Caso você queira formatar um disco rígido no Windows 11 sem cometer um erro que possa afetar a funcionalidade do disco? Não se preocupe - este manual detalhado inclui seis métodos testados e comprovados para assegurar uma experiência de formatação sem problemas.
Se você quer formatar uma unidade externa no Windows 11 ou reformatar um disco interno, você pode usar qualquer método abaixo para fazer e definir um novo sistema de arquivos. Vamos ver por que você deve fazer isso primeiro.
Índice
-
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando Configurações
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando Gerenciamento de Disco
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando Explorador de Arquivos
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando CMD
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando PowerShell
- Formate um disco rígido no Windows 11 usando uma ferramenta de formatação profissional
Precauções antes de formatar um disco rígido no Windows 11
1. Determine o formato de arquivo do seu disco rígido
Essa formatação atribuir sistema de arquivos á sua unidade externa ou interna. Aqui estão os formatos de sistema de arquivos que você pode escolher ao formatar um disco rígido para Windows 11:
Sistemas de arquivos do Windows 11 | Descrição |
FAT32 | O Windows utiliza sistema de arquivo FAT (em inglês, abreviação de File Allocation Table) desde 1977. A versão FAT32 foi introduzida em 1996, substituindo a FAT16, tendo como o objetivo de expandir o tamanho do volume e o comprimento do nome do arquivo para 32 GB e 255 caracteres, respectivamente. O Windows ainda da suporte, porém o tamanho máximo do arquivo é de apenas 4 GB. |
exFAT | A Microsoft lançou o sistema de arquivos exFAT (em inglês, abreviação de Extended File Allocation Table) em 2006, especialmente para dispositivos removíveis, como discos externos e unidades USB com capacidade superior a 32 GB. Suporta 128 PB e arquivos de até 16 EB. |
NTFS | Desde 1993, o Sistema de Arquivos de Nova Tecnologia (NTFS) tem sido a escolha padrão. Suporta 256 TB além de arquivos de até 18 EB. É o único sistema de arquivo que deixa fazer compactações, permissões e criptografia. É o melhor formato de disco do Windows 11 para proteger dados. |
ReFS | Em 2012, a Microsoft lançou o sistema de arquivos ReFS (em inglês, abreviação de Resilient File System) com o objetivo de fornecer maior capacidade de armazenamento, permitindo volumes de até 4,7 zettabytes e arquivos de até 18 exabytes, além de melhorar a funcionalidade. Ele aborda erros de maneira preventiva, faz recuperação de informações em casos de corrupção, faz uma verificação da integridade dos metadados e aprimora o desempenho. Porém, diferente do NTFS, ele não da suporte as compactações e criptografia de arquivos. |
Aqui está um breve resumo das principais características desses sistemas de arquivos para auxiliá-lo na escolha daquele que melhor se adequa às suas exigências:
2. Salve seus arquivos antes de formatar
Se você esteja planejando reformatar um disco rígido no Windows 11, é muito aconselhável mas você precisa fazer um backup dos seus arquivos primeiro, mas se achar que não é necessário manter o que tem salvo. Faça uma cópia de segurança usando a funcionalidade de Backup do Windows, uma ferramenta de terceiros, ou transfira os dados para outro disco para poder recuperá-los posteriormente.
O que precisa fazer caso não consiga acessar a unidade
Se você não conseguir acessar a unidade que pretende formatar, não será possível transferir seus arquivos para outro local. Aqui está o erro que você encontrará:
Por que seu disco rígido estaria inacessível? Existem várias razões para isso, tais como a corrupção do disco, erros causados por falhas de energia e a presença de malware.
Mas de qualquer forma, não significa que os dados vão ser perdidos. Você pode recuperá-lo com software de recuperação de dados profissional - Wondershare Recoverit. Veja como:
- Você precisa baixar e depois instalar o Wondershare Recoverit no seu computador que tenha Windows 11.
- Agora conecte a unidade que é problemática no seu computador.
- Abra o programa, depois escolha Discos rígidos e locais, e depois selecione o disco de armazenamento que deseja.
- O Recoverit vai começar a varredura por arquivos no disco rígido de forma automática.
- Depois dessa verificação, você precisa escolher os arquivos que deseja restaurar, apertar em Recuperar, e salve-os em outro local.
Agora, vamos examinar como efetuar a formatação de uma unidade no Windows 11 após criar um backup.
6 maneiras de formatar uma unidade no Windows 11
Caso você queira reformatar ou formatar uma unidade no Windows 11, alguns métodos testados e comprovados a seguir vão ajudar você a instalar um novo sistema de arquivos que vão permitir o sistema operacional leia e grave os dados.
Método 1. Formate um disco rígido no Windows 11 usando Configurações
Siga os passos para formatar um disco no Windows 11 por meio de Configurações:
- Vá para Configurações > Sistema > Armazenamento > Configurações avançadas de armazenamento > Discos e volumes.
- Escolha o disco que pretende formatar e aperte em Propriedades.
- Aperte em Formatar.
- Nomeie a unidade, escolha um sistema de arquivos, marque a caixa Executar uma formatação rápida caixa de seleção e clique em Formatar.
Outra alternativa é efetuar uma formatação completa no Windows 11, porém, a formatação rápida oferece a possibilidade de recuperar dados e é mais rápida. Ao realizar uma formatação completa de um disco rígido no Windows 11, todos os dados, arquivos e pastas presentes na unidade são excluídos de maneira definitiva, e isso diz que as chance de recuperar alguns dados é nula.
Saber mais: Formatação rápida x formatação completa
Método 2. Formate um disco rígido no Windows 11 usando Gerenciamento de Disco
O Gerenciamento de Disco também é uma opção para efetuar a formatação de um novo disco rígido no Windows 11 ou ele pode também reformatar um que já exista. Essa funcionalidade do Windows é ótima para excluir discos e fazer criação de partições.
Você consegue fazer a formatação de um SSD externo no Windows 11, iniciar um novo disco ou reformatar um HDD interno é só seguir os passos a seguir:
- Use o tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar comando.
- Digite "diskmgmt.msc" (sem as aspas) e clique em Enter para iniciar o gerenciamento de disco.
- Clique com o botão direito no disco desejado (conecte-o primeiro ao seu PC se for externo) e selecione Formatar.
- Nomeie o volume, escolha um sistema de arquivos, marque a caixa Executar uma formatação rápida caixa de seleção e aperte em OK.
Método 3. Formate um disco rígido no Windows 11 usando Explorador de Arquivos
O Explorador de Arquivos proporciona a forma mais simples de formatar um HDD no Windows 11 (ou outro volume interno ou dispositivo de armazenamento externo). Como fazer:
- Agora você precisa abrir o Explorador de Arquivos, e escolha Este computador, Efetue um clique com o botão direito na unidade desejada e selecione a opção Formatar.
- Escolha um sistema de arquivos, nomeie o volume, marque a caixa Formatação rápida caixa de seleção e clique em OK.
Método 4. Formate um disco rígido no Windows 11 usando CMD
O Prompt de Comando do Windows (CMD) é um interpretador de linha de comando integrado para executar funções administrativas, como formatação de disco. Pode aparecer complicado, mas as imagens a baixo vão ajudar você.
Veja como formatar um disco no Windows 11 usando CMD:
- Conecte o seu dispositivo de armazenamento ao computador se ele for uma unidade externa.
- Pesquise Prompt de Comando na barra de pesquisa da barra de tarefas e selecione Executar como administrador.
- Execute os seguintes comandos um por um: diskpart e list disk. O prompt de comando exibirá todos os volumes do seu computador.
- Selecione o que você deseja formatar, utilizando o seguinte comando e substituindo o "3" pelo número adequado: select disk 3.
- Execute os seguintes comandos um por um para clean a unidade e crie um novo sistema de arquivos: limpe, create partition primary, e format FS-NTFS quick. Você consegue substituir o valor NTFS por FAT, FAT32, exFAT ou ReFS.
- Depois que o processo for concluído, execute este comando: assign letter=X. Você consegue usar qualquer tipo de letra da unidade disponível.
- Agora, execute a exit do comando para fechar o CMD.
Método 5. Formate um disco rígido no Windows 11 usando PowerShell
O PowerShell é uma ferramenta com interface de linha de comando e linguagem de script utilizada para fazer o gerenciamento de configurações do sistema e automatizar tarefas, entre diversas outras finalidades. Não é necessário instalar nada, pois todas as versões do Windows já tem.
Verifique como da para formatar um novo disco rígido no Windows 11 usando PowerShell:
- Você precisa conectar o dispositivo de armazenamento no computador caso seja uma unidade externa.
- Na barra de tarefa pesquise por PowerShell e selecione Executar como administrador.
- Execute o Get-Disk cmdlet (command-let) assim você consegue verificar todas as unidades conectadas.
- Execute este comando para apagar informações antes de prosseguir com a formatação (a menos que o disco seja novo), substituindo o "3" pelo número apropriado: Get-Disk 3 | Clear-Disk -RemoveData. Confirme a ação digitando A e pressionando Enter.
- Execute este cmdlet para conseguir preparar o volume para formatação: Initialize-Disk -Number 3 (use o número do seu disco).
- Este cmdlet irá formatar sua unidade: New-Partition -DiskNumber 3 -UseMaximumSize | Format-Volume -FileSystem NTFS -NewFileSystemLabel myDrive. Não esqueça de usar o número correto. É possível trocar o sistema de arquivos NTFS por outro e substituir "myDrive" por um rótulo diferente.
- Execute este cmdlet para atribuir uma nova letra de unidade: Get-Partition -DiskNumber 3 | Set-Partition -NewDriveLetter H (use qualquer carta disponível).
Método 6. Formate um disco rígido no Windows 11 usando uma ferramenta de formatação profissional
Utilizar uma ferramenta de formatação de terceiros especializada é uma ótima alternativa para formatar uma unidade nova no Windows 11. Por que? Isso se deve ao fato de que a maioria das soluções engloba outros recursos úteis e algumas delas são oferecidas sem custo algum.
AOMEI Partition Assistant Standard é um exemplo. Ele possibilita a criação, fusão, clonagem, dimensionamento, formatação e exclusão de partições. Além disso, é possível replicar discos, efetuar uma limpeza no seu computador e converter sistemas de arquivos sem que ocorra a perda de dados.
Aqui está o passo a passo para efetuar a formatação de um disco rígido no Windows 11 utilizando o AOMEI Partition Assistant Standard:
- Primeiro você precisa baixar o AOMEI Partition Assistant Standard e depois instalar no seu computador.
- Caso sua unidade de armazenamento for externa conecte e inicie o programa.
- Aperte no disco que queira ( ou em alguma das partições e selecione Formatar partição.
- Faça criação de rótulo, depois escolha um sistema de arquivo e aperte em OK.
- Clique em Aplicar Vai estar no canto superior esquerdo e depois confirme clicando em Continuar.
Por que as pessoas formatam discos rígidos no Windows 11?
Muitas das pessoas escolhem formatar a unidade no Windows 11 para assim ter um melhor desempenho no seu computador. A formatação de um SSD ou HDD apaga programas e arquivos supérfluos, muitos dos quais podem demandar uma quantidade considerável de recursos da CPU.
Sabemos o que você está pensando. Você consegue excluir os arquivos na moda antiga. Porém, isso não os remove totalmente. Esses dados permanecem no sistema de arquivos, também é possível substituí-los por outras informações.
A formatação estabelece um sistema de arquivos novo, eliminando entradas de registro obsoletas e corrigindo eventuais erros. Além disso, remove malware (se houver). Você talvez não saiba da presença de software malicioso em seu computador, que tem potencial para se espalhar por todos os discos (sejam externos ou internos), por isso, a formatação do disco rígido ajudará a restaurar a integridade e o desempenho do seu computador.
No entanto, você não pode formatar a unidade C no Windows 11 (ou em qualquer outra versão do sistema operacional). Ao tentar fazê-lo, você receberá a mensagem "Não é possível formatar este volume", com a explicação de que a formatação do disco C pode resultar na interrupção do funcionamento do seu computador, já que essa unidade contém o sistema operacional.
Outro motivo para formatar um disco rígido no Windows 11 é alterar seu sistema de arquivos. Por exemplo, pode ser que você deseje ampliar a capacidade de armazenamento, habilitar a compressão e criptografia de arquivos ou estabelecer configurações de permissões.
Conclusão
Você pode formatar um disco rígido no Windows 11 de várias maneiras. Independentemente da sua decisão, seu disco estará pronto para uso em questão de minutos. Mas você precisa criar um backup com antecedência para evitar perda de dados.
Se você estiver impossibilitado de acessar a unidade, recorra a um programa de recuperação de dados como o Wondershare Recoverit, uma vez que ele facilitará a recuperação dos seus dados e a sua salvaguarda em outro local antes de proceder à formatação.
Perguntas frequentes
-
Devo formatar meu disco rígido para FAT32 ou NTFS no Windows 11?
Depende da capacidade de armazenamento do seu disco rígido. FAT32 suporta volumes de no máximo 32 GB e arquivos de até 4 GB. Por outro lado, o NTFS suporta 256 TB e arquivos de até 18 EB. Adicionalmente, o sistema de arquivos NTFS possibilita a compressão, criptografia e gerenciamento de permissões de arquivos. -
Qual é o melhor formato de sistema de arquivos para Windows 11?
O NTFS é considerado o sistema de arquivos mais adequado para o Windows 11, sendo, portanto, o formato padrão. Além de ser compatível com armazenamento expansivo, ele oferece segurança adicional protegendo seus dados através da criptografia, evitando acessos não autorizados. Adicionalmente, possibilita a compactação de arquivos para economizar espaço e otimizar o desempenho. -
O sistema de arquivos exFAT é melhor que NTFS para Windows 11?
O sistema de arquivos exFAT é mais indicado para dispositivos de armazenamento removíveis, como discos rígidos externos e unidades USB. Suporta volumes de até 128 PB e arquivos de até 16 EB. Você pode até usá-lo no macOS. No que diz respeito ao NTFS, ele é mais indicado para HDDs e SSDs internos em sistemas Windows 11 e edições anteriores, principalmente devido à sua velocidade superior e menor uso de recursos da CPU e do sistema.