Você tem uma pergunta semelhante? Saiba que você pode clonar o disco dinâmico no Windows para melhorar seu desempenho, ter uma fonte de backup extra e muito mais. Os benefícios de clonar o disco dinâmico no Windows são numerosos, pois oferece a vantagem extra de um desempenho perfeito.
Você deve considerar aumentar a eficiência do seu sistema clonando o disco dinâmico. Você precisará de um software através do qual possa clonar o disco dinâmico. No entanto, certifique-se de que esse método de clonagem não coloque os dados do seu dispositivo em risco.
Vamos explorar todas as maneiras possíveis de clonar o disco dinâmico no Windows.
Experimente o Wondershare Recoverit para Realizar a Recuperação de Dados
Segurança Vrificada. Mais de 7.302.189 pessoas já baixaram.
Neste artigo
O Que é Um Disco Dinâmico no Windows?
O Windows contém dois tipos de discos: dinâmico e básico. Esses discos são conhecidos por suportar os estilos de partição MBR e GPT. No entanto, ambos são diferentes em vários aspectos. Disco dinâmico refere-se a um disco físico destinado ao armazenamento dinâmico. O disco dinâmico conterá todas as informações, como volumes estendidos, volumes simples, volumes espelhados, volumes RAID-5 e também volumes distribuídos.
Os discos básicos geralmente não podem lidar com esses tipos de volume. Por outro lado, os discos dinâmicos contêm todos os recursos que podem ser úteis para lidar com esses volumes. Como resultado, os discos dinâmicos, por meio desses volumes, ajudam a melhorar a eficiência dos dados para a parte de leitura e gravação do sistema, criando assim novos volumes.
Esses novos volumes abrangem vários riscos e podem criar volumes que podem tolerar falhas e assim por diante. Portanto, o disco dinâmico auxilia na criação de volumes, o que pode ajudar no gerenciamento de dados, melhorando assim o desempenho do seu sistema.
Qual é a Diferença Entre Disco Básico e Disco Dinâmico?
Um disco dinâmico é muito diferente do disco básico, embora compartilhem algumas semelhanças. Algumas das principais diferenças entre o disco básico e o disco dinâmico são as seguintes:
Disco Básico | Disco Dinâmico |
Usa partições primárias e unidades lógicas. | Usa volumes que abrangem vários discos. |
Suporta MBR (Master Boot Record) e GPT (GUID Partition Table). | Também suporta MBR e GPT. |
- MBR: Até 4 partições primárias ou 3 primárias + 1 partição estendida. - GPT: Partições virtualmente ilimitadas. |
Volumes ilimitados (dependendo do espaço em disco disponível). |
Partições e estrutura fixas. | Oferece mais flexibilidade com volumes dinâmicos. |
- Volumes simples. | - Volumes simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5. |
Sem redundância de dados. | Suporta volumes espelhados e RAID-5 para redundância. |
Compatível com todos os sistemas operacionais. | Limitado ao sistema operacional Windows moderno (Windows 2000 e posterior). |
Pode ser convertido em disco dinâmico sem perda de dados. | Requer exclusão de partição ou ferramentas de terceiros para converter de volta para o disco básico. |
Mais fácil de reparar; amplamente suportado. | Complexo de reparar; requer ferramentas especializadas. |
Adequado para uso padrão. | Desempenho aprimorado com volumes distribuídos. |
Ideal para casos de uso pessoais ou simples. | Mais adequado para configurações avançadas, como servidores. |
Por Que Você Precisa Clonar Um Disco Dinâmico?
Seu disco dinâmico contém uma ampla variedade de dados. Portanto, é aconselhável estar atento ao usá-los. Agora que eles abrigam vastos dados, você não pode perdê-los. Portanto, alguns dos principais motivos pelos quais você precisará clonar o disco dinâmico são os seguintes:
- Quando o disco dinâmico ficar sem espaço, ele começará a afetar o desempenho do computador. Portanto, você deve substituir seu disco dinâmico por um com mais espaço. No entanto, você definitivamente desejará manter os dados do seu disco dinâmico antigo no novo. Como resultado, copiar os dados de um disco dinâmico pode causar a alteração sem o risco de perda de dados.
- Além disso, considere clonar o disco dinâmico se quiser fazer um backup. Se o disco dinâmico quebrar ou algo acontecer, pode ser uma decepção total. Portanto, a clonagem pode ajudá-lo a evitar o risco de perda de dados indesejada, pois você ainda terá um espaço extra para recuperar os dados.
- O disco dinâmico pode ficar velho após um determinado momento. Portanto, você deve considerar um disco totalmente novo. A clonagem do disco dinâmico pode ser uma maneira fundamental de manter os dados antigos no disco rígido.
Ao clonar disco dinâmico para SSD, você obtém uma ampla gama de benefícios. Entender como a clonagem pode ajudá-lo a longo prazo e oferecer o máximo de vantagens é aconselhável. Um dos principais motivos para clonar o disco dinâmico é garantir que não haja risco de perda de dados.
Como Clonar Disco Dinâmico no Windows 11/10/8/7?
Agora que você sabe por que clonar um disco dinâmico, também deve entender como clonar um disco dinâmico. Você pode usar as ferramentas internas do seu PC com Windows ou software de terceiros. Todas esses passos são igualmente úteis e podem ser altamente benéficas na clonagem de disco dinâmico.
Abaixo estão alguns dos métodos proeminentes com os quais você pode entender como clonar para disco dinâmico no Windows 11/10/8/ 7:
Passo 1. Converter Disco Dinâmico Em Disco Básico Sem Exclusão de Partição
Para converter um disco dinâmico em um disco básico sem exclusão de partição, você deve usar um software de terceiros como o Wondershare UBackit. Isso ocorre principalmente porque as ferramentas integradas do Windows não podem suportar esse método. Se você tentar converter o disco dinâmico em disco básico sem exclusão de partição com a ajuda de ferramentas integradas do Windows, haverá uma perda significativa de dados.
O Wondershare UBackit ajudará na clonagem do disco sem muita interrupção. Este software de clonagem de disco suporta esquemas de partição GPT e MBR. Como resultado, a clonagem de disco se torna muito fácil. A única condição para operar o Wondershare UBackit para aprimorar esse processo é garantir que o tamanho da unidade de destino seja o mesmo da unidade de origem. Em alguns casos, é aconselhável que o tamanho da unidade de destino seja maior do que a unidade de origem. Isso fornece flexibilidade e garante que o processo de clonagem de disco se torne mais fácil sem a necessidade de excluir qualquer partição do seu software.

O Wondershare UBackit está disponível para download no site. A versão gratuita vem com um recurso de teste de um mês, o que é suficiente para clonar o disco uma vez. Para o recurso de clonagem de disco, o Wondershare UBackit pode fechar o disco rígido para SSD e outro HDD. Além disso, ele também suporta clonagem para diferentes tipos de disco, como unidades NAS, cartões SD, unidades USB, SSDs NVMe e SSDs SATA/M.2.
Você pode baixar o Wondershare UBackit em seu sistema e instalá-lo. Depois disso, você pode iniciar o recurso de clonagem de disco para garantir que a clonagem seja feita com sucesso sem o risco de perda de dados.
Você pode seguir os passos abaixo para converter o disco dinâmico em disco básico sem qualquer exclusão de partição usando o Wondershare UBackIt:
Passo 1. Inicie o software Wondershare UBackit instalado em seu sistema. No lado esquerdo da tela, você terá diferentes opções. Clique na opção Clone. \

Passo 2. Como você está clonando, primeiro você terá que selecionar o disco rígido. Clique em Escolher fonte de backup e selecione o disco rígido que deseja clonar. Toque no botão Avançar disponível no canto inferior direito da tela.

Passo 3. Aqui, você terá que escolher o destino do clone. Esta é a fonte onde você clonará a unidade de origem. Agora, toque no botão Clone.

Passo 4. Você receberá uma mensagem de aviso informando se deseja clonar o disco rígido ou não. Clique no botão Continuar para confirmar a operação de clonagem do disco rígido.

Passo 5. O Wondershare UBackit levará alguns minutos para concluir o processo de clonagem. O tempo necessário para concluir o processo de clonagem da unidade dependerá completamente do tamanho da unidade que você deseja clonar.

Passo 6. Quando a operação de clonagem do disco rígido estiver concluída, a mensagem de confirmação aparecerá na tela.

Passo 2. Converter o Disco Básico Clonado Em Um Disco Dinâmico
Mas, agora, e se você quiser converter o mesmo disco clonado em um disco dinâmico? Nesse caso, você terá que usar as ferramentas integradas do software. Se você deseja converter disco dinâmico em SSD, pode usar o recurso Gerenciamento de disco do Windows.
Abaixo estão os paasos que você terá que seguir para converter o disco clone em um disco dinâmico usando o recurso Gerenciamento de disco do Windows:
Passo 1. Pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar.

Passo 2. Quando a caixa de diálogo Executar for aberta em seu computador, digite dskmgmt.msc para iniciar o recurso Gerenciamento de Disco do Windows.

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e percorra o disco rígido que você terá que clonar. Nas opções disponíveis para o disco, clique na opção Converter em disco dinâmico.
Este processo converterá o disco em um disco dinâmico e você poderá continuar com suas funções regulares. O Gerenciamento de disco do Windows é uma ferramenta interna do Windows. Portanto, você não terá que se preocupar em baixar o software. Você pode iniciar o Gerenciamento de Disco usando a caixa de diálogo de execução. Como resultado, você poderá garantir um processo de conversão mais rápido.
Como Evitar a Perda de Dados ao Clonar Um Disco Dinâmico Com o Wondershare Recoverit?
Você perdeu dados acidentalmente ao clonar um disco dinâmico? Isso pode parecer muito para lidar. No entanto, o bom é que você pode consertá-lo. Você pode usar um software de recuperação de dados como o Wondershare Recoverit para evitar a perda de dados. O Wondershare Recoverit permite que você recupere os dados perdidos.
O Wondershare Recoverit está disponível para Mac OS e Windows OS. A versão gratuita do Wondershare Recoverit está equipada com todos os recursos que podem ajudá-lo a recuperar dados facilmente. Você deve baixar e instalar o Wondershare Recoverit em seu sistema para iniciar o processo de recuperação dos dados perdidos.
O Wondershare Recoverit pode recuperar uma ampla variedade de arquivos em diferentes formatos, para que você possa acessá-los facilmente.
Algumas das principais etapas pelas quais você pode evitar a perda de dados ao clonar o disco dinâmico com o Wondershare Recoverit são mencionadas abaixo:
Passo 1: Escolha a Unidade
Você deve baixar e instalar o Wondershare Recoverit em seu sistema. Feito isso, você deve iniciá-lo. Selecione o disco rígido na seção Unidades de disco rígido que deseja recuperar. Clique no botão Iniciar.

Passo 2: Verifique a Unidade
O procedimento de verificação da unidade será iniciado. O Wondershare Recoverit iniciará a verificação que fornecerá informações sobre os recursos. Isso ajuda a agilizar todo o processo para que você possa recuperar os dados de acordo. Você também pode filtrar o processo de digitalização. Portanto, você tem a flexibilidade de escolher o tipo de arquivo que deseja recuperar.

Passo 3: Visualize os Arquivos e Salve
Depois que os arquivos forem digitalizados, todos os arquivos excluídos serão apresentados a você na tela. Agora, você pode visualizar todos os arquivos e verificar quais você deve recuperar e quais não deve. Durante a visualização, você pode clicar na opção Recuperar para os arquivos que deseja recuperar. Clique em Salvar para selecionar o local em que deseja salvar o arquivo. Os arquivos serão recuperados.

Como Criar Um Volume Em Um Disco Dinâmico?
Se você deseja criar volume em um disco dinâmico, deve usar o recurso Gerenciamento de disco do seu PC com Windows. Como esse é um recurso embutido, você não terá que se preocupar em gerar informações extras.
Você pode seguir as etapas abaixo para criar volume no disco dinâmico usando o recurso Gerenciamento de disco do Windows:
Passo 1: Inicie a caixa de diálogo Executar em seu sistema pressionando as teclas Windows + R simultaneamente no teclado. Quando a caixa de diálogo aparecer, digite diskmgmt.msc e pressione Enter para abrir o Gerenciamento de Disco.
Passo 2: Navegue até o espaço não alocado e clique com o botão direito do mouse. Escolha a opção Novo Volume Simples. O Assistente de Novo Volume Simples Será Exibido. Você terá que seguir as instruções na tela e personalizar as opções de acordo para atribuir letras de unidade, alocar tamanhos de unidades, escolher sistemas de arquivos e muito mais.
Passo 3: Depois de inserir todos os detalhes, clique em Avançar. Em seguida, clique no botão Concluir para confirmar e concluir o processo.
Conclusão
Agora que você entendeu como clonar o disco dinâmico, experimente. A clonagem de um disco dinâmico oferece a flexibilidade de ter uma fonte extra de backup. Portanto, se houver algum problema, você poderá recuperar os dados da nova fonte. A clonagem também ajuda a melhorar o desempenho do seu sistema. Você deve adotar os métodos corretos para clonar o disco dinâmico para evitar dificuldades. A clonagem também coloca em risco de perda de dados. Portanto, você pode usar um software de recuperação de dados para superar esse problema.
Perguntas Frequentes
-
1. Como converter disco dinâmico em GPT?
Você pode usar o prompt de Gerenciamento de Disco e linha de comando para converter um disco dinâmico em GPT. É aconselhável converter o mesmo para GPT apenas se o computador for novo e tiver firmware UEFI. Isso ocorre porque oferece melhor compatibilidade e suporte para recursos modernos. -
2. Posso clonar um disco dinâmico?
Sim, você tem a opção de clonar um disco dinâmico. Caso queira clonar o disco dinâmico, você terá que escolher um software de clonagem de terceiros que permita fazê-lo rapidamente. -
3. Um disco dinâmico pode ser inicializável?
Sim, um disco dinâmico pode ser inicializável. No entanto, você terá que considerar diferentes fatores, como o tipo de partição, o carregador de inicialização e o suporte ao carregador de inicialização. É aconselhável medir todas as opções para fazer a escolha certa.