de energia. Apesar de serem mais resistentes do que os discos rígidos convencionais, os SSDs não resistem à corrupção nem aos danos físicos. Um SSD corrompido ou danificado tornará seus dados inacessíveis.

Pode também impedir a inicialização do seu computador devido à corrupção de arquivos e diversos outros elementos. Dado que a corrupção de um SSD pode resultar na perda de dados valiosos, apresentamos a seguir os sintomas mais frequentes de mau funcionamento do SSD, indicando a possibilidade de reparo no disco rígido.

Sintoma 1. Diferentes mensagens de erro

Seu SSD pode precisar de intervenção se você continuar vendo mensagens de erro como:

  • Nenhuma mídia inicializável;
  • Nenhum dispositivo inicializável;
  • Seu computador não inicializa.

Quando há algum problema com o seu SSD, o computador emitirá essas mensagens como alerta. Essas mensagens indicam claramente mau funcionamento do SSD, informando que é hora de reparar seu SSD corrompido e criar backups de dados.

Sintoma 2. A mensagem de formatação continua aparecendo

O prompt de erro "É necessário realizar a formatação do disco na unidade antes de utilizá-lo." é um sinal comum de falha no SSD ou corrupção do SSD. Se você continuar vendo mensagens como esta, tome medidas o mais rápido possível.

Sintoma 3. O dispositivo não reconhece o SSD

Caso o seu computador não é capaz de identificar o SSD, é possível que a estrutura tenha se tornado ininteligível devido à corrupção do SSD, danos físicos ou falha de hardware. Nessas situações, a BIOS do Windows não consegue detectar o SSD.

Verifique a conexão do SSD com o seu computador. Caso o SSD não seja visível no Gerenciamento de Disco, no Explorador de Arquivos e no Este computador, é necessário proceder com os reparos de imediato.

Sintoma 4. O sistema de arquivos está corrompido

SSDs usam sistemas de arquivos padrão como FAT32 e exFAT. No caso de ficarem no formato RAW (o computador não consegue reconhecer a estrutura de arquivos no SSD) ou corrompidos, a leitura das informações no disco rígido será impedida, e com isso acaba gerando uma mensagem de erro.

Sintoma 5. O SSD é somente leitura

A corrupção do SSD pode resultar no modo de leitura apenas para o seu disco rígido, bloqueando. A corrupção interfere em setores importante do seu SSD, o obrigando a ultrapassar os ciclos de gravação previstos para sua vida útil. Quando o SSD entra em modo somente leitura, fica impossibilitado de realizar modificações ou acessar seus arquivos, bem como salvar novos dados.

Sintoma 6. Falhas no sistema

Falhas inesperadas no sistema, congelamentos súbitos e a recorrente exibição de erros em tela azul ou preta são indicativos habituais de uma iminência falha no SSD. Ou você está lidando com corrupção de SSD ou sua unidade está falhando.

Sintoma 7. Arquivos desaparecidos ou corrompidos

Caso não encontre seus arquivos onde deveriam estar ou se parte dos seus dados desapareceu de repente, é provável que esteja enfrentando problemas de corrupção e falha no SSD.

Sintoma 8. Problemas de desempenho

Um SSD corrompido ficará excessivamente lento. Caso note consideráveis problemas de desempenho e diminuição de velocidade, é necessário reparar o seu SSD.

Como recuperar dados de um SSD corrompido

Recuperar informações de um SSD corrompido ou danificado pode representar um desafio devido à complexidade da arquitetura e tecnologia empregadas nesses dispositivos. Uso de SSDs Memória flash NAND para armazenar dados, possuindo uma quantidade limitada de ciclos de escrita/apagamento, o que pode resultar em corrupção de dados com o passar do tempo. Adicionalmente, a função TRIM em SSDs contribui para a preservação do desempenho do drive ao identificar blocos de dados não utilizados para exclusão, o que aumenta a complexidade da recuperação de dados.

Contudo, é viável recuperar dados de um SSD corrompido utilizando software especializado de recuperação de dados. O Wondershare Recoverit está entre as opções altamente recomendadas para a recuperação de dados de SSD corrompido. Se você perdeu seus arquivos devido a uma falha no sistema, ataque de vírus, corrupção no SSD, formatação acidental ou exclusão inadvertida, este software auxiliará na restauração do seu meio de armazenamento e na recuperação dos seus dados.

Teste Grátis
Teste Grátis

Veja os procedimentos para a recuperação de dados de um SSD corrompido utilizando o Wondershare Recoverit:

Caso 1: O SSD está corrompido, mas o PC ainda funciona

  1. Faça o download, a instalação e a abertura do Wondershare Recoverit no seu computador.
  2. Escolha o Discos rígidos e locais da interface principal.
  3. Você verá uma lista de dispositivos de armazenamento disponíveis. Clique no SSD corrompido na lista para iniciar o processo de digitalização.
    escolha discos rígidos e locais
  4. O Recoverit fará uma varredura no SSD para encontrar todos os arquivos recuperáveis. A duração desse procedimento pode variar conforme o tamanho e o estado do disco.
    verifique ssd corrompido em busca de arquivos perdidos
  5. Após a conclusão da varredura, é possível visualizar e escolher os arquivos que deseja recuperar. Clique em Recuperar para armazenar os arquivos escolhidos em um local seguro no seu computador ou em outro dispositivo de armazenamento.
    recupere dados de ssd corrompido
Teste Grátis
Teste Grátis
ícone de observação
Observação: Evite armazenar os arquivos recuperados novamente no SSD corrompido, pois isso pode resultar em mais perda de dados.

Caso 2: O SSD está corrompido e o PC não inicializa

Teste Grátis
Teste Grátis

Como consertar um SSD corrompido: 7 métodos principais

Após recuperar com sucesso dados de um SSD corrompido, experimente os métodos a seguir para reparar o seu SSD e recuperar sua funcionalidade.

Jeito 1. Conecte o SSD a outro dispositivo ou porta

É possível solucionar um SSD ilegível, não detectável ou corrompido ao conectar a outra porta ou a um PC diferente. Desligue o computador e desconecte o cabo SSD. Conecte o seu HD a uma porta diferente e reinicie o seu computador. Caso o seu dispositivo não consiga detectar ou ler o SSD, faça a conexão com outro computador.

Jeito 2. Atualize os drivers do SSD

Drivers antigos ou defeituosos do SSD podem ocasionar complicações, tais como corrupção, falhas e falta de resposta. Veja como atualizar seus drivers SSD:

  1. Vá em barra de pesquisa do Windows e digite Gerenciador de Dispositivos.
    vá para o gerenciador de dispositivos do Windows
  2. Dê um clique duplo em Unidades de disco para expandir a seção.
    clique nas unidades de disco
  3. Clique com o botão direito no seu SSD e clique em Atualizar driver.
    atualize driver de ssd

Realize a reinicialização do seu PC para finalizar o processo e implementar as alterações.

Jeito 3. Atualize o firmware do SSD

O firmware corrompido do SSD tem o potencial de tornar o drive inacessível e comprometer suas funções de leitura e gravação. Você pode resolver problemas de SSD atualizando seu firmware. Siga os passos abaixo:

  1. Digite Gerenciador de Dispositivos na barra de pesquisa do Windows para abrir.
    abra o gerenciador de dispositivos do windows
  2. Clique em Unidades de disco para expandir a guia, clique com o botão direito no seu SSD e escolha Propriedades.
    vá para propriedades das unidades de disco
  3. Navegar para Detalhes > IDs de hardware.
    escolha ids de hardwar
  4. Clique em OK para salvar suas alterações e executar o Assistente de atualização de firmware SSD para atualizar o firmware do seu SSD.

Jeito 4. Verifique e repare setores defeituosos no SSD usando CMD (CHKDSK)

A corrupção do SSD pode surgir por conta de falha no drive, erros não identificados no sistema de arquivos e setores problemáticos no SSD. O prompt de comando (CMD) pode ajudá-lo a corrigir esses problemas. Siga os passos abaixo.

  1. Vou a barra de pesquisa do Windows, digite cmd, e selecione Executar como administrador.
    execute o prompt de comando como administrador
  2. No Prompt de comando do administrador, digite o chkdsk / f c: e pressione Enter(substitua "c" pela letra da unidade SSD).
    execute chkdsk / f c:
  3. Habilite o Prompt de comando para escanear seu SSD e corrigir setores danificados.

Depois que o CMD terminar a varredura, o acesso ao seu SSD deve ser restabelecido.

Jeito 5. Repare o SSD corrompido usando a ferramenta TestDisk de código aberto

O TestDisk é uma ferramenta de recuperação de corrupção de SSD de código aberto, altamente eficaz para reparar discos rígidos, restaurar partições perdidas e converter discos não inicializáveis em mídias de inicialização.

Acompanhe os passos a seguir para corrigir as partições corrompidas do seu SSD utilizando o TestDisk:

  1. Baixe, instale ou extraia a ferramenta e clique em testdisk_win para iniciar o TestDisk no seu computador.
  2. Na tela inicial do terminal, selecione Criar e pressioneEnter. Encontre seu SSD na lista de dispositivos e selecione Continuar.
    selecione o ssd corrompido
  3. Selecione a tabela de partição Intel para instruir o TestDisk a escanear e analisar a partição do sistema (SSD). Pressione Enter confirmar.
    selecione a partição do sistema ssd
  4. Selecione Analisar para examinar o SSD em busca de partições perdidas. Pressione Enter e depois confirmar.
    analise o ssd corrompido
  5. TestDisk exibirá as partições detectadas. Selecione aquele que deseja restaurar e clique Enter.
    recupere ssd corrompido
  6. Selecione Busca profunda para verificar, analisar e reparar a partição SSD selecionada.
    pesquisa mais profunda por ssd corrompido
  7. Ao terminar a análise do TestDisk, selecione a partição que precisa ser corrigida e recuperada, e então siga as orientações fornecidas.
  8. Pressione a tecla P para navegar por todos os arquivos na partição.
  9. Copie os arquivos que quer restaurar pressionando a tecla C.

Seus arquivos perdidos estarão disponíveis se você visualizar a mensagem Cópia concluída.

Jeito 6. Repare o SSD corrompido usando uma ferramenta de terceiros

Caso essas abordagens não deem resultado, recorra a uma ferramenta externa especializada em reparo de SSDs, tal como AOMEI Partition Assistant Standard para consertar um SSD danificado ou corrompido. O AOMEI é uma ferramenta gratuita para reparar discos rígidos que está disponível para download.

Dica profissional: Caso o Windows não seja inicializado devido ao SSD corrompido ou danificado, inicie o AOMEI a partir de um USB ou disco externo que seja inicializável. Siga estes passos para consertar seu SSD usando AOMEI:

  1. Faça o download do AOMEI, instale e inicie o programa no seu computador.
  2. Clique com o botão direito no seu SSD e escolha Avançado > Verificar partição.
    verifique a partição ssd
  3. Existem três opções no AOMEI para verificar erros na partição específica do SSD escolhida. Selecione a opção "Verifique a partição e corrija erros nesta partição usando chkdsk.exe" para verificar e corrigir setores SSD defeituosos.
    analise a partição e resolva problemas presentes nessa seção do ssd
  4. Espere até que o processo de reparo pelo AOMEI seja finalizado.
  5. É possível realizar um teste de setores defeituosos no seu SSD ao acessar Teste > Teste de superfície de disco.

Além disso, o AOMEI possui a capacidade de reconstruir o MBR (Registro Mestre de Inicialização) no seu disco SSD, reconfigurar unidades SSD danificadas ou realizar uma exclusão completa de todos os dados no seu disco rígido.

Jeito 7. Reformate o SSD corrompido

No fim das contas, a reconfiguração resolve problemas em um SSD com defeito ao reorganizar e eliminar dados, lidando com questões como falhas em setores, erros no sistema de arquivo, fragmentação, ameaças virtuais, e conflitos de programas. Ao estabelecer um sistema de arquivos novo e identificar setores defeituosos como inutilizáveis, a formatação evita danos extras, aprimora o desempenho geral e devolve o disco à sua condição inicial.

Ao criar um sistema de arquivos recém-configurado e marcando áreas defeituosas como inutilizáveis, a formatação previne danos adicionais, melhora o desempenho geral e restaura o disco ao seu estado inicial. Adicionalmente, a formatação não assegura a solução para um SSD danificado, já que problemas de hardware ou outros fatores podem persistir mesmo após esse procedimento.

Veja o procedimento para reconfigurar seu SSD em um computador com Windows:

  1. Digite Gerenciamento de Disco na barra de pesquisa do Windows e clique em Abrir.
    gerenciamento de disco aberto
  2. Clique com o botão direito na unidade SSD ou partição que deseja formatar e escolha a opção Formatar.
    escolha formatar o ssd corrompido
  3. Marque a Execute uma formatação rápida caixa de seleção e clique OK para formatar seu SSD.
    formatação rápida para ssd corrompido

Conclusão

Apesar de os SSDs utilizarem uma tecnologia superior que os torna mais rápidos, duráveis e eficientes em comparação aos discos rígidos tradicionais, eles não estão isentos de falhas, danos ou corrupção. Apesar de a correção de SSDs corrompidos ou danificados soar como algo complicado, confie em nós ao afirmarmos que não é tão complexo quanto parece.

Basta ter um pouco de conhecimento em tecnologia e seguir as instruções corretas para recuperar dados de SSDs mortos ou corrompidos. Levando isso em consideração, este artigo deve auxiliar na resolução de problemas em um SSD corrompido e na recuperação de seus arquivos sem dificuldades.

Adicionalmente, é possível utilizar ferramentas de recuperação de dados de terceiros, como Wondershare Recoverit e AOMEI, para resolver problemas em SSDs corrompidos, recuperar seus arquivos e realizar backups de dados.

Perguntas frequentes sobre reparo de SSD corrompido

  • O que faz com que um SSD seja corrompido?
    Um SSD (unidade de estado sólido) pode ser corrompido por vários motivos, incluindo:
    1. Quedas de energia: Intervenções repentinas de energia ou desligamentos inadequados podem ocasionar corrupção de dados ou danos no sistema de arquivos, levando a um SSD corrompido.
    2. Setores danificados: Ao longo do tempo, alguns setores no SSD podem apresentar danos ou instabilidade, resultando em corrupção de dados e prejudicando o desempenho do drive.
    3. Questões de firmware: Firmware desatualizado ou com bugs pode resultar em corrupção de dados e outros problemas em um SSD.
    4. Ataques de vírus ou malware: Softwares maliciosos têm a capacidade de se infiltrar e corromper os dados do SSD, ocasionando danos ao sistema de arquivos e às informações armazenadas.
    5. Conflitos de software: Softwares incompatíveis ou mal projetados podem causar corrupção em SSDs devido a questões no gerenciamento e armazenamento de dados.
    6. Dano físico: Quedas acidentais, danos causados por água ou exposição a temperaturas extremas têm o potencial de danificar fisicamente os componentes do SSD, levando à corrupção.
    7. Defeitos de fabricação: Ocasionalmente, SSDs podem possuir defeitos de fabricação que resultam em corrupção de dados ou outras questões com o passar do tempo.
    8. Manuseio incorreto: Práticas inadequadas de manuseio, como não realizar a ejeção segura do SSD antes de desconectá-lo do computador, podem ocasionar corrupção de dados.
  • Como posso recuperar meus arquivos de um SSD morto ou corrompido?
    1. Baixe, instale e execute a ferramenta de recuperação de dados Wondershare Recoverit em seu computador.
    2. Selecione seu SSD na interface principal e deixe o software digitalizá-lo.
    3. Selecione os arquivos que quer recuperar e clique em Recuperar.
    4. Salve os dados recuperados em um local seguro para evitar perda de dados.
  • O que acontece se o SSD estiver danificado?
    Um SSD danificado pode acarretar diversas questões, como perda de dados, degradação no desempenho, crashes ou erros frequentes, drive inacessível, redução na vida útil e corrupção de arquivos. A gravidade e a amplitude desses problemas variam de acordo com a severidade dos danos. Dessa forma, é fundamental realizar cópias de segurança dos dados essenciais e ponderar sobre a substituição do drive para prevenir complicações adicionais.
  • Como posso saber se meu SSD está corrompido?
    Aqui estão os sintomas comuns de um SSD corrompido ou danificado:
    • Seus arquivos estão ilegíveis ou inacessíveis;
    • Seu sistema tem problemas para inicializar;
    • Desempenho visivelmente lento do SSD;
    • Aparecimento frequente de telas azuis e pretas da morte;
    • O SSD torna-se somente leitura;
    • Você não pode salvar novos dados em seu SSD.
  • O que posso fazer para consertar um SSD corrompido?
    Primeiro, verifique se há atualizações no firmware e nos drivers do SSD. Caso isso não resolva, empregue o comando CHKDSK para corrigir setores problemáticos no SSD. Finalmente, recorra a uma ferramenta de recuperação de SSD de terceiros, como o AOMEI, para corrigir, formatar ou reformatar o seu SSD.
Luís Santos
Luís Santos Jan 04, 24
Compartilhe o artigo: