Além de armazenar os dados do sistema, os discos rígidos do Mac também guardam arquivos pessoais, por essa razão. disco rígido do Mac corrompido pode ser um pesadelo.
Este artigo analisará os sinais de uma unidade desse tipo, discutirá a possibilidade de correção do problema e abordará medidas preventivas. Por fim, mostraremos como consertar um disco rígido corrompido em um Mac e lhe dar dicas essenciais para evitar esses problemas no futuro.
Tabela de conteúdo
Sinais de disco rígido corrompido no Mac
Antes de nos dedicarmos à correção ou recuperação de dados de discos rígidos corrompidos no Mac, é crucial entender como identificar se o disco está realmente comprometido. Abaixo está uma tabela com os sinais mais comuns de disco rígido corrompido do Mac e suas soluções.
Causas | Explicação |
Falhas e travamentos frequentes | Se o seu Mac está constantemente travando, congelando ou não respondendo com regularidade, isso pode ser um sinal de que o disco rígido está corrompido. |
Desempenho lento | Um disco rígido corrompido pode causar lentidão no Mac, refletida em tempos de inicialização prolongados, transferências lentas de arquivos e desempenho reduzido dos aplicativos. |
Arquivos e pastas inacessíveis | Se você enfrentar dificuldades para abrir arquivos ou pastas específicos, ou se mensagens de erro aparecerem ao tentar acessá-los, isso pode indicar a presença de corrupção no disco rígido. |
Erros de disco | Erros de disco ou mensagens relacionadas ao sistema de arquivos exibidas pelo Mac podem ser um sinal claro de corrupção no disco rígido. |
Problemas de inicialização | Se o seu O Mac está com problemas para inicializar, O ícone da pasta com um ponto de interrogação piscando pode indicar um disco rígido corrompido ou problemas no sistema operacional. |
Disco rígido com ruído | Ruídos anormais, como estalos, rangidos ou zumbidos provenientes do disco rígido, podem sugerir danos físicos ou corrupção. |
Incapacidade de montar ou desmontar volumes | A incapacidade de montar ou desmontar um disco rígido externo ou uma partição interna pode ser um indicativo de corrupção. |
Avisos persistentes de status S.M.A.R.T. | A S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) é uma ferramenta de diagnóstico integrada que monitora a integridade do disco rígido. A recepção de alertas persistentes do sistema S.M.A.R.T. pode sugerir a presença de corrupção ou indicar um problema iminente no disco rígido. Defeito no disco rígido. |
Como recuperar dados de um disco rígido corrompido do Mac
Embora a correção de um disco rígido corrompido no Mac geralmente funcione, há casos raros em que a tentativa de reparo pode resultar na perda completa de todos os dados. Por isso, é altamente recomendável antecipadamente recuperar os dados para evitar uma possível perda massiva em caso de falha no reparo.
Opção 1: Usar a ferramenta de recuperação de dados Wondershare Recoverit
Utilizando uma equipe confiável e dedicada ferramenta de recuperação de dados para MacContar com um desenvolvedor de software confiável é a escolha mais segura para recuperar arquivos de um disco rígido corrompido no Mac. Um bom exemplo é Wondershare Recoverit para Mac. O Wondershare Recoverit, com uma taxa de recuperação bem-sucedida de 95%, é uma opção incomparável para a recuperação de um disco rígido corrompido do Mac.
- Recupera dados de mais de 2000 dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, unidades USB, cartões SD, etc.
- Lida com mais de 500 cenários de perda de dados, incluindo exclusões, formatações e corrupção de disco.
- A interface amigável permite a recuperação de dados com apenas alguns cliques.
A seguir, instruções sobre como utilizá-lo para recuperar dados de um disco rígido corrompido no Mac:
- Baixe, instale e inicie o Wondershare Recoverit em seu Mac
- Selecione Discos rígidos e locais,e clicar no disco rígido corrompido.
- O Recoverit começará automaticamente a escanear a unidade para localizar seus arquivos.
- Caso não seja necessário recuperar todos os arquivos do disco rígido, é possível personalizar a pesquisa para focar em dados específicos.
- O aplicativo também oferece a opção de adicionar palavras-chave para localizar rapidamente os arquivos desejados.
- Visualize os arquivos que RecoverDepois de encontrados, você pode verificar se estão em boas condições. Ao estar pronto, escolha os arquivos que deseja salvar e clique em "Recuperar".
- Independentemente de a verificação ter sido concluída ou pausada após o aplicativo encontrar os arquivos desejados, certifique-se de salvar os dados recuperados em um local seguro.
Opção 2: Recuperar via Time Machine
Uma alternativa viável para recuperar dados de um disco rígido corrompido no Mac é utilizar um ponto de restauração do sistema com o aplicativo integrado da Apple, o Time Machine. Contudo, essa abordagem só é eficaz se você tiver configurado previamente os backups do Time Machine e possuir um disco rígido externo ou um dispositivo NAS onde o macOS realiza backups do disco de inicialização.
Caso tenha configurado o recurso Time Machine, siga estas etapas para recuperar arquivos de um disco rígido corrompido no Mac:
- Conecte o disco rígido externo de backup ou o NAS ao Mac.
- Abra Plataforma de lançamento, procurar por Máquina do tempo, e inicie o aplicativo.
- Localize um ponto de restauração do sistema no lado direito e escolha o backup que deseja recuperar.
- Escolha os arquivos que deseja recuperar e pressione o botão Restaurarbotão.
Se não houver um disco rígido externo ou um NAS para realizar o backup dos dados, a recuperação do Time Machine não será possível, tornando esta solução ineficaz.
Opção 3: Consulte um serviço de recuperação profissional.
Os backups do Time Machine e os aplicativos dedicados de recuperação de dados ajudam a restaurar arquivos excluídos e a recuperar dados vitais. No entanto, eles não são eficazes em casos de danos físicos ao disco rígido. Esses cenários frequentemente envolvem exposição a ímãs potentes, quedas de Macs e dispositivos impactados por forças significativas.
Neste ponto, é necessário recorrer a um serviço profissional para reparo físico do disco rígido e recuperação de dados essenciais, com custos consideráveis. Contudo, discos rígidos gravemente danificados têm poucas chances de serem recuperados, e talvez seja necessário despedir-se de seus arquivos, optando por adquirir um novo disco rígido.
Como consertar um disco rígido corrompido em um Mac
Após recuperar os arquivos essenciais, é possível explorar diversas etapas de solução de problemas e tentar reparar o disco rígido no Mac. A seguir, apresento uma lista de correções com instruções detalhadas passo a passo, portanto, vamos explorá-las em detalhes.
Correção 1: verifique as configurações do Finder
Seja algo feito manualmente ou pelo sistema operacional por qualquer razão, discos rígidos ocultos podem causar confusão significativa e desnecessária. Entretanto, corrigi-los é um procedimento simples que requer apenas alguns cliques. Veja como:
- Vá para Finder > Preferences > General.
- Marque a Hard disks para exibir os discos rígidos na área de trabalho.
- Clique no Sidebar e selecione a caixa de seleção ao lado deHard disksaqui também.
Se a questão estiver relacionada à ocultação de discos rígidos, essas etapas simples resolverão o problema.
Correção 2: Reparar o HDD no Mac usando o First Aid
O Utilitário de Disco é outra solução eficaz, oferecendo diversas ferramentas para corrigir erros de disco, incluindo o recurso de Primeiros Socorros. Veja como usá-lo:
- Entre em Applications > Utilities > Disk Utility.
- Clique no View e selecione Show All Devices.
- Selecione a unidade problemática à esquerda e clique em First Aidna parte superior da tela.
- Clique Run,deixe que o Utilitário de Disco resolva o erro e pressione Done.
Correção 3: reparar um disco no Mac usando o comando fsck
De vez em quando, os discos rígidos do Mac podem apresentar erros em seus sistemas de arquivos. É aí que entra o comando fsck. Ele significa File System Consistency Check (Verificação de consistência do sistema de arquivos) e faz o que o nome sugere. Veja como usá-lo para corrigir discos rígidos corrompidos no Mac:
- Vá para Applications > Utilities > Terminal e execute o
diskutil list
comando. - Note the problematic device and its identifier, as you must specify on which device to run the fsck command.
- Abra Disk Utility ao lado do Terminal, selecione o disco rígido corrompido eUnmount
- Execute o
sudo fsck -fy /dev/diskXsY
no comandoTerminal. É crucial substituir X e Y pelos identificadores do disco problemático. - Depois de concluir o comando fsck, reinicie o Mac e monte a unidade problemática no Utilitário de Disco.
Correção 4: Corrigir um disco rígido corrompido no Mac utilizando a formatação do disco.
A formatação apaga todos os dados da unidade e estabelece um novo sistema de arquivos. Quando enfrentando problemas de formatação inadequada ou discos rígidos corrompidos, a formatação do disco rígido pode ser uma solução para resolver o problema e restaurar a integridade do disco rígido. Para formatar o disco rígido corrompido no Mac, siga estas etapas:
- Abra Launchpad e encontre Disk Utility.
- Selecione o disco rígido e clique em Erase na parte superior da tela.
- Adicione um nome, selecione APFS ou Mac OS Extended (Journaled) emFormat,e escolha GUID Partition Map em Scheme. Clique Erase.
- Confirme a ação quando solicitado e aguarde alguns segundos no Mac.
Lembre-se de que a formatação da unidade apaga todos os dados; não proceda sem antes salvar os arquivos essenciais.
Correção 5: Corrigir um disco rígido corrompido no Mac utilizando o Modo de Segurança.
Juntamente com diversas ferramentas de software, os Macs possuem um modo de segurança projetado para lidar com problemas desconhecidos, que permite que você os identifique e isole. No Modo de Segurança, os usuários podem inicializar seus Macs apenas com os aplicativos essenciais, facilitando a localização e eliminação do problema.
É possível inicializar no modo de segurança com estas etapas:
- Desligue o Mac.
- Inicialize no modo de segurança com uma combinação de teclas:
Macs baseados em Intel: Pressione o botão Power e pressione e mantenha pressionado o botãoShift. Solte a tecla quando a janela de login for exibida e faça login no Mac.
Macs de silício da Apple: Pressione e mantenha pressionado Power até que você veja "Loading startup options" (Carregando opções de inicialização). Selecione o disco rígido com o sistema operacional, pressione e mantenha pressionado Shift, e escolha Continue no modo de segurança
- Após iniciar no modo de segurança, siga as etapas da Solução 2 para verificar e reparar o disco rígido corrompido utilizando o First Aid.
- Depois de usar o modo de segurança, reinicie o Mac clicando no botão Apple e selecionando Restart. O Mac deve inicializar normalmente e os problemas do disco rígido devem estar resolvidos.
Como garantir que o disco rígido do seu Mac não seja corrompido no futuro
Problemas como discos rígidos corrompidos e outras questões relacionadas a discos podem ser frustrantes e demorados. Portanto, é crucial observar que bons hábitos podem prevenir tais problemas. Ao seguir essas dicas, é possível garantir que o disco rígido do Mac não seja corrompido novamente.
- Unidade de armazenamento do monitor: Embora não seja possível visualizar fisicamente o disco rígido do Mac, é viável monitorar sua saúde por meio de diversos aplicativos. Essas ferramentas monitoram a integridade, velocidades de leitura/gravação e a expectativa de vida do disco rígido do Mac.
- Prevenção de exposição: Evite exposição do disco rígido do seu Mac a vírus, malware ou ímãs potentes, pois essas forças e softwares podem causar danos. Isso contribui para aumentar a segurança dos seus dados e prolongar a expectativa de vida útil do disco rígido.
- Fazer backup dos dados: Erros acontecem. Os arquivos são excluídos e perdidos acidentalmente, e as falhas de hardware não são totalmente evitáveis. Em situações como essas, é crucial contar com um backup seguro dos seus arquivos essenciais. Portanto, realizar backups regulares dos dados é fundamental.
- Desligue seu dispositivo com segurança: Manter o seu Mac ligado constantemente não é uma prática recomendada. O desligamento e a reinicialização do dispositivo são fundamentais para a longevidade e saúde do sistema. No entanto, muitos usuários optam por simplesmente fechar a tampa de um laptop Mac ou colocar um Mac desktop no modo de repouso em vez de desligá-lo. Para prevenir a deterioração a longo prazo do disco rígido, opte por utilizar as opções de desligamento adequadas.
Palavras finais
Lidar com um disco rígido corrompido pode ser frustrante e desafiador de reparar. No entanto, identificar e aplicar a solução adequada torna-se simples quando você reconhece os sinais que indicam problemas de hardware. Entretanto, lembre-se de recuperar seus arquivos essenciais e salvar seus dados com o Wondershare Recoverit antes de tentar qualquer processo de reparo.
Recupere com facilidade arquivos excluídos ou perdidos de mais de 2.000 dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, unidades externas, USBs, cartões de memória e muitos outros. O software recupera de maneira segura todos os tipos de dados, independentemente da forma como foram perdidos.
Desde desocultar discos rígidos no Finder, executar comandos no Terminal até usar o Utilitário de Disco, existem vários métodos para corrigir discos rígidos corrompidos no Mac. Examinamos essas ferramentas e fornecemos instruções passo a passo sobre como usá-las.
Entretanto, você pode evitar a corrupção do disco rígido. Ao seguir dicas essenciais e adotar bons hábitos, é possível minimizar problemas futuros com o disco rígido no Mac.
Perguntas frequentes
-
Posso recuperar dados de um disco rígido corrompido em um Mac que não inicializa?
Sim, você pode. O modo de segurança integrado da Apple oferece a capacidade de corrigir problemas relacionados ao disco rígido mesmo quando o sistema operacional não consegue inicializar. Basta seguir as etapas para entrar no modo de segurança do seu modelo de Mac e corrigir o problema dentro desse modo. Contudo, se o Mac não estiver inicializando, será necessário encaminhar o computador para uma oficina de reparos ou o disco rígido para um serviço de recuperação profissional. -
O Time Machine pode restaurar meus arquivos perdidos e consertar um disco rígido corrompido?
Embora o Time Machine seja uma solução de backup integrada excelente, sua eficácia depende da configuração prévia e da ativação do backup regular dos seus arquivos em um disco rígido externo ou dispositivo NAS. Nesse caso, o Time Machine pode restaurar seus arquivos perdidos. Entretanto, o Time Machine não tem a capacidade de reparar um disco rígido corrompido, sendo necessário utilizar o Disk Utility e o Terminal, ou recorrer a um serviço profissional de recuperação para discos rígidos fisicamente danificados. -
Posso consertar um disco rígido do Mac fisicamente danificado em casa?
Infelizmente, não é possível realizar reparos em discos rígidos fisicamente danificados por conta própria em casa. Em situações como essas, a melhor abordagem é contatar uma oficina de reparo de hardware especializada ou um serviço profissional de recuperação de dados. Esses especialistas têm a capacidade de remover o disco rígido danificado e realizar tentativas de recuperação dos dados.É importante observar que mesmo os profissionais não garantem sucesso em todos os casos, especialmente quando o HDD está gravemente danificado fisicamente. Nesses casos, você precisará comprar um novo disco rígido e seguir em frente.