Embora seja uma ideia comum, é importante ressaltar que o sistema de arquivos ReFS não é imune à perda de dados. Se você está no meio de um fiasco de partição ReFS, aprendeu isso da maneira mais difícil. Embora esta situação seja difícil de gerir, não está isenta de recuperação. Não se preocupe. Estamos aqui para ajudá-lo.
Neste guia, abordamos todas as informações essenciais sobre o sistema de arquivos ReFS e os motivos usuais de perda de dados em suas partições. Aqui estão os três métodos mais eficazes de recuperação de partição ReFS, abordando diferentes níveis de habilidade no Windows: iniciante, intermediário e avançado.
Neste texto
O que é um sistema de arquivos ReFS?
Introduzido em 2012, o Resilient File System (ReFS) representa uma versão moderna do sistema de arquivos desenvolvido pelo Windows para resolver as questões emergentes do NTFS. Embora concebido primariamente para servidores Windows, o ReFS rapidamente se estendeu aos desktops com a chegada do Windows 8.1. Quando o Windows 11 foi lançado, ele já havia sido descontinuado.
Independentemente disso, o sistema de arquivos ReFS é reconhecido por sua estrutura complexa, que aumenta a resistência dos dados à corrupção. Seu conjunto de recursos inclui internamente mecanismos como espelhamento de metadados e limpeza de dados, estratégias que enfrentam os desafios de armazenamento frequentes no NTFS.
Causas de perda de dados da partição ReFS
Embora tenha recebido aprimoramentos, o ReFS continua suscetível à perda de dados, resultando ocasionalmente na perda de uma partição ReFS. Algumas das causas comuns são:
- 🚨Exclusão/formatação acidental – Embora utilize métodos avançados para evitar a corrupção e a perda de dados, o ReFS ainda pode ser vulnerável a erros humanos. A principal causa disso é a exclusão acidental e a formatação da partição ReFS.
- 👾Ataques de malware e vírus – Independentemente do sistema de arquivos utilizado, qualquer computador e partição podem ser alvos de ataques de malware. A infecção por vírus em uma partição ReFS é uma causa comum de perda de dados, já que o ReFS não impede essa ocorrência.
- 💻Corrupção do sistema de arquivos ReFS – A corrupção de dados e partições pode ocorrer por vários motivos. Danos físicos ou lógicos, quedas de energia súbitas, interrupções na transferência de dados e outros eventos podem levar à perda de dados. Tudo isso acontece com frequência.
Como recuperar uma partição ReFS e seus dados
Claramente, a recuperação da perda de dados da partição ReFS é viável, caso contrário, você não estaria interessado nisso. Conforme suas habilidades técnicas e conhecimentos em informática, há diversas abordagens para resolver esse problema. Consulte a tabela abaixo para o método de recuperação ReFS mais adequado:
👀Se você é… | 🔧Você pode escolher… |
Novo em perda e recuperação de dados. | Método 1: com uma ferramenta profissional de recuperação de partição |
Confortável com a execução de comandos. | Método 2: com o Diskpart |
Um usuário avançado de computador. | Método 3: com a ferramenta ReFSUtil |
Método 1: com uma ferramenta profissional de recuperação de partição
A perda de partição ReFS ocorre com mais frequência do que se imagina. É esperado que todo software respeitável de recuperação de dados inclua uma ferramenta integrada para recuperar partições. O Wondershare Recoverit é uma das opções mais poderosas disponíveis para essa tarefa, proporcionando uma solução profissional acessível para todos os usuários.
Veja como realizar a recuperação de dados ReFS usando Wondershare Recoverit:
- Baixe, instale e inicie o Wondershare Recoverit para Windows.
- Selecione uma partição ReFS problemática em Discos rígidos e locais.
- O aplicativo iniciará uma verificação geral da sua partição. Enquanto a verificação está em andamento, você pode monitorar o progresso e pausar ou cancelar a operação conforme necessário.
- Uma vez concluída a verificação da partição, você terá a opção de procurar por arquivos ausentes com base no tipo de arquivo, carimbo de data, tamanho ou etiqueta. Outra opção é navegar pelos resultados usando palavras-chave.
- Clique duas vezes em qualquer arquivo para visualizá-lo antes da recuperação.
- Marque todas as pastas e arquivos que deseja recuperar da partição e clique em "Recuperar".
- Defina um destino seguro para os dados recuperados e clique em "Salvar" para concluir o processo.
- Você pode optar por salvar os resultados da verificação para uma recuperação posterior, caso não queira restaurar os dados agora.
Método 2: com o Diskpart
O utilitário Diskpart, como o nome indica, é uma ferramenta de particionamento de disco presente no Windows, que oferece controle sobre as partições do disco. Por meio do Diskpart, é viável formatar, excluir e limpar partições com problemas, além de criar novas no lugar delas. Os comandos do Diskpart são executados no prompt de comando.
Siga estes passos para executar a recuperação de arquivos ReFS usando o utilitário Diskpart:
- Inicie abrindo o menu Iniciar e indo para o Gerenciamento de Disco para verificar o tamanho da sua partição ReFS. Você precisará dessas informações para comandos do Diskpart.
- Volte ao menu Iniciar e pesquise Prompt de Comando. Clique emExecutar como administrador.
- No prompt de comando, digite "diskpart" e pressione Enter para prosseguir.
- Depois, digite
list disk
e clique em Enter. A execução desse comando resultará na exibição de uma lista de todos os discos disponíveis em seu computador. Identifique o disco que possui a partição ReFS e memorize o seu número. - Insira o comando select
disk X
, substituindoX
pelo número do disco que contém sua partição ReFS. Clique em Enter. - Digite o
volume da lista
e pressione Enter. Uma lista das partições no disco selecionado será exibida. Localize sua partição ReFS de acordo com seu tamanho e anote o número correspondente. - Agora, insira
selecionar volume Y
, onde Y representa o número da sua partição ReFS. Presione Enter. - Digite
atribuir letra = Z
para recuperar sua partição, ondeZ
representa a letra que você deseja atribuir à mesma.
Método 3: com a ferramenta ReFSUtil
Especializada em sistemas Windows, a ferramenta ReFSUtil é projetada para identificar e diagnosticar partições ReFS danificadas ou corrompidas. Sua contribuição na identificação e transferência de dados ReFS recuperáveis para um volume íntegro é de valor incalculável. ReFSUtil também depende do prompt de comando.Aqui está o que você precisa fazer para recuperar a partição ReFS usando ReFSUtil:
- Abra o menu Iniciar e selecione Gerenciamento de Disco para localizar a partição ReFS que precisa ser recuperada. É importante lembrar a letra da unidade, pois será necessária mais tarde para executar o ReFSUtil.
- Todos os arquivos recuperáveis de uma partição ReFS perdida serão copiados para uma partição saudável pelo ReFSUtil. Antes de prosseguir, é necessário selecionar o destino para a recuperação dos arquivos.
- Agora, localize o Prompt de Comando no menu Iniciar e selecione a opção "Executar como administrador".
- Abra o Prompt de Comando e digite "cd" seguido pelo caminho do diretório que deseja verificar. Esse é o diretório no qual você executará o ReFSUtil. Digite
cd
e pressione Enter. - Utilize o comando "
refsutil salvage -FA
" no Prompt de Comando para executar o ReFSUtil, seguido pela letra da unidade da partição com problemas, o diretório de trabalho e o local onde deseja salvar os arquivos recuperados. Por exemplo:refsutil salvage -FA D: C:\Temp C:\Restore
. Clique Enter para executar o comando.
Bônus 1: como criar uma nova partição no espaço não alocado
Após resgatar os dados de uma partição ReFS perdida, é recomendável criar uma nova partição íntegra no mesmo local. A forma mais simples de fazer isso é com o Gerenciamento de disco:
- Em Iniciar, pesquise e abra o Gerenciamento de disco.
- No espaço não alocado onde a partição ReFS estava localizada, clique com o botão direito e escolha a opção "Novo Volume Simples".
- Escolha o tamanho desejado para o volume e continue clicando em "Avançar".
- Defina uma nova letra de unidade para a partição e avance pressionando "Avançar".
- Escolha o formato do sistema de arquivos ReFS e ative a formatação rápida. Clique em Avançar.
- Pressione Concluir para estabelecer uma nova partição no espaço não alocado.
Bônus 2: como formatar corretamente uma unidade recuperada para ReFS
No Gerenciamento de Disco, você pode formatar uma unidade recuperada e preservar o sistema de arquivos ReFS. É importante ressaltar que essa ação resultará na limpeza completa da sua partição ReFS como medida de precaução.
- Vá para Gerenciamento de disco no menu Iniciar.
- Selecione a partição ReFS recuperada e clique com o botão direito para escolher a opção "Formatar..."
- Marque a opção "Executar formatação rápida" para o sistema de arquivos ReFS. Clique OK.
Conclusão
Infelizmente, migrar para o sistema de arquivos ReFS em vez do clássico NTFS não oferece garantias contra perda de dados. Quando estiver diante da necessidade de recuperar arquivos ReFS em seu computador, opte pelo método mais adequado considerando sua experiência e competência.
Usar a ferramenta ReFSUtil é a maneira mais eficiente de recuperar uma partição ReFS e seus dados rapidamente, mas é necessário possuir um amplo conhecimento técnico. Diskpart é mais fácil, embora também exija o uso do prompt de comando. Para uma recuperação fácil de dados de uma partição ReFS, o Wondershare Recoverit é a escolha ideal.
Questões Comuns
O CHKDSK funciona no ReFS?
CHKDSK não funciona em ReFS. Quando você tenta executar o CHKDSK em uma partição ReFS, uma mensagem será exibida informando: "O tipo de sistema de arquivos é REFS. O sistema de arquivos REFS não precisa ser verificado.”O Windows 11 oferece suporte a ReFS?
Sim, o Windows 11 oferece suporte ao sistema de arquivos ReFS.Qual é a melhor ferramenta de recuperação de arquivos ReFS?
Com uma taxa de sucesso notável, o Wondershare Recoverit é considerado uma das melhores ferramentas de recuperação de arquivos ReFS disponíveis. Com uma taxa de recuperação impressionante de 98% em mais de 500 cenários de perda de dados, a tecnologia patenteada de recuperação de dados do Recoverit aborda desde exclusões acidentais até formatações, ataques de malware e corrupção.